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A demarcação de terras e a sobrevivência da cultura indígena

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Por meio da Constituição de 1988, foi assegurado aos índios terras demarcadas para a  produção, moradia e aplicação de costumes e tradições. Entretanto, um dos recentes atentados sofridos por indígenas de Dourados, revela que na prática, esse povo não está tendo seu espaço demarcado. Além disso, a cada dia fica mais difícil de vivenciar suas tradições e culturas de origem, pois, esses sofrem preconceitos e intolerância de grande parte da sociedade atual.

Em princípio, os conflitos entre índios e fazendeiros estão cada vez mais frequentes e violentos. Tal como,  foi visto em Janeiro de 2020, quando 180 famílias Guarani e Kaiowá, da reserva de Dourados no Mato Grosso do Sul, sofreram ofensivas por 16 horas seguidas, dos seguranças de fazendeiros da área. Os indígenas lutam por seu direito a demarcação de suas terras, enquanto, os fazendeiros buscam expandir o agronegócio, e nesses confrontos armados, ocorre muitas mortes, principalmente, de nativos.

Ademais, atualmente é muito difícil para os indígenas vivenciar a sua cultura de origem, como era antes da colonização portuguesa. Pois, desde esse evento que os índios sofreram uma aculturação imposta pelos colonizadores, e no momento atual a falta de conhecimento e empatia, se transforma em preconceito contra esse povo, e obriga muitos a deixarem seus costumes de origem e se adequarem a culturas mais populares, para conseguir viver sem sofrer discriminação.

Assim, faz-se necessária a atuação da Funai-Fundação Nacional do Índio-junto com o Governo, para combater os conflitos e atentados contra os nativos, por meio de  fiscalizações frequentes e intensivas e aplicação de multas aos invasores. Para que assim, os índios possam viver seguros em suas terras. Além disso, uma parceria da Funai com o Ministério da Educação é  fundamental para garantir o estudo da historia, cultura e tradição indígena, esse estudo deve ser incentivado desde a educação infantil, por meio de aulas e rodas de conversa com representantes desse povo, com o objetivo de diminuir o preconceito e a intolerância contra os índios.

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3 Correções

  1. Olá,
    Gostei muito da sua redação!
    Uma boa dica é lembrar de ligar a tese e os argumentos usando conjunções.
    Domínio do português
    Conhecimento do tema
    Estrutura de uma redação.
    Escolha dos argumentos.
    Tente elaborar uma tese mais objetiva, deixando a exemplificação apenas para o desenvolvimento dos argumentos.
    São boas dicas para formular uma boa redação!

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  2. Parabéns sua redação está muito bem desenvolvida gostei bastante !!!
    Vi algumas frases sem coerência pois o verbo não foi flexionado.
    Gostei bastante que você citou a FUNAI e o governo enriqueceu bastante sua redação !!
    C1:120 alguns erros gramaticais .
    C2:160 alguns desvios leves.
    C3:120 defendeu bem o ponto de vista , mas com alguns deslizes.
    C4:120 argumentação boa .
    C5:160 excelente defesa com organizações do ministério público.

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  3. 160 – Competência 1: Domínio da norma culta da língua escrita
    160 – Competência 2: Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema
    120 – Competência 3: Selecionar e organizar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista
    120 – Competência 4: Domínio de mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
    120 – Competência 5: Proposta de intervenção
    TOTAL: 680
    Boa tarde, Maria Eduarda! Sua redação está boa, dentro da média de avaliação do ENEM. Algumas sugestões que podem te ajudar são: maior atenção na coerência das frases. Tente criar uma tese mais objetiva, deixando a exemplificação apenas para o desenvolvimento dos argumentos. Cuidado no uso de vírgulas. Finalizar o texto também é fundamental. Bons estudos!!

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