Aprisionados na ignorância

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A Constituição Federal Brasileira de 1988 garante uma educação de qualidade a todo cidadão. Entretanto, a atual situação da educação nos presídios brasileiros no século XXI se opõe a essa garantia legislativa. Diante disso, em virtude de uma insuficiência de medidas governamentais e do silenciamento, surge um grave problema que precisa ser revertido.

Primeiramente é preciso ressaltar que a falta de medidas governamentais é um fator agravante do problema. No artigo 5 da Constituição Federal do Brasil é assegurado que todos os cidadãos são iguais perante a lei. Todavia, a falta de incentivo e programas educacionais de qualidade direcionados aos presídios brasileiros demonstram a falta de prioridade governamental em favor do crescimento acadêmico desse setor social, o que colabora com as superlotações dos presídios, considerando que o crescimento  do prisioneiro não é tido como proprietário, dificultando assim o seu desenvolvimento mental e retrocedendo o seu processo de retorno a sociedade.

Ademais, é importante salientar que o silenciamento é um contribuinte dos problemas de educação nos presídios brasileiros no século XXI. Segundo Foucault, o silenciamento existe para que estruturas de poder sejam mantidas. A partir disso, verifica -se que há pouco debate em torno da qualidade de educação dentro do sistema carcerário brasileiro para que o sistema de presídios seja mantido. No cárcere os prisioneiros são utilizados como mão de obra puramente física , além de que existem parceiras de empresas privadas com os presididos brasileiros em favor de obtenção de lucro, com isso, não interesse do Estado em educar o seu prisioneiros porque o sistema carcerário brasileiro trás lucros e benefícios.

Portanto, necessita-se de uma mudança de cenário. O Ministério da Educação juntamente com o Estado devem promover programas educacionais de qualidade, com a participação de professores especializados , por meio de cursos de educação básica e de graduação, a fim de gerar oportunidades de desenvolvimento acadêmico e social para esse setor.

 

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1 Correção

  1. Oiee, tudo bem?
    Lembrando que não sou sou especialista, só uma estudante.
    De forma geral o seu texto ficou muito bom, mas vamos analisar.

    Introdução:
    – Estrutura ok
    – observei contextualização, tese e os seus 2 argumentos.
    – Uma dica: sempre coloque o tema da redação por completo logo na introdução.

    D1 (insuficiência de medidas governamentais)
    – Tópico frasal Ok
    – repertório( simples e direto) ok
    – Excelente argumentação.
    – Só senti falta de um período para o fechamento crítico do texto, ele é essencial para o texto não ser expositivo.

    D2 (Silenciamento)
    – Vc possui pouquíssimos erros gramaticais, algo bom.
    – A mesma coisa do D1, senti falta do período do fechamento crítico do texto.
    – Sempre faça o seu Desenvolvimento com 4 períodos. São eles: tópico frasal, repertório, argumentação com base no repertório e fechamento crítico do texto. Lembre-se de separa-los com o (.)

    Conclusão:
    – 5 elementos incompletos.
    – Faltou o detalhamento da sua ação ou modo/meio
    -Sempre termine o texto retomando algum repertório que vc citou.

    Nota:
    C1=180
    C2=200
    C3=160
    C4=200
    C5=160
    900 (não sou corretora, por isso essa nota pode ser mais alta ou mais baixa)

    Espero ter ajudado!!💕

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