Cadastre-se

Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!

Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline

Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)

Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.

Desculpe, você não tem permissão para enviar uma redação, Você precisa acessar sua conta para enviar uma redação.

Papel do cidadão na política nacional

Texto 1

[quote]O grego e a democracia

Por Voltaire Schiling

Platão, num dos seus diálogos, o Protágoras, ou os Sofistas, reproduz o seguinte mito, narrado pelo filósofo Protágoras a Sócrates, que duvidava ser a política uma atividade ao alcance de todos:

“O homem, ao participar das qualidades divinas (a sabedoria das artes úteis e o domínio do fogo), foi primeiramente o único animal que honrou os deuses e se dedicou a construir altares e imagens das deidades: teve, além disso, a arte de emitir sons e palavras articuladas, inventou as habitações, os vestidos, o calçado, os meios de abrigar-se e os alimentos que nascem da terra. Apetrechados dessa maneira para a vida, os seres humanos viviam dispersos, sem que existisse nenhuma cidade; assim, pois, eram destruídos pelos animais, que sempre, em todas as partes, eram mais fortes do que eles, e seu engenho, suficiente para alimentá-los, seguia sendo impotente para a guerra contra os animais; a causa disso residia em que não possuíam a arte da política (Politike techne), da qual a arte da guerra é uma parte. Buscaram, pois, uma maneira de reunir-se e de fundar cidades para defender-se. Mas, uma vez reunidos, feriam-se mutuamente, por carecer da arte da política, de forma que começaram de novo a dispersar-se e a morrer.

Então Zeus, preocupado ao ver nossa espécie ameaçada de desaparecimento, mandou Hermes trazer para os homens o pudor e a justiça (aidós e dikê), para que nas cidades houvesse harmonia e laços criadores de amizade. Hermes, pois, perguntou a Zeus de que maneira deveria dar aos humanos o pudor e a justiça: “Deverei distribuí-los como as demais artes? Estas se encontram distribuídas da seguinte forma: um só médico é suficiente para muitos profanos, o mesmo ocorre com os demais artesãos. Será essa a maneira pela qual deverei implantar a justiça e o pudor entre os humanos ou deverei distribuí-los entre todos?” “Entre todos”, disse Zeus, que cada um tenha a sua parte nessas virtudes, já que se somente alguns as tivessem, as cidades não poderiam subsistir, pois neste caso não ocorre como nas demais artes; além disso, estabelecerás em meu nome esta lei, a saber: que todo homem incapaz de ter parte na justiça e no pudor deve ser condenado à morte, como uma praga da cidade.” (PLATÃO “Protágoras ou os Sofistas” In: Obras Completas. Madri: Aguilar, 1974, pp. 168/9.)

Fonte: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/politica/democracia.htm[/quote]

 

Texto 2

Fonte: http://ciceroart.blogspot.com.br/2011/06/collor-na-galeria-do-senado.html

 

Texto 3

[quote]Justiça arquiva ação penal contra Maluf

Lilian Christofoletti da Folha de S.Paulo || 28/12/2006 – 10h20

Após o protesto da Suíça contra o emprego dado a documentos bancários enviados ao Brasil, a Justiça Federal trancou o processo movido contra o ex-prefeito e deputado federal eleito Paulo Maluf (PP-SP) por remessa ilegal de dinheiro para bancos suíços.

Os Maluf respondem hoje a dois processos por envio ilegal de dinheiro para o exterior. Num deles, com documentos dos EUA, o ex-prefeito e o filho Flávio são acusados pelos crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas, formação de quadrilha e corrupção passiva. Foi deste caso que saiu a prisão de pai e filho, que passaram 40 dias na carceragem da PF. Outro processo parte de dados da França, onde a mulher de Maluf, Sylvia, tem cerca de 2 milhões bloqueados.

Por ter sido eleito, todas as ações penais contra Maluf serão remetidas ao Supremo. Apenas a ação cível, que pede a devolução de R$ 5 bilhões aos cofres públicos, continuará em primeira instância.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u88086.shtml[/quote]

 

Texto 4

Fonte: http://www.implicante.org/artigos/o-voto-tiririca-na-extrema-direita-da-usp/

 

O texto1 apresenta um mito grego sobre a origem da arte política, bem como apresenta duas virtudes importantes para que essa arte pudesse ajudar a humanidade a não “desaparecer”. Apresentando uma reflexão sobre a relação do Texto 1 com os outros três textos apresentados na coletânea, escreva uma dissertação argumentativa em prosa sobre o tema:

[box type=”shadow”] O papel de cada cidadão no quadro político atual do Brasil [/box]

 

A redação não tem limite de linhas, porém, os vestibulares no geral fornecem ao candidato uma folha pautada contendo de 30 a 40 linhas. Tente não passar desse limite. Leve em conta o tamanho da sua letra de mão na hora de escrever seu texto no computador.

 

Envie sua redação para correção:

[button link=”https://psalm.escreveronline.com.br/nova-redacao/” newwindow=”yes”] Clique aqui para enviar sua redação para correção comunitária (Grátis)[/button]
[button link=”https://psalm.escreveronline.com.br/premium/enviar-premium” color=”orange” newwindow=”yes”] Clique aqui para enviar sua redação para correção profissional (Premium)[/button]

[/protected]

Conteúdo relacionado

Comente