A Constituição Federal de 1988, garante a todo indivíduo o direito à segurança, moradia e educação. Conquanto, o analfabetismo vêm crescendo de forma alarmante no Brasil. Nesse sentido, convém analisarmos as principais causa, consequências e possível solução para está problemática.
Em primeiro lugar, uma das principais causas da evasão escolar, é a gravidez na adolescência. De acordo com o Portal G1 de notícias, no Brasil 75% das adolescentes que têm filhos estão fora da escola. Assim, é inaceitável que em um país democrático, o estado não garanta que todos os jovens consiga ter a formação básica de ensino.
Em segundo lugar, como consequência da analfabetização temos os altos índices de desemprego. De acordo com a Revista Época, enquanto homens alfabetizados registram 71% de probabilidade de ter um emprego formal, para os analfabetos esse percentual cai para 45%. Desse modo, a negligência do estado em investir minimamente em uma educação de qualidade tem se refletido no crescimento das taxas de desemprego nos últimos anos.
Portanto, o analfabetismo ainda é um problema persistente na sociedade. Em suma, é dever do Ministério da Educação investir em programas de ensino supletivos e conscientizar os alunos sobre a importância da formação escolar, por meio de materias didáticos voltados ao público que não concluiu a educação básica e propagandas televisivas que visem a importância da formação colegial, com o fito de diminuir o analfabetismo. Logo, a prescrição da Constituição Federal que garante educação a todos sairá da teoria e se tornará prática.
Falem notas pf :)
MaxwellMax
Boa tarde Iza! 900 PONTOS
Não sou um expert em correção de redação, mas, espero que minhas observações de alguma maneira possam ajudar. Lendo sua redação percebi que você domina bem algumas temáticas e isso é bom, pesquise mais sobre outras temáticas, seus textos tendem a melhorar e enriquecer cada vez mais.
Já de início vou te dar uma dica muito importante. Procure criar títulos mais chamativos, um título chamativo sem dúvidas faz a pessoa que for ler sua redação, lê-la com um olhar bem diferente.
Sua introdução tem o lado positivo em ser bem direta, mas, eu achei que a sua tese não ficou muito clara, eu entendi sua ideia, mas, tenho que lembra-la que por mais que o corretor da sua redação no Enem entenda sua ideia, ele terá que tirar pontos pois ela não ficou tão clara. Tome cuidado em situações como essas:
“…Nesse sentido, convém analisarmos…”
Ao escrever “analisarmos”, você está se incluido juntamente com seus leitores, lembre-se que no texto dissertativo argumentativo você não pode dar sua opinião e nem se incluir na situação.
A primeira parte do desenvolvimento ficou muito boa, nessa parte você poderia ter incluído tudo em uma única frase:
“Em primeiro lugar, uma das principais causas da evasão escolar, é a gravidez na adolescência. De acordo com o Portal G1 de notícias, no Brasil 75% das adolescentes que têm filhos estão fora da escola”
Poderia ser assim:
(Em primeiro lugar, uma das principais causas da evasão escolar, é a gravidez na adolescência, de acordo com o Portal G1 de notícias, no Brasil 75% das adolescentes que têm filhos estão fora da escola.”
A segunda parte do desenvolvimento também ficou ótima, mas, novamente te dou a mesma dica, coloque essa parte em uma única frase:
“Em segundo lugar, como consequência da analfabetização temos os altos índices de desemprego. De acordo com a Revista Época, enquanto homens alfabetizados registram 71% de probabilidade de ter um emprego formal, para os analfabetos esse percentual cai para 45%. Desse modo, a negligência do estado em investir minimamente em uma educação de qualidade tem se refletido no crescimento das taxas de desemprego nos últimos anos.”
Etive começar os parágrafos com expressões como: em primero ligar, em segundo lugar….
Sua proposta de intervenção ficou excelente!
DICA: procure pesquisar o que é Tópico Frasal.
A pedido seu, se eu fosse seu corretor de redação no Enem, você iria tirar aproximadamente 900 pontos.
Espero que tenho ajudado ;)
Abraços, bons estudos!
[email protected]
A redação contém bons argumentos, porém falta um pouco de coesão e ligação, é como se as informações estivessem soltas. Além disso, há alguns errinhos gramaticais e repetições. Procure trocar algumas palavras pelo seu sinônimo, para assim evitar repetições.
Nota numa escala de 0 á 1000: 680
JadeDolinski
Redação de alta capacidade argumentativa, soube se colocar, se posicionar bem quanto a sua ideia. Porém gramaticamente falando houve alguns erros em relação à concordâncias verbais, nomais e afins, alguns usos inadequados de virgula, e outros pontos também que precisão ser reavistos e reavaliados. A evolução é honrosa, espero uma nova redação, em que seu posicionamento seja igual ou melhor e que haja correção gramatical.
Minha nota é: 8,2. Parabéns por suas colocações.
Gisele_Souza
Sua argumentação é muito interessante, o agrupamento dos parágrafos e os argumentos encontram-se de forma eficiente. Porém, nota–se o uso indevido de preposições, de vírgulas e falhas nas concordâncias nominais e verbais.
Os anpectos gerais de estruturação da grade de correção do Enem contribuem para a observação de tais erros. Uma revisão completa pode te ajudar muito.
LayssaOliveira
Gostei do texto, trás importantes informações que agregam bem. Houve um erro, provavelmente de digitação no primeiro parágrafo. Quando você falou “causa”, ao invés de causas. Você também poderia ter colocado no segundo parágrafo a frase um dos principais motivos da evasão escolar, para evitar a repetição. Acho que no mais foi isso. Nota:9. Meus parabéns.