A carta de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal, sobre o descobrimento do Novo Mundo, retrata o choque de cultura entre os viajantes e os nativos. Em virtude da colonização feita, o Brasil teve perdas na cultura indígena e essas perpetuam-se até os dias atuais. Nesse sentido, faz-se necessário o resgate da cultura nativa como forma de preservação do patrimônio cultural e da vida indígena.
A princípio, vale destacar que a cultura brasileira é contada na visão do europeu, o que coloca o indígena às imagens dos estudos. Na obra “O Triste Fim de Policarpo Quaresma”, o protagonista busca a genuína cultura brasileira através da valorização dos costumes indígenas. Contrapondo à visão do personagem de Lima Barreto, a sociedade brasileira, em virtude da carência no ensino, mostra-se apática para com a preservação da cultura indígena, bem como a valorização dela como patrimônio cultural. Nesse sentido, faz-se necessário a promoção da cultura indígena.
Ademais, nota-se que a falta de destaque à cultura dos indígenas contribui para exclusão desses indivíduos na sociedade. O filme “Tainá” representou uma vitória para a comunidade indígena, contudo, não foi suficiente para a conscientização da população brasileira e a minimização das problemáticas enfrentadas. Nesse viés, o combate à exploração das terras e o genocídio de inúmeros povos são ideologias arcaicas propagadas pelos europeus e perpetuadas por lacunas no ensino. Dessa forma, urge as autoridades a busca por minimizar a problemática.
Infere-se, portanto, a importância do preenchimento da lacuna existente no que tange a valorização da figura indígena. Logo, o Ministério da Educação, provedor de ferramentas essenciais à educação de qualidade, juntamente a representantes indígenas, deve promover o ensino da cultura indígena. Tal ação deve ocorrer por meio das instituições de ensino, mediante seminários, oficinas, eventos e debates, ministrados por indígenas, que visam a explanação dos costumes, ensinamentos, culinária e mitologia dos povos. Dessa forma, será possível o desenvolvimento de uma sociedade que valoriza a cultura indígena, assim como o protagonista de “O Triste Fim de Policarpo Quaresma”.
miguel gil
A importância de resgatar a cultura indígenas (indígena) no Brasil.
A carta de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal, sobre o descobrimento do Novo Mundo, retrata o choque de cultura (primeira vez) entre os viajantes e os nativos (primeira vez). Em virtude da colonização feita, o Brasil teve perdas na cultura (segunda vez) indígena (primeira vez) e essas perpetuam-se até os dias atuais. Nesse sentido, faz-se necessário o resgate da cultura (terceira vez) nativa (segunda vez) como forma de preservação do patrimônio cultural (quarta vez) e da vida indígena (segunda vez).
*cuidar repetições como ocorreu com a palavra “cultura” / utilizou também duas vezes nativos e indígenas, deveria ter buscado sinônimos como: povos primitivos brasileiros
A princípio, vale destacar que a cultura brasileira (nativa/primeira vez) é contada na visão do europeu, o que coloca o indígena (terceira vez) às imagens dos estudos. Na obra “O Triste Fim de Policarpo Quaresma”, o protagonista busca a genuína cultura brasileira (segunda vez) através da valorização dos costumes indígenas (quarta vez). Contrapondo à visão do personagem de Lima Barreto, a sociedade brasileira, em virtude da carência no ensino, mostra-se apática para com a preservação da cultura indígena (quinta vez), bem como a valorização dela como patrimônio cultural. Nesse sentido, faz-se necessário a promoção da cultura indígena(sexta vez).
Ademais, nota-se que a falta de destaque à cultura dos indígenas(sétima vez) contribui para exclusão desses indivíduos na sociedade. O filme “Tainá” representou uma vitória para a comunidade indígena(oitava vez), contudo, não foi suficiente para a conscientização da população brasileira e a minimização das problemáticas enfrentadas. Nesse viés, o combate à exploração das terras e o genocídio de inúmeros povos são ideologias arcaicas propagadas pelos europeus e perpetuadas por lacunas no ensino. Dessa forma, urge as autoridades a busca por minimizar a problemática.
Infere-se, portanto, a importância do preenchimento da lacuna existente no que tange a valorização da figura indígena (nona vez). Logo, o Ministério da Educação, provedor de ferramentas essenciais à educação de qualidade, juntamente a representantes indígenas, deve promover o ensino da cultura indígena(décima vez). Tal ação deve ocorrer por meio das instituições de ensino, mediante seminários, oficinas, eventos e debates, ministrados por indígenas, que visam a explanação dos costumes, ensinamentos, culinária e mitologia dos povos. Dessa forma, será possível o desenvolvimento de uma sociedade que valoriza a cultura indígena(décima primeira vez), assim como o protagonista de “O Triste Fim de Policarpo Quaresma”.
*colocou conectivos repetidos como o “nesse sentido”, poderia ter usado o diante disso.
*utilizou 11 vezes o termo indígenas, cuidar com essas repetições desnecessárias
Eduardo_Schaper
Bom dia Rainane,a sua redaçao achei muito bem desenvolvida e concluida.talvez tem uns erros de virgulas e concordancia mas nada que o prejudiqueeu diria que ganharia uns 800 a 900 pontos facil,se essa redaçao seja com base no enem eu diria para voce diminuir um pouco de linhas escritas porque no enem o maximo sao 30 linhas curtas se voce fosse colocar isso na redaçao deles usaria umas 35 a 40 linhas.entao so tome cuidado mesmo
rubialeite
Olá, o seu texto está muito bom.
Apresenta domínio da norma culta, não fugiu do tema e apresentou ótimos argumentos para desenvolve-lo.
Sua introdução está impecável, contém apenas alguns erros de pontuação.
Soube fazer os dois desenvolvimentos, apresentando argumentos para o problema e soube defender os mesmos.
A conclusão também está ótima, com proposta de intervenção sem ferir os direitos humanos e apresenta quem, como, o que e para que.
Meus parabéns, ótimo texto!
Aurorastumm
Oii RaianaMG, no geral a sua redação está bem desenvolvida, com um conhecimento de mundo considerável, entretanto, gostaria de ressaltar algumas coisas.
1) Atente-se às repetições, ao longo do texto a palavra indígena foi utilizada 13 vezes, em alguns momentos bem próximas. Essas repetições tiram a fluidez do texto, compromete a leitura, procure sinônimos. Conectivos também, evite ao máximo repeti-los. O repertório de conectivos também é considerado.
2) Quando você usar o contraste entre algum filme, série, livro e a realidade experimenta usar um exemplo social, em pelo menos um dos parágrafos de desenvolvimento. Dessa forma, você explora mais os seus repertórios e demonstra isso para o corretor, que é a principal parte.
2.1) O repertório do filme “Tainá” ficou um pouco solto, e acabou se tornando improdutivo, o link entre a sua primeira frase e a alusão ao filme não ficou muito clara, você poderia ter explorado melhor. Com isso, o resto do parágrafo perdeu a coesão.
3) Seu fechamento ficou ótimo, conclusão bem completa. O único problema são as repeticoes já mencionadas antes, salvo isso, não mudaria nada.
Parabéns pelo texto, espero ter ajudado.
Introdução: Sua introdução ficou muito boa. Você soube expor o tema e contextualiza-lo a uma acontecimento histórico. Apenas observei algumas virgulas em lugares errados
1° D: Também ficou muito boa, você soube argumentar e relacionar com a obra citada. Você fez um bom uso da norma padrão e não observei nenhum erro gramatical.
Seu segundo desenvolvimento e a conclusão também ficaram muito bons.
PARABÉNS PELO TEXTO, VOCÊ VAI LONGE!!!
Juliamoreira928e7
Olá, seu texto está ótimo!
Há domínio da norma padrão de maneira que as características da língua portuguesa escrita e da norma culta foram mantidas.
Houve compreenção da proposta apresentada e um uso muito rico dos elementos socioculturais.
Seu ponto de vista foi defendido com excelência, no qual que você soube organizar, selecionar e interpretar muito bem os dados ao longo do texto.
Há conhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo, com início, desenvolvimento e conclusão.
Sua conclusão está ótima, com proposta de intervenção para a problemática que respeita dos direitos humanos e apresenta agente, como e por que.
As notas para as respectivas competências segundo o enem são:
1) 200
2) 200
3) 200
4) 200
4) 200