<span;> A palavra cidadania vem do latim “civitas, que quer dizer cidade, essa foi usada na Roma Antiga para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essas pessoas tinha ou podisa exercer. No entanto, infelizmente no Brasil, a pesar dos avanços, o número de jovens que participam efetivamente das questões sociais e conhece seus direitos e deveres, ainda é muito pequeno. Isso decorre, tanto pela de oportunidades que possibilitem obter conhecimento no assunto, quanto pela descrença dos adolescente na política brasileira. <span;>Sendo assim, é notório a importância da discussão da temática com o intuito de reverter esse panorama.
<span;> Em uma primeira perspectiva, é importância destacar a desigualdade social como uma das principais causas desse problema. Segundo Nelson Mandela, “<span;>A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”, assim <span;>, aqueles que possuem mais condições financeiras acabam tendo acesso à educação e oportunidade melhores , possibilitando ,desse modo, o conhecimento sobre os direitos de um cidadão e como esse pode e deve contribuir para uma sociedade melhor. No entanto, essa é uma realidade apenas de uma minoria da sociedade, onde o restante da população são excluída de intervir pelos seus direitos.
<span;> Além disso,de acordo com<span;> dados do TSE em 2018, os jovens de 16 e 17 anos representavam apenas 0,95% do eleitorado brasileiro. Isso acontece , principalmente, pelos recentes casos de corrupção, que faz com que os jovens desacreditem cada vez mais na política e nos políticos do país. Esse é um dado preocupante, já que, se esse panorama não for mudado, coloca em risco a política do país, tendo em vista , que são esses adolescentes que irão ocupar os cargos políticos no futuro.
<span;> Por fim, diante dos desafios mencionados, é necessária a ação <span;>conjunta do Estado e da sociedade para mitigá-los. Urge, portanto, que o Ministério da educação ofereça aulas extras opcionais de educação política, através de um mini curso gratuito disponibilizados nas escolas de ensino médio do país, ja que esse é o público alvo, com intuito de promover o conhecimento sobre os direitos e deveres de um cidadão e de enfatizar a importância da participação efetiva na sociedade, além de despertar o interesse profissional político. <span;>Assim, observar-se-ia uma população mais informada e mais participativa na sociedade.</span;></span;></span;></span;></span;></span;></span;></span;></span;></span;>
Adolescência e o despertar para o exercício da cidadania.
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ANGELMUSIC
HELLO ^_^
PARABÉNS PELA REDAÇÃO.
*Percebi que você domina bem a norma padrão da língua portuguesa.
* Consegui identificar a sua tese.
* Usou correto os conectivos.
* Percebi coerência nos seus parágrafos, pois os mesmo se ligam com as ideias expostas.
*Argumentação ( parágrafos do desenvolvimento) , achei bem estruturado. Encontrei a presença de argumentação. ISSO CONTA MUITOS PONTOS.
> CUIDADO, SOMENTE COM O TAMANHO DOS PARÁGRAFOS.
Relação dos parágrafos.
– INTRODUÇÃO: correto é conter de 5 á 6 linhas.
– DESENVOLVIMENTOS: 7 Á 8 LINHAS ( CADA) .
-CONCLUSÃO: 7 LINHAS. ( DEPENDENDO DO TAMANHO DE SUA LETRA ) .
* CONCLUSÃO: Respeitou os direitos humanos, expões uma proposta boa.
SEGUE ABAIXO A CORREÇÃO MEDIANTE AS COMPETÊNCIAS DO ENEM;
# Competência I :160
# Competência II :200
# Competência III: 180
#Competência IV: 180
# Competência V: 200
NO MAIS, ESTÁ ÓTIMA A SUA REDAÇÃO!
CONTINUE PRATICANDO, MUITO SUCESSO :^)