A importância de resgatar a cultura indígenas no Brasil.

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A carta de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal, sobre o descobrimento do Novo Mundo, retrata o choque de cultura entre os viajantes e os nativos. Em virtude da colonização feita, o Brasil teve perdas na cultura indígena e essas perpetuam-se até os dias atuais. Nesse sentido, faz-se necessário o resgate da cultura nativa como forma de preservação do patrimônio cultural e da vida indígena.

A princípio, vale destacar que a cultura brasileira é contada na visão do europeu, o que coloca o indígena às imagens dos estudos. Na obra “O Triste Fim de Policarpo Quaresma”, o protagonista busca a genuína cultura brasileira através da valorização dos costumes indígenas. Contrapondo à visão do personagem de Lima Barreto, a sociedade brasileira, em virtude da carência no ensino, mostra-se apática para com a preservação da cultura indígena, bem como a valorização dela como patrimônio cultural. Nesse sentido, faz-se necessário a promoção da cultura indígena.

Ademais, nota-se que a falta de destaque à cultura dos indígenas contribui para exclusão desses indivíduos na sociedade. O filme “Tainá” representou uma vitória para a comunidade indígena, contudo, não foi suficiente para a conscientização da população brasileira e a minimização das problemáticas enfrentadas. Nesse viés, o combate à exploração das terras e o genocídio de inúmeros povos são ideologias arcaicas propagadas pelos europeus e perpetuadas por lacunas no ensino. Dessa forma, urge as autoridades a busca por minimizar a problemática.

Infere-se, portanto, a importância do preenchimento da lacuna existente no que tange a valorização da figura indígena. Logo, o Ministério da Educação, provedor de ferramentas essenciais à educação de qualidade, juntamente a representantes indígenas, deve promover o ensino da cultura indígena. Tal ação deve ocorrer por meio das instituições de ensino, mediante seminários, oficinas, eventos e debates, ministrados por indígenas, que visam a explanação dos costumes, ensinamentos, culinária e mitologia dos povos. Dessa forma, será possível o desenvolvimento de uma sociedade que valoriza a cultura indígena, assim como o protagonista de “O Triste Fim de Policarpo Quaresma”.

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6 Correções

  1. A importância de resgatar a cultura indígenas (indígena) no Brasil.
    A carta de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal, sobre o descobrimento do Novo Mundo, retrata o choque de cultura (primeira vez) entre os viajantes e os nativos (primeira vez). Em virtude da colonização feita, o Brasil teve perdas na cultura (segunda vez) indígena (primeira vez) e essas perpetuam-se até os dias atuais. Nesse sentido, faz-se necessário o resgate da cultura (terceira vez) nativa (segunda vez) como forma de preservação do patrimônio cultural (quarta vez) e da vida indígena (segunda vez).
    *cuidar repetições como ocorreu com a palavra “cultura” / utilizou também duas vezes nativos e indígenas, deveria ter buscado sinônimos como: povos primitivos brasileiros
    A princípio, vale destacar que a cultura brasileira (nativa/primeira vez) é contada na visão do europeu, o que coloca o indígena (terceira vez) às imagens dos estudos. Na obra “O Triste Fim de Policarpo Quaresma”, o protagonista busca a genuína cultura brasileira (segunda vez) através da valorização dos costumes indígenas (quarta vez). Contrapondo à visão do personagem de Lima Barreto, a sociedade brasileira, em virtude da carência no ensino, mostra-se apática para com a preservação da cultura indígena (quinta vez), bem como a valorização dela como patrimônio cultural. Nesse sentido, faz-se necessário a promoção da cultura indígena(sexta vez).
    Ademais, nota-se que a falta de destaque à cultura dos indígenas(sétima vez) contribui para exclusão desses indivíduos na sociedade. O filme “Tainá” representou uma vitória para a comunidade indígena(oitava vez), contudo, não foi suficiente para a conscientização da população brasileira e a minimização das problemáticas enfrentadas. Nesse viés, o combate à exploração das terras e o genocídio de inúmeros povos são ideologias arcaicas propagadas pelos europeus e perpetuadas por lacunas no ensino. Dessa forma, urge as autoridades a busca por minimizar a problemática.
    Infere-se, portanto, a importância do preenchimento da lacuna existente no que tange a valorização da figura indígena (nona vez). Logo, o Ministério da Educação, provedor de ferramentas essenciais à educação de qualidade, juntamente a representantes indígenas, deve promover o ensino da cultura indígena(décima vez). Tal ação deve ocorrer por meio das instituições de ensino, mediante seminários, oficinas, eventos e debates, ministrados por indígenas, que visam a explanação dos costumes, ensinamentos, culinária e mitologia dos povos. Dessa forma, será possível o desenvolvimento de uma sociedade que valoriza a cultura indígena(décima primeira vez), assim como o protagonista de “O Triste Fim de Policarpo Quaresma”.
    *colocou conectivos repetidos como o “nesse sentido”, poderia ter usado o diante disso.
    *utilizou 11 vezes o termo indígenas, cuidar com essas repetições desnecessárias

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  2. Bom dia Rainane,a sua redaçao achei muito bem desenvolvida e concluida.talvez tem uns erros de virgulas e concordancia mas nada que o prejudiqueeu diria que ganharia uns 800 a 900 pontos facil,se essa redaçao seja com base no enem eu diria para voce diminuir um pouco de linhas escritas porque no enem o maximo sao 30 linhas curtas se voce fosse colocar isso na redaçao deles usaria umas 35 a 40 linhas.entao so tome cuidado mesmo

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  3. Olá, o seu texto está muito bom.
    Apresenta domínio da norma culta, não fugiu do tema e apresentou ótimos argumentos para desenvolve-lo.
    Sua introdução está impecável, contém apenas alguns erros de pontuação.
    Soube fazer os dois desenvolvimentos, apresentando argumentos para o problema e soube defender os mesmos.
    A conclusão também está ótima, com proposta de intervenção sem ferir os direitos humanos e apresenta quem, como, o que e para que.
    Meus parabéns, ótimo texto!

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  4. Introdução: Sua introdução ficou muito boa. Você soube expor o tema e contextualiza-lo a uma acontecimento histórico. Apenas observei algumas virgulas em lugares errados
    1° D: Também ficou muito boa, você soube argumentar e relacionar com a obra citada. Você fez um bom uso da norma padrão e não observei nenhum erro gramatical.
    Seu segundo desenvolvimento e a conclusão também ficaram muito bons.
    PARABÉNS PELO TEXTO, VOCÊ VAI LONGE!!!

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  5. Olá, seu texto está ótimo!
    Há domínio da norma padrão de maneira que as características da língua portuguesa escrita e da norma culta foram mantidas.
    Houve compreenção da proposta apresentada e um uso muito rico dos elementos socioculturais.
    Seu ponto de vista foi defendido com excelência, no qual que você soube organizar, selecionar e interpretar muito bem os dados ao longo do texto.
    Há conhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo, com início, desenvolvimento e conclusão.
    Sua conclusão está ótima, com proposta de intervenção para a problemática que respeita dos direitos humanos e apresenta agente, como e por que.
    As notas para as respectivas competências segundo o enem são:
    1) 200
    2) 200
    3) 200
    4) 200
    4) 200

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  6. Oii RaianaMG, no geral a sua redação está bem desenvolvida, com um conhecimento de mundo considerável, entretanto, gostaria de ressaltar algumas coisas.
    1) Atente-se às repetições, ao longo do texto a palavra indígena foi utilizada 13 vezes, em alguns momentos bem próximas. Essas repetições tiram a fluidez do texto, compromete a leitura, procure sinônimos. Conectivos também, evite ao máximo repeti-los. O repertório de conectivos também é considerado.
    2) Quando você usar o contraste entre algum filme, série, livro e a realidade experimenta usar um exemplo social, em pelo menos um dos parágrafos de desenvolvimento. Dessa forma, você explora mais os seus repertórios e demonstra isso para o corretor, que é a principal parte.
    2.1) O repertório do filme “Tainá” ficou um pouco solto, e acabou se tornando improdutivo, o link entre a sua primeira frase e a alusão ao filme não ficou muito clara, você poderia ter explorado melhor. Com isso, o resto do parágrafo perdeu a coesão.
    3) Seu fechamento ficou ótimo, conclusão bem completa. O único problema são as repeticoes já mencionadas antes, salvo isso, não mudaria nada.
    Parabéns pelo texto, espero ter ajudado.

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