Segundo Paul Watson, cofundador do Greenpeace, inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com o meio ambiente. Todavia, a sabedoria relatada por Watson se encontra em decadência na realidade contemporânea, visto que a consciência ambiental do brasileiro é afetada pela mentalidade capitalista, que tem como consequência a degradação da natureza, bem como a da própria humanidade.
De início, há de se constatar o intelecto consumista enquanto mantenedor da problemática. Acerca disso, o filme Clube da Luta retrata a história de um homem que sofre de insônia e faz uso do consumismo para preencher o vazio de sua vida. A realidade vista dentro da ficção, se faz presente entre aqueles que vivem em função desse pensamento que se sustenta em comprar algo, que de fato não é necessário, com o objetivo de aparentarem ter maior status dentro do meio em que convivem, muita das vezes por influência de propagandas e comerciais que trazem graves problemas ao meio ambiente, pois quanto mais se consome, mais se fabrica e essa fabricação é realizada a partir de recursos presentes na natureza. Logo, é evidente que a lógica de consumo exacerbado perpetua o problema.
Por conseguinte, estabelece-se a deterioração do biossistema. No filme Lorax, é descrito uma cidade em que se esgotaram os recursos naturais da época e os habitantes possuem um comportamento de aceitação em relação ao quadro de degradação ambiental presenciado. Os brasileiros, contudo, vão de encontro com a situação descrita na animação. Devido a estarem constantemente sobre influência consumista, como retratada anteriormente, acabam não percebendo que a remoção da vegetação e o desmatamento proporcionam problemas sérios, como até a perda da biodiversidade em que habitam assim como a perda do habitat de animais e plantas que impactam de modo direto no aumento do número de espécies em extinção. A vista disso é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, que algo precisa ser feito com urgência para adequar a consciência ambiental do brasileiro no cenário contemporâneo. Assim, cabe tanto a ação de grupos ativistas protestarem, através de manifestações populares, no intuito de conscientizar a sociedade, quanto a atuação de governantes e parlamentares na intensificação da fiscalização, por meio de leis e projetos, com o propósito de garantir a preservação do meio ambiente.
Redação estilo ENEM.
elizasolanum
Oii!
Competência 1 – 120 pontos
Bom domínio da escrita formal, porém apresenta alguns desvios (majoritariamente de pontuação e concordância).
Ex 1: “Segundo Paul Watson, cofundador do Greenpeace, inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com o meio ambiente. [1]”
Ex 2: “…Acerca disso, o filme Clube da Luta retrata a história de um homem que sofre de insônia e faz uso do consumismo [2] para preencher o vazio de sua vida. A realidade vista dentro da ficção, [3] se faz presente entre aqueles que vivem em função desse pensamento que se sustenta em comprar algo, que de fato [4] não é necessário”
Ex 3: “….muita[s] das vezes por influência de propagandas e comerciais que trazem graves problemas ao meio ambiente [5], pois quanto mais se consome, mais se fabrica [vírgula] e essa fabricação é realizada a partir de recursos presentes na natureza.”
Ex 4: “…é descrito [descrita] uma cidade em que se esgotaram os recursos naturais da época [6]…”
Ex 5: “…Devido a [7] estarem constantemente sobre [sob] [a] influência consumista, como [8] retratada anteriormente, acabam não percebendo [9]…”
Ex 6: “…A vista disso [vírgula] é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.”
[1]: Use aspas sempre que você for usar a citação exatamente como ela é.
[2]: Sugestão: “e recorre ao consumismo para preencher o vazio de sua vida”
[3]: Como realidade e ficção são antônimos, essa frase fica meio contráditória. Tente mudar para algo como “o cenário retratado na ficção (sem vírgula) se faz presente..”.
[4]: Sugestão: “que, na realidade, (entre vírgulas) não é necessário”
[5]: Sugestão: “muitas das vezes por influência de propagandas e comerciais, contribuindo para a agravação de problemas ao meio ambiente, pois…”
[6]: Não creio que esteja errado, mas mudaria para “cidade na qual…” só pra ter um “que” a menos no seu texto.
[7]: Sem “a”
[8]: Sem “como”
[9]: Sugestão para encurtar o período: “Devido estarem constantemente sob a influência consumista supracitada, não percebem que…”
Competência 2 – 200 pontos
Compreendeu a proposta e apresentou um repertório sociocultural pertinente ao tema.
Sua introdução ficou excelente.
Competência 3 – 120 pontos
No geral, ambos seus desenvolvimentos falam sobre a mesma coisa: o ser humano degradando a natureza por influência do consumismo. Perceba que não tem um diferencial entre eles, de forma que poderiam integrar o mesmo parágrafo.
Competência 4 – 120 pontos
Faltou conectivos para interligar suas ideias em várias partes do seu texto.
Ex: “….Acerca disso, o filme Clube da Luta retrata a história de um homem que sofre de insônia e faz uso do consumismo para preencher o vazio de sua vida. [4] A realidade vista dentro da ficção, se faz presente entre aqueles que vivem em função desse pensamento que…”
[4]: Senti falta de um conectivo aqui. (Nesse prisma, destarte, desse modo)
Competência 5 – 160 pontos
Proposta de intervenção quase completa, só faltou o detalhamento no agente, ação, modo ou efeito. Um jeito legal de você terminar a conclusão é com uma frase que remeta à sua introdução, por exemplo: “Desse modo podemos finalmente viver em harmonia com o meio ambiente”.
NOTA: 720
Minhas principais dicas são:
• faça um projeto de texto e planeje bem seus argumentos para apresentá-los individualmente no D1 e D2.
• usd mais conectivos para melhorar a fluidez do seu texto.
• leve em consideração minhas sugestões a fim de melhorar a estrutura das suas frases.
Continue escrevendo! <3
ssabrynalima
Oiee, gostei muito da sua redação, fiz apenas algumas observações com base em meus conhecimentos. Parabéns e continue praticando! Espero que ajude :)
–
Introdução:
Segundo Paul Watson, cofundador do Greenpeace, inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com o meio ambiente. Todavia, a sabedoria relatada por Watson se encontra em decadência na realidade contemporânea, visto que a consciência ambiental do brasileiro é afetada pela mentalidade capitalista, que tem como consequência a degradação da natureza, bem como a da própria humanidade. [1]
[1] Sua introdução está excelente! Tese bem explícita e sem inadequações gramaticais, parabéns :)
–
D1:
De início, há de se constatar o intelecto consumista enquanto mantenedor da problemática. Acerca disso, o filme Clube da Luta retrata a história de um homem que sofre de insônia e faz uso do consumismo para preencher o vazio de sua vida. A realidade vista dentro da ficção, [2] se faz presente entre aqueles que vivem em função desse pensamento que se sustenta em comprar algo, que de fato não é necessário, com o objetivo de aparentarem ter maior status dentro do meio em que convivem, muita das vezes por influência de propagandas e comerciais [3] que trazem graves problemas ao meio ambiente, pois quanto mais se consome, mais se fabrica [4] e essa fabricação é realizada a partir de recursos presentes na natureza. Logo, é evidente que a lógica de consumo exacerbado perpetua o problema. [5]
[2] Essa vírgula não é necessária.
[3] Insira uma vírgula aqui.
[4] Necessário o uso da vírgula.
[5] Seu argumento está bom, entretanto, acho que você poderia ter relacionado melhor as frases, para que ficasse mais coerente e de melhor compreensão.
–
D2:
Por conseguinte, estabelece-se a deterioração do biossistema. [6] No filme Lorax, é descrito [7] uma cidade em que se esgotaram os recursos naturais da época e os habitantes possuem um comportamento de aceitação em relação ao quadro de degradação ambiental presenciado. Os brasileiros, contudo, vão de encontro com a situação descrita na animação. Devido a estarem constantemente sobre influência consumista, como retratada anteriormente, acabam não percebendo que a remoção da vegetação e o desmatamento proporcionam problemas sérios, como até a perda da biodiversidade em que habitam [8] assim como a perda do habitat de animais e plantas que impactam de modo direto no aumento do número de espécies em extinção. A vista disso é inadmissível que esse cenário continue a perdurar. [9]
[6] Insira um conectivo.
[7] Essa palavra deve concordar com “cidade”, portanto, deve estar no feminino.
[8] Insira uma vírgula.
[9] Você poderia ter aprofundado melhor sua argumentação.
–
Conclusão:
Depreende-se, portanto, que algo precisa ser feito com urgência para adequar a consciência ambiental do brasileiro no cenário contemporâneo. Assim, cabe tanto a ação de grupos ativistas protestarem, através de manifestações populares, no intuito de conscientizar a sociedade, quanto a atuação de governantes e parlamentares na intensificação da fiscalização, por meio de leis e projetos, com o propósito de garantir a preservação do meio ambiente. [10]
[10] Ótima proposta de intervenção! No entanto, eu senti falta de um período para concluir o texto.
–
Notas por competência:
[1] 160 – Atente-se ao uso da vírgula.
[2] 200
[3] 160 – Aprofunde melhor suas ideias.
[4] 160 – Procure melhorar a coesão do seu texto, e nunca se esqueça dos conectivos.
[5] 200
Total: 880
Lilianemaira
Ótima redação! Mas poderia ter pontuado outras problemáticas além do capitalismo na sua tese
D1- influência das mídias no consumo (foi o que entendi de modo geral)
D2- falta concientizacao por meio das mídias(relacionando ao D1), escolas
Na conclusão poderia retomar o contexto da introdução citando projetos como greenplace
Na D1 poderia substituir fabricação por “tal que” para que evitasse a repetição
OBS vale ressaltar que sou estudante do ensino médio fator que deve ser pontuado.