Texto 1
Drogas são significativo problema de saúde pública, diz Diretora da OPAS
Por: OPS/OMS Em: 02/10/2013 às 11:47:36
A Diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Carissa Etienne, e o Secretário-Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, apresentaram nesta terça (1º) o informe “O Problema das Drogas nas Américas” às autoridades sanitárias da região que participam até o dia 4 do 52º Conselho Directivo da OPS, em Washington (EUA). [protected]
Etienne afirmou que a situação do consumo de drogas é “um problema significativo de saúde pública” na região. “Todos os setores devem estar envolvidos coordenadamente para abordar esse problema”, disse a Diretora da OPAS. Etienne afirmou ainda que o setor da saúde pode trabalhar para “aumentar o acesso aos serviços de saúde” para pessoas com problemas de consumo.
A Diretora agradeceu à OEA por compartilhar o Informe, elaborado com o apoio da OPS, e destacou que a organização reconheceu a necessidade de abordar o problema das drogas desde 2010, quando aprovou uma estratégia regional associada ao consumo problemático de substâncias, e colaborou com os Estados-membros nesse sentido.
Insulza citou as palavras que as delegações de Colômbia, Costa Rica, Guatemala e México pronunciaram a última Assembleia Geral da ONU: “Diante do problema global das drogas devemos avaliar as políticas acordadas internacionalmente, buscando políticas mais efetivas desde um enfoque de saúde, direitos humanos e redução de danos”. Insulza afirmou ainda que “a prevenção deve ser privilegiada buscando reduzir os danos à saúde e a violência social”. O Secretário-Geral da OEA disse que o problema deve ter um enfoque integral de saúde, no qual o usuário deve ser tratado. (Texto Localizado em http://isags-unasul.org/noticias_interna.asp?lang=1&idArea=2&idPai=6823)
Texto 2
“É uma questão de saúde pública porque o Estado tem um custo alto por causa das drogas”, afirma o delegado de Polícia Civil, Ronaldo Moretto. “É saúde pública que precisa de políticas públicas para ser tratada”, complementa a coordenadora Conselho Tutelar de Chapecó, Marloiva Goulart.
O problema está exposto em números. No ano de 2011, a Previdência Social gastou R$ 107,5 milhões com afastamentos do trabalho por dependência de drogas. Ao todo, 124.947 trabalhadores receberam auxílio-doença no País em razão do uso de produtos ilícitos, como o crack, e lícitos, como o álcool. (Adaptado de http://www.redecomsc.com.br/2012/noticias/policia/Drogas_problema_de_saude_publica__6971)
[box]
Os problemas causados pelo uso das drogas é um assunto recorrente em nossa sociedade e muitos acham que ele deve ser tratado como um caso de segurança pública. Os textos acima apresentam outra visão de como tratar esse problema: pelo viés da saúde pública. Com base nos textos acima e nos seus conhecimentos sobre o assunto, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:
A IMPORTÂNCIA DE SE TRATAR OS PROBLEMAS DAS DROGAS COMO SENDO UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA
[/box]
A redação não tem limite de linhas, porém, os vestibulares no geral fornecem ao candidato uma folha pautada contendo de 30 a 40 linhas. Tente não passar desse limite. Leve em conta o tamanho da sua letra de mão na hora de escrever seu texto no computador.
[button link=”https://psalm.escreveronline.com.br/nova-redacao/” newwindow=”yes”] Clique aqui para enviar sua redação para correção comunitária (Grátis)[/button]
[button link=”https://psalm.escreveronline.com.br/premium/enviar-premium” color=”orange” newwindow=”yes”] Clique aqui para enviar sua redação para correção profissional (Premium)[/button]
[/protected]
Comente
You must login or register to add a new comment.