Iniciante

a questão do analfabetismo digital no Brasil

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É de conhecimento geral que a tecnologia foi um grande avanço para humanidade , é graças a ela que a comunicação ficou mais fácil e para acessar as notícias basta dar um toque na tela. No entanto, apesar de toda facilidade que a internet proporciona a sociedade ainda existem muitos indivíduos que não sabem utilizar corretamente a mesma, levando ao analfabetismo digital.

Em primeiro lugar , pode-se ressaltar que enquanto o Brasil ainda discute sobre o analfabetismo funcional , os outros países já estão com a atenção voltada ao analfabetismo digital. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 170 milhões de brasileiros não sabem utilizar a internet corretamente. Diante do fato exposto, pode-se destacar a falta de comprometimento do estado , visto que a preocupação em estimular o aprendizado da população para as novas ferramentas da internet deve partir do mesmo.

Outro problema enfrentado, é a falta do acesso a internet para uma parte da população  brasileira. Segundo a pesquisa realizada pelo CETIC (Centro Regional e Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação) 46 milhões de brasileiros não tem acesso à internet. Desse total, 45% explicam que a falta de acesso acontece porque o serviço é muito caro e para 37% dessas pessoas, a falta do aparelho celular, computador ou tablet também é uma das razões.

Diante desse cenário  , torna-se claro a necessidade de um novo  sistema que possa ajudar na falta de acesso a internet. Portanto , o Ministério da infraestrutura poderia instalar pontos de  wi-fi nas regiões do Brasil onde faltam internet , afim de baratear a mesma e incluir essas pessoas na sociedade virtual.

obs; coloquem nota no final da correção por favor, obrigada.

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3 Correções

  1. Olá. Boa noite.
    Introdução: Acho que está boa, mas te aconselho a fazer uma alusão para enriquecer a introdução. No youtube tem um rapaz que fala sobre alusões que podem ser usadas em qualquer tema, da uma olhada depois.

    Desenvolvimento 1: Está muito bom, aqui você apresenta dados para fortalecer seus argumentos, isso é bom!

    Desenvolvimento 2: Também está muito bom, mas eu te aconselho a começar o parágrafo com um conectivo melhor, como “ademais, outrossim, etc.” Novamente você usa dados para fortalecer seus argumentos. Muito bom!

    Conclusão: Acho que aqui você podia melhorar os seus argumentos, e não repedir muito a palavra “falta ou faltam”.
    Creio que sua redação seja para o Enem, então vou corrigir você seguindo o modelo dele.

    Segue a nota:

    C1: 140 = Bom domínio da língua portuguesa com poucos desvios.

    C2: 180 = Apresenta uma argumentação consistente, com repertório sociocultural e um domínio excelente do texto dissertativo-argumentativo.

    c3: 130 = Defende uma tese de forma organizada, com indícios de autoria. Capaz de apresentar opiniões, fatos e informações relacionados ao tema.

    c4: 170 = Sabe articular as partes do texto com uso diversificado de recursos de coesão.

    c5: 180 = Consegue apresentar proposta detalhada, coerente e relacionada à argumentação desenvolvida na redação.

    NOTA FINAL: 800.

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  2. O repertorio e a introdução estão ótimos
    Há um erro de português na parte ” indivíduos que não sabem utilizar corretamente a mesma” a palavra “a mesma/o mesmo” não se usa como pronome pessoal, deve ser substituído por “ela” ou “a”, eu substituiria essa parte como ” indivíduos que não sabem utiliza-la corretamente”

    No segundo parágrafo em “Em primeiro lugar , ” a vírgula está afastada da palavra
    e na parte em “comprometimento do estado ,” também, e no final do parágrafo você repete o erro de “o mesmo” em “novas ferramentas da internet deve partir do mesmo.” você poderia usar “novas ferramentas da internet deve partir dele.”

    Terceiro parágrafo está certo, com dados estatísticos reais

    A proposta de intervenção está boa também, no entanto na parte “torna-se claro a necessidade de um novo sistema que possa ajudar na falta de acesso a internet.” confundi um pouco e o leitor pode interpretar errado, pois parece que você quer ajudar o problema, querer que ele continue, e não que o problema acabe, como “ajudar na falta de acesso a internet.” parece que você quer ajudar na falta desse acesso, ajudar a piorar, acho que você devia usar outras palavras como “torna-se claro a necessidade de um novo sistema que possa ajudar a acabar com a falta de acesso a internet” fica mais claro o que você quer dizer.
    acho que não se usa “poderia” pois você deve dar a solução pro problema, ao invés de escrever “o governo poderia fazer isso” usa ” o governo pode/deve fazer isso” que é melhor.
    Achei sua conclusão meio curta e vaga, mas você conseguiu usar o agente, meio e finalidade, faltou usar um texto pra ação pra depois botar o meio, e faltou o detalhamento, sugiro que o texto fosse assim “Portanto, o Ministério da infraestrutura deve criar medidas para ampliar o acesso a internet para todos, por meio de instalação de pontos de wi-fi nas regiões do Brasil onde mais faltam internet, afim de baratear a mesma e incluir essas pessoas no mundo virtual.”
    Não acho adequado “sociedade virtual” pois sociedade é um termo mais complexo pois tem a ver com social.

    A sua redação está boa, mas sempre devemos melhorar, praticando a gente aprende.

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  3. É de conhecimento geral que a tecnologia foi um avanço para humanidade, é graças a ela que a comunicação ficou mais fácil e para acessar as notícias bastas darem um toque na tela. No entanto, apesar de toda facilidade que a “internet” proporciona a sociedade ainda existem muitos indivíduos que não sabem utilizar corretamente a mesma, levando ao analfabetismo digital. Em primeiro lugar, pode-se ressaltar que enquanto o Brasil ainda discute sobre o analfabetismo funcional, os outros países já estão com a atenção voltada ao analfabetismo digital. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 170 milhões de brasileiros não sabem utilizar a internet corretamente. Diante do fato exposto, pode-se destacar a falta de comprometimento do estado, visto que a preocupação em estimular o aprendizado da população para as novas ferramentas da internet deve partir do mesmo. Outro problema enfrentado, é a falta do acesso à internet para uma parte da população brasileira. Segundo a pesquisa realizada pelo CETIC (Centro Regional e Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação) 46 milhões de brasileiros não tem acesso à internet. Desse total, 45% explicam que a falta de acesso acontece porque o serviço é muito caro e para 37% dessas pessoas, a falta do aparelho celular, computador ou “tablet” também é uma das razões. Diante desse cenário, torna-se claro a necessidade de um novo sistema que possa ajudar na falta de acesso à internet. Portanto, o Ministério da infraestrutura poderia instalar pontos de wi-fi nas regiões do Brasil onde falta internet , de modo a baratear a mesma e incluir essas pessoas na sociedade virtual. Nota 9,8 parabéns

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