É notório, ao observarmos que a prática do assedio em nossa população é vista como algo normal, negligenciada por muitos e praticada por vários. Esse problema vem se agravando com o passar dos anos, o número de vítimas crescem de maneira significativamente grande, tendo como consequência a dignidade psicofísica ameaçada, e seu alvo principal o publico feminino.
O nosso publico fêmeo martiriza-se com a inconveniência de vários modos, principalmente em músicas, lugares sociais ou familiar. Já que em vários desses modos, nas músicas principalmente são apresentadas ideias e comportamentos assediadores, como por exemplo, em uma de suas canções, o funkeiro Mc Lan diz ” Eu vou fazer uma serenata/ só pra te ver dançando pelada” deixando claro seu pensamento e comportamento assediador, em que muitas vezes o publico masculino usa para ofender as mulheres, com a ideia de incentivá-las a fazer algo pela música.
Outrossim, é a maneira em que nossa população verde-amarela trata os comportamento e até o assediador, que é visto como algo “normal” ou que é da “natureza dele” ter esse tipo atitude, entretanto as vítimas desse enredo na maioria das vezes são oprimidas e julgadas por nossa população machista, já que dados de uma pesquisa realizada pelo blog Think Olga, na campanha Chega de Fiu Fiu, de 7.762 participantes 99,6% já sofreram algum tipo de assédio, mostrando assim a gravidade desse problema.
Em síntese do que foi mencionado, temos de buscar meios para combater esse problema, o governo federal deve buscar formas de intervir em prática, junta a Ong’s e causas feminista buscar dar palestras, ajuda psicológica as vítimas, mostrar como as vitimas se sentem e quais consequências o assediador pode sofrer por essa prática, fazendo com que eles entendam e busquem parar.
proença
Olá, boa tarde. Sou novo por aqui e espero ajudar você em algo.
C1 – notei a presença do uso da primeira pessoa, quando na verdade devemos dissertar na terceira.
C2 – ausência do uso de vírgulas e crase.
C3 – falta de acentuação em algumas palavras, como por exemplo “público”.
queria deixar claro que gostei da sua citação, ficou maravilhosa! bons estudos!
dollynhoGAMER
Boa tarde!
Introdução
Positivos: Você deixou sua tese (opinião) bem definida de forma implícita.
Negativo:
* Não houve uma contextualização e nem um encaminhamento argumentativo, os quais são fundamentais na introdução
*Uso da primeira pessoa em texto dissertativo-argumentativo é PROIBIDO. Você usou “observamos” e “nossa” e isso é a primeira pessoa. Em textos dissertativos-argumentativos, deve ser usada somente a 3 pessoa.
Desenvolvimento 1
Positivos: Interessante o jeito em que você abordou a música e o assédio no Brasil.
Negativos:
*Falta de conectivo no início do primeiro desenvolvimento, sendo que isso é fundamental.
*Erros gramaticais (pontuação, mais especificamente, a vírgula, e a crase).
*Uso da primeira pessoa e não fez muito sentido usar a palavra “fêmea”. Não seria melhor “feminino”?
Desenvolvimento 2
Positivos: Apresentou dados que comprovassem que uma grande parte de pessoas já sofreu assédio.
Negativos:
*Uso da primeira pessoa, novamente
*Erros gramaticais
*Não relacionou o dado com sua argumentação.
*Quem sofre o assédio? as mulheres ou os participantes?
*Resumiu o assédio a apenas mulheres (claro que mulheres sofrem mais que homens, mas homens também são vítimas – caso Karol Conká, por exemplo)).
Conclusão
Positivos: Soube dar uma intervenção para o problema
Negativos:
* Inseriu a primeira pessoa novamente
*Não usou os 5 elementos necessários na redação
Considerações finais e nota:
*Notei que você tangenciou o tema ao ligar o assédio apenas a mulher. O tema pede para você falar sobre a cultura do assédio existente no Brasil, e não a cultura do assédio CONTRA A MULHER no Brasil.
*Senti a falta de usos de repertórios socioculturais que enriquecessem o seu texto.
*Muitos erros de pontuação.
C1: 80
C2: 40
C3: 120
C4: 80
C5: 80
nota final: 400
Samara@$
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 160
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 140
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista > 140
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação > 80
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural > 140