Texto 1
(…)Até pouco tempo atrás, a opinião pública era formada com base em dados passados pelos veículos de comunicação tradicionais como jornal, rádio e televisão. Hoje, na era da tecnologia, Twitter, Facebook, Instagram, Google+ e tantos outros servem para espalhar subsídios diversos sobre pessoas, partidos e governos. É um amálgama de escritos, números, imagens, vídeos de todo tipo que enchem os internautas de curiosidade. [protected]
Já existe pesquisa que indica a internet como a fonte de informações que mais influencia o eleitor na escolha dos seus candidatos. Infelizmente, o uso indevido, por parte de alguns, acaba impedindo o bom proveito desse método ultramoderno de publicação. É que os oportunistas se valem dos falsos perfis para difundirem aleivosias, e essas inverdades acabam incutindo, na mente dos desavisados, impressões eivadas de falsidades. (…)(Localizado em http://www.dem.org.br/a-influencia-das-redes-sociais-na-atividade-politica/)
Texto 2
Com uso liberado fora do período eleitoral, Facebook, Twitter, Instagram e outras redes movimentam bandeiras e público cativo de candidatos
Diferente do rádio e da TV, a internet é uma zona livre para políticos em busca de projeção entre milhões de brasileiros, de uma forma barata e rápida, e com a vantagem de receber retorno imediato das impressões do público. Em ano eleitoral, centenas de políticos se dedicam a marcar território e criar páginas em redes sociais, ávidos por fãs, seguidores, curtidas e compartilhamentos. “A lógica do político é servir o eleitorado dele e até então não existia um canal direto, com a possibilidade de escala tão grande de diálogo com esse eleitor, a não ser um comício”, explica Pedro Waengertner, coordenador do núcleo de estudos e negócios em marketing digital da ESPM.( Localizadohttp://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2014-02-24/territorio-livre-redes-sociais-podem-projetar-ou-enterrar-candidaturas.html)
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Estamos em anos de eleição presidencial e, atualmente, as redes sociais estão sendo usadas como um forte instrumento político, tanto para se fazer política quanto para discuti-la. Com base no seu conhecimento de mundo e nos texto acima, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:
As redes sociais e sua influência no processo político do Brasil
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A redação não tem limite de linhas, porém, os vestibulares no geral fornecem ao candidato uma folha pautada contendo de 30 a 40 linhas. Tente não passar desse limite. Leve em conta o tamanho da sua letra de mão na hora de escrever seu texto no computador.
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