Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
As implicações da degradação ambiental no Brasil
Vinícius13
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0 Antes de tudo, vou apontar os erroLeia mais
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0
Antes de tudo, vou apontar os erros gramaticais que identifiquei:
Esse pensamento pode fazer apologia a questões → Esse pensamento pode fazer apologia às questões
Segundo a organização das nações unidas (ONU), → Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU),
bem estar afetado → bem-estar afetado para saúde. → para a saúde.
devido a degradação ambiental → devido à degradação ambiental
3,2 bilhões de pessoas tem → 3,2 bilhões de pessoas têm
No geral, é recomendável se atentar a esses pequenos detalhes em relação à gramática, pois podem te prejudicar na competência 1.
A introdução, ao meu ver, está quase completa. Porém, eu não consegui identificar a sua tese e, consequentemente, não foi possível analisar os argumentos que seriam utilizados durante a redação. Recomendo a utilização dela, pois, além de contribuir para a estrutura do texto, é um fator avaliado pela banca.
Ademais, não há a presença de um tópico frasal e nem de um conectivo inicial no começo do segundo parágrafo. A falta desses itens pode prejudicar a sua nota na competência que avalia a organização da redação. Eu faria uma pequena reformulação nesse parágrafo, tendo entendido que o argumento utilizado foi a falta de consciência por parte da população, por exemplo:
Diante desse cenário, é importante abordar a nula consciência da população em relação aos seus atos com o meio ambiente como um fator agravante da problemática. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 3,2 bilhões de pessoas têm o bem estar afetado devido à degradação ambiental. As sequelas envoltas desse fato são resultados de ações humanas, tais quais: queimadas, tem grande liberação de CO2 que modifica negativamente a camada de ozônio, desmatamento, parâmetro considerável para o aquecimento global, entre outros. As ações inconsequentes do homem não afetam somente a flora, mas também, é um fator prejudicial para todos.
Além disso, foram citados os atos derivados desse empecilho, mas o que causa eles? Ou seja, por que a nação brasileira continua promovendo ações que degradam o meio ambiente? Quais são os fatores que colaboram para que isso ocorra? Acredito que, ao responder algumas dessas perguntas, o desenvolvimento estaria mais completo e poderia auxiliá-la na conclusão, tendo em vista que poderiam ser propostas medidas que possam mitigar tais fatores.
Outrossim, o segundo desenvolvimento aparenta ser uma continuação do primeiro desenvolvimento, pois você continuou batendo na mesma tecla das inconsequências dos atos humanos. Além de não conter os mesmos itens que faltaram o D1
Recomendo que, na conclusão, faça uma breve citação dos argumentos utilizados no texto. Na minha visão, faltou um detalhamento maior na proposta de intervenção. Quem são esses agentes remunerados pelo governo? Como será feita a identificação dos indivíduos que colaboram com a poluição ambiental? No mais, ele está de acordo com as exigências do ENEM.
Olha, você escreve bem, mas é preciso que haja uma melhora na estrutura e na organização dos parágrafos, veja alguns conteúdos acerca desse tema e tenho certeza que haverá uma evolução.
Espero ter contribuído de alguma maneira e, se ficou alguma dúvida em relação à minha correção, pode me chamar.
See lessO reconhecimento do funk como cultura nacional do Brasil.
Vinícius13
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0 Antes de tudo, vou apontar os erroLeia mais
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0
Antes de tudo, vou apontar os erros gramaticais que identifiquei:
Nessa lógica é imprescindível destacar que pessoas no qual cantam o funk, são mortos ou ligados à drogas, como um fator que potencializa o problema e, consequentemente, corrobora com ações policiais. → Nessa lógica, é imprescindível destacar que pessoas no qual cantam funk são mortas ou ligadas às drogas, como um fator que potencializa o problema e, consequentemente, corrobora com ações policiais.
ligada aos indíviduos → ligada aos indivíduos
resulta em uma dificuldade de enxergar e combater os estraves presentes na sociedade → resulta em uma dificuldade de enxergar e combater os entraves presentes na sociedade.
eventos nas cidade, → eventos nas cidades
Há, também, erros de pontuações. Recomendo se atentar nesses detalhes, pois podem prejudicar a redação na competência 1
Apesar de não ser obrigatório, recomendo a utilização de, mesmo que coringa, um repertório na introdução, pois, além de contribuir para uma maior contextualização do tema, é o melhor parágrafo para inserir um repertório sócio cultural. Sua redação não seria penalizada por isso, mas acredito que seria uma estratégia interessante a inserção de um repertório na introdução. Ademais, o que o fato do cantor de funk ser morto(cuidado com a generação, não são todos que morrem) contribui para difícil aceitação do funk como uma cultura nacional? No mais, o seu parágrafo segue, de maneira positiva, as exigências da banca.
Ao meu ver, o primeiro parágrafo de desenvolvimento ficou um pouco confuso. Acredito que você quis criticar o preconceito da população com a música. Porém, a sua frase inicial deixa a entender que o texto concorda com a problemática. Seria mais interessante reformular essa frase, por exemplo:
Primeiramente, deve-se abordar o pensamento comum e equivocado de que o funk é de bandido como um fator que fermenta os obstáculos para o reconhecimento do funk no Brasil.
Além disso, há uma escassez de argumentos. Por que esse preconceito ocorre? Quais são os principais colaboradores para isso? Quais são as consequências que este estigma proporciona para a sociedade? Acredito que, ao responder essa perguntas durante a escrita, haverá uma maior argumentação
O segundo parágrafo também carece de argumentos. Como assim e por que todas as áreas da vida social se relacionam com o funk?
Recomendo que, na conclusão, faça uma breve citação dos argumentos utilizados na redação antes de propor medidas intervencionistas. Outrossim, por que deve-se propagar músicas estadunidenses? Certamente, não iria colaborar para uma maior aceitação do funk que é uma música nacional.
Bem, espero ter contribuído de alguma maneira e, se ficou alguma dúvida em relação à minha correção, pode me chamar :)
See lessEstratégicas para mitigar as problematicas das Cracolândia no Brasil
Vinícius13
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0 Ante de tudo, vou apontar os errosLeia mais
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0
Ante de tudo, vou apontar os erros gramaticais:
Nesse sentido e evidente, a Cracolândia → Nesse sentido, é evidente que a Cracolândia
De outro parte, a família também pode ser apontado como promotor → De outra parte, a família também pode ser apontada como promotora. (Não era necessário colocar um ponto final e depois escrever “De acordo..”, apenas uma vírgula era o suficiente.)
as pessoas vai usar a droga pela primeira vez está com problema em casa.→ as pessoas vão usar a droga pela primeira vez quando estão com problemas em casa. (acredito que tenha faltado palavras para colaborar com a coesão textual, então fiz uma suposição do que seria.)
No Brasil é muito comum pessoas próxima consumir drogas → No Brasil, é muito comum pessoas próximas consumirem drogas
a Cracolândia só existe por causa de pessoas que tem → a Cracolândia só existe por causa de pessoas que têm
3% do municípios têm Cracolândia → 3% dos municípios têm Cracolândia
Em 2020 caíram as doações faltou → Em 2020 caíram as doações e faltou
Há outros erros relacionados à utilização da vírgula e alguns que, ao meu ver, tenham sido cometidos apenas no momento de digitar a redação. No geral, nota-se que há uma grande quantidade de erros de concordância e de pontuações. Recomendo que se atente mais a eles, pois podem te prejudicar na competência 1.
Sua introdução segue, de maneira positiva as exigências do Enem, mas há um ponto que eu não entendi na sua tese: O tema é relacionado com estratégias para mitigar as problemáticas das Cracolândias, entretanto o argumento utilizado para que essas problemáticas existam é a própria Cracolândia. Sendo assim, ficou um pouco confuso e acredito que seria melhor apontar fatores que contribuem para a sua existência.
Na minha visão, seu primeiro parágrafo de desenvolvimento é muito raso. É apontado que a falta de medidas para combater a Cracolândia contribui diretamente para a permanência deste empecilho, mas quais são essas ações que deveriam ser tomadas pelo governo? Quais são as intervenções que deveriam ser implementadas visando a combater a dependência das drogas, mas não são? Ademais, por que o crack vicia mais que as demais drogas? Qual substância colabora para isso? São algumas das várias perguntas que, a fim de proporcionar um maior conteúdo no parágrafo, poderiam ser respondidas no texto
Apesar de que poderia ter havido um maior detalhamento no D2, ele está bem argumentado, mas você não propôs medidas intervencionistas para a resolução deste problema na conclusão. É recomendável que, no momento das propostas de intervenção, as resoluções estejam ligadas com os argumentos. Caso contrário, a estrutura do texto pode ser prejudicada e, consequentemente, irá perder pontos
Em relação à conclusão, não recomendo a utilização de dados estatísticos ou quaisquer repertórios. Nesse momento do texto, eles não auxiliam tanto e ocupam linhas que poderiam ser melhor utilizadas. Ademais, se é feito a utilização de estatísticas, deve-se colocar a fonte. Acerca da proposta, faltou detalhes: A criação de clínicas é uma boa solução, mas a criação de barraquinhas não soluciona as problemáticas da existência da Cracolândia, apesar de contribuir para uma vida mais digna para os usuários. Qual o motivo para essas propostas? O que elas visam a propor?
Bem, espero ter contribuído de alguma maneira e, se ficou alguma dúvida em relação à minha correção, pode me chamar :)
Continue treinando e tenho certeza que evoluirá.
See lessa preservação do patrimônio cultural brasileiro ENEM
Vinícius13
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0 Ante de tudo, vou apontar os errosLeia mais
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0
Ante de tudo, vou apontar os erros gramaticais:
o filosofo grego → o filósofo grego
Entretanto os descuidos → Entretanto, os descuidos
brasil –> Brasil
Nesse viés e crucial analisar as causas desse revés. → Nesse viés, é crucial analisar as causas desse revés.
“um povo que não conhece sua história está fardado a repeti-la” → “um povo que não conhece sua história está fadado a repeti-la”
Ou seja, é de extrema necessidade a preservação das memorias do pais que está refletida em museus e diversos outros. → Ou seja, é de extrema necessidade a preservação das memórias do país que está refletida em museus e diversos outros.
seu passado em lugares reformado e agradáveis a vista → seu passado em lugares reformado e agradáveis à vista
Fazendo assim, com que eles sejam preservados é continuem → Fazendo assim, com que eles sejam preservados e continuem
Há, também, erros no emprego da virgulo. Recomendo se atentar tanto a eles quanto aos demais, pois podem te prejudicar na competência 1
Em relação à introdução, acredito que tenha faltado, em sua tese, a colocação do argumento utilizado no segundo parágrafo de desenvolvimento. Sendo assim, ela acabou ficando incompleta e prejudicou a estrutura da redação em geral.
O primeiro desenvolvimento ficou, ao meu ver, mais expositivo do que argumentativo, pois ele é muito curto e o repertório ocupa metade do parágrafo. Portanto, ele está bastante raso em relação ao conteúdo. Por que a negligência governamental pode acabar fazendo com que determinado patrimônio se torne obsoleto? Quais são as consequências disso tanto para a população quanto para o território nacional? Ademais, o repertório utilizado diz que “o povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la”. No entanto, não há informações no seu texto acerca do que pode acabar sendo repetido. Assim sendo, o repertório não foi muito produtivo.
O segundo desenvolvimento está um pouco mais argumentativo, mas há uma desorganização quanto aos argumentos, tendo em vista que é citado, primeiramente, a carência de educação em relação à preservação e, logo depois, é citado a inércia governamental novamente. Acredito que as principais causadoras e as que melhor se encaixam nesse parágrafo são as instituições de ensino, visto que é dever delas educar os cidadãos.
Na conclusão, recomendo que faça uma breve citação dos argumentos utilizados no texto antes de propor medidas intervencionistas. Além disso, poderia ter havido um maior detalhamento na proposta. É interessante utilizar palavras como “por meio de”, “a fim de”, para mostrar a sua ideia com maior clareza.
See less“Estratégias para promover o desenvolvimento sustentável no Brasil”
Vinícius13
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0 Na minha visão, seus dois primeiroLeia mais
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0
Na minha visão, seus dois primeiros parágrafos estão bem construídos e seguem, de maneira positiva, as exigências do Enem.
No segundo desenvolvimento, houve a problematização do excesso em relação ao gasto de água, mas por que isso ocorre? Apenas foi dito as consequências deste ato, entretanto não foram citados os fatores que colaboram para essa problemática. Por exemplo, a falta de informação da população em relação à escassez de água é um dos fatores que contribuem. Acredito que citar os causadores do empecilho é uma boa estratégia para tornar o desenvolvimento mais rico em conteúdo e pode auxiliar na proposta de intervenção, já que poderá haver ações para mitigar os fatores que causam tal problema.
Na conclusão, sua proposta de intervenção é boa, mas acredito que tenha faltado um detalhamento maior. Por exemplo, foi dito que deve haver uma maior rigorosidade das leis em relação aos quesitos sociais, econômicos e ambientais. Entretanto, quais atitudes rigorosas são essas? Haverá a aplicação de multas para empresas que propagam uma quantidade excessiva de dióxido de carbono? Haverá a privação da liberdade para os cidadãos que promovem o desmatamento ilegal? Seria interessante se você fosse mais específico ao propor a criação ou mudança de leis.
Bem, espero ter contribuído de alguma maneira e, se ficou alguma dúvida em relação à minha correção, pode me chamar
See lesscaminhos para reduzir o consumo de plástico no Brasil
Vinícius13
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0 Antes de tudo, vou apontar os erroLeia mais
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0
Antes de tudo, vou apontar os erros gramaticais que identifiquei
No parágrafo de introdução, mais especificamente na tese, acredito que tenha ocorrido a supressão do “à” no momento de colocar os argumentos. Além disso, tanto o sobrenome do filósofo quanto a sua obra estão iniciados com letra minúscula. Logo:
Dessa forma, essa realidade deve-se insuficiência governamental e falta de conhecimento. → Dessa forma, essa realidade deve-se à insuficiência governamental e à falta de conhecimento.
O filósofo Thomas more, em sua obra “utopia”, → O filósofo Thomas More, em sua obra “Utopia”,
Acredito que. graças ao corretor, tenha ocorrido alguns erros no momento da digitação do texto, pois há a presença de troca de palavras, por exemplo:
grandes ricos → grandes riscos
Conforme a Construção Federal de 1988, → Conforme a Constituição Federal de 1988,
Há, também, erros de concordância:
70 mil toneladas de plástico é descartado → 70 mil toneladas de plástico são descartado
leva aos grandes números de plástico sendo encontrado → leva aos grandes números de plástico sendo encontrados
o Governo federal deve cria → o Governo federal deve criar
afim de reverter → a fim de reverter
Desse, modo, as mazelas sociais, possam não ser mais uma realidade na conjuntura brasileira. → Desse modo, as mazelas sociais podem não ser mais uma realidade na conjuntura brasileira.
Ignorando os pequenos erros citados anteriormente, sua introdução segue, de maneira positiva, as exigências do ENEM.
Ao meu ver, o parágrafo relacionado ao primeiro argumento ficou um pouco bagunçado, pois você termina a argumentação e depois é utilizado o repertório para culpar a insuficiência governamental. Na minha visão, teria havido uma coesão melhor se houvesse a troca destes pontos, ou seja, a utilização do repertório e depois a argumentação. Ademais, foi dito que ocorrerá impactos ambientais para o ecossistemas, mas quais são eles? Apesar do leitor ter uma noção de quais impactos são esses, acho que seria interessante você colocar exemplos para que não haja uma lacuna argumentativa. Fora isso, houve uma boa utilização dos argumentos.
Em relação ao segundo desenvolvimento, você criticou a falta de conhecimento acerca da temática por parte da população brasileira, mas por que isso ocorre? Qual fator colabora para que os indivíduos, em território nacional, não tenham consciência do consumo excessivo de plástico? A resposta dessa pergunta poderia auxiliar, não apenas nesse desenvolvimento, mas também na conclusão, já que seria possível utilizar esse fator nas propostas de intervenção
Na conclusão, recomendo que faça uma breve menção aos argumentos utilizados durante a redação antes de propor medidas intervencionistas. Outrossim, sua proposta é boa, mas faltou um detalhamento maior. Por exemplo, como será esse projeto? Sendo mais específico, como o Governo Federal terá noção de quem é o cidadão que mais colaborou com a diminuição no uso de plástico? Outrossim, como será feita essa intervenção na falta de conhecimento?
Bem, espero ter contribuído de alguma maneira e, se ficou alguma dúvida em relação à minha correção, pode me chamar :)
See lessO problema da obesidade entre os brasileiros
brunalismo
Olá!! Boa tarde!! Abordou um tema que é muito discutido nas organizações e abordado em provas. Mais do que isso, gostei da forma como citou cada item: associou o tema com a Constituição Federal; envolveu o período das tecnologias; incluiu políticas públicas. Você tem ótima observação, isso é importaLeia mais
Olá!! Boa tarde!!
Abordou um tema que é muito discutido nas organizações e abordado em provas. Mais do que isso, gostei da forma como citou cada item: associou o tema com a Constituição Federal; envolveu o período das tecnologias; incluiu políticas públicas. Você tem ótima observação, isso é importante para provas como o Enem.
Seus erros foram imperceptíveis e garanto que tiraria uma excelente nota por sua redação. Justamente, corrigiria aquilo que o colega Hugo citou acima. Nada mais. Avante!
See lessENEM 2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
brunalismo
Olá!! Boa tarde!! Um tema frequentemente visto em nosso país, mas tão pouco dito pelos meios de comunicação. Gostei da abordagem, Matheus! Você abordou bem os pontos fracos da temática, bem como suas defesas foram bastante esclarecedoras. Pra falar a verdade, encontrei poucos pontos para poder corriLeia mais
Olá!! Boa tarde!!
Um tema frequentemente visto em nosso país, mas tão pouco dito pelos meios de comunicação. Gostei da abordagem, Matheus!
Você abordou bem os pontos fracos da temática, bem como suas defesas foram bastante esclarecedoras. Pra falar a verdade, encontrei poucos pontos para poder corrigir.
1º: Antes de mencionar uma sigla, é preciso colocar o nome por extenso. Por exemplo: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. Por mais que a sigla seja de grande conhecimento, algumas pessoas podem desconhecer. Além disso, é regra. Antes de sigla, incluir a nomeação por inteiro.
2º Sua conclusão: Ela foi o menor parágrafo de todos. Menor do que a introdução e seus desenvolvimentos, portanto achei sua finalização escassa. Faltou incluir mais soluções e teve brecha para incluir o papel de alguns órgãos frente à problemática, sabe?
No mais, seu texto ficou muito bom e organizado. Avante!
See lessTema- O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
Vinícius13
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0 Devo parabenizá-la, pois o seu texLeia mais
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0
Devo parabenizá-la, pois o seu texto, na minha visão, está muito bem escrito e argumentado. Porém, há uma repetição notável de palavras como “preconceito” e “sociedade”. Acredito que não haveria uma penalização por essas pequenas repetições, mas recomendo a busca por sinônimos, tendo em vista que deixará o texto com um vocabulário maior. Para uma pequena ajudinha, vou citar os sinônimos que costumo utilizar :)
Para “sociedade”, utilizo: âmbito social, nação e corpo social, além da própria sociedade.
Recomendo a não utilização da expressão “tipo de ou tipos de”, acredito que seja um pouco informal
Ademais, acredito que seria interessante se houvesse uma breve retomada aos argumentos utilizados nos parágrafos de argumentação(inclusive, tanto o A1 quanto o A2 estão muito bons). Novamente, nada que você sofreria algum tipo de penalização.
Sua conclusão está perfeita, ok
No geral, você escreve muito bem! Acredito que, se continuar assim, certamente irá conseguir a nota que almeja.
Bem, não houve muita correção, pois não identifiquei a presença de muitos erros. Entretanto, espero que eu tenha contribuído de alguma maneira e, se ficou alguma dúvida em relação à minha correção, pode me chamar :)
See lessA sub-representação feminina na política.
Vinícius13
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0 Em geral, não houve a utilização dLeia mais
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0
Em geral, não houve a utilização de conectivos em todo o texto e eles são fatores que auxiliam na estruturação do texto(tópico avaliado pela banca). Ademais, não há a presença de tópicos frasais(outro fator que contribui para a estrutura da redação e que também é avaliado pelos corretores). Sugiro que comece a utilizá-los, vão contribuir bastante para o texto ;)
Ademais, acredito que seria interessante, na introdução, a presença de uma frase que informa o leitor acerca dos argumentos que serão utilizados nos parágrafos de argumentação. Além disso, deve-se colocar “” no título do livro citado.
Outrossim, o primeiro parágrafo argumentativo ficou, na minha visão, com mais informações do que argumentações, pois é utilizado um dado estatístico acerca das diferenças entre o número de pessoas do sexo feminino e do sexo masculino na candidatura, mas por que houve esse aumento no número de mulheres? Quais são os fatores que impedem que o número seja maior? Foi dito que é válido questionar o porquê disso e realmente é, entretanto você poderia ter abordado o motivo no próprio parágrafo. Tente priorizar o que você pensa acerca do tema e exponha mais às suas opiniões sobre o motivo da problemática.
Em relação ao A1, o seu segundo parágrafo de argumentação foi bem mais opinativo, mas ele é muito breve, faltou um detalhamento maior sobre as consequências do machismo para sociedade. Não é recomendável utilizar o mesmo repertório mais de uma vez na redação. Ademais, sugiro que haja apenas 2 parágrafos para argumentar, pois com a utilização de três, tanto os argumentos quanto a conclusão podem ficar rasos, tendo em vista que há apenas 30 linhas para a dissertação. Seria interessante encaixar o penúltimo parágrafo com o A2.
Recomendo que, na conclusão, você faça uma breve retomada aos argumentos utilizados antes de começar a propor propostas intervencionistas. Acredito que tenha faltado um maior detalhamento nas propostas. Como será possível introduzir esse tema nas escolas? Em outras palavras, por meio do que? Qual é a finalidade desta ação? Por que ela contribuiria para um aumento da representatividade feminina na política? Sua segunda proposta está mais detalhada, mas quais serão estas campanhas que poderão ser ofertadas?
Bem, espero que eu tenha contribuído de alguma maneira e, se ficou alguma dúvida em relação à minha correção, pode me chamar :)
See less