Regente

Desemprego estrutural e evolução tecnológica: como conciliar?

  • 0

No filme “A Rede Social”, baseado em fatos reais, a história do universitário Mark Zuckenberg é exibida e mostra como a formação e o esforço o fizeram ascender economicamente ao criar o “Facebook”. Em contraste, nos tempos hodiernos, a evolução tecnológica tem sido um entrave, pois gera o desemprego estrutural para parte da população brasileira. Nesse sentido, é necessário compreender o modo pelo qual a lacuna educacional e a falta de debate contribuem para a existência desse problema.

Em primeiro lugar, a falta de instrução a respeito da adaptação às tecnologias auxiliam, infelizmente, o crescimento da desocupação. Sob esse viés, o vencedor do prêmio Nobel, Nelson Mandela afirma que a educação é a melhor arma que se tem para mudar o mundo. No entanto, a maioria das escolas públicas brasileiras não abordam um conteúdo técnico, que mostre como não ficar desempregado apesar de tantas máquinas  ocuparem funções humanas. Destarte, vale ressaltar que  isso ocorre por causa do conformismo governamental, percebido pela tendência do Governo em não investir verbas nas reformas educacionais.  Por isso, é importante que essa realidade calamitosa seja transformada pela ação estatal.

Em segundo lugar, percebe-se que o silêncio da população brasileira, em geral, contribui para o impasse da desocupação dos trabalhadores. Nesse contexto, o sociólogo alemão Jurgen Habermas afirma que a comunicação é um modo de agir, o que é perceptível principalmente em uma política democrática, como o Brasil, em que a mudança da mentalidade coletiva tem muita influência sobre o país. Por outro lado, a maioria da comunidade tupiniquim não discute sobre como superar o desemprego gerado pela ascensão das tecnologias, principalmente por considerarem normal que aconteça essa “substituição”, uma vez que o avanço tecnológico é inevitável. Ademais, a desinformação também sustenta a falta de discussão sobre a problemática, posto que pouco se sabe sobre como a superar.

Depreende-se, portanto, que cabe ao Governo Federal, por meio do investimento de verbas, promover a educação técnica em escolas públicas, com a contratação de profissionais das áreas de Empreendedorismo, Informática e Economia. Sob esse prisma, esse contrato terá o objetivo de direcionar os jovens para o mercado de trabalho, ensinando-os a como lidarem com as tecnologias e, dessa forma, evitarem a desocupação. Destarte, o Brasil apresentará melhores índices quanto à redução do desemprego.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, amigo. Estou aqui para corrigir sua redação, conforme você me solicitou.
    Farei sua correção via google docs e lhe enviarei o link.
    .
    Link:https://docs.google.com/document/d/1C3csVI6v3u3ocXlygdtkOprbDqsk-G9Lp5oGkoqE50U/edit?usp=sharing
    .
    C1-160: Seu texto possui poucos desvios, porém, apresenta uma estrutura sintática simples, estruturando, majoritariamente, em: sujeito, verbo e objeto. Tente explorar inversões sintáticas e intercalar orações.
    C2-200 Perfeito: domínio da dissertação argumentativa, apresentar o tema de maneira clara com repertórios legitimados, pertinentes e produtivos.
    C3-160 Bom projeto de texto, entretanto, apresenta uma incoerência com a realidade no D1. Sugiro, também que foque mais na sua argumentação, coloque mais de você do que dos seus repertórios.
    C4-200 Texto muito coeso e explora conectivo variados.
    C5-200 Possui os 5 elementos

    • 1
  2. 1ºPARAGRAFO- Achei muito bacana a utilização do filme como referência, mas acredito que uma construção diferente traria melhor coerência às sentenças. Por exemplo, você citou o filme, mas nao aprofundou suas relações com o tema debatido.
    2ºPARAGRAFO- Você citou o conformismo estatal, mas também não aprofundou… digo no sentido de citar fontes e trabalhar quais seus impactos e suas causas. Talvez usar menos citações/referências possibilite focar nas já inseridas no texto, proporcionando uma redação mais detalhada e informativa.
    3ºPARAGRAFO- citar a comunidade tupiniquim sem apresentá-la torna o parágrafo vago, no sentindo de propor muitas informações e links, mas não conectá-los ao que está sendo dito pelo tema e pelo texto como uma totalidade. Acredito que atrapalha seus argumentos, já que fica mais fácil se perder durante a escrita e não dialogar sobre tudo o que está sendo proposto.
    4º PARAGRAFO – Legal você ter focado na educação, já que foi um ponto supracitado. Bacana a conclusão, salvo algumas questões de coesão.
    *Muito massa sua bagagem cultural e informativa, mas acredito que trabalhar de maneira enxuta te auxilie na construção de um texto nota 1000.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.