Aprendiz

A IMPORTÂNCIA DO ACESSO Á LEITURA PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO CRÍTICO

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Segundo os dados da CBL (Câmara Brasileira do Livro) o brasileiro lê cerca de 1,8 livros por ano. Esse dado mostra que não é comum a essa nação o hábito da leitura. Consequentemente percebesse uma parcela da população que não é capaz de desenvolver opiniões formadas concretamente em determinadas questões que não estão presentes no seu dia-a-dia.

Ainda hoje no Brasil existem milhões de pessoas maiores de 15 anos analfabetas, sendo um total descaso se compararmos a países de primeiro mundo. Isso impossibilita que vários indivíduos possam usufruir do que a leitura nos trás de melhor, conhecimento.

Nas escolas públicas olhasse uma introdução da leitura de maneira equivocada. Obrigando um aluno a ler, por exemplo, um livro de arqueologia mesmo este tendo preferência a outro tema. Levando à uma frustração já prevista, desanimando o aprendiz a ter uma nova experiência, mesmo sabendo que a leitura é de suma importância para conhecemos melhor o mundo em que  vivemos.

Para que esse desafio seja vencido, seria necessário apostar na parceria das escolas públicas e particulares com as prefeituras. Para que haja uma extensão das bibliotecas em locais de difícil acesso, tendo como finalidade aumentar a taxa de leitores ativos. Isso pode ser feito através da verba da cultura destinadas as prefeituras junto com os serviços das bibliotecárias das escolas. A implantação dessas bibliotecas poderia refletir em fatores como a violência, uso de álcool e drogas entre a população juvenil e a falta de opções de lazer . Uma pessoa que lê frequentemente já se mostra um ser que tem um senso crítico profundo, levando-o a entender aspectos da vida que fica subtendidas entre as folhas de um livro.

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4 Correções

  1. Olá, bom dia, tudo bem?
    1.Acredito que “Esse dado…” poderia estar no período anterior;
    2.Eu senti falta da apresentação de uma tese mais clara e apresentação dos argumentos, poderia ter colocado algo como “Nesse sentido, nota-se um prejuízo na formação do sendo crítico dos indivíduos, tendo em vista a importância da leitura nessa questão.” e depois iniciar um período com a apresentação dos seus argumentos;
    3.A sua introdução ficou maior que o D1, não há regras sobre isso na grade de correção mas é algo lógico a questão do tamanho dos parágrafos, na introdução você irá apenas apresentar o tema, sua tese e seus argumentos, já nos desenvolvimentos você irá defender seus argumentos em defesa da sua tese, por isso a introdução é mais sucinta do que os desenvolvimentos. Além disso os desenvolvimentos precisam ter quantidade de linhas parecidas, pois mostra ao corretor que você tem domínio dos dois argumentos que o escolheu e houve um planejamento de texto, os seus desenvolvimento tem uma nítida diferença na quantidade de linhas, tenha cuidado;
    4.Não houve o uso de um elemento coesivo no início do seu D1;
    5.Fatou o uso de um tópico frasal;
    6.A informação sobre a quantidade de analfabetos não tem uma fonte;
    7.Uso de pessoalidade em “compararmos”;
    8.Na introdução “Consequentemente percebesse” “percebe-se” foi escrito de forma errada;
    9.Uso de pessoalidade em “nos trás”;
    10.O certo é “traz”;
    11.Essa parte “Nas escolas públicas olhasse uma introdução da leitura de maneira equivocada” ficou bastante confusa;
    12.Essa parte “Obrigando um aluno a ler, por exemplo, um livro de arqueologia mesmo este tendo preferência a outro tema.” deveria estar no mesmo período que o anterior, além de ter ficado muito informal e expositivo(Parece um exemplo do dia a dia que você viu ou algo assim, não é legitimado por uma pesquisa, filme, série, livro ou reportagem);
    13.Uso de gerúndio em “Levando”;
    14.Uso de gerúndio em “Desanimando”;
    15.Uso de gerúndio em “Sabendo”;
    16.Uso de pessoalidade em “Vivemos”;
    17.Conferindo elementos da intervenção:Para que esse desafio seja vencido, seria(Não uso palavras de dúvida, troque por “será” ou “é”) necessário apostar na parceria das escolas públicas e particulares com as prefeituras(AGENTE?). Para que haja uma extensão das bibliotecas em locais de difícil acesso, tendo como finalidade aumentar a taxa de leitores ativos. Isso pode(Use “deve) ser feito através(Use “por meio”) da verba da cultura destinadas as(às*) prefeituras junto com os serviços das bibliotecárias das escolas. A implantação dessas bibliotecas poderia(poderá*) refletir em fatores como a violência, uso de álcool e drogas entre a população juvenil e a falta de opções de lazer (FINALIDADE). Uma pessoa que lê frequentemente já se mostra um ser que tem um senso crítico profundo, levando-o (Gerúndui) a entender aspectos da vida que fica subtendidas entre as folhas de um livro.(Esse parágrafo não ficou muito legal, talvez seja melhor reformula-lo)
    Sua introdução apresenta inúmeras falhas, acredito que os corretores considerariam apenas os agentes e a finalidade. Busque usar termos para a melhor apresentação dos elementos da internação, como:ação:deve
    agente:O,A,Os,As
    Modo/Meio:Por meio/Por intermédio/Mediante
    Finalidade:Com o fim, Com a finalidade, Para que.
    C1:100
    C2:80
    C3:80
    C4:80
    C5:80
    Nota:420.
    Parabéns, continue estudando, tenha um ótimo dia.

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  2. Na introdução, houve a falta demasiada de conectivos e argumentos concretos, lembrando que no mínimo deve-se usar 2 teses na introdução.
    No desenvolvimento 1, no entanto, não há o que chamamos de tópico frasal, usado para dar um “caminho” ao desenvolvimento, apresentando o que você irá debater no desenvolvimento 1 através do seu argumento 1. Não há demonstração de conhecimento de outras áreas, como geografia, história, filosofia e sociologia por exemplo.
    No desenvolvimento 2, apresenta os mesmos problemas do d1, assim como a falta de conectivos.
    Já na conclusão, não há a presença concreta dos elementos conclusivos como o AGENTE, AÇÃO, DETALHAMENTO, MEIO/MODO E FINALIDADE.
    Na C1; 120
    Na C2; 80
    Na C3; 120
    Na C4; 80
    Na C5; 80
    Nota; 480 pts

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  3. Na tese, você poderia colocar o ”e” ao invés do ”além”, já que você vai falar de duas causas: mal hábito alimentar E o sedentarismo. Na sexta linha no segundo parágrafo, não precisaria da virgula no ”radio, e internet”, o certo é ”rádio e internet”. Busca sempre não usar muito gerúndio, não é errado, mas geralmente os corretores não gostam muito, coloca us conectivo no lugar. Muito boa a redação, nota 960.

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  4. Olá! Gostei muito da sua redação, principalmente da conclusão, talvez você deveria desenvolver um pouco mais a introdução que não ficou tão clara, mas de resto, achei ótima. Poderia também adicionar alguma citação, de algum autor famoso ou algo que remete à literatura para dar maior ênfase no assunto e cuidar um pouco na hora da revisão, pois uma palavra ou outra acabou sendo escrita de forma incorreta devido à desatenção.

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