Texto 1
Lixo
li.xo
sm 1 Aquilo que se varre para tornar limpa uma casa, rua, jardim etc. 2Varredura. 3 Restos de cozinha e refugos de toda espécie, como latas vazias e embalagens de mantimentos, que ocorrem em uma casa. 4 Imundície, sujidade.
(Adaptado de http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=lixo)
Texto 2
Muitos homes e mulheres, excluídos de formas ‘reconhecidas de trabalho’, encontram na atividade de catar e vender lixo a forma de terem a identidade de trabalhadores recuperada. É a partir das sobras, do resto, que eles voltam a prover financeiramente a si mesmos e as suas famílias. O catador vai contra a lógica predominante na sociedade, de que o lixo é a sobra, aquilo que é rejeitado e tem que ser jogado fora, para ele o lixo representa algo que ainda pode ser aproveitado, seu meio de vida.
O interessante é que ao mesmo tempo em que a sociedade capitalista em que vivemos apela para que tenhamos um impulsivo consumo e um rápido descarte, ela também passa a valorizar a chamada ‘cultura do reaproveitamento’. Comprar, descartar e agora reaproveitar são ações necessárias para a expansão do capital. O reaproveitamento torna-se um negócio rentável.
(Adaptado de FRAGA, A.L. O trabalho de quem vive do lixo: desigualdade social e suas dimensões simbólicas. In: Revista Eletrônica Polêmica, UFRJ)
Texto 3
(Imagem extraída de http://iaritalittlewings.blogspot.com.br/2011/04/o-lixo-e-um-dos-maiores-problemas-da.html)
Texto 4
(Localizado em http://nos-todos-lemos.blogspot.com.br/2012/06/lixo-extraordinario.html)
Vídeo 1
Documentário Ilha das flores
Sinopse: Considerado um dos melhores documentários em curta-metragem do cinema brasileiro, o filme fala sobre a pobreza do povo brasileiro de forma única e irônica, através da Ilha das Flores, que serve como depósito de comida que a classe média não consome e banquete para os necessitados.
[box type=”shadow”]Por meio dos excertos, das imagens e do vídeo apresentados acima, podemos ver várias facetas do lixo: o lixo como aquilo que se joga fora; o lixo como trabalho; lixo como identidade; o lixo reciclável; o lixo como arte e o lixo como alimento. A partir disso, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre a Relação do homem com o lixo no mundo contemporâneo.[/box]
A redação não tem limite de linhas, porém, os vestibulares no geral fornecem ao candidato uma folha pautada contendo de 30 a 40 linhas. Tente não passar desse limite. Leve em conta o tamanho da sua letra de mão na hora de escrever seu texto no computador.
[button link=”https://psalm.escreveronline.com.br/nova-redacao/” newwindow=”yes”] Clique aqui para enviar sua redação para correção comunitária (Grátis)[/button]
[button link=”https://psalm.escreveronline.com.br/premium/enviar-premium” color=”orange” newwindow=”yes”] Clique aqui para enviar sua redação para correção profissional (Premium)[/button]
[/protected]
Comente
You must login or register to add a new comment.