De acordo com o romancista Victor Hugo, na obra Os miseráveis, o personagem Jean Valdejean, é condenado a prisão no século XIX por roubar um pão. No entanto nota-se que mais de duzentos anos se passaram e a discrepância social assola o mundo com seus efeitos negativos. Entretanto mais da metade da população brasileira segue uma vida miserável, vivendo em em extrema pobreza. Dessa forma, entende-se que a desigualdade social no Brasil pode ser minimizada através de politicas publicas efetivas e fiscalização dos recursos disponibilizados.
Corroborando com a sociedade o Art.5º da Constituição Brasileira Federal do Brasil, garante que todos os cidadãos são iguais perante a lei. Visto que constituem objetivos fundamentais da República erradicar a pobreza, a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais .Por tanto é notório observar os esforços dos órgãos competentes em reduzir a discrepância entre as classes sociais que não deveria ter essa distinção de valores.
Cabe aqui salientar que os recursos repassados para as secretarias, devem beneficiar a população mais carente. Para que isso ocorra de forma positiva faz se necessário uma supervisão mais intensa. Essa inspeção garantirá uma abrangência maior dos recursos e poderá beneficiar uma grande quantidade de indivíduos.
Destarte, para que a desigualdade social seja minimizada a União, Estados e os Municípios além das politicas sociais já realizadas, devem ampliar sua rede de serviço por meios de educação continuada, escuta qualificada, pesquisas populacional; fazer ajustes salarial semestral, respeitando as especificidade de cada lugar. Garantir moradia própria a quem necessita ou seja além de garantir constitucionalmente deve agir…
eddiens7
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa – 120
Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa – 120
Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 80
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 80
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos – 80
Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Introdução
“De acordo com o romancista Victor Hugo, na obra Os miseráveis, o personagem Jean Valdejean,
(vírgula mal empregada) é condenado a prisão no século XIX por roubar um pão.”
“Entretanto mais da metade da população brasileira segue uma vida miserável, vivendo em em extrema pobreza.” (Qual a fonte desse dado???)
“Dessa forma, entende-se que a desigualdade social no Brasil pode ser minimizada através de politicas publicas efetivas e fiscalização dos recursos disponibilizados.” (período mal encaixado no parágrafo)
Se você escreve “dessa forma”, isso significa que é uma conclusão lógica a partir daquilo que fora escrito previamente, mas não é esse o caso.
Seria preferível se você substituísse “Dessa forma, entende-se que” por Entretanto.
D1
“[…]Corroborando com a sociedade (vírgula) o Art.5º da Constituição[…]”
“Constituição Brasileira Federal do Brasil”
“[…] garante que todos os cidadãos são iguais perante a lei. (vírgula, e não ponto) Visto que constituem […]”
“[…] Por tanto (portanto é junto, e exige vírgula) é notório observar os […]”
“notório observar” (redundância)
D2
“Cabe aqui” (não tenho certeza se é erro, mas é bom evitar esse tipo de expressão)
Use mais conectivos entre os períodos, caso contrário, dá uma impressão de serem apenas frases soltas no parágrafo.
Cabe aqui salientar que os recursos repassados para as secretarias, devem beneficiar a população mais carente. (Contudo,) Para que isso ocorra de forma positiva faz se necessário uma supervisão mais intensa. (Dessa forma,) Essa inspeção garantirá uma abrangência maior dos recursos e poderá beneficiar uma grande quantidade de indivíduos.
Conclusão
“pesquisas populacional” (populacionais)
Você citou inúmeras medidas e não detalhou nenhuma. É preferível que se limite a uma ou duas e explore o detalhamento.
Não se termina parágrafo com reticências.
Eduarda.
A redação consisti em um bom domínio da estrutura. Um conselho desenvolva um pouco mais os argumentos utilizados, principalmente o segundo. Tenha cuidado com os elementos da proposta de intervenção (agente, ação, por meio ou modo, finalidade e detalhamento). Você só colocou dois o agente e a ação. Faltou o por meio, finalidade e detalhamento. Eu daria a nota 720.
Competência 1- 160. 2- 160. 3- 160. 4- 160. 5- 80. Continue a persistir.
ThaisOlivC
Você escolheu um tema que pode ser muita mais trabalhado, porem sua argumentação é perfeita, apesar de que poderia encorpa-la mais. Única coisa que notei foi a ausência de virgulas, mas a forma como brinca com os sinônimos e palavras demonstra que tem propriedade para argumentar o tema. Gostei bastante da sua redenção, parabéns. Continue treinando mais
Arthur Neiva
Olá. Não consegui localizar os textos de apoio referentes ao tema. Mas como trata-se de uma temática universal, farei a correção com meus conhecimentos prévios sobre a desigualdade.
Dica: Faça correções de temas com texto de apoio, como, por exemplo, temas anteriores do Enem.
Comentário introdução:
Na sua introdução, nota-se um esqueleto estrutural incompleto, carente de estrategias argumentativas. veja:
“De acordo com o romancista Victor Hugo, na obra Os miseráveis, o personagem Jean Valdejean, é condenado a prisão no século XIX por roubar um pão. No entanto nota-se que mais de duzentos anos se passaram e a discrepância social assola o mundo com seus efeitos negativos”
Qual a relação entre o personagem e a temática exposta? De que forma isso converte para a questão da desigualdade? Lembre-se: tudo deve fica implícito no texto, nada deve ficar “sub-intendido”
Observa-se, também, um desconhecimento de sua parte sobre os recursos coesivos. Visto que após “seus efeitos negativos” você utiliza “Entretanto”. Esse recurso coesivo representa a oposição de ideias, semelhante ao “mas”. Por exemplo, “Gosto de fulano, entretanto não é recíproco”. Mesmo que “entretanto” também tenha o significado de “Nesse meio-tempo”, a utilização de outros recursos tornaria o texto mais claro e menos ambíguo.
Nota-se, também, que a estrutura geral (Tese – Argumentos – Conclusão) está confusa, pois você não deixa nítida a ideia central defendida no texto. Veja;
“Dessa forma, entende-se que a desigualdade social no Brasil pode ser minimizada através de politicas publicas efetivas e fiscalização dos recursos disponibilizados.” Você não explicou sobre a desigualdade, tudo está “sub-intendido” e desconexo.
Dica: Seja clara na introdução. Faça um bom paralelo entre o Repertório citado e a temática central.
Comentário do desenvolvimento:
O desenvolvimento é a “alma” do texto, por isso é importante Apresentar com clareza todas as ideias defendidas e explicá-las. Veja o que você faz:
“Corroborando com a sociedade o Art.5º da Constituição Brasileira Federal do Brasil, garante que todos os cidadãos são iguais perante a lei. Visto que constituem objetivos fundamentais da República erradicar a pobreza, a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais”
São iguais perante a lei por que é um objetivo da República erradicar a pobreza? Não intendi a ideia defendida. De que forma isso acontece? Como a igualdade jurídica tem relação com as pautas sociais? Está tudo muito desconexo. Conceitue, compare, exemplifique suas ideias para uma boa argumentação.
O terceiro parágrafo é simples, mas apresenta levemente uma estrutura mais elaborada. Entretanto, ainda sim, é mal explicada. De que forma os recursos governamentais podem beneficiar comunidades carentes? Está tudo “sub-intendido”
Comentário da Conclusão:
Na conclusão deve-se conter uma proposta de intervenção para a temática proposta nos argumentos. No enem, especificamente, deve conter 5 pontos principais, são eles: Quem deve fazer? O que deve ser feito? Como deve ser feito? Por que deve ser feito?, somado a um detalhamento de um dos pontos.
No seu caso, nota-se uma tentativa de estrutura que se atropela com varias propostas desconexas que não respondam aos temas pedidos na planilha de correção.
Nota final:
Competência 1 = 160
Competência 2 = 120
Competência 3 = 120
Competência 4 = 120
Competência 5 = 120
total = 640
OBS: Com relação aos erros gramaticais, é notável que você apresenta pouco domínio das técnicas de escrita. Uma vez que há a separação constante de sujeito e predicado no uso da vírgula. Como em:
“Corroborando com a sociedade o Art.5º da Constituição Brasileira Federal do Brasil, garante que todos os cidadãos são iguais perante a lei” Se quem garante é a Constituição(Sujeito), ela não pode estar separada de sua ação (predicado)
Dica: Leia redações nota 900+ para obter mais contato com o tipo textual.