No filme “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom”, Becky, a personagem principal, acaba por conta de compras desnecessárias e exageradas com grandes dívidas. Infelizmente, no Brasil, essa situação é corriqueira e acontece com muitas pessoas. Os baixos salários, junto com a necessidade de compra, para se inserir no mundo contemporâneo, e o uso recorrente dos cartões de crédito, tornam as dívidas comuns e trazem grandes problemas.
Segundo Adam Smith “O consumo é a única finalidade e o único propósito de toda produção”. A todo momento as pessoas são influenciadas a realizarem compras, desde alimentos até a automóveis, o consumo se mantém sempre vivo. Tal situação se implica com os baixos salários e o mundo ilusório dos cartões de crédito, que contribuem para as dívidas acumulativas.
As compras, são vistas por muitos como um meio para o relaxamento, mas em excesso podem se tornar doenças. Além disso, a grande maioria acaba por se endividar sem perceber, utilizando os cartões de crédito como meio de compras e gastando um dinheiro que não possuem. Nesse cenário, aos poucos as dívidas vão se acumulando, e se tornando um ciclo difícil de se sair.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o empasse. O Ministério da Economia dever criar, por meio de um projeto de lei entregue a Câmara dos Deputados, uma restrição ao uso e limite ao uso dos cartões. Onde, as pessoas terão um gasto limite mensal nos cartões de crédito, proporcional aos seus respectivos salários. Freando assim o consumo exagerado e as dívidas desnecessárias.
manuella_mz
Olá, boa noite. Gostei bastante da tua redação. No primeiro parágrafo tem a referência de filme e eu gostei do detalhamento, ficou bem claro a tese, eu cuidaria mais a parte de pontuação. É sempre bom trazer citação, mas tem que relacionar, por exemplo, fala de x situação + citação e dizer que essa citação se aplica perfeitamente a situação (é só uma dica que me deram já, pois já errei a parte de citar e não desenvolver). No terceiro parágrafo tem alguns erros de pontuação novamente. A proposta eu gostei, podia ter usado mais um agente, eu sempre gosto de botar duas medidas para garantir. Uma dica: quando quiser usar onde ou aonde, sempre me recomendaram usar em que lugar, assim evita erros. Tu escreves muito bem!! Parabéns
Gabriellenr8
Oi! Gostei muito da sua redação, mostra bom desenvolvimento do tema, articula bem as ideias, boa colocação de locuções adverbiais etc… Mas, só vou atentar algumas coisas que, certamente, vão ajudar seu texto a ficar ainda melhor ;)
Clara, olha só, na introdução perceba que você exagerou um pouquinho nas vírgulas kkk ^^ – eu nem posso falar muito porque às vezes também faço isso ksksks mas procuro sempre ta estudando para não errar – e isso perde alguns pontinhos na competência 1 :(. No desenvolvimento, você citou uma frase de Adam Smith (e muito boa por sinal), porém, não deu um segmento para relacioná-la ao tema. É legal incluir expressões que relacionem a citação com o que você está querendo dizer. Poderia colocar assim: ”[…] Segundo Adam Smith “O consumo é a única finalidade e o único propósito de toda produção”. Nesse sentido, somos levados a acreditar que a todo momento… […]”, viu como fica bom? ^^ EX: Nesse sentido, nessa perspectiva, paralelamente entre outras :)
No segundo desenvolvimento: ”[…] Além disso, a grande maioria acaba por se endividar sem perceber, […]” *a maioria quem? ”[…] mas em excesso podem se tornar doenças. […] *quais doenças? * e por que?- acho que faltou um pouco de embasamento nesses trechos, procure sempre completar esses tipos de lacunas, ok? :D
A conclusão ficou bem elaborada, porém, nesse trecho: […] Portanto, medidas são necessárias para resolver o empasse. O Ministério da Economia […]” *qual impasse? (com i rsrs) ”[…] Onde, as pessoas […]” essa vírgula não caiu muito bem aí :(.
No geral, eu recomendaria você dar uma revisada mais em pontuação, porque o restante ta bem estruturado. Você escreve bem e tem muito potencial com as palavras, se estiver se preparando para o Enem, sem dúvidas, vai conseguir uma nota excelente :)! Boa sorte! ^^
jullia cardoso Fernandes
Olá Clara, você usou uma boa referência na introdução, mas para melhorar procure detalhar um pouco mais – cite uma consequência maléfica do comportamento de Becky e então relacione como fez com a contemporaneidade.
no segundo parágrafo, você não usou adequadamente o conectivo interparagrafos obrigatório. Use algo como : Em primeiro plano, à principio, algo que de ideia de começo. Além disso esse período ficou informativo, tente colocar expressão de autoria de opinião sobre os problemas que voce citou na introdução, procure sempre desenvolver de forma clara os impasses do texto.
Novamente no terceiro parágrafo, você não usou adequadamente o conectivo interparagrafos obrigatório. Use algo como : Ademais, Em segundo plano, por outro prisma, algo que de ideia de adição de ideias ou contraposição, isso depende do que voce vai desenvolver, certo.
Dê uma olhada no uso das virgulas também.
escrever empasse é erro grave de gramatica, não sei se foi apenas o corretor do computador, mas tome cuidado com isso. palavras simples e de fácil compreensão podem ser mais efetivas do que usar inadequadamente algum termo.
tecnicamente voce escreveu quase todos os termos necessários para a intervenção (exceto a finalidade) Clara, busque deixar mais claro a ação que voce sugere como solução, coloque no infinitivo ou imperativo, isso pode ajudar, porque geralmente se ficar confuso o corretor doe nem pode desconsiderar, então com calma coloque cada um dos 5 elementos explícitos no ultimo paragrafo.
I- 120
II-120
III-120
IV-160
V-120
Espero ter ajudado, ate a próxima !!