A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 23, o direito aos meios de acesso à tecnologia como inerente a todo cidadão brasileiro. No entanto, o analfabetismo digital impossibilita que parcela da população desfrute desse direito universal na prática. Diante dessa perspectiva, é necessário analisarmos os fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve- se destacar a ausência de medidas governamentais como um dos complicadores da analfabetização no meio digital. Nesse sentido, segundo o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser articulada pelos homens a fim de alcançar o equilíbrio social, porém, o analfabetismo na esfera digital rompe essa harmonia. Devido à falta de atuações das autoridades o país apresenta uma grande diferença socioeconômica entre as pessoas, consequentemente, muitas pessoas não têm acesso a Internet, pois este recurso exige investimentos e infraestruturas muito caras para as regiões menos desenvolvidas economicamente. Desse modo, torna-se indispensável a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Ademais, é fundamental apontar a falta de competências digitais como impulsionador de tal impasse no Brasil, pois isto impede o manejo da tecnologia. Por conseguinte, temos a exclusão digital que por sua vez pode ocasionar isolamento social, uma barreira ao estudo e ao conhecimento e a delimitação as opções de encontrar um trabalho. Logo, é inaceitável que esse cenário continue a perdurar.
Percebe-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é essencial que o Ministério da Educação, por meio de salas de informática, inclua mecanismos de acesso à tecnologia nas escolas públicas, para que mais pessoas possam ter suporte e instruções de utilização, com isso será possível alcançar uma inclusão equânime ao setor digital. Com tais implementações, o problema poderá ser uma mazela passada na História brasileira.
Júlia Martins da Silva
Sua redação está muito boa, porém, sua tese não ficou clara..
Os parágrafos estão desproporcionais, tente deixar eles com a mesma quantidade de linhas..
E faltou detalhamento na conclusão..
Achei que o seu repertório sociocultural está ótimo, assim como a argumentação..
Você escreve brilhantemente bem..
Parabéns!!!
Shara Karoline
Oii! Eu gostei bastante da sua redação, porém tenho alguns pontos para destacar e algumas dicas para te dar. No primeiro parágrafo eu achei que você poderia ter deixado a sua tese mais clara, para que o leitor saiba qual é a sua opinião, porque está muito superficial. Ademais, tudo está correto ao meu ver. Parabéns!!