Iniciante

Educação Domiciliar: Solução para o Ensino Brasileiro ou Fracasso do Sistema?

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No filme “Meninas Malvadas”, a protagonista recebe educação domiciliar desde pequena, quando chega no ensino médio, opta por frequentar a escola. Paralelo ao filme, cenários como esse são comuns nos EUA, mas não no Brasil, tendo em vista que são realidades totalmente diferentes. A adesão a essa modalidade de ensino possui dois principais empecilhos: a disponibilidade dos pais e a falta de recursos.

Em primeiro plano, é notório que, grande parte dos estudantes brasileiros estudam em escolas públicas, muitos pais não tem condição de manter um filho em escola particular; E por terem que trabalhar a maior parte do dia, não sobraria muito tempo para se dedicar a educação dos filhos totalmente ou contratar um professor particular, dois papéis que a escola pública fornece de forma gratuita a população.

Outrossim, a falta de recursos também é um empecilho, pois na realidade brasileira, milhões de pessoas não possuem recursos para complementar ou até mesmo servir como base para o aprendizado, seja livros ou computadores; O que torna a adesão a educação domiciliar uma questão que não atenderia em larga escala, ressaltando que para fazer mudanças no país, é necessário olhar a realidade do mesmo.

Portanto, compete ao Ministério da Educação elaborar o projeto “É seu, é meu”, que visa melhorias em escolas públicas de todo o país, por meio de ações financeiras para a infraestrutura, recursos e profissionais qualificados; E para atender as demais necessidades, regulamentar a prática do ensino domiciliar por meio de uma pauta para o STF, ampliando o conceito de educação.

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3 Correções

  1. Olá boa noite, deixando claro aqui que sou apenas uma estudante e deixarei minha opinião
    SE PUDER CORRIGIR AS MINHAS REDAÇÕES DE VOLTA FICAREI AGRADECIDA
    sua introdução está boa, com bons usos de conectivos
    seus desenvolvimentos foram bem escritos mas faltou um pouco de clareza, no d2 “para fazer mudanças no país, é necessário olhar a realidade do mesmo”, qual seria tal realidade? o uso de conectivos também foi bom
    na sua conclusão senti falta do detalhamento.

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  2. Olá, Thais, boa noite! Sou iniciante. Vou fazer algumas observações. Adianto que achei a redação muito bem escrita.
    – Na introdução, ao falar sobre as diferentes de realidade entre EUA e Brasil, poderia citar a causa sem aprofundar (“devido a desigualdade socioeconômica/ devido a diferença do IDH”, por exmplo. Assim, ligaria (mais) com os próximos parágrafos).
    – Ao longo do texto houve repetições, “estudantes brasileiros estudam[…]”, “filhos”, “particular”, “falta de recursos”. Tente substituir por sinônimos.
    – Na conclusão, eu colocaria que após a argumentação apresentada, a educação domiciliar não é a soludação para o ensino do Brasil, então que o MEC deveria aprimorar o ensino público com o projeto que você citou. E por fim, colocaria em uma pequena frase como isso iria ajudar na educação brasileira (em outras palavras, como melhoraria).
    Espero ter ajudado, abraços!

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  3. Olá!
    Sua redação está boa. Entretando, sinto que em todos os parágrafos faltou um pouco de aprofundamento, passou a idéia de superficialidade. Exemplo: quando você cita (no 3° parágrafo) “para fazer mudanças no país, é necessário olhar a realidade do mesmo”, qual realidade seria essa?
    Você consegue entender?!? Não podemos falar de coisas que teoricamente o leitor vá entender, temos que GARANTIR que ele saiba.
    Mas no geral, fica nítido seu potencial e que você escreve bem!
    Parabéns pelo esforço e boa sorte! ❤

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