TEXTO MODELO ENEM. SE POSSÍVEL, CORRIJA POR COMPETÊNCIAS
Desde o Iluminismo , entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro . Infelizmente , no Brasil em tempos de pandemia ,a quantidade de pessoas idosas infectadas e mortas no país , vem crescendo demasiadamente . Isso é confirmado não só pela dificuldade que eles enfrentam ao procurar tratamento especializado nos sistemas públicos de saúde , mas também pela ineficiência estatal em comedir esse revês nacional .
A princípio , vale ressaltar que , em tempos de COVID19 , a quantidade de cidadãos mais velhos na espera em filas de hospitais públicos vem sendo crescente . Esse número explica-se em grande parte , devido ao esgotamento de leitos disponíveis em hospitais de todo o Brasil para atender essa demanda , o que acaba deixando esse grupo em situação de vulnerabilidade . Tal fato é confirmado por dados do portal G1 , segundo a qual , a cada 10 vítimas fatais do Corona Virus , pelo menos 7 eram idosas . Segundo o pensador Thomas Hobbes , o estado é responsável por garantir o bem estar da população , no entanto isso não ocorre no Brasil , a falta de atuação das autoridades e investimentos , acabam prejudicando a sociedade da terceira idade .
Outrossim , destaca-se a falta de políticas públicas mais eficazes para a população idosa como impusionador do problema . De acordo com a Constituição Federal , toda nação brasileira deve viver com direito ao bem estar social . Dessarte , o estado não investiu o suficiente na preparação estatal para esta realidade , expondo os mais velhos a riscos de saúde além do fácil contágio da doença . Dessa forma o país não cumpriu com o prometido e ficou distante daquele outrora idealizado na Carta Magna de 1988.
Assim , infere-se portanto , que medidas são necessárias para combater o impasse . O Ministério da saúde deve enviar um decreto a Câmara dos Deputados . Nele , deve constar que mais recursos devem ser destinados para que os Estados possam investir em ampliar a quantidade de leitos em hospitais públicos de cada município , e por vertente , deve-se veicular campanhas informativas á toda população , a fim de garantir maior atenção e cuidado a classe idosa , e o dever de todos , como cidadãos a participar da ação . Com isso , espera-se garantir á esse grupo a sáude digna ,e por fim , tornar o Brasil uma nação que segue os preceitos iluminista de sociedade.
rrenatasousa
Competência I- demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa: 120
Competência II-compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 160
Competência III-selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160
Competência IV-demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação : 160
Competência V-elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural: 160
total: 760
juurodriges
no desenvolvimento 1, colocaria “falta de intervenção”
desenvolvimento 2, “expondo os mais velhos a riscos de saúde, ” acrescentaria a vírgula.
na conclusão, abordaria a ideia de investimento em tecnologia também e ampliações de leitos mais acessíveis, pois somente recursos não é suficiente quando não se sabe gerir o capital.
cathibf04
Infelizmente , no Brasil em tempos de pandemia ,a quantidade de pessoas idosas infectadas e mortas no país , vem crescendo demasiadamente. — Ficaria mais adequado usar: “Infelizmente no Brasil, em tempos de pandemia, a quantidade de pessoas idosas infectadas e mortas vem crescendo demadiacamente (não precisa do “no país”, já que deixou no início claramente que era no Brasil. Após “mortas”, não usa a vírgula).