No seriado ‘’ Todo Mundo Odeia o Chris’’, o protagonista Chris enfrenta em seu meio escolar e fora dele, inúmeras situações de bullying verbal até física. Fora do mundo fictício, no Brasil, este cenário não se difere. É frequente casos de bullying e de sua ramificação o cyberbullying, acontecer nas escolas, inclusive, no fundamental e no ensino médio, em que vários padrões são estabelecidos. Diante disso, estes casos de violência se sustentam em meio aos modelos estabelecidos e pela ausência de atenção fundamental para o problema.
Primordialmente, o bullying pode ser uma agressão psicológica, física, verbal, nas quais muitas vezes, partem de um grupo que exclui determinado indivíduos por sua aparência física ou seu modo de ser. Nesse sentido, é lícito citar o filme ‘’ O Extraordinário’’, exibido na Netflix, em que Auggie Pullman que nasceu com deformidades facial, quando ingressou aos dez anos na escola sofreu muitas agressões, principalmente verbais. De maneira semelhante a longa metragem, a muitos casos como esses, nos quais às vítimas são atacadas e não possuem nenhum apoio ou alguém que confiem, e com medo de falar sobre, pois tem receio do que os demais irão comentar, preferem aguentar sozinhos a situação, na qual grande parte das vezes, resulta em diversos problemas, como o suicídio, agravando ainda mais a temática.
Além disso, o meio de praticar essa violência não se prende a um só modo, assim como na realidade, no meio virtual, passa-se como o cyberbullying por meio de mensagens e comentários ofensivos que são geralmente anônimas. Com a ausência de um monitoramento dos pais como o uso da internet e redes sociais dos seus filhos, e da falta de alguém que os ajudem, acompanhe-os e os acolham, estes acabam enfrentando tudo sozinhos, e mesmo que muitos fiquem tristes, mudem seu comportamento, dificilmente essas mudanças são percebidas ou levadas a sério como devido. Ademais, apesar da lei 13.185/2015 pregar uma política anti-bullying, esta não pune os agressores, garantindo ainda mais à prática dessa violência já que não há nada que impeça sua façanha.
Portanto, cabe ao Ministério da Educação, promover palestras em escolas, voltadas tanto para os alunos, como para os pais, por meio de aulas e dinâmicas, ministradas por docentes e psicólogos especialistas no assunto, com intuito de desenvolver, então, o conhecimento sobre o tema. Ainda mais, é importante que as instituições de ensino, deem mais atenção aos seus alunos, não só as vítimas, mas também aos agressores, através de diálogos que visem compreender os dois lados. Para que assim, seja possível que ocorra um cenário diferente do personagem Chris.
anne_brito
Competência 01: 160– ALGUNS ERROS DE VIRGULA E CONCORDÂNCIA FORMA ENCONTRADOS.
Competência 02: 180 —— NÃO HOUVE FUGA DO TEMA. TODAVIA, CUIDADO COM O TAMANHO DOS PARÁGRAFOS PARA NÃO EXCEDER A QUANTIDADE DE LINHAS COBRADAS.
Competência 03: 200—- PRESENÇA DE REPERTÓRIO QUE COMPLEMENTAM A ARGUMENTAÇÃO .
Competência 04: 180 —– POSSUI CONECTIVOS. ENTRETANTO, EM ALGUNS PERÍODOS NÃO HOUVE 100% DE COERÊNCIA.
Competência 05: 200 —- DESENVOLVE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COMPLETA COM TODOS OS AGENTES CONCLUSIVOS, RESPEITANDO OS DIREITOS HUMANOS.//rt
ANGELMUSIC
Boa noite!
Redação muito bem escrita parabéns.
Possui:
CONECTIVOS
ARGUMENTAÇÃO COESA AO TEMA
IDEIAS APRESENTADAS DE FORMA OBJETIVA
TÓPICOS FRASAIS DESENVOLVIDOS
NÃO HOUVE FUGA DO TEMA
CONCLUSÃO DESENVOLVIDA
PRESENÇA DE REPERTÓRIOS
TESE APRESENTADA DE MANEIRA CLARA
_____ Correção por competência _________
Competência 01: 160– ALGUNS ERROS DE VIRGULA E CONCORDÂNCIA FORMA ENCONTRADOS.
Competência 02: 180 —— NÃO HOUVE FUGA DO TEMA. TODAVIA, CUIDADO COM O TAMANHO DOS PARÁGRAFOS PARA NÃO EXCEDER A QUANTIDADE DE LINHAS COBRADAS.
Competência 03: 200—- PRESENÇA DE REPERTÓRIO QUE COMPLEMENTAM A ARGUMENTAÇÃO .
Competência 04: 180 —– POSSUI CONECTIVOS. ENTRETANTO, EM ALGUNS PERÍODOS NÃO HOUVE 100% DE COERÊNCIA.
Competência 05: 200 —- DESENVOLVE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COMPLETA COM TODOS OS AGENTES CONCLUSIVOS, RESPEITANDO OS DIREITOS HUMANOS.
_-_-_-_-_ FEEDBACK GERAL _-_-_-_-
*A redação ficou bem desenvolvida
* Você possui uma ótima bagagem argumentativa
* CUIDADO apenas com os erros de virgulas e concordâncias.
* No que tange aos parágrafos , cuidado com o seu tamanho. Atente-se a quantidade de linhas cobradas na redação. ok?
Bons estudos !!! Espero ter te ajudado, qualquer dúvida estou a disposição!
BJSS \(^_^)/
hugo2007
Excelente redação! Soube separar com êxito as estruturas da redação, foi sucinta e objetiva no desenvolvimento. Na conclusão soube propor ações pertinentes para solucionar os questionamentos levantados na introdução.
Favor corrigir a minha redação:
https://psalm.escreveronline.com.br/redacao/redacao-de-concurso-nao-e-do-enem-https-blog-grancursosonline-com-br-concurso-pcdf-prova-discursiva-temas/
idougglas
Parte técnica
– Atenção ao uso de vírgulas e adjuntos deslocados; exemplos:
“No seriado ‘’ Todo Mundo Odeia o Chris’’, o protagonista Chris enfrenta em seu meio escolar e fora dele, inúmeras situações de bullying verbal até física”.
Correto: “No seriado ‘’ Todo Mundo Odeia o Chris’’, o protagonista Chris enfrenta, em seu meio escolar, e fora dele, inúmeras situações de bullying verbal até física” – ordem usual do período é o verbo seguido do complemento, porém, como o complemento verbal “inúmeras situações…” foi interpelado por um adjunto deslocado, necessário uso de vírgulas.
– Atenção a concordância:
“No seriado ‘’ Todo Mundo Odeia o Chris’’, o protagonista Chris enfrenta em seu meio escolar e fora dele, inúmeras situações de bullying verbal até física”.
Correto 1) “No seriado ‘’ Todo Mundo Odeia o Chris’’, o protagonista Chris enfrenta em seu meio escolar e fora dele, inúmeras situações de bullying verbal e até mesmo físicO”.
Correto 2) “No seriado ‘’ Todo Mundo Odeia o Chris’’, o protagonista Chris enfrenta em seu meio escolar e fora dele, inúmeras situações, verbais e até mesmo físicas, de bullying”.
Correto 3) “No seriado ‘’ Todo Mundo Odeia o Chris’’, o protagonista Chris enfrenta em seu meio escolar e fora dele, inúmeras situações de bullying verbaIS e até mesmo físicAS”. (Acho que esse é o pior estilísiticamente).
– Palavras bullying e cyberbullying por serem estrangeiras devem vir entre aspas ou em itálico.
Parte de conteúdo:
– Faltou desenvolver no texto, porque a proposta de intervenção poderia ajudar na solução do problema (por que está comprovado que essas ações ajudam? por que especialistas recomendam? por que o bullying causa consequências permanentes?), ou seja, evidenciar a relação de causa e efeito da proposta com as nuances do tema.