Texto 1
A beleza como harmonia e simetria objetiva
Na Antiguidade Clássica, sobretudo na filosofia grega, predomina uma concepção objetiva da beleza. Esta é uma qualidade que possuem os objetos artístico e naturais a que chamamos belos. Mas o que torna um objeto belo? A harmonia das partes que o constituem. O belo é o resultado de uma combinação e conjunção perfeitas em proporção, medida e ordem. Contudo, a exaltação da forma, da simetria e da harmonia não era suficiente para explicar ou descrever a beleza de modo plenamente satisfatório. O incalculável e o indefinido foram pouco a pouco reconhecidos como componentes essenciais da beleza.
(Disponível em http://lrsr1.blogspot.com.br/2011/03/texto-sobre-evolucao-do-conceito-de.html)
Texto 2
Os padrões de beleza têm vindo a ser alterados ao longo dos tempos. Na Grécia Antiga, o mote de corpo são em mente sã não era garantia apenas de saúde, mas também de beleza e proporcionalidade. Se na Idade Média, as senhoras de formas generosas eram as mais apreciadas pela sociedade, no Renascimento a beleza baseava-se na representação do Homem de Vitrúvio, de Leonardo da Vinci, devido à sua proporcionalidade. Nos dias de hoje, a moda e as pressões sociais ditam regras e restrições, que podem por vezes ser prejudiciais à saúde.
A beleza é ordenada e alterada não só de acordo com os tempos, mas também com os ambientes e padrões culturais ou sociais. Por exemplo, nos programas infantis, o vilão é normalmente retratado como uma pessoa feia, enquanto o herói é, por norma, uma pessoa extremamente atraente. Esta percepção de beleza nos é incutida logo desde que somos crianças. Bonecas, fotografias ou revistas ditam regras, normas e padrões de beleza que serão depois desenvolvidos ao longo de uma vida inteira e que se baseiam, essencialmente, na simetria e na proporcionalidade. Para se atingirem estes parâmetros, há quem recorra a cirurgias estéticas ou outros métodos artificiais que vão proporcionar a beleza pretendida e, por consequência, dar também uma sensação de conforto e de autoconfiança que em muito pode melhorar a qualidade de vida.
(Adaptado de http://www.ruadireita.com/beleza/info/conceito-de-beleza/#ixzz2IYp4bmJA)
Texto 3
[box]Os textos e as imagens apresentadas acima falam sobre o conceito de beleza ao longo da história e nas diferentes culturas. Considerando a coletânea e os seus conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, discutindo a seguinte questão:
Como o homem contemporâneo se relaciona com o conceito de beleza?[/box]
A redação não tem limite de linhas, porém, os vestibulares no geral fornecem ao candidato uma folha pautada contendo de 30 a 40 linhas. Tente não passar desse limite. Leve em conta o tamanho da sua letra de mão na hora de escrever seu texto no computador.
[button link=”https://psalm.escreveronline.com.br/nova-redacao/” newwindow=”yes”] Clique aqui para enviar sua redação para correção comunitária (Grátis)[/button]
[button link=”https://psalm.escreveronline.com.br/premium/enviar-premium” color=”orange” newwindow=”yes”] Clique aqui para enviar sua redação para correção profissional (Premium)[/button]
[/protected]
Comente
You must login or register to add a new comment.