Tema: “Apenas uma sociedade versada na ciência pode escolher o seu destino responsavelmente.”
Após o fim da idade média e o subsequente início da idade moderna, também chamada de renascimento cultural, o homem passou a estar no centro das discussões intelectuais. Essa conjuntura serviu de combustível para o surgimento da ciência moderna e de nomes como Isaac Newton – figura clássica da revolução científica. Embora esses eventos históricos tenham favorecidos grandes avanços na sociedade, a ciência atualmente ainda enfrenta entraves para o seu desenvolvimento, aceitação e busca por parte da maioria das pessoas. À luz dessas considerações faz-se imperiosa a análise dos fatores que contribuem para tal realidade.
Em primeira análise, é fundamental apontar o emparelhamento da educação como principal causa pelo desinteresse pelo estudo científico. Nesse sentido, não só no Brasil como em vários outros países, percebe-se uma crescente de estudantes cursando matérias de ciências humanas e uma decrescente nos cursos de ciências naturais e exatas. Em termos práticos, observa-se que mais alunos se interessam por sociologia e história e menos alunos por engenharia e física, o que resulta numa desaceleração do crescimento científico e tecnológico.
Ademais, deve-se ressaltar que cada indivíduo é também responsável pela construção do seu conhecimento. Segundo o filósofo Olavo de Carvalho, “não dá para ensinar alguém a alguém que não quer aprender”. Diante de tal exposto é incongruente atribuir apenas ao Estado a responsabilidade pelo ensino da população. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso é imprescindível que o Governo Federal, por intermédio do Ministério da Educação, e também da população, enfatizem a importância da ciência tanto nas escolas quanto em veículos de informação, a fim de favorecer o crescimento científico e conquistar mais adeptos para esse tão importante setor. Assim se consolidará uma sociedade versada na ciência, capaz de escolher seu destino responsavelmente.
Brendha_Stoeberl
Olá!
Gostei da sua escrita e do seu vocabulário, mas gostaria de fazer algumas colocações referentes a forma como você empregou algumas frases no texto:
“Nesse sentido, não só no Brasil como em vários outros países, percebe-se uma crescente de estudantes cursando matérias de ciências humanas e uma decrescente nos cursos de ciências naturais e exatas”. Penso que seria interessante citar a referência da qual essa informação foi retirada. Quais outros países? Quem percebe que há um aumento de estudantes na área de humanas? Do modo como as palavras foram empregadas, dá a entender que você tirou essa informação por você mesmo. Importante salientar que alguns dos cursos mais concorridos no Brasil, de acordo com o próprio site do ENEM, são de medicina, odontologia e engenharia e ambos não se enquadram nas ciências humanas, pelo contrário, esses dados apontam que existe sim um grande interesse/vontade da população em entrar para cursos de ciências exatas/da natureza.
“Em termos práticos, observa-se que mais alunos se interessam por sociologia e história e menos alunos por engenharia e física, o que resulta numa desaceleração do crescimento científico e tecnológico”. Do jeito com o qual você empregou os termos “ciência” e “tecnologia”, deu a entender que, para você, crescimento científico e tecnológico, refere-se apenas as ciências exatas, quando na verdade a filosofia, sociologia (também conhecida como ciências sociais), linguagens e até mesmo a religião (ciências da religião), também podem ser considerados ciência, tanto é que existem inúmeros artigos na internet, desenvolvidos por institutos e universidades, referente a essas áreas do conhecimento. Além disso, estudar como uma determinada sociedade se comporta, quais são seus costumes, suas tradições e seus hábitos também é importante para geração de empregos, riqueza e renda, principalmente no setores comercial e publicitário.
Nota: 650
juscenilda
Olá Eddiens, quero parabeniza lo pela redação.
Não tenho conhecimento suficiente para apontar melhoras na sua redação, sei que gostei muito, leitura bem clara e achei que fez bom uso dos conectivos;
Gostei das observações que as colegas fizeram para sua melhora
Só achei superficial o terceiro parágrafo, poderia ter explorado mais…
Queria que alguém que entenda do assunto destacassem o detalhamento, nunca consigo visualizar na redação de ninguém….socorro, nem as nota mil consigo vê
Parabéns, quando eu chegar o no seu nível vou ficar metida.
Nota: 900+
emillainepaiva
C1: prefira escrever esses momentos históricos com iniciais maiúsculas: Idade Média, Idade Moderna, Renascimento Cultural e Revolução Científica.
Favorecido(s) deveria estar no singular. Uso de vírgula depois do conectivo: à luz dessas considerações(,) Diante de tal exposto(,).
C2: o texto fica melhor quando vc faz a antecipação argumentativa ainda na introdução e retoma nos tópicos frasais do desenvolvimento. No entanto, não está incorreto.
C3: D1 -tente acrescentar um conhecimento de mundo em cada desenvolvimento para enriquecer seu argumento.
D2 – boa citação. No entanto. não foi legitimada durante o desenvolvimento e também foi pouco explicada para ser bem relacionada ao argumento.
Nas conclusões dos dois desenvolvimentos faltou trabalhar mais as argumentações.
C4: bom uso de conectivos, sem inadequações e sem repetições.
C5: proposta de intervenção incompleta e não resolve muito bem os problemas apresentados no d1 e no d2. Tente acrescentar à sua proposta os 5 elementos que garantem a nota máxima nessa competência. São eles: agente, ação, modo/meio, finalidade e detalhamento de algum desses.
Dica extra: tente finalizar seu texto retomando alguma citação já presente, isso traz a ideia de que seu texto foi planejado previamente.
Notas por competências:
C1: 140
C2: 160
C3: 120
C4: 180
C5: 120
Nota final: 720
Nayana Suellen
Olá! Antes de tudo, não sou profissional em correções, mas irei tentar.
Gostei bastante da sua redação!
Correções:
“grandes avanços” é uma expressão prolixa. Fica melhor só “avanços”.
“Em termos práticos, observa-se que mais alunos se interessam por sociologia e história, enquanto que um menor número de discentes, por engenharia e física”.
Sugestões:
• Como você disse “os nomes” eu fiquei esperando a aparicão de mais de um nome… como sugestão eu deixo essa frase:
“Essa conjuntura serviu de combustível para o surgimento de cientistas como Issac Newton – figura clássica da Revolução Científica.
• A conclusão da sua introdução está bom, mas para ficar ainda mais claro você poderia colocar sobre o quê vai ser falado nos seus desenvolvimentos. Apresentar um “spoiler” dos seus argumentos.
• Seria bom você trazer um dado que comprove que os estudantes estão escolhendo cursar matérias da área de ciências humanas. (D1)
• Confere a situação do filósofo no D2. Mas por que os estudantes não estão motivados para estudar? E onde/o que isso afeta?
• A sua Ação na proposta de intervenção não ficou muito clara. Como eles enfatizariam a importância da ciência?
C1: 120
C2: 200
C3: 160
C4: 200
C5: 200
Nota: 880.
clas
C1: prefira escrever esses momentos históricos com iniciais maiúsculas: Idade Média, Idade Moderna, Renascimento Cultural e Revolução Científica.
Favorecido(s) deveria estar no singular. Uso de vírgula depois do conectivo: à luz dessas considerações(,) Diante de tal exposto(,).
C2: o texto fica melhor quando vc faz a antecipação argumentativa ainda na introdução e retoma nos tópicos frasais do desenvolvimento. No entanto, não está incorreto.
C3: D1 -tente acrescentar um conhecimento de mundo em cada desenvolvimento para enriquecer seu argumento.
D2 – boa citação. No entanto. não foi legitimada durante o desenvolvimento e também foi pouco explicada para ser bem relacionada ao argumento.
Nas conclusões dos dois desenvolvimentos faltou trabalhar mais as argumentações.
C4: bom uso de conectivos, sem inadequações e sem repetições.
C5: proposta de intervenção incompleta e não resolve muito bem os problemas apresentados no d1 e no d2. Tente acrescentar à sua proposta os 5 elementos que garantem a nota máxima nessa competência. São eles: agente, ação, modo/meio, finalidade e detalhamento de algum desses.