Iniciante

Como reduzir a produção e o descarte ilegal de lixo no Brasil

  • 2

O filme “wally” narra a história de um robô que vive no planeta terra limpando os resíduos deixados pela humanidade, depois que esta passou a viver em uma nave espacial. Comum à narrativa ficcional, percebe-se, no Brasil hodierno, que há uma produção em massa de diversos produtos para atender as necessidades do público que, ao mesmo instante, corrobora para o aumento das práticas de descarte irregular de lixo, gerando a poluição e problemas de saúde. Diante disso, é necessário analisar os principais reptos que causam o impasse para assim, mitigar e melhorar a realidade brasileira, a citar: o consumismo por parte da população e a inércia estatal.

Primariamente, vale destacar que o desejo para se obter produtos constantemente participa diretamente na conjuntura do impasse. Segundo o estilo de vida adotado pelos norte-americanos no século XX denominado “american way of life”, para se obter a verdadeira satisfação e felicidade deve-se comprar e consumir a todo instante. Sob esse prisma, muitos brasileiros partilham da mesma postura, onde influenciados pelas propagandas nas principais mídias, passam a usufruir de produtos muitas vezes desnecessários para o simples prazer. Aliado a esse evento, as indústrias passam a produzir cada vez mais, gerando mais recursos e resíduos sendo descartados incorretamente.

Outrossim, pode-se ressaltar que a negligência governamental atua diretamente para a perpetuação do descarte ilegal do lixo. Em consonância ao artigo 225 da constituição federal, todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial à qualidade de vida. Contudo, tal prerrogativa se restringe ao papel e não tem se reverberado na prática, haja vista que nos principais centros urbanos, as ruas e rios continuam a estar maculadas devido à grande quantidade de produtos que são abandonadas na mesma, degradando a paisagem e gerando poluição. Assim, a inércia estatal corrobora para o agravamento e perpetuação do impasse.

Dessarte, é imprescindível a realização de medidas para atenuar as causas da produção e descarte ilegal de resíduos. Para isso, urge ao Governo Federal, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, por meio de recursos público e iniciativas privadas, promover maiores investimentos nos setores responsáveis pela coleta de lixo e na ampliação das áreas que o mesmo atua com a finalidade de inserir uma maior integração e reduzir a quantidade de lixos presentes pelas ruas. Além disso, o Ministério da Educação, por meio das principais mídias televisivas e virtuais, deve realizar propagandas conscientizando os cidadãos acerca dos impactos ambientais gerados pelo consumo excessivo como também em relação ao descarte irregular dos lixos. Só assim será possível remediar o problema e evitar que a realidade de “wally” não ocorra.

Compartilhar

7 Correções

  1. Olá! irei te ajudar com base nos critérios do ENEM.

    O filme “wally”(letra maiúscula⚠️) narra a história de um robô que vive no planeta terra limpando os resíduos deixados pela humanidade, depois que esta passou a viver em uma nave espacial. Comum à narrativa ficcional, percebe-se, no Brasil hodierno, que há uma produção em massa de diversos produtos para atender as (às⚠️) necessidades do público que, ao mesmo instante, corrobora para o aumento das práticas de descarte irregular de lixo, gerando a poluição e problemas de saúde. Diante disso, é necessário analisar os principais reptos que causam o impasse para assim, mitigar e melhorar a realidade brasileira, a citar: o consumismo por parte da população e a inércia estatal.

    >>> introdução completa e totalmente relacionada aos critérios do enem.

    Primariamente, vale destacar que o desejo para se obter produtos constantemente participa diretamente na conjuntura do impasse. Segundo o estilo de vida adotado pelos norte-americanos no século XX denominado “american way of life”, para se obter a verdadeira satisfação e felicidade deve-se comprar e consumir a todo instante. Sob esse prisma, muitos brasileiros partilham da mesma postura, onde(já que⚠️) influenciados pelas propagandas nas principais mídias, passam a usufruir de produtos muitas vezes desnecessários para o simples prazer. Aliado a esse evento, as indústrias passam a produzir cada vez mais, gerando mais recursos e resíduos sendo descartados incorretamente.

    >>> parágrafo apresentou uma argumentação bem consistente, apenas atente-se aos erros gramaticais.

    Outrossim, pode-se ressaltar que a negligência governamental atua diretamente para a perpetuação do descarte ilegal do lixo. Em consonância ao artigo 225 da constituição federal (Constituição Federal⚠️), todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial à qualidade de vida. Contudo, tal prerrogativa se restringe ao papel e não tem se reverberado na prática, haja vista que nos principais centros urbanos, as ruas e rios continuam a estar(retire “a estar⚠️) maculadas devido à grande quantidade de produtos que são abandonadas na mesma, degradando a paisagem e gerando poluição. Assim, a inércia estatal corrobora para o agravamento e perpetuação do impasse.

    >>> outro parágrafo com uma ótima argumentação. principalmente não só por ter dito que o estado erra, mas sim em quais pontos ele é ineficaz, acrescentando as consequências do problema.

    Dessarte, é imprescindível a realização de medidas para atenuar as causas da produção e descarte ilegal de resíduos. Para isso, urge ao Governo Federal, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, por meio de recursos público (públicos⚠️) e iniciativas privadas, (deve⚠️) promover maiores investimentos nos setores responsáveis pela coleta de lixo e na ampliação das áreas que o mesmo atua com a finalidade de inserir uma maior integração e reduzir a quantidade de lixos presentes pelas ruas. Além disso, o Ministério da Educação, por meio das principais mídias televisivas e virtuais, deve realizar propagandas conscientizando os cidadãos acerca dos impactos ambientais gerados pelo consumo excessivo como também em relação ao descarte irregular dos lixos. Só assim (repetição do assim⚠️) será possível remediar o problema e evitar que a realidade de “wally” (maiúsculo⚠️) não ocorra.

    >>> nesse parágrafo observei muito a repetição da palavra “lixo”, que poderia ter sido substituida por dejetos, rejeitos ou até mesmo, resíduos. CUIDADO, repetição de palavras te prejudica na C4 TAMBÉM.

    C1:160/120
    C2: 200
    C3:200
    C4:160
    C5:200
    NOTA:900
    Bônus: sua redação tem uma excelente argumentação (simples e direta), acredito que esse é de longe, o seu ponto forte. Candidato, sugiro que pratique muitas redações e corrija sempre os erros gramaticais para não errar novamente. Por besteira você não conseguiu atingir o 1000. Estou torcendo por você. Se gostou da correção, vota aí 👀

    • 3
  2. oii
    gostei muito da tua redação, achei bem interessante a referência do Walli, porém, senti falta de uma estrutura mais organizada, tendo cada parágrafo um objetivo, sem isso acredito que o texto fica um tanto confuso.
    Gostei muito da tua conclusão, seguiste direitinho a proposta :)
    Também agregou muito a escolha de palavras que tu fizeste, deixou o texto mais elaborado
    Continue assim !!!

    • 1
  3. Ooii, a sua redação esta boa, mais.. não fale de filme se o Enem não pedir, ais acho que sua redação está boa, mais tenta acrescentar tipo isso..
    É preciso que o Ministério do Meio Ambiente faça associações com empresas especializadas no descarte de lixo, que visem destinar corretamente os resíduos e reduzir os lixões no Brasil. Mas também precisamos ajudar nisso e os descartes dos lixos que são: Lixão. O destino mais comum para onde o lixo é levado. …
    Aterro controlado. É uma espécie de meio-termo entre o lixão e o aterro sanitário. …
    Aterro sanitário. …
    Incineração. …
    Reciclagem. …
    Compostagem.

    Fico feliz em ajudar você! Até mais Amiguinho^^

    • 1
  4. acho que, um ponto interessante, é você saber o que você quer concretizar no texto.
    e ter o discernimento de escrever bem as palavras. cuidado! trabalhe bem sua grafia e escrita.
    atente-se as letras maiúsculas e minúsculas.
    outra coisa, lembre que na conclusão, você está trazendo a solução de todos aqueles problemas que abordou no d1 e d2.

    • 1
  5. Olá ;)
    Sua redação está boa, e está no caminho certo para o resultado desejado.
    Houve alguns erros de gramática, e também do uso de vírgulas (sugiro que assista alguma vídeo aula sobres esses assuntos para se ter um maior entendimento)
    Houve também falhas na concordância entre algumas frases, tome cuidado com isso.
    Suas ideia estão muito boas, e você usou argumentos e repertórios muito bons, só faltou se aprofundar um pouco mais neles.
    O filme citado realmente se encaixou perfeitamente no tema, parabéns.
    Sua conclusão está excelente, só tente detalhar um pouco mais na próxima.

    nota. 840 pontos ( 160 nas 4 primeiras competências, e 200 na última)
    Continue escrevendo e você se dará muito bem, parabéns.
    Bons estudos ;)

    • 1
  6. Vamos lá !
    No primeiro parágrafo há alguns desvios de regência e pontuação, por exemplo:
    1* “corrobora para o aumento” deveria ser ” corrobora o aumento”.
    2* houve erro de pontuação em : “Comum à narrativa ficcional, “percebe-se,no Brasil hodierno, que há uma produção”. No trecho ” no Brasil hodierno, que há” a vírgula deve ser colocada a partir do pronome relativo, uma vez que ele funciona como substantivo reflexo.

    3* No trecho “mesma postura, onde influenciados”, lembre-se que a palavra “onde” é para indicar lugares .
    4* No trecho ” gerando mais recursos e resíduos sendo descartados incorretamente”, creio que você se equivocou ao dizer que as indústrias estão gerando mais recursos.
    5* Aqui “a inércia estatal corrobora para o agravamento”, novamente houve equivoco quando a regência do termo corrobora .
    6* Atente-se à falta de concectivos intraparágrafos
    7* Constituição federal ( Constituição maiúscula e federal minúscula)
    Competência 1 :120
    Competência 2 :160
    Competência 3 :160
    Competência 4 :200
    Competência 5 :200
    840

    • 1
  7. oii Vinícius

    vamos lá, falto:

    Na introdução: Letra inicial maiuscula e nome do filme incorreto “Wall- e”, no segundo período coloque um conectivo

    No Desenvolvimento 1: uso incorreto da palavra “onde” ela remete a lugar, troque por um conectivo explicativo, você não colocou nenhum conectivo interparagrafal, acrescente pelo menos mais um, falto a letra Maiuscula inicial no repertorio

    No Desenvolvimento 2: Quando citar um repertório letra Maiuscula “Constituição Federal”, coloque mais um conectivo no seu parágrafo

    Na Conclusão: evite colocar duas propostas, as duas estão incompletas, faça apenas uma com os 5 elementos, falto para que, o objetivo e o detalhamento, quando você resolve colocar duas propostas apenas uma delas vai contar, geralmente a que possuir mais elementos distintos, por exemplo:

    (colocar 2 agentes, 2 por meio de, não contam como 4 elementos e sim apenas 2 elementos)

    C1: 80 ( se atente as letras maiusculas )
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 120
    C5: 80

    Nota: 680

    #você precisa colocar no mínimo 3 conectivos em cada parágrafo

    Você consegue!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.