Texto 1
[quote]São Paulo sem carros
Hoje acontece mais um Dia Mundial Sem Carro, ideia que nasceu em 1997, na França, e foi paulatinamente adotada por outros países. Embora sugira um veto ao automóvel, seu propósito é debater a utilização do carro e incentivar alternativas de locomoção mais racionais e menos poluidoras.
Diversas cidades brasileiras já adotam o evento, entre elas São Paulo. Aqui, as primeiras movimentações aconteceram em 2003, por iniciativa de ciclistas. A partir de 2007, a ação ganhou a participação do Movimento Nossa São Paulo, hoje chamado Rede Nossa São Paulo — um conjunto de mais de 600 entidades que se mobiliza por uma agenda suprapartidária voltada para o desenvolvimento sustentável, a ética e a melhoria da qualidade de vida.
Em cidades nas quais reina o transporte individual, como São Paulo, o tema se torna mais relevante. Não para demonizar quem usa o carro, mas para lembrar que há um longo caminho a percorrer na melhoria do transporte público, única alternativa capaz de conduzir a uma mudança de hábito.
Avanços têm ocorrido: amplia-se a rede de metrô e modernizam-se os trens. A situação, porém, permanece aquém do desejável. Madri, com 4,6 milhões de habitantes na área metropolitana, tem 280 km de metrô, contra 74 km da capital paulista, com cerca de 20 milhões de pessoas na Grande São Paulo.
Não por acaso, a Pesquisa Sobre Mobilidade Urbana divulgada pela Rede Nossa São Paulo mostra que o trânsito é visto como o quarto maior problema da cidade, atrás de saúde, segurança e educação.
Entre os moradores de São Paulo com mais de 16 anos, 80% avaliam que a situação é ruim ou péssima nesse quesito. Desde 2008, a percepção negativa aumentou dez pontos percentuais.
Parte da explicação possivelmente está na rápida expansão da frota, que é, aliás, um fenômeno nacional, e não apenas uma realidade do Sudeste. Em Estados como Tocantins, Maranhão e Pará, por exemplo, o crescimento foi maior que o da média do país.
No fim do ano passado, o Brasil chegou a 70,5 milhões de veículos, entre automóveis, utilitários, caminhões, ônibus, carretas e motocicletas. A cifra é 121% maior que a de 2001, quando a frota nacional somava 32 milhões de veículos.
Diante desses números, a proposta de um dia sem carro parecerá a alguns pueril e impraticável, mas sem dúvida suscita reflexão.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/1157687-editorial-sao-paulo-sem-carros.shtml[/quote]
Texto 2
[quote]Empréstimo de bicicleta cresce 65% em um mês
Com quatro meses de funcionamento, o sistema de empréstimo de bicicletas em São Paulo já tem 25 mil ciclistas cadastrados. Neste mês, mais de 8,2 mil viagens foram registradas nas 31 estações – alta de 65% em relação a agosto. E a tendência é aumentar mais. Até o fim do ano, o programa vai chegar a outros 69 endereços e facilitar a integração com a rede de metrô e trens. O projeto Bike Sampa é inspirado no do Rio, que em dez meses atingiu a marca de 1 milhão de viagens. Em São Paulo, são 310 bicicletas oferecidas em estações que ficam a no máximo 1 quilômetro de distância entre si. Funciona todos os dias, das 6h às 22h. Até o fim de 2014, o sistema terá 3 mil unidades, em todas as regiões. Hoje, elas estão concentradas em Vila Mariana, Ibirapuera, Jardins e Itaim, na zona sul.
Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,emprestimo-de-bicicleta-cresce-65-em-um-mes,937822,0.htm[/quote]
Texto 3
Fonte: http://rebobine.wordpress.com/category/sustentabilidade/
Texto 4
[quote]São Paulo testa faixa reversível exclusiva para quem dá carona
Entrou em testes, nesta semana, uma tentativa de amenizar as filas intermináveis de carros que atormentam os motoristas na maior cidade do Brasil. Quem mostra é o repórter César Menezes.
Quem olha para o trânsito em São Paulo repara que muitos carros levam apenas uma pessoa. Para os que não vão sozinhos, nove faixas reversíveis foram reservadas em diferentes pontos da cidade. São trechos bem sinalizados em que o motorista pode trafegar no sentido oposto nos horários de maior movimento. O plano é estimular o hábito da carona recompensando os motoristas solidários com um deslocamento mais rápido.
A faixa reversível exclusiva para quem dá carona vai funcionar até sexta-feira (21) e é uma ação educativa. Quem não respeitar, não vai ser multado. O que a Companhia de Tráfego de São Paulo quer é mostrar que o espaço das ruas da cidade pode ser mais bem aproveitado.
Um levantamento feito pela prefeitura mostrou que os ônibus ocupam 8% das vias, enquanto os carros respondem por 78%. O restante é usado por caminhões, motos e bicicletas.
Cada caroneiro é um carro a menos no congestionamento. Mas nos dois primeiros dias a medida não pegou. “Não reparei”, disse uma motorista. Daniel estava com o carro cheio e não foi para a faixa reversível. “Dá no mesmo, está tudo parado nas duas”, avalia.
A prefeitura vai conferir se os motoristas mudam de comportamento. O empresário Marcio Nigro já mostrou que é possível. Há um ano e meio, ele criou o site Caronetas, que junta pessoas que precisam e motoristas que oferecem caronas. Cinco mil caroneiros já usam o serviço.
Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/09/sao-paulo-testa-faixa-reversivel-exclusiva-para-quem-da-carona.html[/quote]
[box type=”shadow”] A partir da leitura dos textos acima e de seu conhecimento de mundo, redija uma dissertação argumentativa em prosa sobre o tema “O impacto dos meios de transporte na qualidade de vida nos grandes centros urbanos” , apresentando proposta de conscientização social que respeite os direitos humanos. [/box]
A redação não tem limite de linhas, porém, os vestibulares no geral fornecem ao candidato uma folha pautada contendo de 30 a 40 linhas. Tente não passar desse limite. Leve em conta o tamanho da sua letra de mão na hora de escrever seu texto no computador.
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