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Desafios para a valorização da herança africana no Brasil

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Segundo o cientista Albert Einstein: “é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito”. Assim, pode-se relacionar a fala com os desafios contemporâneos da valorização da herança africana no Brasil, visto que tais povos são vinculados diretamente ao sofrimento e à pobreza. Contudo, essa imagem se dá em decorrência da escravidão e os limitam a essa problemática, ignorando suas tradições, costumes e a importância de seus legados. Desse modo, faz-se necessário o debate para a efetivação de seus valores na coletividade, visando dois tópicos importantes: o reconhecimento nas escolas e a desconstrução da visão pessimista aos povos africanos.

A partir desse ponto, é importante ressaltar a necessidade de incrementação curricular nas escolas sobre a história do continente africano e como isso impacta no desenvolvimento populacional. No Brasil atual, infelizmente, o racismo estrutural ainda é presente nas escolas e, consequentemente, o incremento de novas bases curriculares relacionadas a culturas africanas se torna uma dificuldade aos docentes. Entretanto, ao incluir tais matérias desde cedo nas instituições poderá formar um conjunto de alunos conscientes e detentores da importância da valorização ao tema e, por mais que haja empecilhos, a luta deve ser contínua. Ademais, com a aplicação da análise feita, não apenas terá uma valorização às comunidades africanas, como também a luta contra o racismo enraizado nas instituições de ensino, haja vista a fala de Ângela Davis: “numa sociedade racista, não basta não ser racista, deve-se ser antirracista”. Dessa forma, ao vincular tal fala e a incrementação curricular, nota-se o impacto que o reconhecimento das culturas africanas poderá ocupar nas escolas brasileiras.

Além disso, percebe-se que o corpo social contemporâneo ainda possui visões pessimistas aos povos africanos e como isso possui raízes profundas. Desde a era colonial, pessoas pretas de origem africana eram raptadas e trazidas ao Brasil para a exploração de sua mão de obra e a efetivação do trabalho escravo. Contudo, mesmo com a abolição da escravidão em 1888, essas pessoas, mesmo que livres, foram expostas ao mundo como inferiores. Com isso, a percepção errônea e a falsa hierarquia humana na qual os brancos eram superiores moldou-se um país com ideias enraizadas sobre os povos africanos e no esquecimento da herança deixada por eles, como as religiões de matrizes africanas, ritmos e culinárias que, devido à falta de valorização e à falta de conscientização, muitas são consumidas ou praticadas sem a consciência de suas origens. Dessa maneira, percebe-se como o passado se impõe no futuro e na construção dos pensamentos.

Portanto, para a resolução dos desafios e o reconhecimento nas escolas, deve haver medidas eficazes para a desconstrução de ideias pessimistas aos povos africanos. Para isso, cabe ao Ministério da Educação, em conjunto com as instituições de ensino público e privado, promover a criação de novas bases curriculares obrigatórias sobre a história africana e como ela possui inúmeras riquezas, como também realizar campanhas de conscientização sobre a origem desses povos por meio da aplicação de normas fiscalizadoras e a parceria com redes de comunicação para transmitirem as campanhas, a fim de desconstruir pensamentos enraizados e reconhecer a herança dos povos africanos. Logo, tais medidas, quando cumpridas, trarão um país conscientizado e que valoriza as tradições culturais.

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4 Correções

  1. Ótimas colocações, redação bem estruturada, com conectivos e repertórios muito bem utilizados. Não sou especialista no assunto, tampouco mestre, mas, se eu fosse corretora do ENEM, sua redação certamente receberia nota 1000. Parabéns pela excelência!

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  2. Gostei super da sua redação, vi um comentário sobre a escolha ruim de conectivos e não concordo com ele. Há bastante variedade destes, e achei coeso com o que gostaria de passar. Gostei da citação à Albert Einstein e Ângela Davis, ambas foram bem colocadas no texto. Entretanto, o D1 está muito alongado, boa parte dele não precisa estar ai e poderia estar resumido! Mas parabéns! Ficou muito bom! 👏

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  3. Sua redação está ótima! Você explicou muito bem como a herança africana no Brasil ainda é subestimada, especialmente nas escolas. As ideias para mudar isso, como incluir mais sobre a história africana no currículo, são muito relevantes e bem colocadas.Parabéns, seu texto está muito bem estruturado. é 1000

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  4. Sua redação está boa, porém tem uns pontos que podem melhorar. Seu D1 ficou muito grande e não precisava, bastava vc contextualizar de forma breve, colocar seu repertório (Angela Davis ) e finalizar o parágrafo. Além disso, acredito que a escolha dos conectivos não foi das melhores, porém seu texto está rico de repertórios pertinentes ao assunto. A proposta de internação n está completa pois faltou o detalhamento da ação ou agente, por isso, você n levaria 200 e sim 160 na competência 5. Também percebi usos repetitivos da mesma palavra no texto, sem a presença de sinônimos, o q também tiraria pontos.

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