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CAMINHOS PARA PROMOVER A RECICLAGEM NAS CIDADES BRASILEIRAS

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Na novela brasileira “Avenida Brasil”, estão presentes muitos cenários do cotidiano nacional, com muito destaque para os aterros a céu aberto, os famosos lixões, presentes na maioria das cidades brasileiras, e que geram diversos problemas ambientais, sociais e de sáude pública. Dentre os principais fatores que impedem que os resíduos destes locais sejam reciclados, destacam-se dois: o desinteresse do poder público em promover esta prática e a falta de conscientização por parte da população.

A priori, o desinteresse por parte do poder público é um fator decisivo na não reciclagem do lixo das cidades. De acordo com pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), as regiões Norte e Nordeste apresentam 75% de seus rejeitos depositados em aterros não impermeabilizados, enquanto que a região Sudeste apresenta 45% do índice. Logo, apesar da lei de 2010 que implementou  a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o poder público ainda precisa fazer muito mais do que já tem feito.

Da mesma forma, a falta de consciência por parte da população também é um fator muito importante e que precisa ser trabalhado. Por consequência disso, muitas pessoas não sabem ou não desejam fazer ações simples, porém importantes, como por exemplo: separação do lixo, utilização de bolsas de tecido, escolha de produtos com embalagens biodegradáveis, entre outras muitas pequenas ações. Desse modo, é importante que a informação chegue à população, principalmente através dos veículos de informação oficiais dos governos.

Com o intuito de corrigir estes problemas e tornar as cidades um lugar melhor, as prefeituras, em conjunto com cooperativas de catadores e empresas de reciclagem, devem ser financiados através de um fundo nacional, de modo a expandir e criar novas atividades, promovendo nas cidades os três erres: reciclar, reutilizar e reduzir. Além disso, a criação de campanhas mais abrangentes de conscientização, a fim de que tenhamos um futuro diferente da realidade presente em “Avenida Brasil”.

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4 Correções

  1. Olá, bom dia! (desculpe qualquer erro de ortografia)

    Gostei bastante da sua redação, na introdução e no desenvolvimento 1 achei que você relacionou bem as informações com os argumentos. Vou dar apenas algumas sugestões para o desenvolvimento 2 e a conclusão.
    É recomendável colocar dados, alusões ou citações nos 2 parágrafos do desenvolvimento, você poderia ter usado alguma citação no segundo e ficaria ainda melhor. Já a respeito da conclusão, apenas recomendo começar com algum conectivo como “Portanto” ou “Em virtude dos fatos mencionados”.

    Espero ter ajudado!

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  2. Olá!
    Primeiramente, gostei muito da sua redação,pois ela está bem estruturada.
    Não encontrei erros, mas eu colocaria um ponto frasal na conclusão.
    Parabéns!
    Eu daria 920

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  3. Saudações,
    Eu gostei bastante, também notei que sua redação respeitou a norma culta e seguiu o modelo de redação do Enem! Referente a conclusão, poderia ter sido melhor, é preciso fechar com um bom argumento que resuma as ideias mais importantes que foram abordadas. No caso do Enem, essa finalização deve conter uma proposta de intervenção para o tema pedido, com o propósito de dar uma solução para o problema, mostrando resultados! Continue escrevendo, foi excelente!

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  4. Os entraves da educação a distância durante a paralisação escolar
    A pandemia mundial do novo covid-19 acentuou a descoincidência na educação pública brasileira. Esta desigualdade é expressiva das classes baixas e mais pobres do Brasil. Milhares de crianças, jovens e adolescentes não se adaptaram ao “novo normal”, EAD, visto que muitas dessas pessoas não têm acesso à internet e as escolas públicas, diferente das privadas, não tem estrutura tecnológica para sustentar os alunos, que por sua maioria são de periferia.
    Visto que pandemia desencadeou não só a doença como também o colapso na educação e economia, segundo o jornal Folha de São Paulo, cerca de 12,8% das pessoas estão vivendo com menos de $246,00 por mês, sendo $8,00 reais por dia, sucumbindo na miséria. Esta camada da sociedade não têm acesso a internet nem muito menos a computadores para educação a distancia. Com os pais não podendo financiar educação das suas crianças( desemprego chega a 14% no Brasil segundo o IBGE)as mesmas acabam trabalhando, assim, deixando o colégio para sobreviver.
    Ademais a situação agrava-se com a falta de estrutura dos colégios públicos que não se assemelham aos privados que são providos de tecnologia. Maximizando a desigualdade educacional, uma vez que os estudantes do ensino público não tem a mesma qualidade de ensino e tecnologia para acessar os conteúdos ministrados durante as aulas. Segundo o escritor C.S Lewis “A educação nunca foi despesa, sempre foi investimento com retorno garantido”. Infelizmente o governo do Amazonas não pensa assim, já que todos os problemas de estrutura nos colégios públicos são ocasionados por falta de investimento no mesmo.
    Logo, é necessário que o Ministério da Educação em parceria

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