A obra “Ensaio sobre a cegueira” retrata a invisibilização de certos problemas pela sociedade. Na realidade brasileira, a crítica de Saramago pode ser verificada na questão do empreendedorismo, que apresenta desafios, infelizmente invisibilizados, capazes de dificultar a mobilidade social de algumas pessoas. Nesse contexto, observa-se que a presente situação reflete um cenário desafiador, intensificado tanto pela insuficiência governamental quanto pela lacuna na educação.
Em primeiro lugar, nota-se a inoperância do governo como um impasse latente no problema. A esse respeito, o filósofo Aristóteles explica que a função primordial do Estado está em promover o bem-estar à sociedade. Entretanto, no Brasil, percebe-se que tal premissa não é plenamente cumprida pelo governo, visto que este investe pouco na criação de mecanismos que facilitem o ato de empreender, principalmente pelas pessoas de baixo poder aquisitivo, mediante a disponibilização de linhas de crédito, por exemplo. Dessa forma, lamentavelmente, a ascensão social é dificultada, bem como a promoção do bem-estar á população.
Além disso, a omissão educacional é outro fator preocupante. Sob esse enfoque, o filósofo Immanuel Kant disserta que o ser humano torna-se aquilo que a educação faz dele. No entanto, evidencia-se que a educação brasileira muitas vezes, carece da abordagem nas escolas de matérias voltadas ao empreendedorismo como uma maneira de ascensão social, o que aumenta os desafios para os jovens que pretendem atuar na área. Desse modo, invariavelmente, o potencial desses indivíduos permanece subaproveitado.
Portanto, faz-se imprescindível intervir nessa problemática. Nesse sentido, cabe ao Governo Federal facilitar o acesso dos brasileiros que pretendem empreender ao capital necessário para esse feito, por meio da disponibilização de empréstimos a juros baixos, nos principais centros bancários do país, e cursos capacitantes fornecidos gratuitamente pelo MEC. Tais cursos, serão divulgados nas escolas e nas redes sociais do próprio ministério a fim de viabilizar o acesso dos cidadãos de baixa renda a esse tipo de capacitação e de mobilidade social. Assim, espera-se retirar esse panorama da invisibilidade.
oneperson
oie! tentei fazer o meu melhor para te ajudar, mas já gostaria de avisar que não sou uma profissional em correções de redações haha. segui mais ou menos o que aprendi com minha antiga monitora, inclusive essa forma de corrigir era a que ela usava comigo.
[introdução]
“A obra “Ensaio sobre a cegueira” retrata a invisibilização de certos problemas pela sociedade.”
repertório: OK (mas você deveria deixar mais claro sobre o se fala a obra citada, entende? quais são esses “certos problemas” que o autor aborda na obra. dessa forma, você poderia já citar aqui que ele fala sobre o que vc vai problematizar no decorrer da redação.)
“Na realidade brasileira, a crítica de Saramago pode ser verificada na questão do empreendedorismo, que apresenta desafios, infelizmente invisibilizados, capazes de dificultar a mobilidade social de algumas pessoas.”
contextualização com o tema: OK (você deveria explicar quais são essas pessoas que sofrem dificuldade de mobilidade social e acho que vc poderia tirar a vírgula antes de “infelizmente invisibilizados”, mas não tenho 100% de certeza sobre isso.)
“Nesse contexto, observa-se que a presente situação reflete um cenário desafiador, intensificado tanto pela insuficiência governamental quanto pela lacuna na educação.”
direcionamento de tese: OK
erros de ortografia: OK
obs.: sugiro você usar mais conectivos na sua introdução, por exemplo: entretanto, na realidade brasileira…
[desenvolvimento 01]
Em primeiro lugar, nota-se a inoperância do governo como um impasse latente no problema. A esse respeito, o filósofo Aristóteles explica que a função primordial do Estado está em promover o bem-estar à sociedade. Entretanto, no Brasil, percebe-se que tal premissa não é plenamente cumprida pelo governo, visto que este investe pouco na criação de mecanismos que facilitem o ato de empreender, principalmente pelas pessoas de baixo poder aquisitivo, mediante a disponibilização de linhas de crédito, por exemplo. Dessa forma, lamentavelmente, a ascensão social é dificultada, bem como a promoção do bem-estar á população.
direcionamento de tese: OK
repertório: OK
manutenção temática: OK (coloquei OK, mas não sei bem haha, fui orientada a sempre fazer a manutenção temática – basicamente escrever o tema – no início dos parágrafos de desenvolvimento e vc falou sobre mobilidade só no final em “ascensão social dificultada”, então, fiquei na dúvida se isso é considerado ou não manutenção.)
argumentação: OK
erros de ortografia: X (você erro na crase bem no final do parágrafo (à = OK e á= errado) e “visto que” deveria estar entre vírgulas)
[desenvolvimento 02]
Além disso, a omissão educacional é outro fator preocupante. Sob esse enfoque, o filósofo Immanuel Kant disserta que o ser humano torna-se aquilo que a educação faz dele. No entanto, evidencia-se que a educação brasileira muitas vezes, carece da abordagem nas escolas de matérias voltadas ao empreendedorismo como uma maneira de ascensão social, o que aumenta os desafios para os jovens que pretendem atuar na área. Desse modo, invariavelmente, o potencial desses indivíduos permanece subaproveitado.
direcionamento de tese: OK (no entanto, você deveria explicar o motivo da omissão educacional ser outro fator preocupante e é aqui que a manutenção temática entra, como por exemplo: além disso, a omissão educacional é outro fator preocupante, haja vista, que colabora como dificultador na mobilidade social da população mais pobre no país. conseguiu perceber que eu trouxe a frase do tema com sinônimos para o comecinho do parágrafo argumentativo?)
repertório: OK
manutenção temática: X
argumentação: OK
erros de ortografia: OK
obs.: vc usa muito ponto final, seria melhor usar conectivos e vírgula ao invés de ter essas pequenas orações.
[conclusão]
Portanto, faz-se imprescindível intervir nessa problemática. Nesse sentido, cabe ao Governo Federal facilitar o acesso dos brasileiros que pretendem empreender ao capital necessário para esse feito, por meio da disponibilização de empréstimos a juros baixos, nos principais centros bancários do país, e cursos capacitantes fornecidos gratuitamente pelo MEC. Tais cursos, serão divulgados nas escolas e nas redes sociais do próprio ministério a fim de viabilizar o acesso dos cidadãos de baixa renda a esse tipo de capacitação e de mobilidade social. Assim, espera-se retirar esse panorama da invisibilidade.
agente: OK
ação: Ok
modo/meio: OK
detalhamento: OK
finalidade: OK
fechamento/retomada: X ( não está de todo errado, mas seria melhor vc escrever de uma forma mais clara como suas sugestões mudarão o país. por exemplo: assim, a realidade brasileira se distanciará de um problemas sociais/ do problema social apontado em “ensaio sobre a cegueira”.)
erros ortográficos: acho que a vírgula antes do “e” em “, e cursos…” não precisa ser usada e que vc deveria colocar uma vírgula antes de “a fim”.
obs.: vc usou apenas MEC sem escrever o nome completo entre parênteses e isso é errado. vc poderia deixar só a sigla se já tivesse mencionado o ministério da educação em outra parte do texto.
C1 – 160
C2 – 200
C3 – 180
C4 – 200
C5 – 180
NT: 920
eu não posso afirmar que essa seria sua nota mesmo, porque posso e devo ter deixado coisas passarem, mas de qualquer forma acho que vc se saiu bem. continue firme!
brend@
Sua redação está ótima, só procure melhorar na C1 e na C3.
C1: 160
Introdução: depois de “insuficiência governamental ” deveria ter uma vírgula.
D1: “entretanto ” deveria ser entre vírgulas.
“Visto que” deveria ser entre vírgulas.
C2: 200
C3: 180
Estude mais sobre repertórios, assim seu texto ficará mais enriquecidos
C4: 200
C5:200
Total: 940
Maria16lima
Lembrando que sou apenas uma estudante assim como vc, então me desculpe se eu cometer algum equívoco
C1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa 160
C2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto 200
C3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 160
C4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200
C5. Respeito aos direitos humanos 200
nota 920