Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.
wesxlley
É notório que o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira, tem aumentado cada vez mais, grande parte da população, conhece ou até mesmo apresenta, marcas e/ou cicatrizes que foram deixadas por determinadas cenas inesperadas. Sabendo-se disso, devidas providências devem ser tomadasLeia mais
É notório que o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira, tem aumentado cada vez mais, grande parte da população, conhece ou até mesmo apresenta, marcas e/ou cicatrizes que foram deixadas por determinadas cenas inesperadas. Sabendo-se disso, devidas providências devem ser tomadas, porém, de forma zelosa.
No entanto, a ausência de tais medidas, provocarão situações bastante preocupantes, visto, que um problema não solucionado possue a finalidade de se expandir, gerando assim, mais impactos, como por exemplo: o aumento da taxa de mortalidade, além disso, a questão se tornará muito mais dificultosa do que o princípio. A maneira de lidar, exigirar soluções bem elaboradas, e dedicação para o planejamento.
Ademais, destaca-se que para a ação desse processo, é de forma precisa, esforço e até mesmo sentimentos como: o amor e também, como claramente o zelo, pois pessoas com doenças mentais, passaram por uma longa caminhada para obter o nível de estado. É evidente que o estigma encontra-se ligado como um dos principais causadores de tal doença, como exemplo a insistência em efetuar o gesto de assistência.
O auxíliamento da sociedade é de bastante necessidade, o anunciamento de palavras e atitudes de afeto possue um grande poder de causar a repulsão de pensamentos negativos e traumas, tendo capacidade de gerar pensamentos positivos. Essa solução pode ser feita por meio de diálogos em campanhas, com a finalidade de diminuir a possentagem de situações relacionadas às doenças mentais, que além disso estará contribuindo no número de mortes.
800
See lessO estigma associado as doenças mentais na sociedade brasileira (de acordo com as competências pfv)
wesxlley
Uma pesquisa sobre depressão divulgada pela OMS, mostra que mais de 10 milhões de pessoas sofrem dessa doença no país. Tais dados denunciam o silenciamento e a omissão governamental referente ao estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira. Dessa forma, emerge um problema complexo deLeia mais
Uma pesquisa sobre depressão divulgada pela OMS, mostra que mais de 10 milhões de pessoas sofrem dessa doença no país. Tais dados denunciam o silenciamento e a omissão governamental referente ao estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira. Dessa forma, emerge um problema complexo de contornos específicos.
A princípio, cabe-se explanar a respeito das raízes da quase inesxistência de debates sobre o tema. Nos tempos antigos, devido a incompreensão desse aspecto da saúde humana, indivíduos acometidos por doenças psiquiátricas eram submetidos a margem da sociedade, tendo sua dignidade negada e seu papel na sociedade invalidado. Assim, a falta de discussões sobre a questão vem dessa mentalidade social fruto de um legado histórico.
Convém ainda apontar a negligência estatal como fator determinante para a configuração dessa problemática. Sendo o Estado responsável por garantir o direito à saúde, bem-estar e qualidade de vida da população torna-se inadimissível a falta de esforço no que concerne a mudança da mentalidade social do povo perante aos estigmas relacionados a doenças e transtornos psicológicos. A persistência desse cenário gera maior dificuldade na busca por ajuda, agravando massivamente o problema.
Portanto faz-se necessária uma intervenção. Para isso, o Ministério da Saúde em parceria com escolas e prefeituras, deveriam promover espaços para debates e discussões sobre o tema. Esses eventos poderiam ocorrer em períodos extra-classe, sendo obrigatoriamente abertos a comunidade local, sendo mesma incentivada a participar por programas de divulgação da prefeitura. Esses eventos contariam com a participação de psicólogos, médicos e depoimentos de pessoas acometidas por essas condições. Por meio dessas ações, o conhecimento sobre tal questão se ampliaria e a dificuldade em validar doenças mentais como legítimos problemas de saúde diminuiria.
900
parabéns
ótimo repertório ok
160
200
200
140
200
l
See less