Mestre

A responsabilidade das empresas e dos consumidores para a manutenção da sustentabilidade.

  • 1

Tema: “A sustentabilidade e a imagem das empresas junto aos consumidores ”

“Nunca conheci alguém tão velho que não acreditasse que depois de um dia haveria outro”. Essa frase do filósofo Sêneca relaciona-se, amiudamente, com a preocupação de garantir um futuro seguro. Em vista disso, numa época de tanta produção e consumo, é de extrema importância que empresas e consumidores contribuam para a manutenção da sustentabilidade e do meio ambiente.

Em primeira análise, entendendo que uma empresa sustentável é aquela que polui pouco ou nada, deve-se salientar que a ação de agências fiscalizadoras e regulamentadoras, como a Anvisa, é imprescindível para que as empresas sustentáveis ganhem destaque. Nesse sentido, bonificações como créditos de carbono – certificados ganhos a cada tonelada de carbono retirada da atmosfera -, exercem um importante papel nesse cenário, favorecendo um mercado disputado e limpo que beneficia a sustentabilidade.

Ademais, é igualmente preciso ressaltar que os consumidores também exercem um papel crucial na redução da poluição. Segundo dados da PNRS, cada brasileiro produz cerca de mais de 1kg de lixo por dia e grande parte desse lixo é descartado inadequadamente. A consequência direta disso é um meio ambiente poluído e cada vez mais impróprio para se viver. Logo, é inadmissível que essa realidade perdure.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é mister que as agências de fiscalização sanitária intensifiquem as penas para empresas que agridem o meio ambiente e reconheçam as que minimizam a poluição. Ademais, os consumidores devem se conscientizar, através do conhecimento das consequências de seus maus hábitos, sobre a sustentabilidade. Dessa forma, se consolidará uma sociedade preocupada com o futuro, de acordo com o que Sêneca abordou.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi, espero que vocÊ esteja bem. Como não sei se vocÊ quer esta correção e formato ENEM, irei corrigi-la normalmente, por parágrafo.

    Introdução: A citação que vocÊ mencionou está escrita de forma errada. Os seus argumentos ficaram claros, no entanto imagino que daria para desenvolver um pouco mais a introdução, trabalha-la mais. Mas em sumo está boa. Obs.: imagino que tenha sido somente falta de atenção, mas escreve-se “amiudadamente”.

    Desenvolvimento 1 e 2: eu achei ambos bons. Pois, são desenvolvimentos que desenrolaram os devidos argumentos, apresentou orgãos e pesquisas -que é algo que enriquece a redação-, e ficou “limpa” (havendo somente o necessário para compreender as finalidades do autor) algo que particulamente eu acho ótimo para uma breve compreensão.

    Conclusão: em minha opnião está ótima; apresenta as soluções para os problemas realçados.

    Toda a redação demonstra o conhecimento gramatical da língua portuguesa que o autor possui, no entanto, sabe-se que uma das regras da estrutura da redação dissertativa-argumentativa é que deve-se ter no mínimo 20 linhas, no máximo 30. *a sua redação está com 18 linhas no total, apenas.

    Nota: gostei bastante da sua redação. Desejo chuvas de bÊncãos da parte de Deus em sua vida, até mais. ;)

    • 1
  2. INTRODUÇÃO: “Nunca conheci alguém tão velho que não acreditasse que depois de um dia haveria outro”. Essa frase do filósofo Sêneca relaciona-se, amiudamente, com a preocupação de garantir um futuro seguro. Em vista disso, numa época de tanta produção e consumo, é de extrema importância que empresas e consumidores contribuam para a manutenção da sustentabilidade e do meio ambiente.
    CORREÇÃO: “Amiudadamente”
    -Bom repertório, porém, faltou somente as causas para qual o problema ainda persiste.
    Ex: Em vista disso, numa época de tanta produção e consumo, é de extrema importância que empresas e consumidores contribuam para a manutenção da sustentabilidade e do meio ambiente. INCLUIR Entretanto, tal fato não acontece devido ao problema 1 e ao problema 2. (esses problemas deverão ser discutidos no desenvolvimento.)

    DESENVOLVIMENTO: Em primeira análise, entendendo que uma empresa sustentável é aquela que polui pouco ou nada, deve-se salientar que a ação de agências fiscalizadoras e regulamentadoras, como a Anvisa, é imprescindível para que as empresas sustentáveis ganhem destaque. Nesse sentido, bonificações como créditos de carbono – certificados ganhos a cada tonelada de carbono retirada da atmosfera -, exercem um importante papel nesse cenário, favorecendo um mercado disputado e limpo que beneficia a sustentabilidade.
    CORREÇÃO: Bom argumento e boa escrito. Trouxe repertório e agentes, o que enriquece o argumento, muito bom!
    Precisa-se problematizar mais a questão no âmbito do tema. Ex: o que a falta de empresas sustentáveis causa? e a má bonificação dessas?

    DESENVOLVIMENTO 2: “Ademais, é igualmente preciso ressaltar que os consumidores também exercem um papel crucial na redução da poluição. Segundo dados da PNRS, cada brasileiro produz cerca de mais de 1kg de lixo por dia e grande parte desse lixo é descartado inadequadamente. A consequência direta disso é um meio ambiente poluído e cada vez mais impróprio para se viver. Logo, é inadmissível que essa realidade perdure.”
    CORREÇÂO: Bos escrita e coesão textual. Porém, é necessário trazer o nome, por inteiro, de instituições citadas a PNRS
    (Política Nacional de Resíduos Sólido). Concluiu o parágrafo e justificou as causas, mesmo que de maneira pouco complexo.Bom!

    CONCLUSÃO: “Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é mister que as agências de fiscalização sanitária intensifiquem as penas para empresas que agridem o meio ambiente e reconheçam as que minimizam a poluição. Ademais, os consumidores devem se conscientizar, através do conhecimento das consequências de seus maus hábitos, sobre a sustentabilidade. Dessa forma, se consolidará uma sociedade preocupada com o futuro, de acordo com o que Sêneca abordou.”
    CORREÇÃO: o primeiro período está ótimo, pois trás o agente, o efeito, o meio e a consequência.
    O segundo período peca um pouco quanto a meio, quem deve trazer a conscientização dos consumidores? Como isso deve ser feito? quem será o agente? Preste atenção nesses quesitos.

    No geral, sua redação está muito boa quanto à linguagem e coesão, concentre-se em argumentar de forma mais complexa e trazer o repertorio e as causas usadas na introdução do texto. Além disso, evite fazer textos com menos de 20 linhas, que o mínimo, segundo as normas do ENEM, mas creio que melhorando os outros quesitos você realizara tal com maestria.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.