Mestre

Consequências da romantização de crimes na sociedade brasileira (deixem nota por favor)

  • 2

No filme “A Justiceira”, de 2018, após começar a sua vingança contra o grupo de traficantes que matou a sua família, a protagonista é apoiada e admirada pelos usuárias da internet, o que, durante a longa-metragem, levanta discussões sobre a sua vilania. Indubitavelmente, fora da ficção, percebe-se que tais questionamentos apresentados na obra se relacionam ao problema da romantização de crimes na nação verde-amarela, uma vez que a “aceitação” de personalidades criminosas tem sido um empecilho consideravelmente ativo na sociedade. Logo, faz-se imperiosa a análise dessa questão, que tem como fatores motivadores a má influência midiática e a omissão estatal.

A priori, é válido destacar que a construção de personagens criminosos pela indústria torna a problemática constante. Consoante dito pelo escritor estadunidense Allan Gunsberg, “quem controla a mídia, as imagens, controla a cultura”. Isto é, quem exerce comando sobre os meios midiáticos culturais, filmes, músicas e séries, tem certo controle sobre o pensamento popular. Assim, o poder midiático acaba por persuadir as pessoas, as quais se sentem encorajadas a praticarem crimes, o que faz, desse modo, o índice de criminalidade no país aumentar. Dessa forma, a mídia sugestiona o comportamento à sociedade e auxilia na manifestação de atos criminosos.

Ademais, é fundamental evidenciar a ausência de medidas governamentais para combater o problema. Nesse sentido, o filósofo John Locke afirma que “as leis fizeram-se para os homens e não para as leis”. Ou seja, ao criar uma lei, é preciso que ela seja planejada para a garantia da melhoria no cotidiano em sua aplicação. Entretanto, na questão da romantização de crimes, a legislação não se mostrou efetiva para a resolução do empecilho, o que trouxe uma lacuna no que diz respeito à execução das normas estatais. Dessa forma, diante exposto, a capacidade do Estado de praticidade legislativa se mostra nula perante à mazela discutida.

Infere-se, por conseguinte, a necessidade para a atenuação desse impasse. Portanto, urge que o Poder Legislativo atue por meio de um projeto de leis intitulado Censucultura, ou Censura Cultural, com o intuito de evitar a admiração de personalidades criminosas. Logo, dentro desse plano, é dever do Ministério da Cultura subir a classificação de filmes ou séries notoriamente problemáticos, tais como obras com cunho perturbador, “sanguinário” ou com apelo à crimes sexuais, para mais de 18 anos e evitar a divulgação das mesmas nas plataformas. Assim, questionamentos iguais ao de “A Justiceira” serão evitados futuramente.

 

OBS: A redação tá bem ruim mesmo kkkkkkk eu fiz apressada mas enfim.

Compartilhar

4 Correções

  1. ———————————————————————————————————————
    Achei sua redação ótima, continue assim!!!! (preciso de pontos )
    ———————————————————————————————————————

    • -1
  2. Oi, tudo bem? Eu sou apenas um aluno, então irei corrigir com base em meus conhecimentos. Não costumo apontar erros de gramática, até porque atrasa um pouco e tento fazer a correção o mais rápido possível; além de que outras pessoas que corrigem já apontam os erros. Caso eu erre algo, me perdoe, estou aprendendo com vocês também. Sucesso!!

    Introdução:

    Sua introdução está perfeita na minha opinião. Você traz um repertório e o relaciona bem com o tema. Além disso, você aponta a sua tese dividida em dois argumentos que acredito que irá desenvolvê-los no desenvolvimento, o que eu super recomendo pois o leitor já irá saber o que irá se tratar os parágrafos seguintes.

    Desenvolvimento 1:

    Gostei muito do seu d1. Novamente um repertório legitimado e relacionado. Seu texto está de acordo com o tópico frasal, não fugiu do tema.

    Desenvolvimento 2:

    D2 bem interessante. A negligência governamental e estatal é um dos argumentos mais utilizados nas redações. Argumentação constante e muito boa.

    Conclusão:

    Na proposta de intervenção, você traz os 5 critérios (não sei se é esse o nome kkkk): Agente, Ação, Meio, Finalidade e Detalhamento. Fez o chamado Texto Circuito, que é trazer algo dito nos parágrafos anteriores para o final do texto, o que é muito positivo.

    OBS: Não sei se tem ligação com a redação, mas não recomendo muito utilizar como ação a de criar leis ou algo do tipo, pois o país já possui várias leis e quase nenhuma funciona direito; além de que isso pode contradizer você no seu texto (por exemplo, você citar a negligência governamental e estatal como motivo do problema, afirmando que as leis do país não estão sendo eficazes, mas aí na proposta de intervenção você sugerir que o Estado/Governo crie projeto de leis fica algo contraditório. Não sei se esse é o seu caso mas fica a dica.

    C1: 160

    Bom domínio da escrita formal da língua portuguesa, mas com alguns erros de vírgula.

    C2: 200

    Ótima estrutura textual, com repertórios legitimados e bem relacionados.

    C3: 160

    Boa argumentação, porém aconselho um pouco mais de organização e mais concisão.

    C4: 160

    Alguns erros de coesão, com algumas repetições.

    C5: 200

    Proposta de intervenção completa.

    NOTA FINAL: 880

    • 1
  3. Competência 1: 170
    Alguns erros sintáticos, como vírgulas erradas e ausência de artigos.

    Competência 2: 200
    Ótimo entendimento do tema e da proposta apresentados.

    Competência 3: 140
    Argumentação menos concisa.

    Competência 4: 170
    Alguns erros coesivos.

    Competência 5: 200
    Proposta de intervenção bem estruturada.

    Total: 880

    • 1
  4. (nota: sou também uma – simples – estudante que busca melhorar a redação)

    Olá, vou primeiro colocar a nota segundo a banca do ENEM, e depois passo para as disposições gerais:

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 200
    TOTAL: 880

    Agora, vou elencar alguns pontos específicos:

    ° “[…]a protagonista é apoiada e admirada pelos [1]usuárias da internet, o que, durante a longa-metragem, levanta discussões sobre a sua vilania.” Aqui o adequado seria “usuários”, para indicar generalidade.

    ° Isto é, quem exerce comando sobre os meios midiáticos[2] culturais, filmes, músicas e séries[…]”. Só faltou uma vírgula aqui.

    ° “Assim, o poder [3]midiático acaba por[…]”. A palavra “midiático foi repetida outra vez antes dessa frase. Recomendo trocar por um sinônimo (a frase anterior ficaria mais ou menos assim: “Isto é, quem exerce comando sobre os meios “de comunicação social (ou da imprensa, por exemplo) culturais,[…]).

    ° “Dessa forma, diante [4]exposto, a capacidade do Estado de praticidade legislativa se mostra nula perante à mazela discutida.” Creio que aqui caiba o artigo “o”, para especificar o assunto discutido anteriormente.

    ° “Infere-se, por conseguinte, a necessidade para a atenuação desse impasse[5].” É legal aqui lançar mão do recurso do “texto-circuito” (que os corretores do ENEM adoram), o qual se propõe em retomar partes do texto quando é pertinente. Para seguir isso, essa primeira frase do texto pode retomar (em outras palavras) o que foi dito na tese, o que ficaria meio assim: “Infere-se, por conseguinte, a necessidade de atenuação dos impasses causados pela idealização de transgressões na contemporaneidade canarinha”.

    ° “[…]para [6]mais de 18 anos e evitar a divulgação das mesmas nas plataformas[7].” Acho que “maiores” de 18 anos ficaria melhor colocado, e faltou uma especificação de quais seriam as “plataformas; ou seja, é só acrescentar a palavra “digitais” (remetendo à internet) que está tudo certo.

    Enfim, para quem escreveu esse texto numa “correria” está de parabéns, muito coeso e coerente. A proposta de intervenção, por exemplo, contava com todos os requisitos, e a tese foi abordada na ordem correta. Continue treinando seu texto, e até mais!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.