Segundo os dados da CBL (Câmara Brasileira do Livro) o brasileiro lê cerca de 1,8 livros por ano. Esse dado mostra que não é comum a essa nação o hábito da leitura. Consequentemente percebesse uma parcela da população que não é capaz de desenvolver opiniões formadas concretamente em determinadas questões que não estão presentes no seu dia-a-dia.
Ainda hoje no Brasil existem milhões de pessoas maiores de 15 anos analfabetas, sendo um total descaso se compararmos a países de primeiro mundo. Isso impossibilita que vários indivíduos possam usufruir do que a leitura nos trás de melhor, conhecimento.
Nas escolas públicas olhasse uma introdução da leitura de maneira equivocada. Obrigando um aluno a ler, por exemplo, um livro de arqueologia mesmo este tendo preferência a outro tema. Levando à uma frustração já prevista, desanimando o aprendiz a ter uma nova experiência, mesmo sabendo que a leitura é de suma importância para conhecemos melhor o mundo em que vivemos.
Para que esse desafio seja vencido, seria necessário apostar na parceria das escolas públicas e particulares com as prefeituras. Para que haja uma extensão das bibliotecas em locais de difícil acesso, tendo como finalidade aumentar a taxa de leitores ativos. Isso pode ser feito através da verba da cultura destinadas as prefeituras junto com os serviços das bibliotecárias das escolas. A implantação dessas bibliotecas poderia refletir em fatores como a violência, uso de álcool e drogas entre a população juvenil e a falta de opções de lazer . Uma pessoa que lê frequentemente já se mostra um ser que tem um senso crítico profundo, levando-o a entender aspectos da vida que fica subtendidas entre as folhas de um livro.
RaianaMG
Olá, bom dia, tudo bem?
1.Acredito que “Esse dado…” poderia estar no período anterior;
2.Eu senti falta da apresentação de uma tese mais clara e apresentação dos argumentos, poderia ter colocado algo como “Nesse sentido, nota-se um prejuízo na formação do sendo crítico dos indivíduos, tendo em vista a importância da leitura nessa questão.” e depois iniciar um período com a apresentação dos seus argumentos;
3.A sua introdução ficou maior que o D1, não há regras sobre isso na grade de correção mas é algo lógico a questão do tamanho dos parágrafos, na introdução você irá apenas apresentar o tema, sua tese e seus argumentos, já nos desenvolvimentos você irá defender seus argumentos em defesa da sua tese, por isso a introdução é mais sucinta do que os desenvolvimentos. Além disso os desenvolvimentos precisam ter quantidade de linhas parecidas, pois mostra ao corretor que você tem domínio dos dois argumentos que o escolheu e houve um planejamento de texto, os seus desenvolvimento tem uma nítida diferença na quantidade de linhas, tenha cuidado;
4.Não houve o uso de um elemento coesivo no início do seu D1;
5.Fatou o uso de um tópico frasal;
6.A informação sobre a quantidade de analfabetos não tem uma fonte;
7.Uso de pessoalidade em “compararmos”;
8.Na introdução “Consequentemente percebesse” “percebe-se” foi escrito de forma errada;
9.Uso de pessoalidade em “nos trás”;
10.O certo é “traz”;
11.Essa parte “Nas escolas públicas olhasse uma introdução da leitura de maneira equivocada” ficou bastante confusa;
12.Essa parte “Obrigando um aluno a ler, por exemplo, um livro de arqueologia mesmo este tendo preferência a outro tema.” deveria estar no mesmo período que o anterior, além de ter ficado muito informal e expositivo(Parece um exemplo do dia a dia que você viu ou algo assim, não é legitimado por uma pesquisa, filme, série, livro ou reportagem);
13.Uso de gerúndio em “Levando”;
14.Uso de gerúndio em “Desanimando”;
15.Uso de gerúndio em “Sabendo”;
16.Uso de pessoalidade em “Vivemos”;
17.Conferindo elementos da intervenção:Para que esse desafio seja vencido, seria(Não uso palavras de dúvida, troque por “será” ou “é”) necessário apostar na parceria das escolas públicas e particulares com as prefeituras(AGENTE?). Para que haja uma extensão das bibliotecas em locais de difícil acesso, tendo como finalidade aumentar a taxa de leitores ativos. Isso pode(Use “deve) ser feito através(Use “por meio”) da verba da cultura destinadas as(às*) prefeituras junto com os serviços das bibliotecárias das escolas. A implantação dessas bibliotecas poderia(poderá*) refletir em fatores como a violência, uso de álcool e drogas entre a população juvenil e a falta de opções de lazer (FINALIDADE). Uma pessoa que lê frequentemente já se mostra um ser que tem um senso crítico profundo, levando-o (Gerúndui) a entender aspectos da vida que fica subtendidas entre as folhas de um livro.(Esse parágrafo não ficou muito legal, talvez seja melhor reformula-lo)
Sua introdução apresenta inúmeras falhas, acredito que os corretores considerariam apenas os agentes e a finalidade. Busque usar termos para a melhor apresentação dos elementos da internação, como:ação:deve
agente:O,A,Os,As
Modo/Meio:Por meio/Por intermédio/Mediante
Finalidade:Com o fim, Com a finalidade, Para que.
C1:100
C2:80
C3:80
C4:80
C5:80
Nota:420.
Parabéns, continue estudando, tenha um ótimo dia.
EscreverOnline
Que correção excelente, Raiana! Obrigado pelas suas contribuições à comunidade e continue o excelente trabalho! Assim, seus colegas continuam aprendendo com você e suas próprias habilidades de escrita ficam ainda mais desenvolvidas no caminho :)
Lucas_Rodrigues
Na introdução, houve a falta demasiada de conectivos e argumentos concretos, lembrando que no mínimo deve-se usar 2 teses na introdução.
No desenvolvimento 1, no entanto, não há o que chamamos de tópico frasal, usado para dar um “caminho” ao desenvolvimento, apresentando o que você irá debater no desenvolvimento 1 através do seu argumento 1. Não há demonstração de conhecimento de outras áreas, como geografia, história, filosofia e sociologia por exemplo.
No desenvolvimento 2, apresenta os mesmos problemas do d1, assim como a falta de conectivos.
Já na conclusão, não há a presença concreta dos elementos conclusivos como o AGENTE, AÇÃO, DETALHAMENTO, MEIO/MODO E FINALIDADE.
Na C1; 120
Na C2; 80
Na C3; 120
Na C4; 80
Na C5; 80
Nota; 480 pts
Eduardo_Schaper15
Na tese, você poderia colocar o ”e” ao invés do ”além”, já que você vai falar de duas causas: mal hábito alimentar E o sedentarismo. Na sexta linha no segundo parágrafo, não precisaria da virgula no ”radio, e internet”, o certo é ”rádio e internet”. Busca sempre não usar muito gerúndio, não é errado, mas geralmente os corretores não gostam muito, coloca us conectivo no lugar. Muito boa a redação, nota 960.
Giovanna.valer
Olá! Gostei muito da sua redação, principalmente da conclusão, talvez você deveria desenvolver um pouco mais a introdução que não ficou tão clara, mas de resto, achei ótima. Poderia também adicionar alguma citação, de algum autor famoso ou algo que remete à literatura para dar maior ênfase no assunto e cuidar um pouco na hora da revisão, pois uma palavra ou outra acabou sendo escrita de forma incorreta devido à desatenção.