A revolução científico-tecnológica, no século XX, promoveu investimentos e ampliação nas áreas informacionais, além da dispersão de aparatos inovadores que intensificaram as relações atuais, bem como as trabalhistas. Ainda assim, as interações entre patrões e empregados se mostram singulares, uma vez que consta-se a falta de fiscalização dos âmbitos empregatícios e, as condições, muitas vezes precárias, as quais estão submetidos mediante a ausência de ofertas de trabalho apropriadas.
Em primeiro lugar, vale mencionar que, as condições trabalhistas estabelecidas para parcela dos empregados, remetem a primeira revolução industrial, onde os trabalhadores encontram-se subordinados a péssimas e irregulares formas de exercer seu ofício. Dessa forma, patrões aplicam seu comando de modo exacerbado, negligenciando, ainda, os direitos de seus empregados. Por conseguinte, mantém-se constante exploração trabalhista, especialmente via internet, que possibilita o controle total do empregado e seu monitoramento.
Ademais, a forte concorrência por cargos no mercado de trabalho, dificultou a obtenção de vagas, em massa, para indivíduos com pouca apropriação e conhecimentos requisitados, mediante o fenômeno da globalização. No entanto, o desemprego se tornou um fator principiante para busca de trabalhos temporários, dotados de baixa remuneração e cargas horárias trabalhistas extensas. Conferindo ao trabalhador, consequentemente, riscos à própria saúde e, o fortalecimento dos empregadores irregulares.
Em suma, a exploração trabalhista na sociedade moderna, possui intensificação na contemporaneidade. Dessa maneira, compete ao ministério da economia, pela secretaria de trabalho, promover a abertura de vagas empregatícias às camadas mais baixas da população, para abranger uma quantidade maior de trabalhadores com potencial inativo, além da intervenção governamental, para ampliar a fiscalização geral em empresas e instituições, com o intuito de garantir a empregabilidade com direitos e bem-estar a sociedade.
Sarahbeatriz171
Olá! Tudo bem?
Então, no geral o seu texto ficou muito bom, mas aqui estão algumas observações:
– Na introdução percebi que vc usou uma alusão história o que se tornou um ponto positivo no texto. Só que o seu desenvolvimento ficou um pouco vago, sabe? O desenvolvimento de uma redação Modelo Enem precisa sempre ter uma retomada do projeto de texto, comprovação dos fatos, ou seja, da sua retomada (usando repertório sociocultural) e a CRÍTICA.
– O seu texto ficou um pouco expositivo pq vc não trouxe claramente uma crítica no final de cada parágrafo do desenvolvimento. Tente trabalhar isso melhor.
– Na conclusão, apesar da sua certeza ao falar vc ainda não trouxe os 5 elementos. São eles:
•Agente
•Ação
•meio/modo
•detalhamento
•finalidade
É isso, espero ter ajudado!
A_manda
A parte mais relevante e bem construída do seu texto foi a conclusão,onde você mostrou real domínio do que está falando,mas,em todo desenvolvimento o embasamento é vago,sem nada pra testificar a veracidade das idéias,te recomendo usar o repertório sócio- cultural(filmes,músicas,séries,livros,notícias…) utilizando da exemplificação como argumento.
*”Conferindo ao trabalhador, consequentemente, riscos à própria saúde como no caso das grandes filas da Caixa Econômica em busca do auxilio emergencial…”
Isso trará autoridade no seu argumento,provando real conhecimento do conteúdo.
bons estudos e boa sorte!!
viviskywlkr
Introdução: Gostei que você citou fato histórico (Revolução industrial), é muito importante citar um fato histórico na hora de escrever a introdução. Bom saber também que você já ligou o problema do desenvolvimento na introdução; porém achei a linguagem meio formal demais.
Desenvolvimento: “remetem a primeira revolução industrial”, percebe-se que nessa fala deveria ter uma crase. Achei o desenvolvimento incrível, você ainda usou uma linguagem formal, porém de uma maneira que soou mais suave que no primeiro parágrafo, o conteúdo do texto e a forma como você dominou o tema também foram essenciais na hora de escrever seu texto.
Conclusão: Na conclusão você respondeu as perguntas básicas “Quem?”, “Como?”, “Por quê?” e “Por meio de quê?” e isso é algo essencial em uma conclusão. No geral não vi erros gritantes em toda a redação. Se fosse para te dar