A Constituição Federal Brasileira de 1988 garante uma educação de qualidade a todo cidadão. Entretanto, a atual situação da educação nos presídios brasileiros no século XXI se opõe a essa garantia legislativa. Diante disso, em virtude de uma insuficiência de medidas governamentais e do silenciamento, surge um grave problema que precisa ser revertido.
Primeiramente é preciso ressaltar que a falta de medidas governamentais é um fator agravante do problema. No artigo 5 da Constituição Federal do Brasil é assegurado que todos os cidadãos são iguais perante a lei. Todavia, a falta de incentivo e programas educacionais de qualidade direcionados aos presídios brasileiros demonstram a falta de prioridade governamental em favor do crescimento acadêmico desse setor social, o que colabora com as superlotações dos presídios, considerando que o crescimento do prisioneiro não é tido como proprietário, dificultando assim o seu desenvolvimento mental e retrocedendo o seu processo de retorno a sociedade.
Ademais, é importante salientar que o silenciamento é um contribuinte dos problemas de educação nos presídios brasileiros no século XXI. Segundo Foucault, o silenciamento existe para que estruturas de poder sejam mantidas. A partir disso, verifica -se que há pouco debate em torno da qualidade de educação dentro do sistema carcerário brasileiro para que o sistema de presídios seja mantido. No cárcere os prisioneiros são utilizados como mão de obra puramente física , além de que existem parceiras de empresas privadas com os presididos brasileiros em favor de obtenção de lucro, com isso, não interesse do Estado em educar o seu prisioneiros porque o sistema carcerário brasileiro trás lucros e benefícios.
Portanto, necessita-se de uma mudança de cenário. O Ministério da Educação juntamente com o Estado devem promover programas educacionais de qualidade, com a participação de professores especializados , por meio de cursos de educação básica e de graduação, a fim de gerar oportunidades de desenvolvimento acadêmico e social para esse setor.
Sarahbeatriz171
Oiee, tudo bem?
Lembrando que não sou sou especialista, só uma estudante.
De forma geral o seu texto ficou muito bom, mas vamos analisar.
Introdução:
– Estrutura ok
– observei contextualização, tese e os seus 2 argumentos.
– Uma dica: sempre coloque o tema da redação por completo logo na introdução.
D1 (insuficiência de medidas governamentais)
– Tópico frasal Ok
– repertório( simples e direto) ok
– Excelente argumentação.
– Só senti falta de um período para o fechamento crítico do texto, ele é essencial para o texto não ser expositivo.
D2 (Silenciamento)
– Vc possui pouquíssimos erros gramaticais, algo bom.
– A mesma coisa do D1, senti falta do período do fechamento crítico do texto.
– Sempre faça o seu Desenvolvimento com 4 períodos. São eles: tópico frasal, repertório, argumentação com base no repertório e fechamento crítico do texto. Lembre-se de separa-los com o (.)
Conclusão:
– 5 elementos incompletos.
– Faltou o detalhamento da sua ação ou modo/meio
-Sempre termine o texto retomando algum repertório que vc citou.
Nota:
C1=180
C2=200
C3=160
C4=200
C5=160
900 (não sou corretora, por isso essa nota pode ser mais alta ou mais baixa)
Espero ter ajudado!!💕