As dificuldades da visibilidade feminina no futebol brasileiro são consequências de uma problemática histórica, em decorrência da sociedade patriarcal e do machismo. Mesmo que a participação feminina tenha aumentado nas últimas décadas, fica evidente que ainda não é dado o devido incentivo à inclusão da mulher nesse meio. Nesse sentido, é evidente que devido a sociedade machista, o futebol foi idealizado como esporte para homens, logo, associando essa idealização com a falta de interesse do público em assistir aos jogos femininos e a ausência de mídia, pode-se pontuar as principais causas da falta de visibilidade da mulher no futebol. Por consequência, haverá uma diferença salarial entre um jogador masculino e feminino.
A princípio, é relevante mencionar o filme “Ela é o cara” no qual narra a história de uma menina que joga futebol no time feminino da sua escola, mas descobre que a equipe será fechada, logo, recorre ao técnico para se juntar à equipe masculina, mas o preconceito enraizado não permite, sendo necessário que ela se vista de menino para poder jogar. Fora da ficção, o ocorrido no filme não é muito diferente da realidade brasileira, visto que a sociedade construiu estereótipos: “futebol é esporte de menino”, e a mulher encontra-se tentando extinguir de vez essa idealização. Além do mais, a participação efetiva das mulheres no futebol foi a partir de 1983 e esse atraso contribuiu também para a dificuldade da visibilidade feminina no futebol.
Outrossim, é fundamental destacar como a ausência das mídias e o desinteresse da população podem ocasionar as diferenças salariais no futebol. Dessa forma, vale pontuar que as mulheres apresentam uma baixa cobertura midiática, quando o assunto é futebol acarretando na desvalorização da mulher nesse esporte. Ademais, é importante citar a Copa Mundial Masculina que é financiada pelo valor de 400 milhões de dólares, enquanto o campeonato feminino recebe apenas 30 milhões, isso é consequência da falta de interesse das pessoas em assistir aos jogos femininos. Logo, é notório que a desigualdade salarial está diretamente relacionada a ausência de interesse da população em divulgar e assistir aos jogos femininos.
Portanto, é de grande importância que a Mídia: veículo de comunicação social, proporcione um maior destaque do futebol feminino nas redes sociais – facebook, instagram, twitter – por meio de publicações pagas (pelas empresas que patrocinam as atletas), dessa forma, quando um indivíduo estiver em algum aplicativo, as fotos irão aparecer como anúncio, com a finalidade de proporcionar um maior reconhecimento das mulheres no futebol. Além disso, é essencial que as emissoras -Globo, Sbt, Band- busquem transmitir com uma maior frequência os jogos femininos, por meio de investimentos dos patrocinadores, a fim de promover o futebol feminino, e por consequência desenvolver interesse nos indivíduos em assistir aos campeonatos.
Irisgrasi
Que redação!! Um ponto que queria ressaltar: achei a redação bem grande, mas é algo fazer de consertar………………………………………………………………………….. Você um domínio muito bom da língua portuguesa, tenho certeza que vai arrasar no Enem. Parabéns!!……………………………………………………………………………………………..Nota: 950
Isabelleduva
Bom domínio da Língua Portuguesa, forma culta. Só achei a redação muito grande, pois é no máximo 30 linhas…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..Mas está ótima, só precisar organiza-la de um modo que caiba em 30 linhas……………………………………………………………………………………………………………………………………..
As dificuldades da visibilidade feminina no futebol brasileiro são consequências de uma problemática HISTÓRIA, em decorrência da sociedade patriarcal e do machismo. Mesmo que a participação feminina tenha aumentado nas últimas décadas, fica evidente que ainda não é dado o devido incentivo à inclusão da mulher nesse meio. Nesse sentido, é evidente que, devido a sociedade machista (PALAVRA REPETIDA: SUBSTITUIR), o futebol foi idealizado como UM esporte para homens. LOGO PODEMOS ASSOCIAR essa idealização com a falta de interesse do público em assistir aos jogos femininos e a ausência de DIVULGAÇÃO, pode-se pontuar as principais causas da falta de visibilidade da mulher no futebol. Por consequência, HÁ uma diferença salarial entre um jogador masculino e feminino.
A princípio, é relevante mencionar o filme “Ela é o cara” , O qual narra a história de uma menina que joga futebol no time feminino da sua escola, mas descobre que a equipe será fechada. ASSIM, recorre ao técnico para se juntar à equipe masculina, mas o preconceito enraizado não permite, sendo necessário que ela se vista de menino para poder jogar. Fora da ficção, o ocorrido no filme não é muito diferente da realidade brasileira, visto que a sociedade construiu estereótipos, e a mulher encontra-se tentando extinguir de vez essa idealização. Além do mais, a participação efetiva das mulheres no futebol OCORREU a partir de 1983, e esse atraso contribuiu também para a dificuldade da visibilidade feminina no futebol.
Outrossim, é fundamental destacar como a ausência das mídias e o desinteresse da população podem ocasionar as diferenças salariais no futebol. Dessa forma, vale pontuar que as mulheres apresentam uma baixa cobertura midiática quando o assunto é futebol, acarretando na desvalorização da mulher NO esporte. Ademais, é importante citar a Copa Mundial Masculina, que é GERALMENTE financiada pelo valor de 400 milhões de dólares, enquanto o campeonato feminino recebe apenas 30 milhões. A DESIGUALDADE É, NOVAMENTE, consequência da falta de interesse das pessoas em assistir aos jogos femininos. Logo, é notório que a desigualdade salarial está diretamente relacionada À ausência de interesse da população em divulgar e assistir aos jogos femininos.
Portanto, é de grande importância que a Mídia, UM veículo de comunicação social, proporcione um maior destaque do futebol feminino nas redes sociais ( COMO Facebook, Instagram, Twitter) por meio de publicações FINANCIADAS pelas empresas que patrocinam as atletas. Dessa forma, quando um indivíduo estiver em algum aplicativo, as fotos irão aparecer como anúncio, com a finalidade de proporcionar um maior reconhecimento das mulheres no futebol. Além disso, é essencial que as emissoras DE TV -Globo, Sbt, Band- busquem transmitir com uma maior frequência os jogos femininos, por meio de investimentos dos patrocinadores, a fim de promover o futebol feminino, e por consequência desenvolver interesse nos indivíduos em assistir aos campeonatos.