Adolescência e o despertar para o exercício da cidadania.

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<span;>   A palavra cidadania vem do latim “civitas, que quer dizer cidade, essa foi usada na Roma Antiga para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essas pessoas tinha ou podisa exercer. No entanto, infelizmente no Brasil, a pesar dos avanços, o número de jovens que participam efetivamente das questões sociais e conhece seus direitos e deveres,  ainda é muito pequeno. Isso decorre, tanto pela de oportunidades que possibilitem obter conhecimento no assunto, quanto pela descrença dos adolescente na política brasileira. <span;>Sendo assim, é notório a importância da discussão da temática com o intuito de reverter esse panorama.
<span;>   Em uma primeira perspectiva, é importância destacar a desigualdade social como uma das principais causas desse problema. Segundo Nelson Mandela, “<span;>A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”, assim <span;>, aqueles que possuem mais  condições financeiras acabam  tendo acesso à educação e oportunidade melhores , possibilitando ,desse modo, o conhecimento sobre os direitos de um cidadão e como esse pode e deve contribuir para uma sociedade melhor. No entanto, essa é uma realidade apenas de uma minoria da sociedade, onde o restante da população são excluída de intervir pelos seus direitos.
<span;>   Além disso,de acordo com<span;> dados do TSE em 2018, os jovens de 16 e 17 anos representavam apenas 0,95% do eleitorado brasileiro. Isso acontece , principalmente, pelos recentes casos de corrupção,  que faz com que os jovens desacreditem cada vez mais  na política e nos políticos do país. Esse é um dado preocupante, já que, se esse panorama não for mudado, coloca em risco a política do país, tendo em vista , que são esses adolescentes que irão ocupar os cargos políticos no futuro.
<span;>   Por fim, diante dos desafios mencionados, é necessária a ação <span;>conjunta do Estado e da sociedade para mitigá-los. Urge, portanto, que o Ministério da educação ofereça aulas extras opcionais de educação política, através de um mini curso gratuito  disponibilizados nas escolas de ensino médio do país, ja que esse é o público alvo, com intuito de promover o conhecimento sobre os direitos e deveres de um cidadão e de enfatizar a importância da participação efetiva na sociedade, além de despertar o interesse profissional político. <span;>Assim, observar-se-ia uma população  mais informada e mais participativa na sociedade.</span;></span;></span;></span;></span;></span;></span;></span;></span;></span;>

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1 Correção

  1. HELLO ^_^

    PARABÉNS PELA REDAÇÃO.

    *Percebi que você domina bem a norma padrão da língua portuguesa.
    * Consegui identificar a sua tese.
    * Usou correto os conectivos.
    * Percebi coerência nos seus parágrafos, pois os mesmo se ligam com as ideias expostas.
    *Argumentação ( parágrafos do desenvolvimento) , achei bem estruturado. Encontrei a presença de argumentação. ISSO CONTA MUITOS PONTOS.
    > CUIDADO, SOMENTE COM O TAMANHO DOS PARÁGRAFOS.

    Relação dos parágrafos.
    – INTRODUÇÃO: correto é conter de 5 á 6 linhas.
    – DESENVOLVIMENTOS: 7 Á 8 LINHAS ( CADA) .
    -CONCLUSÃO: 7 LINHAS. ( DEPENDENDO DO TAMANHO DE SUA LETRA ) .

    * CONCLUSÃO: Respeitou os direitos humanos, expões uma proposta boa.

    SEGUE ABAIXO A CORREÇÃO MEDIANTE AS COMPETÊNCIAS DO ENEM;
    # Competência I :160
    # Competência II :200
    # Competência III: 180
    #Competência IV: 180
    # Competência V: 200

    NO MAIS, ESTÁ ÓTIMA A SUA REDAÇÃO!

    CONTINUE PRATICANDO, MUITO SUCESSO :^)

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