Regente

As prioridades na pandemia do Covid-19: salvar vidas ou a econômia?

  • 6

A sociedade atual passa por um dos momentos mais dramáticos das últimas décadas: o surgimento do vírus Sars Covid-19, o qual deixou  marcas na vida de muitos indivíduos. Nesse sentido, é válido destacar que mediante o rápido crescimento da pandemia, bem como, as suas inúmeras consequências, têm levado muitos a afirmarem que nos encontramos em um cenário de guerra. Esse realidade antagônica, é fruto tanto dos impactos na economia quanto do priorizar a vida. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos a fim do pleno funcionamento da sociedade.

Em primeiro lugar, é necessário analisar as causas que emergem  tal contexto. Nessa perspectiva, salienta-se que desde o surgimento da pandemia, as principais medidas preventivas foram o isolamento social e a quarentena, cujo objetivo baseava-se em reduzir os níveis de infectados em meio a sociedade. Segundo Adam Smith e David Ricardo – Teóricos da Escola Clássica, afirmam que a origem da riqueza é o trabalho. Entretanto, sabe-se que devido aos grandes índices de contaminação,  as pessoas estão afastadas de seus empregos, desenvolvendo consequências que inibem o crescimento da economia,  sendo assim, não há produção de riqueza, não há renda e não há meios para movimentar a economia, . Logo, a prevalência desses fatores impulsionam impactos no sistema econômico,  que por sua vez trará o empobrecimento global como o resultado.

Do mesmo modo, o priorizar a vida é visto como fator relevante de tal discussão. Segundo informações da OMS: a superlotação nas UTIs  devido á pandemia já é fato nas maiores cidades do mundo. Assim, constata-se que sem unidades de tratamento disponíveis, dezenas de milhares de pessoas morreram pela simples inexistência de um tratamento eficaz. Dessa maneira, é possível observar que essas características  atuam em fluxos contínuos, favorecendo o surgimento de incertezas com dimensões cada vez maiores no meio social, como por exemplo:  o difícil  acesso ao sistema de saúde. Desse modo,  faz-se necessário que esse problema seja revertido.

Dessarte, é evidente que a vida é indubitavelmente  muito mais valiosa do que qualquer bem ou serviço. Portanto, é fundamental que o Estado desenvolva políticas de assistência social pública, por meio de verbas governamentais, cuja finalidade será amenizar a crise econômica. Ademais, é dever do Ministério da Saúde ampliar palestras informativas, através da redes sociais, acerca do necessário isolamento e seus efeitos na sociedade, com o objetivo reduzir as altas taxas de contaminação em meio a população. Como efeito, será visível o  pleno funcionamento do país.

 

*** Se possível deem a nota de acordo com os critérios do Enem. =)

*OBG!

Compartilhar

18 Correções

  1. Boa noite!
    Introdução
    Pontos positivos: Gostei da sua introdução e da contextualização utilizada.A sua tese também aparenta estar presente e de forma implícita. O encaminhamento argumentativo também está muito bom, mas seria interessante se vc adicionasse os argumentos que vai utilizar nele.
    Pontos negativos: Você utilizou o pronome “nos” e NÃO pode, pois é primeira pessoa. Lembre-se que a redação deve ser escrita em 3 pessoa.
    Desenvolvimentos
    Pontos positivos: Ao usar a citação e relacioná-la ao texto, provou que vc sabe relacionar seus argumentos. Vc mostrou saber argumentar e tem propriedade ao falar do tema. Isso é ótimo.
    Pontos negativos: Notei o uso, em algumas partes do texto, de espaçamento demais. Também houve uma certa confusão em qual pontuação vc usaria nessa parte “economia, . Logo,”. Outra coisa foi usar o acento agudo em uma vogal separada onde se deveria usar a crase “á pandemia”.
    Conclusão:
    Pontos positivos: Vc seguiu todos os critérios pedidos para a conclusão. Está excelente, portanto, não vejo pontos negativos.

    C1: 160
    C2: 180
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 200
    NOTA FINAL: 940

    • 4
  2. redação ótima, parabéns!! apenas alguns erros de gramática e erros de pontuação. bom uso de conectivos, além de ter um desenvolvimento e uma proposta de intervenção perfeita.
    a introdução estava boa, com teses bem escritas.
    no desenvolvimento 1 e 2, era possível perceber que você sabia mesmo escrever sobre o assunto, isso é muito bom!
    e na conclusão, achei que estava bem clara e coerente, fácil de ler.
    C1- 160
    C2- 200
    C3- 200
    C4- 200
    C5- 200
    Nota: 960, parabéns mesmo!!

    • 1
  3. Oii, boa noite!
    Desde já eu preciso dizer que eu amei a sua redação, muito bem estruturada e desenvolvida! Agora, vamos para os mínimos detalhes
    Introdução
    Pontos positivos: Boa introdução e abrangência, além de tese presente e sem ser invasiva. O decorrer da argumentação também está muito bom.
    Pontos negativos: A redação é escrita em 3° pessoa, ou seja, não se deve usar o pronome “nos”.
    Desenvolvimentos
    Pontos positivos: Espetacular relação de citações com os argumentos e tem propriedade ao falar do tema. Parabéns.
    Pontos negativos: Muito espaçamento. Erros de pontuação. Se possível, use crase quando for falar de certos acontecimentos, isso favorece ainda mais o seu texto
    Conclusão:
    Pontos positivos: Boa propostas e com ênfase em todo o problema retratado. Fantástico

    C1: 160
    C2: 180
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 200
    NF: 940

    • 1
  4. No primeiro parágrafo nota-se a vírgula empregada de forma incorreta bem como o acento circunflexo utilizado de maneira indevida no título. No desenvolvimento senti que suas ideias não foram explanadas de forma fundamentada, poderia ter explicado melhor as consequências acerca de priorizar o crescimento da economia ou a vida da população. Contudo, no último parágrafo você deixou claro seu posicionamento, trazendo uma solução ao problema apresentado.
    Tome cuidado com os erros de gramática pois foram muito recorrentes ao longo da dissertação.

    • 1
  5. Bom, primeiramente o título, não é obrigatório, mas está bem chamativo e interessante.
    sua tese está presente, mas de forma bem tímida, não muito desenvolvida.
    Os conectivos no começo e meio de texto estão muito bons.
    Na sua finalização do 1º parágrafo poderia ter citado algum dado ou notícia que comprovasse o empobrecimento da população.
    o 2º desenvolvimento ficou muito bem estruturado, e a última frase deixa o leitor pronto para a conclusão.
    A conclusão novamente bem estruturada, e boa finalização. A proposta não cumpre todos os requisitos para se responder bem sobre o assunto (O QUE, COMO, ONDE, PORQUE, QUEM).
    ademais, alguns erros gramaticais, boa estrutura do texto como um todo, bom repertório sociocultural, e evite ser vago nas citações.

    parabéns pelo texto!!!!!

    • 1
  6. Competência 1:180
    Competência 2:180
    Competência 3:200
    Competência 4:180
    Competência 5:200
    NOTA FINAL: 940
    *pequenos erros gramaticais
    *alguns momentos de falta de coesão (nada grave)
    * períodos longos
    * repertório coerente e diversificado
    *proposta de intervenção perfeita
    *relacionou muito bem a citação com o tema

    • 1
  7. C1: 200
    C2: 180
    C3: 180
    C4: 200
    C5: 200
    Pontos positivos: Ao usar a citação e relacioná-la ao texto, provou que vc sabe relacionar seus argumentos. Vc mostrou saber argumentar e tem propriedade ao falar do tema. Isso é ótimo.
    Pontos negativos: Notei o uso, em algumas partes do texto, de espaçamento demais. Também houve uma certa confusão em qual pontuação vc usaria nessa parte “economia, . Logo,”. Outra coisa foi usar o acento agudo em uma vogal separada onde se deveria usar a crase “á pandemia”

    • 1
  8. Boa tarde!

    Redação muito boa, parabéns!!!

    ======================================
    Em primeira análise, deve-se ressaltar as efetivas políticas públicas do Governo que não são eficazes em resolver essa chaga, bem como, fazem com que empresas distribuidoras de “aparelhagem” que não dispõem de restrição de idade para seus produtos, permanecem sem auditoria acerca desse ato criminoso. Nesse viés, é possível apontar às ideias do filósofo contratualista John Locke: “Configura-se como uma violação do Contrato Social, o fato do Estado não cumprir com suas funções”. Perante esse exposto, comparando-o com a realidade, é evidente o distúrbio social causado por essa problemática, que torna indubitável as mazelas nas ações do Poder Público.

    • 1
  9. Competência 1- 160
    Competência 2- 200
    Competência 3- 200
    Competência 4- 200
    Competência 5- 200
    Nota: 960
    |||||||||||||||||
    As prioridades na pandemia do Covid-19: salvar vidas ou a economia?

    A sociedade atual passa por um dos momentos mais dramáticos das últimas décadas: o surgimento do vírus Sars Covid-19, o qual deixou marcas na vida de muitos indivíduos. Nesse sentido, é válido destacar que mediante o rápido crescimento da pandemia, bem como, as suas inúmeras consequências, têm levado muitos a afirmarem que nos encontramos em um cenário de guerra. Esse realidade antagônica,[1] é fruto tanto dos impactos na economia quanto do priorizar a vida. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos a fim do pleno funcionamento da sociedade.
    —————————————————————————-
    [1]= retirar vírgula
    —————————————————————————-
    Em primeiro lugar, é necessário analisar as causas que emergem tal contexto. Nessa perspectiva, salienta-se que[1] desde o surgimento da pandemia, as principais medidas preventivas foram o isolamento social e a quarentena, cujo objetivo baseava-se em reduzir os níveis de infectados em meio [2]a sociedade. Segundo Adam Smith e David Ricardo – Teóricos da Escola Clássica[3], afirmam que a origem da riqueza é o trabalho. Entretanto, sabe-se que[4] devido aos grandes índices de contaminação, as pessoas estão afastadas de seus empregos, desenvolvendo consequências que inibem o crescimento da economia, sendo assim, não há produção de riqueza, não há renda e não há meios para movimentar a economia[5], . Logo, a prevalência desses fatores impulsionam impactos no sistema econômico, que por sua vez trará o empobrecimento global como o resultado.
    —————————————————————————-
    [1]= colocar vírgula
    [2]= crase
    [3]= fechar travessão (substitua pela vírgula) e retire o “afirmam”
    [4]= colocar vírgula
    [5]= erro de digitação
    —————————————————————————-
    Do mesmo modo, o priorizar a vida é visto como fator relevante de tal discussão. Segundo informações da OMS: a superlotação nas UTIs devido á pandemia já é fato nas maiores cidades do mundo. Assim, constata-se que[1] sem unidades de tratamento disponíveis, dezenas de milhares de pessoas morreram pela simples inexistência de um tratamento eficaz. Dessa maneira, é possível observar que essas características atuam em fluxos contínuos, favorecendo o surgimento de incertezas com dimensões cada vez maiores no meio social, [2]como por exemplo: o difícil acesso ao sistema de saúde. Desse modo, faz-se necessário que esse problema seja revertido.
    —————————————————————————-
    [1]= colocar vírgula
    [2]= ou use “como” ou “por exemplo”
    —————————————————————————-
    Dessarte, é evidente que a vida é indubitavelmente muito mais valiosa do que qualquer bem ou serviço. Portanto, é fundamental que o Estado desenvolva políticas de assistência social pública, por meio de verbas governamentais, cuja finalidade será amenizar a crise econômica. Ademais, é dever do Ministério da Saúde ampliar palestras informativas, através da redes sociais, acerca do necessário isolamento e seus efeitos na sociedade, com o objetivo reduzir as altas taxas de contaminação em meio [1]a população. Como efeito, será visível o pleno funcionamento do país.
    —————————————————————————-
    [1]= CRASE
    —————————————————————————-
    |||||||||||||||||
    * Diga, no D2, o porquê de ocorrer a superlotação das UTIs, na minha visão, é por causa do gerenciamento inadequado desse sistema, você pode discorrer algo diferente, mas o importante é falar sobre, digo isso, mas permiti esse erro na hora da avaliação

    • 1
  10. oie, tudo bem?
    vamos lá

    INTRODUÇÃO:
    A sociedade atual passa por um dos momentos mais dramáticos das últimas décadas: o surgimento do vírus Sars Covid-19, o qual deixou marcas na vida de muitos indivíduos. Nesse sentido, é válido destacar que mediante o rápido crescimento da pandemia, bem como, (1) as suas inúmeras consequências, têm (2) levado muitos a afirmarem que nos encontramos (3) em um cenário de guerra. Esse (4) realidade antagônica, (5) é fruto tanto dos impactos na economia quanto do priorizar a vida. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos a fim do (6) pleno funcionamento da sociedade.

    (1): retire a vírgula
    (2): “tem”, sem acento (o rápido crescimento é um sujeito no singular, portanto o “tem” é sem acento)
    (3): não use primeira pessoa do discurso
    (4): “essA”
    (5): retire a vírgula
    (6): a fim de (alcançar?) o pleno funcionamento

    D1:
    Em primeiro lugar, é necessário analisar as causas que emergem tal contexto. Nessa perspectiva, salienta-se que (1) desde o surgimento da pandemia, as principais medidas preventivas foram o isolamento social e a quarentena, cujo objetivo baseava-se em reduzir os níveis de infectados em meio a sociedade. Segundo Adam Smith e David Ricardo – Teóricos da Escola Clássica, afirmam (2) que a origem da riqueza é o trabalho. Entretanto, sabe-se que devido aos grandes índices de contaminação, as pessoas estão afastadas de seus empregos, desenvolvendo consequências que inibem o crescimento da economia, (3) sendo assim, não há produção de riqueza, não há renda e não há meios para movimentar a economia, . Logo, a prevalência desses fatores impulsionam impactos no sistema econômico, que (4) por sua vez (5) trará o empobrecimento global como o resultado.

    (1): adicione vírgula
    (2): retire o “afirmam que”, pois você já colocou o “Segundo” no início do período
    (3): retire a vírgula e coloque um ponto final
    (4) e (5): adicione vírgula

    D2:
    Do mesmo modo, o priorizar a vida é visto como fator relevante de tal discussão. Segundo informações da OMS: a superlotação nas UTIs devido á (1) pandemia já é fato nas maiores cidades do mundo. Assim, constata-se que (2) sem unidades de tratamento disponíveis, dezenas de milhares de pessoas morreram pela simples inexistência de um tratamento eficaz. Dessa maneira, é possível observar que essas características atuam em fluxos contínuos, favorecendo o surgimento de incertezas com dimensões cada vez maiores no meio social, como por exemplo: o difícil acesso ao sistema de saúde. Desse modo, faz-se necessário que esse problema seja revertido.

    (1): use crase no “à”, e não o acento agudo
    (2): coloque vírgula

    CONCLUSÃO:
    Dessarte, é evidente que a vida é indubitavelmente muito mais valiosa do que qualquer bem ou serviço. Portanto, é fundamental que o Estado desenvolva políticas de assistência social pública, por meio de verbas governamentais, cuja finalidade será amenizar a crise econômica (1). Ademais, é dever do Ministério da Saúde ampliar palestras informativas, através da redes sociais, acerca do necessário isolamento e seus efeitos na sociedade, com o objetivo reduzir as altas taxas de contaminação em meio a população. (2) Como efeito, será visível o pleno funcionamento do país.

    (1): primeira proposta
    – quem: ok
    – o que: ok
    – como: ok
    – finalidade: ok
    – detalhamento: ???

    (2): segunda proposta
    – quem: ok
    – o que: ok
    – como: ok
    – finalidade: ok
    – detalhamento: ok

    preste MUITA atenção à proposta: “através das redes sociais” é muito vago, tente aprofundar mais

    NOTA FINAL: 920
    c1: 120 (muitos errinhos de gramática)
    c2: 200
    c3: 200
    c4: 200
    c5: 200

    espero que tenha te ajudado,
    caso precise, me chama no insta (o link ta no meu perfil)

    • 1
  11. Em primeira análise, deve-se ressaltar as efetivas políticas públicas do Governo que não são eficazes em resolver essa chaga, bem como, fazem com que empresas distribuidoras de “aparelhagem” que não dispõem de restrição de idade para seus produtos, permanecem sem auditoria acerca desse ato criminoso. Nesse viés, é possível apontar às ideias do filósofo contratualista John Locke: “Configura-se como uma violação do Contrato Social, o fato do Estado não cumprir com suas funções”. Perante esse exposto, comparando-o com a realidade, é evidente o distúrbio social causado por essa problemática, que torna indubitável as mazelas nas ações do Poder Público.

    • 0
  12. Um bom tema e ótima argumentação, as palavras foram bem colocadas no texto, parabéns.
    ———————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————–

    • 0
  13. Você começou bem, essa redação ficaria com 940…..
    Competência 1: 180
    Competência 2: 200
    Competência 3: 160
    Competência 4: 200
    Competência 5: 200

    Achei muito boa sua introdução, você começou descrevendo…
    No desenvolvimento também foi muito boa, pois teve seus argumentos e maneiras de combater…
    Na conclusão você foi maravilhosa também!!!!!

    • 0
  14. Achei maravilhosohhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhbbbbbbbbbbbbbbbgggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggdddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuufffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffgggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaawwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwmaravilhosozzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    • 0
  15. Então sou iniciante em corrigir redações. A sua tem bons argumentos ,alem de deixar claro seu ponto de vista . Pelo que percebi , foi bem direto cim relação ao tema,sem enrolação ou sem deixar claro o seu posicionamento perante a problemática. Também gostei da citação que você trousse no desenvolvimento, enriquecendo o texto.

    • 0
  16. Oii, muito boa sua redação.
    —————————————-

    O Uso de Ministérios do Governo é muito bom para as propostas.
    Sua introdução está ótima.
    ————————————————————————-

    Estou iniciando ainda, não sou muito boa!
    ——————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————–

    • 0
  17. As prioridades na pandemia do Covid-19: salvar vidas ou a econômia?
    3
    A sociedade atual passa por um dos momentos mais dramáticos das últimas décadas: o surgimento do vírus Sars Covid-19, o qual deixou marcas na vida de muitos indivíduos. Nesse sentido, é válido destacar que mediante o rápido crescimento da pandemia, bem como, as suas inúmeras consequências, têm levado muitos a afirmarem que nos encontramos em um cenário de guerra. Esse realidade antagônica, é fruto tanto dos impactos na economia quanto do priorizar a vida. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos a fim do pleno funcionamento da sociedade.

    Em primeiro lugar, é necessário analisar as causas que emergem tal contexto. Nessa perspectiva, salienta-se que desde o surgimento da pandemia, as principais medidas preventivas foram o isolamento social e a quarentena, cujo objetivo baseava-se em reduzir os níveis de infectados em meio a sociedade. Segundo Adam Smith e David Ricardo – Teóricos da Escola Clássica, afirmam que a origem da riqueza é o trabalho. Entretanto, sabe-se que devido aos grandes índices de contaminação, as pessoas estão afastadas de seus empregos, desenvolvendo consequências que inibem o crescimento da economia, sendo assim, não há produção de riqueza, não há renda e não há meios para movimentar a economia, . Logo, a prevalência desses fatores impulsionam impactos no sistema econômico, que por sua vez trará o empobrecimento global como o resultado.

    Do mesmo modo, o priorizar a vida é visto como fator relevante de tal discussão. Segundo informações da OMS: a superlotação nas UTIs devido á pandemia já é fato nas maiores cidades do mundo. Assim, constata-se que sem unidades de tratamento disponíveis, dezenas de milhares de pessoas morreram pela simples inexistência de um tratamento eficaz. Dessa maneira, é possível observar que essas características atuam em fluxos contínuos, favorecendo o surgimento de incertezas com dimensões cada vez maiores no meio social, como por exemplo: o difícil acesso ao sistema de saúde. Desse modo, faz-se necessário que esse problema seja revertido.

    Dessarte, é evidente que a vida é indubitavelmente muito mais valiosa do que qualquer bem ou serviço. Portanto, é fundamental que o Estado desenvolva políticas de assistência social pública, por meio de verbas governamentais, cuja finalidade será amenizar a crise econômica. Ademais, é dever do Ministério da Saúde ampliar palestras informativas, através da redes sociais, acerca do necessário isolamento e seus efeitos na sociedade, com o objetivo reduzir as altas taxas de contaminação em meio a população. Como efeito, será visível o pleno funcionamento do país.

    oii, sou iniciante! Por esse motivo, não sei muito corrigir redação
    Sua redação está ótima, parabéns
    Sua introdução está muito boa
    sua tese está presente, mas de forma bem tímida, não muito desenvolvida.
    Tomar cuidado nos acentos e pontuação

    • 0
  18. Em primeira análise, deve-se ressaltar as efetivas políticas públicas do Governo que não são eficazes em resolver essa chaga, bem como, fazem com que empresas distribuidoras de “aparelhagem” que não dispõem de restrição de idade para seus produtos, permanecem sem auditoria acerca desse ato criminoso. Nesse viés, é possível apontar às ideias do filósofo contratualista John Locke: “Configura-se como uma violação do Contrato Social, o fato do Estado não cumprir com suas funções”. Perante esse exposto, comparando-o com a realidade, é evidente o distúrbio social causado por essa problemática, que torna indubitável as mazelas nas ações do Poder Público.

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.