Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Tema: Tabagismo/ Proposta Enem.
Yane
INTRODUÇÃO: - Achei bem vaga. Uma sugestão seria escrever assim: "A moda dos anos 70/80 divulgou amplamente uma cultura tabagista, na qual o hábito de fumar era visto como um símbolo de status e beleza. No entanto, no Brasil..." - Os dois argumentos não foram bem apontados, o ideal é deixar bem clarLeia mais
INTRODUÇÃO:
– Achei bem vaga. Uma sugestão seria escrever assim: “A moda dos anos 70/80 divulgou amplamente uma cultura tabagista, na qual o hábito de fumar era visto como um símbolo de status e beleza. No entanto, no Brasil…”
– Os dois argumentos não foram bem apontados, o ideal é deixar bem claro pro seu corretor, porque assim ganha pontos na competência de planejamento textual.
DESENVOLVIMENTOS:
– Faltou repertório. Trouxe ideias interessantes, mas não comprovou. Caberia algum filósofo que fale sobre como o capitalismo selvagem pode ser nocivo aos indivíduos (uma vez que as empresas do cigarro vendem a “morte”)
CONCLUSÃO:
-Não consegui identificar bem os elementos, achei confusa. E “bem como” não funciona como detalhamento.
No mais, boa redação! Continue treinando
See lessA obesidade
Yane
INTRODUÇÃO: - A relação entre obesidade e Revolução Industrial não foi bem explicada. Poderia ter feito assim (só uma sugestão): "A Revolução Industrial, que teve início no século XVIII, na Inglaterra, foi responsável pela intensificação da obesidade, tendo em vista que expôs os indivíduos da épocaLeia mais
INTRODUÇÃO:
– A relação entre obesidade e Revolução Industrial não foi bem explicada. Poderia ter feito assim (só uma sugestão): “A Revolução Industrial, que teve início no século XVIII, na Inglaterra, foi responsável pela intensificação da obesidade, tendo em vista que expôs os indivíduos da época a hábitos pouco saudáveis, os quais perduram até os dias atuais”
– Dois argumentos bem explicados
DESENVOLVIMENTOS:
– Senti falta de uma argumentação mais consistente. Você colocou informações, mas sem expor sua opinião. Em alguns temas, é bom construir a redação de forma a apresentar uma causa e uma consequência, dessa forma seu corretor vai entender a relevância do problema para a sociedade.
CONCLUSÃO:
– O correto seria “Portanto, são necessárias”
– Só pude contar 3 agentes, e ficou bem vaga. Lembre-se que, no caso de optar por duas propostas, a mais completa que será aceita.
parabéns!! continue treinando
See lessMobilidade urbana em questão no Brasil
Yane
Oii! Alguns pontos: INTRODUÇÃO - Não entendi a relação entre Machado de Assis e o problema, ficou bem vago, parecendo até argumento coringa. - No final do parágrafo, era esperado que você mostrasse seus argumentos, assim você ganharia pontos na competência de planejamento de texto. DESENVOLVIMENTO 1Leia mais
Oii! Alguns pontos:
INTRODUÇÃO
– Não entendi a relação entre Machado de Assis e o problema, ficou bem vago, parecendo até argumento coringa.
– No final do parágrafo, era esperado que você mostrasse seus argumentos, assim você ganharia pontos na competência de planejamento de texto.
DESENVOLVIMENTO 1
– Parece que você tangenciou o tema, não ficou muito clara a relação entre mobilidade e segregação espacial (pela fragilidade dos repertórios socioculturais, já que a citação do antropólogo não comprovou em nenhum momento o que você disse). Uma dica pra isso não acontecer é sempre repetir alguma palavra ou sinônimo do tema no seu parágrafo, no caso mobilidade ou descolamento urbano
DESENVOLVIMENTO 2
– Faltou aprofundamento. Foi pontuado que o carro é um item de status, por isso o ônibus é desvalorizado. No entanto, no Brasil, os veículos mais comercializados são justamente os carros populares, ou seja, talvez o problema seja realmente o transporte público. A superlotação, a má organização e o alto custo das passagens poderia explicar o impasse.
CONCLUSÃO
– 5 elementos!
Parabéns e continue escrevendo! Presumo que sua nota fique entre 880 e 920.
See lessO papel da literatura na formação dos valores da sociedade brasileira
Yane
Oii! Excelente a sua redação, mas vamos a alguns pontos: - Na introdução, o trecho "Em comparação com tal barbárie" poderia ser substituído por "em contrariedade", ou "contrariamente", já que a realidade da Alemanha Nazista não se aplica ao contexto atual. - No desenvolvimento 1, "Fundação Victor CiLeia mais
Oii! Excelente a sua redação, mas vamos a alguns pontos:
– Na introdução, o trecho “Em comparação com tal barbárie” poderia ser substituído por “em contrariedade”, ou “contrariamente”, já que a realidade da Alemanha Nazista não se aplica ao contexto atual.
See less– No desenvolvimento 1, “Fundação Victor Civita, segundo ela : apenas 19% dos jovens…”, esse trecho poderia ter sido escrito de forma direta, como: “Consoante dados da Fundação Victor Civita, apenas…”. Assim você se ‘apropria’ do repertório, o que é muito bom.
– “Embora muitos pensem” é um termo considerado genérico. Muitos quem? Populações com menor formação eduacacional? É bem importante sempre deixar claro suas ideias.
– Nesse parágrafo senti falta de um aprofundamento dos argumentos. Como seria a “maneira abruptamente mal” que os grandes autores são expostos? Poderia ter colocado que a obrigatoriedade da leitura desses clássicos provocam aversão no estudante.
– No segundo desenvolvimento, senti falta da argumentação. Expor dados não é argumentar.
– A conclusão, ao meu ver, está correta. Mas uma dica: fuja dessas conclusões que apresentam primeiro a finalidade. Eu usava essa também, mas dá um nó na cabeça dos corretores e é mais fácil de se perder também. O modelo mais utilizado nas redações 1000 é (agente) + (meio/modo) + (ação) + (detalhamento) + (finalidade).
– Enfim, não vou falar sobre grafia porque não é o meu forte, mas acredito que a correção acima já abordou bem. Continue praticando e parabéns!!!!!!
Os desafios da inclusão escolar de pessoas portadoras de autismo
Yane
Nossa! Perfeita a sua redação. Só trago alguns pontos: - Na introdução, você poderia ter colocado apenas "Na série Grey´s Anatomy", porque colocar "em um episódio" pode passar para o corretor indecisão. - No desenvolvimento 2, cabia um repertório sociocultural de dado estatístico. Além de criticar oLeia mais
Nossa! Perfeita a sua redação. Só trago alguns pontos:
– Na introdução, você poderia ter colocado apenas “Na série Grey´s Anatomy”, porque colocar “em um episódio” pode passar para o corretor indecisão.
– No desenvolvimento 2, cabia um repertório sociocultural de dado estatístico. Além de criticar o Estado, você deve buscar provas que reafirmem seu argumento como irrefutável. (Nesse caso,
– Na proposta de intervenção, o trecho “uma ação de capacitação” pode criar uma confusão no corretor, sempre é bom detalhar, mais sendo o mais objetiva possível.
Se não for 1000, chegou bem perto. Parabéns e continue treinando!!! ;)
See lessDesaparecimento de crianças no Brasil.
Yane
Oii! INTRODUÇÃO: - Bom, sua redação foi claramente escrita em um modelo coringa, e isso é péssimo por uma série de razões. - Primeiramente, a frase da Hannah Arenht, “A essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos”, não diz absolutamente nada sobre o tema. Se fosse, por exemplo, uma redaLeia mais
Oii!
INTRODUÇÃO:
– Bom, sua redação foi claramente escrita em um modelo coringa, e isso é péssimo por uma série de razões.
– Primeiramente, a frase da Hannah Arenht, “A essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos”, não diz absolutamente nada sobre o tema. Se fosse, por exemplo, uma redação sobre racismo ou algo assim, poderia até fazer sentido. Mas, nesse caso, a criança desaparecida tem direito ao quê exatamente? Ela não desapareceu por não ter direitos, e sim por intermédio de pessoas má intencionadas. Esse é um grande problema de modelos prontos: adequar o tema ao esqueleto e não o esqueleto ao tema. Na introdução, acho que caberia perfeitamente a série Stranger Things (pois o Will Byers é uma criança a qual desaparece), faria muito mais sentido e mostraria ao corretor autoralidade.
– Em “o drama de crianças desaparecidas no Brasil traz divergência de opiniões”, não entendi seu raciocínio. Divergência de opiniões para quem? Há um consenso geral: todos (ou pelo menos a parcela da sociedade sem antecedentes criminais) querem que as crianças desaparecidas sejam encontradas. Divergência seria se uma parcela fosse a favor e outra contra (como ocorre no caso do aborto).
DESENVOLVIMENTO 1:
– Tangenciou (ou seja, o tema que antes era sobre desaparecimento) passou a ser segurança pública.
– A citação do São Tomás de Aquino não tem nada a ver com o tema. Você falou sobre insegurança e depois sobre igualdade e depois jogou a culpa no Estado. Mas de que forma o Estado é culpado? Pela insuficiência das leis? E a insegurança dos cidadãos causa o desaparecimento de crianças? Não seria o contrário?
DESENVOLVIMENTO 2:
– De que maneira a ineficiência de procurar crianças se relaciona com a injustiça social? Crianças ricas são mais procuradas que crianças pobres? Se for esse o caso, exemplifique e aponte dados específicos. Frases de livros e filósofos podem ser muito produtivas, mas no caso da redação coringa só derruba sua nota, porque o repertório não consegue ser produtivo (não tem nada a ver com o tema proposto).
CONCLUSÃO:
– Tangenciou novamente. Explique novamente qual o problema a ser combatido, e só consegui contar 4 agentes. Proposta genérica.
C1: 120 (alguns desvios consideráveis, talvez por causa da digitação)
C2: 0 (nenhum repertório pertinente e produtivo)
C3: 80 (tangência, ou seja, não abordar o tema em todos os parágrafos)
C4: 120 (pouco planejamento de texto)
C5: 160 (4 agentes)
NOTA: 480
Olha, não foi a melhor nota. Mas você já sabe o mais difícil (estrutura da redação), então é só questão de tempo pra se aperfeiçoar. O que te atrapalhou foi tentar encaixar um tema em um modelo já pronto. Nenhum corretor gosta disso, te garanto. Então fuja de promessas milagrosas tipo da “Luma e Ponto” e “Poxalulu”, que ensinam a jogar palavras chave do tema numa redação feita em 30 minutos. Existem professores no youtube que te ensinam a escrever de verdade, um deles é o Henrique Araújo, recomendo demaisss.
See lessEnfim, procure aprender mesmo e não desanime! Parabéns!
A falta de acessibilidade para os deficientes físicos: como resolver esse problema?
Yane
Oii, tudo bem? INTRODUÇÃO: - Não há problema em citar a Constituição Federal, mas muitos corretores consideram esse um repertório "coringa" e "clichê". Não é errado, mas com certeza vão ler sua redação com menos interesse, e o ideal é agradar o corretor. Nesse tema, eu usaria algum repertório sociocLeia mais
Oii, tudo bem?
INTRODUÇÃO:
– Não há problema em citar a Constituição Federal, mas muitos corretores consideram esse um repertório “coringa” e “clichê”. Não é errado, mas com certeza vão ler sua redação com menos interesse, e o ideal é agradar o corretor. Nesse tema, eu usaria algum repertório sociocultural, como os filmes ‘Forrest Gump’, ‘O Jardim Secreto’ ou ‘Heidi’.
– Argumentos bem definidos.
DESENVOLVIMENTO 1:
– Para quem “é notável o preconceito às pessoas portadoras de deficiências na atualidade”? Você tem que procurar repertórios os quais reforcem que o rótulo de “coitado” nos portadores de deficiência realmente existe. Ainda que seja de conhecimento geral a realidade de tal problema, considere que seu corretor não sabe NADA sobre o tema. Use estatísticas e dados de filósofos, ou até mesmo repertório sociocultural. Nesse contexto, cabia citar, por exemplo, ‘O Jardim Secreto’, no qual Colin Craven é um menino com deficiência física, que passa seus dias confinado à um quarto escuro, sendo impedido de sair por ser considerado “frágil”.
DESENVOLVIMENTO 2:
– A “falta de estrutura para a mobilidade” também não foi comprovada. Aconselho nunca criticar o Estado se não tiver um dado estatístico consistente contra o mesmo. Nesse caso, poderia ter falado da situação das calçadas e do déficit no número de rampas, sempre citando números reais para tornar seu argumento irrefutável.
CONCLUSÃO:
– Só consegui contar 3 elementos. Faltou meio (colocar associação entre agentes não conta como meio) e detalhamento (colocar outra proposta não conta como detalhamento). O corretor vai considerar a proposta mais completa, no caso, a que tem 3 elementos.
Estimo que sua nota fique entre 760 e 780. Já é uma nota boa, mas sugiro que leia mais redações nota 1000 e pare de fazer modelos “coringas”, porque na maioria das vezes fica muito claro pro corretor que é um modelo pronto. Parabéns!!!
See lessAh, o professor Henrique Araújo dá ótimas aulas no YouTube, vale a pena assistir também.
As manifestações de violência nos estádios de futebol brasileiros
Yane
Oii! Muito boa a sua redação. Mas aí vão alguns pontos: - Na introdução, depois de “duas questões principais sendo elas” não é correto o uso da vírgula, visto que é aposto. Use dois pontos (:) - Se faltar espaço na introdução, dá pra reduzir com “nesse viés, convém analisar tal panorama”, porque nasLeia mais
Oii! Muito boa a sua redação. Mas aí vão alguns pontos:
See less– Na introdução, depois de “duas questões principais sendo elas” não é correto o uso da vírgula, visto que é aposto. Use dois pontos (:)
– Se faltar espaço na introdução, dá pra reduzir com “nesse viés, convém analisar tal panorama”, porque nas redações 1000 a introdução geralmente é bem menor que os desenvolvimentos
– No desenvolvimento 1, faltou repertório sociocultural. Nesse caso eu recomendaria usar dados estatísticos, pois assim além de melhorar na competência 2 você deixaria sua argumentação mais consistente.
– Amei ter usado Balman, mas faltou contextualizar com o tema. Poderia ter falado, por exemplo, que a violência nos estágios é fomentada pela liquidez, uma vez que essa realidade estimula a individualidade e a impossibilidade dos indivíduos de se importarem com o bem-estar social, (se tornando mais violentos)
– 5 elementos!!
Parabéns pela sua redação, estimo que fique entre 900 e 960
A importância da medicina preventiva para a saúde no Brasil
Yane
INTRODUÇÃO: - Sua tese não ficou nada clara. Você vai tratar de "possibilidade de cura de doenças, de cirurgias estéticas" ou de medidas preventivas de saúde? Poderia ter melhorado com um "especificamente", pra deixar claro pro corretor qual é o problema. - "No entanto, no Brasil" também é um erro,Leia mais
INTRODUÇÃO:
– Sua tese não ficou nada clara. Você vai tratar de “possibilidade de cura de doenças, de cirurgias estéticas” ou de medidas preventivas de saúde? Poderia ter melhorado com um “especificamente”, pra deixar claro pro corretor qual é o problema.
– “No entanto, no Brasil” também é um erro, porque antes você falava da Segunda Guerra Mundial e não usou nenhum recurso temporal para situar o leitor. Poderia colocar “no entanto, no Brasil hodierno/contemporâneo/moderno…”
– Também não especificou quais as causas e quais as consequências, demonstrando falta de projeto de texto.
DESENVOLVIMENTOS:
– Você não conseguiu provar que “à má distribuição da renda pública, os investimentos necessários para assegurar às pessoas acessibilidade a medicina preventiva” de fato são reais (apesar de ser de conhecimento geral que tais problemáticas existam), prove para seu corretor, através de dados estatísticos, assim seu argumento vai ser irrefutável.
CONCLUSÃO:
– Sua conclusão está boa, mas muito genérica. O corretor espera que você contribua para a minimização do problema, então jogar toda a responsabilidade para um ministério “criar programas” não e muito bom.
No mais, gostei do seu texto!! No ENEM tiraria 820, provavelmente. Está bom, recomendo que leia algumas redações 1000 para se espelhar.
See lessCaminhos para combater o tabagismo na sociedade brasileira
Yane
Oii! Amei sua redação. Alguns pontos: - "dois aspectos fundamentais para a continuação desse costume" não precisava, poderia ter colocado de forma mais objetiva - "que medidas devam ser feitas" dá uma ideia de indecisão pro corretor, o que não é bom. Use "medidas sejam feitas". - 5 elementos na concLeia mais
Oii! Amei sua redação. Alguns pontos:
– “dois aspectos fundamentais para a continuação desse costume” não precisava, poderia ter colocado de forma mais objetiva
– “que medidas devam ser feitas” dá uma ideia de indecisão pro corretor, o que não é bom. Use “medidas sejam feitas”.
– 5 elementos na conclusão
Não vou dar nota porque não sou especialista, mas tenho certeza que irá bem no ENEM. Só cuidado ao tamanho da letra, pois o parágrafo de introdução parece muito grande
See less