A importância da educação financeira na vida do cidadão — Corrigir com as competências do enem, por favor.

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No seriado “Round 6” disponível na plataforma Netflix, relata a história de 456 pessoas que, endividadas, decidem participar de um jogo mortal com prêmio em dinheiro com objetivo de quitar suas dívidas. Fora da ficção, a obra relata um obstáculo diariamente enfrentado por cidadãos na sociedade. Isso se deve, sobretudo, ao pouco investimento sobre o assunto e o incentivo ao consumo. Frente a tal problemática, faz-se relevante a reversibilidade do cenário em questão.

Primeiramente, é importante ressaltar que a falta de educação financeira desde cedo aos jovens apenas os deixam mais despreparados para a vida adulta. Cada vez mais adultos se endividam por conta da falta de preparação sobre o assunto. Tal circustância é ficcionada no filme “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom”, protagonista que enfrenta problemas de consumismo e por isso, ficando facilmente endividada. Dessa maneira, é importante entender que a inserção da educação financeira desde cedo em instituições de ensino reduziria esse problema. 

Ademais, revela-se que o consumismo apesar de que em primeira vista aparente ser uma forma de enriquecer empresas, na verdade afetam o Estado como um todo. Mesmo que a sociedade do consumo seja um sinônimo de crescimento econômico, isso não acaba sendo aplicado no contexto nacional atual. Nesse sentido, o filósofo Adam Smith afirmava que a riqueza de um país mede-se pela riqueza do seu povo. Desse modo, mostra-se que o consumismo incentivado pela mídia apenas complica a situação de indivíduos e afetam o país como um todo.

Torna-se imprescíndivel, portanto, a tomada de atitudes que mitiguem os efeitos da falta de educação monetária. Para isso, o Ministério da Educação – órgão de grande abrangência – deve conscientizar a população desde cedo sobre os malefícios da falta de educação financeira por meio da inserção do assunto desde cedo em instituições de ensino, de modo que a situação não se agrave. Além disso, é dever da mídia não incentivar de maneira exuberante o consumismo. Apenas assim, o que aconteceu em “Round 6” e em “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom” permaneçam apenas na ficção.

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6 Correções

  1. Olá! Irei corrigir sua redação com base nas competências.
    No seriado “Round 6” disponível na plataforma Netflix, relata a história de 456 pessoas que, endividadas, decidem participar de um jogo mortal com prêmio em dinheiro com objetivo de quitar suas dívidas. Fora da ficção, a obra relata um obstáculo diariamente enfrentado por cidadãos na sociedade. Isso se deve, sobretudo, ao pouco investimento sobre o assunto e o incentivo ao consumo. Frente a tal problemática, faz-se relevante a reversibilidade do cenário em questão.

    >>> sua redação está ótima, sugiro que coloque o tema, já que essa expressão ” pouco investimento sobre o assunto”, pode acabar fazendo o corretor questinar.

    Primeiramente, é importante ressaltar que a falta de educação financeira desde cedo aos jovens apenas os deixam mais despreparados para a vida adulta. Cada vez mais adultos se endividam por conta da falta de preparação sobre o assunto*. Tal circustância é ficcionada no filme “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom”, protagonista que enfrenta problemas de consumismo e por isso, ficando facilmente endividada. Dessa maneira, é importante entender que a inserção da educação financeira desde cedo em instituições de ensino reduziria esse problema.

    >>> Não senti uma argumentação firme nesse parágrafo, achei que repetiu algumas expressões da introdução, não problematizou tanto. Sugiro que coloque um repertório sobre o que você colocou na introdução que falaria nesse D1, que seria a falta da investimento. C3 e C2

    Ademais, revela-se que o consumismo apesar de que em primeira vista aparente ser uma forma de enriquecer empresas, na verdade afetam o Estado como um todo. Mesmo que a sociedade do consumo seja um sinônimo de crescimento econômico, isso não acaba sendo aplicado no contexto nacional atual*. Nesse sentido, o filósofo Adam Smith afirmava que a riqueza de um país mede-se pela riqueza do seu povo. Desse modo, mostra-se que o consumismo incentivado pela mídia apenas complica a situação de indivíduos e afetam o país como um todo.

    >>> nesse D2 eu senti que você focou muito no consumismo em si e não na relação dele com a educação financeira, correndo um enorme risco de tangenciar e sua nota pela regra cair para 500 pontos. Tome bastante cuidado. C2 e C3

    Torna-se imprescindível, portanto, a tomada de atitudes que mitiguem os efeitos da falta de educação monetária. Para isso, o Ministério da Educação – órgão de grande abrangência – deve conscientizar a população desde cedo sobre os malefícios da falta de educação financeira por meio da inserção do assunto desde cedo em instituições de ensino, de modo que a situação não se agrave. Além disso, é dever da mídia não incentivar de maneira exuberante o consumismo. Apenas assim, o que aconteceu em “Round 6” e em “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom” permaneçam apenas na ficção.

    >>> Proposta completa e de acordo com os critérios do enem. Cuidado com essa expressão “de modo que a situação não se agrave”, alguns corretores podem não considerar isso como uma finalidade válida por não ter sido muito específico em que situação é essa?

    C1:160
    C2:120
    C3:120
    C4:200
    C5:200
    NOTA: 800

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  2. Oi, tudo bom?

    – A introdução ficou bem escrita, fez exatamente o que se espera: introduzir o tema, já trazendo a problemática.
    – O primeiro parágrafo de desenvolvimento acho que ficou um pouco redundante. Você basicamente falou que a falta de educação financeira é um problema, faltou dizer COMO isso é um problema e desenvolver.
    – O segundo parágrafo ficou bom, de novo, gostei da referência.
    – A conclusão ficou perfeitaa

    No geral, sua redação ficou boa, é um tema difícil que não tem muito para onde ir, me lembrou “efeitos da implantação da lei seca no Brasil”, que eu li e fiquei tipo “a, a lei seca foi nice, não bebam se forem dirigir guys :)”

    ~ boa sorte

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  3. Redação incrível, segui o modelo Enem muito bem e utilizou várias referências !!
    – No primeiro parágrafo coloque o ” produzido pela Netflix ou entre vírgulas ou parênteses.
    – Quando falar do filme ” Os delírios de consumo de Becky Bloom” coloque um ” no qual para apresentar o assunto do filme e como ele se relaciona a sua tese.
    – A conclusão está perfeita

    • 1
  4. Olá, amei sua redação!
    A introdução apresenta contexto, problematização e uma tese bem construída.
    No D1, sinto que você pecou um pouco na parte em que cita “Os delírios de Blecky Bloom”, como já apresentou um argumento deste tipo na tese, é bom trazer outros. Mas está muito bem construída.
    No D2, sinto que você se distanciou um pouco do tema.
    E amei a conclusão!

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  5. Introdução
    “No seriado “Round 6” disponível na plataforma Netflix,[…]” – ausência de vírgula (No seriado “Round 6”, disponível na plataforma Netflix, […])
    A passagem “Isso se deve, sobretudo, ao pouco investimento sobre o assunto” ficou vaga. Sugiro que você troque “assunto” pelo tema.

    Parágrafo muito bem construído.

    D1
    ” Cada vez mais adultos” – evite essa ambiguidade

    Argumentação consistente e precisa.

    D2
    “Ademais, revela-se que o consumismo apesar de que em primeira vista aparente ser uma forma de enriquecer empresas[…]” – período confuso

    Ótima explicação das consequências do problema.

    Conclusão
    Perfeita.

    Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa – 160
    Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

    Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa – 200
    Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.

    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 200
    Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.

    Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 200
    Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos – 200
    Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

    Espero que minhas considerações ajudem na evolução de seus textos.
    Bons estudos !!! :)

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  6. MINHA ANÁLISE!
    C1:160 Duas repetições de palavras no mesmo periódo, ambas na conclusão (desde cedo e apenas).
    C2:120 O segundo desenvolvimento se distanciou do tema, em nenhum momento é você cita “Educação financeira”.
    C3:120 Faltou aprofundar ainda mais os argumentos.
    C4:200
    C5:200
    NOTA: 800

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