De acordo com Carolina de Jesus, uma das primeiras escritoras negras do Brasil, “O negro só é livre quando morre.” Na opinião da mesma, a qualidade de vida de um negro não é de suma estimação para tais pessoas da sociedade. Dessa forma, o racismo impede a qualidade de vida de muitos indivíduos, e os desafios para combater esse crime na sociedade brasileira é uma problemática, a qual é causada, devido à deficiência empática dos governantes e a falta educacional e empática na sociedade .
Ademais, deve-se ressaltar a ineficácia Legislativa. O filósofo John Locke defende que ” as leis fizeram -se para os homens e não para as leis”. Ou seja, ao ser criada uma lei para lutar contra o racismo no Brasil é preciso que haja políticas públicas e investimento massivo. Não obstante, a constituição Brasileira de 1988 assegura o direito à vida e à saúde, mas essa garantia é ignorada, pois as vítimas não são atendidos quanto ao tratamento de moléstia. Dessa forma, é necessário agir sobre esse desafio.
Em segundo plano, urge apontar que o preconceito racial é um fenômeno psicológico, cognitivo e social em que ocorre uma atribuição ou julgamento negativo que é imposto a um indivíduo em razão do seu pertencimento a um grupo social. Sob esta perspectiva, de acordo com Immanuel kant, grande filósofo da era moderna, defendia que, ” é no problema da educação que se assenta o grande segredo da aperfeiçoamento da humanidade. Ou seja, a educação é a peça principal para um mundo melhor, pois com ela vem o respeito e empatia pelo próximo, enfim, esse quadro precisa se transformar com urgência.
Logo, para combater esses desafios, medidas são necessárias para alterar esse quadro. Portanto, Além dos projetos já em vigor, o governo deve investir no ensino fundamental público, no qual a maioria dos alunos é negra. As escolas e a mídia devem conscientizar as pessoas sobre a igualdade entre as raças, a fim de promover a integração das minorias à sociedade. Além disso, o governo em conjunto do Ministério da justiça deve aperfeiçoar o programa ” Black Lives Matter “, por meio da mídia em apoio às vítimas e orientar quem pratica essa ação.
LEIDIANETEIXEIRA
OLA, TUDO BEM?
O QUE EU CONSEGUI VER NA SUA REDAÇÃO…
ÓTIMA REDAÇAO,
MAS NÃO FICOU CLARO O DESENVOLVIMENTO.FICOU UM POUCO SUPERFICIAL.
PONTOS NEGATIVOS :
VOCÊ ESQUECEU DE FECHAR AS ASPAS NA CITAÇÃO. OUTRO OBS: CUIDADO NO USO DE DOIS FILÓSOFOS DIFERENTES,ISSO PODE BAGUNÇAR SEU TEXTO, E NÃO DEIXAR ELE DE FATO CLARO. FAZENDO COM QUE O LEITOR SE PERCA E NÃO ENTENDA SEU PONTO DE VISTA.
PONTOS POSITIVOS:
VOCÊ TEM MUITA BAGAGEM SOCIOCULTURAL E DEMONSTRA COMPREEÇÃO DA ESTRUTURA DA REDAÇÃO.
PARABÉNS SEU TEXTO FICOU MUITO BOM, SÓ SE ATENTE A ESSES PEQUENOS DETALHES!
ESPERO TER AJUDADO. CONTINUE ESTUDANDO :)
C1: 180
C2: 200
C3: 180
C4: 160
C5: 200
TOTAL: 920
Michel Lelis
Pontos Positivos:
•Introdução bem articulada com tese clara e repertório sociocultural atrelado a tese.
•Conectivo no D1 que interliga os parágrafos.
•Demonstra ter repertório sociocultural( Porém de uma mesma linha tênue! Cuidado ao usar muitos autores e ou filósofos, busque dados, outras fontes, filmes, séries etc.)
•Abordou nos D1 e D2 argumentos que comprovaram os fatos encontrados na tese.
•Cada parágrafo de desenvolvimento possui uma finalização, demonstrando que você tem conhecimento a cerca da estrutura dissertativa que abre uma ideia e fecha dando continuidade ao texto.
•Poucos erros ortográficos e gramaticais pelo menos a minha perspectiva( mas é sempre bom estudar gramática)
Pontos negativos
•Utilização vaga do repertório sociocultural( muito repertório e pouca conexão)
•D1-Paragrafo meramente expositivo(deficiência empática dos governadores), muito superficial talvez faltou mais aprofundamento do seu argumento-> Como os governadores não são empáticos? Por que? O que comprova isso? E não só o motivo que você utilizou da constituição federal que eu acho que é um repertório que não se encaixa aí!
•D2 Superficialidade de novo! Você rodou, afirmou a mesma coisa várias vezes sobre educação mas não argumentou sobre algo que comprovasse a sua tese, podendo ser entendido até como tangenciamento do tema
•Conclusão, ser mais clara ao citar o agente (Qual governo? Governo do estado? Federal? Governo da Espanha?)
Faltou como sua intervenção vai agir ( Quem, como, o que, para que, detalhamento)
Três propostas de intervenção incompletas!
*Cuidado com o excesso de informações no seu texto, muitas vezes vale mais um texto simples e bem estruturado e argumentado do que um cheio de informações mas desconexo
C1-160
C2-160
C3-200
C4-200
C5-120
840
hartmannjonatan
Sua redação está ótima, com conectivos deixando a redação bem estruturada, percebi que você utilizou alguns repertórios sem citar muito um argumento próprio, assim não conseguiu demonstrar a sua real opinião sobre o problema. Pelo mesmo motivo, na sua conclusão percebe-se a falta de uma boa proposta de intervenção relacionada com seus argumentos.
Mas no demais, está perfeito, continue assim. Parabéns!
jheniffer0407
Olá mariihtavares!!! Boa noite, sou jheniffer, prazer.
primeiramente achei sua redação muito longa e cansativa, mas aqui vão alguns pontos:
Introdução: bem articulada, com alusão histórica e apresentação do problema.
Argumento 1: pronomes de ligação bem empregados e muito a leitura flui perfeitamente.
Argumento 2: foi apresentado bem o segundo problema envolvido na temática, além disso abordou causas e consequências.
Conclusão: utilizou todos os elementos necessários: agente, meio, modo e finalidade. senti falta do detalhamento.
C1: 200
C2: 200
C3: 200
C4: 160
C5: 160
total: 920
“Sempre que ficar com preguiça de estudar lembre-se que o estudo é a estrada que lhe levará onde você deseja chegar.”
espero ter ajudado!