Na novela brasileira “Avenida Brasil”, estão presentes muitos cenários do cotidiano nacional, com muito destaque para os aterros a céu aberto, os famosos lixões, presentes na maioria das cidades brasileiras, e que geram diversos problemas ambientais, sociais e de sáude pública. Dentre os principais fatores que impedem que os resíduos destes locais sejam reciclados, destacam-se dois: o desinteresse do poder público em promover esta prática e a falta de conscientização por parte da população.
A priori, o desinteresse por parte do poder público é um fator decisivo na não reciclagem do lixo das cidades. De acordo com pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), as regiões Norte e Nordeste apresentam 75% de seus rejeitos depositados em aterros não impermeabilizados, enquanto que a região Sudeste apresenta 45% do índice. Logo, apesar da lei de 2010 que implementou a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o poder público ainda precisa fazer muito mais do que já tem feito.
Da mesma forma, a falta de consciência por parte da população também é um fator muito importante e que precisa ser trabalhado. Por consequência disso, muitas pessoas não sabem ou não desejam fazer ações simples, porém importantes, como por exemplo: separação do lixo, utilização de bolsas de tecido, escolha de produtos com embalagens biodegradáveis, entre outras muitas pequenas ações. Desse modo, é importante que a informação chegue à população, principalmente através dos veículos de informação oficiais dos governos.
Com o intuito de corrigir estes problemas e tornar as cidades um lugar melhor, as prefeituras, em conjunto com cooperativas de catadores e empresas de reciclagem, devem ser financiados através de um fundo nacional, de modo a expandir e criar novas atividades, promovendo nas cidades os três erres: reciclar, reutilizar e reduzir. Além disso, a criação de campanhas mais abrangentes de conscientização, a fim de que tenhamos um futuro diferente da realidade presente em “Avenida Brasil”.
Indy8
Olá, bom dia! (desculpe qualquer erro de ortografia)
Gostei bastante da sua redação, na introdução e no desenvolvimento 1 achei que você relacionou bem as informações com os argumentos. Vou dar apenas algumas sugestões para o desenvolvimento 2 e a conclusão.
É recomendável colocar dados, alusões ou citações nos 2 parágrafos do desenvolvimento, você poderia ter usado alguma citação no segundo e ficaria ainda melhor. Já a respeito da conclusão, apenas recomendo começar com algum conectivo como “Portanto” ou “Em virtude dos fatos mencionados”.
Espero ter ajudado!
ROSA--+
Olá!
Primeiramente, gostei muito da sua redação,pois ela está bem estruturada.
Não encontrei erros, mas eu colocaria um ponto frasal na conclusão.
Parabéns!
Eu daria 920
Ana22
Saudações,
Eu gostei bastante, também notei que sua redação respeitou a norma culta e seguiu o modelo de redação do Enem! Referente a conclusão, poderia ter sido melhor, é preciso fechar com um bom argumento que resuma as ideias mais importantes que foram abordadas. No caso do Enem, essa finalização deve conter uma proposta de intervenção para o tema pedido, com o propósito de dar uma solução para o problema, mostrando resultados! Continue escrevendo, foi excelente!
yasmimlissa
Os entraves da educação a distância durante a paralisação escolar
A pandemia mundial do novo covid-19 acentuou a descoincidência na educação pública brasileira. Esta desigualdade é expressiva das classes baixas e mais pobres do Brasil. Milhares de crianças, jovens e adolescentes não se adaptaram ao “novo normal”, EAD, visto que muitas dessas pessoas não têm acesso à internet e as escolas públicas, diferente das privadas, não tem estrutura tecnológica para sustentar os alunos, que por sua maioria são de periferia.
Visto que pandemia desencadeou não só a doença como também o colapso na educação e economia, segundo o jornal Folha de São Paulo, cerca de 12,8% das pessoas estão vivendo com menos de $246,00 por mês, sendo $8,00 reais por dia, sucumbindo na miséria. Esta camada da sociedade não têm acesso a internet nem muito menos a computadores para educação a distancia. Com os pais não podendo financiar educação das suas crianças( desemprego chega a 14% no Brasil segundo o IBGE)as mesmas acabam trabalhando, assim, deixando o colégio para sobreviver.
Ademais a situação agrava-se com a falta de estrutura dos colégios públicos que não se assemelham aos privados que são providos de tecnologia. Maximizando a desigualdade educacional, uma vez que os estudantes do ensino público não tem a mesma qualidade de ensino e tecnologia para acessar os conteúdos ministrados durante as aulas. Segundo o escritor C.S Lewis “A educação nunca foi despesa, sempre foi investimento com retorno garantido”. Infelizmente o governo do Amazonas não pensa assim, já que todos os problemas de estrutura nos colégios públicos são ocasionados por falta de investimento no mesmo.
Logo, é necessário que o Ministério da Educação em parceria