COMBATE AO ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO NO BRASIL

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A série “Como defender um assassino”, do catálogo da Netflix, retrata diversos assédios morais da protagonista aos seus empregados e vice-versa. Por analogia, na realidade do mercado de trabalho brasileiro, mais da metade dos profissionais relatam abuso. Dessa forma, a problemática compromete tanto aos funcionários E suas funções quanto à administração da empresa.

Nesse contexto, menciona-se que segundo o PL 4742/2001 para realização do serviço de maneira correta a pessoa deve estar bem mentalmente e fisicamente. Assim, os assalariados que sofrerem esse assédio moral não estarão aptos á trabalhar. Logo, essas perseguições estragarão saúde, confiabilidade e oportunidades se não forem corrigidas.

Outrossim, é o conhecimento que os superiores também sofrem assédio moral de seus subordinados. Com isso, se perde a característica de superior e consequentemente o respeito. Dessa maneira, a gerência da empresa e dos seus funcionários não são realizados com êxito causando problemas a todos relacionados à empresa.

Infere-se, portanto, a necessidade de combater o assédio moral no ambiente de trabalho no Brasil. Cabendo ao estado garantir a saúde dentro nas empresas através da melhoria do seu projeto de lei que define o assédio moral como crime, para a boa saúde no espaço do serviço. Também caba as empresas privadas garantir que seus comandantes estejam adequados com capacidade de coerência e de não serem influenciados, a partir de um curso profissionalizante para que o negócio seja bem administrado.

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5 Correções

  1. C1: 160 (cuidado com as virgulas, pontuação e concordância ).
    C2: 160 ( enriqueça mais o seu texto colocando dados e repertório).
    C3: 160 (aborde mais detalhamento os seus argumentos).
    C4: 160 (foque mais nas conjunções).
    C5: 120.
    AGENTE: Contém.
    AÇÃO: Contém.
    MODO: Não contém
    EFEITO/ FINALIDADE: Contém
    DETALHAMENTO: Não contém.

    NOTA: 720.

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  2. C1: 160 (cuidado com as virgulas, pontuação e concordância ).
    C2: 160 ( enriqueça mais o seu texto colocando dados e repertório).
    C3: 160 (aborde mais detalhamento os seus argumentos).
    C4: 160 (foque mais nas conjunções).
    C5: 120.
    AGENTE: Contém.
    AÇÃO: Contém.
    MODO: Não contém
    EFEITO/ FINALIDADE: Contém
    DETALHAMENTO: Não contém.

    NOTA: 720.

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  3. Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 160
    (Revise o uso de vírgulas e aspectos de regência, porque em alguns pontos, não ficou claro a quem/o que você estava se referindo. Opte pela construção das frases em ordem direta.)

    Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200

    Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 180

    Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200

    Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 140
    (Noto que você dividiu seu parágrafo de intervenção em duas propostas, mas não é necessário. Mais vale descrever uma única proposta que contenha todos os elementos necessários. No caso, senti falta do detalhamento de como será colocado em prática “modo” , e também a finalidade. Boa retomada da tese.)

    Nota final: 880

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  4. Sua redação possui argumentos muito coerentes, porém você conseguiria desenvolvê-los melhor se tivesse colocado mais referências socioculturais ao longo do desenvolvimento. Ademais, faltou especificar algum dos “agentes” (o que-como-quem-por que) dentro da intervenção. Ainda assim, sua redação está muito boa, parabéns!

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  5. Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 160
    (Revise o uso de vírgulas e aspectos de regência, porque em alguns pontos, não ficou claro a quem/o que você estava se referindo. Opte pela construção das frases em ordem direta.)

    Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200
    (Ótima seleção de informações, repertório variado.)

    Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 180
    (Tente deixar claro o seu posicionamento a partir de uma tese mais específica, ficou muito generalizada, principalmente após o trecho “Portanto…” no parágrafo introdutório.)

    Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200

    Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 140
    (Noto que você dividiu seu parágrafo de intervenção em duas propostas, mas não é necessário. Mais vale descrever uma única proposta que contenha todos os elementos necessários. No caso, senti falta do detalhamento de como será colocado em prática “modo” , e também a finalidade. Boa retomada da tese.)

    Nota final: 880
    Excelente texto!!

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