Texto 1
PRECONCEITO
- Ideia, conceito ou modelo que se estabelece como padrão.
- Ideia ou conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério ou imparcial. =
- Coisa que não é original e se limita a seguir modelos conhecidos. = LUGAR-COMUM
(Localizado em “estereótipo”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/estere%C3%B3tipo [consultado em 29-11-2014].) [protected]
Texto 2
Nerds assumidos deixam estereótipos para trás
Frederico Haikal/Hoje em Dia
Eles mudaram. Continuam inteligentes, curiosos e apaixonados por temas científicos (inclusive a ficção), tecnologia, histórias em quadrinhos, jogos de RPG, séries de TV e super-heróis. Mas deixaram para trás o estereótipo de pessoas acanhadas, com cabelo desgrenhado, óculos fundo de garrafa, muitos livros embaixo do braço e vida social zerada. Atualmente, nerd que é nerd se declara, sem medo de ser feliz ou das chacotas sofridas no passado.
Dona de uma coleção de mais de 300 gibis de histórias em quadrinhos, a artesã – ou crocheteira, como prefere – Maria Carolina Rodrigues e Rodrigues, de 36 anos, não se esconde mais. E faz questão de clarear para os leigos o que significa esse jeito de ser. “Somos curiosos e gostamos de estudar o que nos interessa”.
Em casa, Carolina e o marido, o analista de sistemas Frederico Pestana, de 41 anos, compartilham gostos muito peculiares para quem, de longe, só observa esse estilo de vida.
“Adoro quadrinhos, os mais adultos, como as grafic novels. No Brasil, temos Gabriel Bá e Fábio Moon. Minha história preferida é a Day Tripper. Tenho vontade de dormir abraçada a ele, de tão poético”, brinca, fazendo referência aos autores dos gibis que mais gosta e à história queridinha. E quando a mistura de paixão por tecnologia, curiosidade e inteligência ultrapassa a porta de casa, ser nerd pode virar até negócio. Que o digam Mark Zuckerberg, o “pai” do Facebook, Bill Gates (Microsoft) e Steve Jobs (Apple).
Não satisfeito com o que o mercado oferecia, o desenvolvedor de software Breno Fernandes Queiroz, de 26 anos, decidiu criar algo para o público geek (como também são chamados os nerds).
“Sou muito ligado a tecnologia, estudo bastante e também gosto muito de seriado, filme e jogos. Há um mês criei uma caixa que chega na casa do cliente com uma porção de produtos ligados à cultura (nerd)”, detalha.
The Nerd Box é o nome da novidade. Quem assina o serviço (preços vão de R$ 59,42 a R$ 79,90) recebe em casa uma caixa com produtos de um tema que muda a cada edição. Tudo mantido em sigilo para não estragar a surpresa do assinante.
“É tudo diferente e personalizado, da forma como gostamos. Não são coisas que a pessoa compraria em qualquer lugar. Para o gosto dos nerds, a ideia é justamente ser diferente, original”, comenta ele, viciado em tecnologia, eletrônicos, filmes e anime (animações com desenhos japoneses).
Hobby
Para o publicitário Adriano Doconni, de 35 anos, ser nerd “é não perder a alegria que se tinha com as pequenas coisas na infância; envolve não ter vergonha de ter seus hobbies na vida adulta”.
A coleção de mais de mil quadrinhos ficou na casa dos pais, mas a paixão pelas histórias perpetua. “Conan, Homem-Aranha, Homem de Ferro, Hulk, Capitão América, tenho todos. Além de uns 150 livros de ficção científica”, comenta. (Localizado em http://www.hojeemdia.com.br/horizontes/nerds-assumidos-deixam-estereotipos-para-tras-1.276260)
Texto 3
Em sua acepção mais antiga, o termo “nerd” servia para designar alguém que possui inteligência acima da média e alguma dificuldade em se relacionar socialmente. Já algumas representações mais atuais dos nerds procuram evidenciar o contraste em relação ao antigo estereótipo, mostrando este grupo como pessoas “normais”, que “tem amigos, namoradas e sabem se comunicar”, como afirma reportagem do portal G1 (BUENO, 2009). Em sua maioria com um tom exageradamente otimista, as visões atuais sobre os nerds afirmam que, cada vez mais, o que antes era exclusivo deles está se popularizando e que o próprio nerd estaria na moda.“Nós, os nerds e os geeks, é que vamos tomar conta do mundo! As coisas qu ea gente gosta estão na moda. ‘Star Trek’ está na moda e está no cinema agora”, explica o publicitário Nick Ellis ao programa Fantástico, da Rede Globo (2009). Segundo tais representações, “o estereótipo tradicional, que ainda persiste na cabeça da maioria das pessoas, está sendo aos poucos quebrado graças ao legado de gênios como Steve Jobs, fundador da Apple, e à crescente dependência dos americanos de aparelhos que façam a sua vida mais fácil pela tecnologia”, como afirma a reportagem da edição online do Estado de São Paulo. (SANTOS, P.M. De descolado a descolado: os processos de construção e reconstrução do estereótipo do nerd no cinema.In: Anais do 5o. CONECO, UFF, 2012.)
[box]
Com base nos textos acima, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:
A construção do estereótipo do nerd em nossa sociedade
[/box]
A redação não tem limite de linhas, porém, os vestibulares no geral fornecem ao candidato uma folha pautada contendo de 30 a 40 linhas. Tente não passar desse limite. Leve em conta o tamanho da sua letra de mão na hora de escrever seu texto no computador.
[button link=”https://psalm.escreveronline.com.br/nova-redacao/” newwindow=”yes”] Clique aqui para enviar sua redação para correção comunitária (Grátis)[/button]
[button link=”https://psalm.escreveronline.com.br/premium/enviar-premium” color=”orange” newwindow=”yes”] Clique aqui para enviar sua redação para correção profissional (Premium)[/button]
[/protected]
Comente
You must login or register to add a new comment.