A obra “Ensaio sobre a cegueira” retrata a invisibilização de certos problemas pela sociedade. Na realidade brasileira, a crítica de Saramago pode ser verificada na questão do empreendedorismo, que apresenta desafios, infelizmente invisibilizados, capazes de dificultar a mobilidade social de algumas pessoas. Nesse contexto, observa-se que a presente situação reflete um cenário desafiador, intensificado tanto pela insuficiência governamental quanto pela lacuna na educação.
Em primeiro lugar, nota-se a inoperância do governo como um impasse latente no problema. A esse respeito, o filósofo Aristóteles explica que a função primordial do Estado está em promover o bem-estar à sociedade. Entretanto, no Brasil, percebe-se que tal premissa não é plenamente cumprida pelo governo, visto que este investe pouco na criação de mecanismos que facilitem o ato de empreender, principalmente pelas pessoas de baixo poder aquisitivo, mediante a disponibilização de linhas de crédito, por exemplo. Dessa forma, lamentavelmente, a ascensão social é dificultada, bem como a promoção do bem-estar á população.
Além disso, a omissão educacional é outro fator preocupante. Sob esse enfoque, o filósofo Immanuel Kant disserta que o ser humano torna-se aquilo que a educação faz dele. No entanto, evidencia-se que a educação brasileira muitas vezes, carece da abordagem nas escolas de matérias voltadas ao empreendedorismo como uma maneira de ascensão social, o que aumenta os desafios para os jovens que pretendem atuar na área. Desse modo, invariavelmente, o potencial desses indivíduos permanece subaproveitado.
Portanto, faz-se imprescindível intervir nessa problemática. Nesse sentido, cabe ao Governo Federal facilitar o acesso dos brasileiros que pretendem empreender ao capital necessário para esse feito, por meio da disponibilização de empréstimos a juros baixos, nos principais centros bancários do país, e cursos capacitantes fornecidos gratuitamente pelo MEC. Tais cursos, serão divulgados nas escolas e nas redes sociais do próprio ministério a fim de viabilizar o acesso dos cidadãos de baixa renda a esse tipo de capacitação e de mobilidade social. Assim, espera-se retirar esse panorama da invisibilidade.
Maria16lima
Lembrando que sou apenas uma estudante assim como vc, então me desculpe se eu cometer algum equívoco
C1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa 160
C2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto 200
C3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 160
C4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200
C5. Respeito aos direitos humanos 200
nota 920
oneperson
oie! tentei fazer o meu melhor para te ajudar, mas já gostaria de avisar que não sou uma profissional em correções de redações haha. segui mais ou menos o que aprendi com minha antiga monitora, inclusive essa forma de corrigir era a que ela usava comigo.
[introdução]
“A obra “Ensaio sobre a cegueira” retrata a invisibilização de certos problemas pela sociedade.”
repertório: OK (mas você deveria deixar mais claro sobre o se fala a obra citada, entende? quais são esses “certos problemas” que o autor aborda na obra. dessa forma, você poderia já citar aqui que ele fala sobre o que vc vai problematizar no decorrer da redação.)
“Na realidade brasileira, a crítica de Saramago pode ser verificada na questão do empreendedorismo, que apresenta desafios, infelizmente invisibilizados, capazes de dificultar a mobilidade social de algumas pessoas.”
contextualização com o tema: OK (você deveria explicar quais são essas pessoas que sofrem dificuldade de mobilidade social e acho que vc poderia tirar a vírgula antes de “infelizmente invisibilizados”, mas não tenho 100% de certeza sobre isso.)
“Nesse contexto, observa-se que a presente situação reflete um cenário desafiador, intensificado tanto pela insuficiência governamental quanto pela lacuna na educação.”
direcionamento de tese: OK
erros de ortografia: OK
obs.: sugiro você usar mais conectivos na sua introdução, por exemplo: entretanto, na realidade brasileira…
[desenvolvimento 01]
Em primeiro lugar, nota-se a inoperância do governo como um impasse latente no problema. A esse respeito, o filósofo Aristóteles explica que a função primordial do Estado está em promover o bem-estar à sociedade. Entretanto, no Brasil, percebe-se que tal premissa não é plenamente cumprida pelo governo, visto que este investe pouco na criação de mecanismos que facilitem o ato de empreender, principalmente pelas pessoas de baixo poder aquisitivo, mediante a disponibilização de linhas de crédito, por exemplo. Dessa forma, lamentavelmente, a ascensão social é dificultada, bem como a promoção do bem-estar á população.
direcionamento de tese: OK
repertório: OK
manutenção temática: OK (coloquei OK, mas não sei bem haha, fui orientada a sempre fazer a manutenção temática – basicamente escrever o tema – no início dos parágrafos de desenvolvimento e vc falou sobre mobilidade só no final em “ascensão social dificultada”, então, fiquei na dúvida se isso é considerado ou não manutenção.)
argumentação: OK
erros de ortografia: X (você erro na crase bem no final do parágrafo (à = OK e á= errado) e “visto que” deveria estar entre vírgulas)
[desenvolvimento 02]
Além disso, a omissão educacional é outro fator preocupante. Sob esse enfoque, o filósofo Immanuel Kant disserta que o ser humano torna-se aquilo que a educação faz dele. No entanto, evidencia-se que a educação brasileira muitas vezes, carece da abordagem nas escolas de matérias voltadas ao empreendedorismo como uma maneira de ascensão social, o que aumenta os desafios para os jovens que pretendem atuar na área. Desse modo, invariavelmente, o potencial desses indivíduos permanece subaproveitado.
direcionamento de tese: OK (no entanto, você deveria explicar o motivo da omissão educacional ser outro fator preocupante e é aqui que a manutenção temática entra, como por exemplo: além disso, a omissão educacional é outro fator preocupante, haja vista, que colabora como dificultador na mobilidade social da população mais pobre no país. conseguiu perceber que eu trouxe a frase do tema com sinônimos para o comecinho do parágrafo argumentativo?)
repertório: OK
manutenção temática: X
argumentação: OK
erros de ortografia: OK
obs.: vc usa muito ponto final, seria melhor usar conectivos e vírgula ao invés de ter essas pequenas orações.
[conclusão]
Portanto, faz-se imprescindível intervir nessa problemática. Nesse sentido, cabe ao Governo Federal facilitar o acesso dos brasileiros que pretendem empreender ao capital necessário para esse feito, por meio da disponibilização de empréstimos a juros baixos, nos principais centros bancários do país, e cursos capacitantes fornecidos gratuitamente pelo MEC. Tais cursos, serão divulgados nas escolas e nas redes sociais do próprio ministério a fim de viabilizar o acesso dos cidadãos de baixa renda a esse tipo de capacitação e de mobilidade social. Assim, espera-se retirar esse panorama da invisibilidade.
agente: OK
ação: Ok
modo/meio: OK
detalhamento: OK
finalidade: OK
fechamento/retomada: X ( não está de todo errado, mas seria melhor vc escrever de uma forma mais clara como suas sugestões mudarão o país. por exemplo: assim, a realidade brasileira se distanciará de um problemas sociais/ do problema social apontado em “ensaio sobre a cegueira”.)
erros ortográficos: acho que a vírgula antes do “e” em “, e cursos…” não precisa ser usada e que vc deveria colocar uma vírgula antes de “a fim”.
obs.: vc usou apenas MEC sem escrever o nome completo entre parênteses e isso é errado. vc poderia deixar só a sigla se já tivesse mencionado o ministério da educação em outra parte do texto.
C1 – 160
C2 – 200
C3 – 180
C4 – 200
C5 – 180
NT: 920
eu não posso afirmar que essa seria sua nota mesmo, porque posso e devo ter deixado coisas passarem, mas de qualquer forma acho que vc se saiu bem. continue firme!
brend@
Sua redação está ótima, só procure melhorar na C1 e na C3.
C1: 160
Introdução: depois de “insuficiência governamental ” deveria ter uma vírgula.
D1: “entretanto ” deveria ser entre vírgulas.
“Visto que” deveria ser entre vírgulas.
C2: 200
C3: 180
Estude mais sobre repertórios, assim seu texto ficará mais enriquecidos
C4: 200
C5:200
Total: 940