Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Tema: A importância do turismo nacional para a economia Brasileira
Victor Mateus
Legenda da correção: Comentários estão entre colchetes: [comentários] Substituições de termos estão entre parênteses acompanhadas de reticências: (...substituições...) De acordo com a Agência Nacional de Avaliação Civil (Anac), no auge da crise da Covid-19, a oferta de assentos nas (...NOS...) aviõeLeia mais
Legenda da correção:
Comentários estão entre colchetes: [comentários]
Substituições de termos estão entre parênteses acompanhadas de reticências: (…substituições…)
De acordo com a Agência Nacional de Avaliação Civil (Anac), no auge da crise da Covid-19, a oferta de assentos nas (…NOS…) aviões chegou a cair 95%. Revelou que, desde Abril [SEM LETRA MAIÚSCULA] de 2020 os brasileiros abandonaram as viagens de caráter etnográfico, preferindo campos e litorais isolados das multidões, ocasionando a retração de 33% do turismo como um todo. Logo, a partir desse contexto, faz-se necessário discutir o porquê dessa diminuição e as (…SUAS…) consequências causadas na economia Brasileira (SEM LETRA MAIÚSCULA).
É evidente que, a dependência econômica do Brasil em relação ao turismo é muito variada [? O QUE ISTO SIGNIFICA? A FRASE NÃO ESPECIFÍCA O SEU SIGNIFICADO], 3,7% [3,7% DO QUÊ? FALTA ESPECIFICAR] depende da mesma na composição dos produtos internos brutos (PIBs). Entretanto, a atividade turística é uma das mais importantes no setor econômico e da geração de emprego e renda. Segundo especialistas, a pouca divulgação internacional, a falta de preparo, segurança e a infraestrutura para recebe-los (…RECEBÊ-LOS…) [PARA RECEBER OS ESPECIALISTAS?!] afasta a grande massa de turistas do Brasil (…TURISTAS NO BRASIL…) [‘TURISTAS DO BRASIL’ = SOMENTE TURISTAS BRASILEIROS; ‘TURISTAS NO BRASIL’ = INCLUI INDIVÍDUOS NÃO-BRASILEIROS/ESTRANGEIROS NO BRASIL]. Assim como, o uso político e a pouca importância dada à pasta no setor.
Efetivamente, a crise econômica já afeta de forma drástica a economia mundial, sendo o desemprego e o empobrecimento geral da população brasileira consequências anunciadas por diversos especialistas. Um agravante para o processo da economia brasileira [QUAL PROCESSO? FALTA ESPECIFICAR] é a demanda pelos serviços de turismo e dos setores relacionados não será a mesma [O TERMO ‘MESMO/MESMA’ NÃO PODE SER USADO COMO UM PRONOME PORQUE NÃO O É] [? OUTRA FRASE QUE NÃO ESPECIFÍCA O QUE TENTA SIGNIFICAR]. Do mesmo modo, as perdas econômicas, serão significativas, uma vez com o declínio dos impactos socioculturais.
Percebe-se, portanto, que o desenvolvimento e o melhoramento do turismo exige (…EXIGEM…) soluções imediatas. Assim, torna-se imperativa a ação do (…IMPERATIVO QUE O…) Ministério do Turismo (MTur) a reestruturação do (…REESTRUTURE…) turismo brasileiro (… OTURISMO NO BRASIL…) por meio do (…DE ALGUM…) reforço à segurança nacional e investimento na infraestrutura geral, que aumentarão (…AUMENTARIAM…) a confiança e a segurança do turista em sua viagem ao Brasil e, assim, aumentarão (…AUMENTARIAM…) a economia brasileira em um todo.
De modo geral, o autor precisa ser mais claro, objetivo e preciso ao escrever a redação.
See lessCompetência 1 – 120 pontos
Competência 2 – 120 pontos
Competência 3 – 80 pontos
Competência 4 – 200 pontos
Competência 5 – 120 pontos
Nota Final: 640 pontos
Observação: Este corretor costuma ser o mais carrasco possível ao corrigir. Então, o autor da redação não deve se assustar, aliás, o autor até que autor escreveu bem. Parabéns!
Os etigmas associados a doenças mentais na sociedade brasileira.
Victor Mateus
Considerando que o autor da redação queira uma correção ao estilo do ENEM, pode-se afirmar que certamente a nota não será de 900 pontos, tendo em vista que essa nota é impossível já que a nota da redação se dá por múltiplos de 40, e 900 não é um múltiplo de 40. Segundo minha avaliação, seria de 920Leia mais
Considerando que o autor da redação queira uma correção ao estilo do ENEM, pode-se afirmar que certamente a nota não será de 900 pontos, tendo em vista que essa nota é impossível já que a nota da redação se dá por múltiplos de 40, e 900 não é um múltiplo de 40. Segundo minha avaliação, seria de 920 pontos.
Competência 1: apresenta ótimo domínio da escrita formal, com poucos desvios gramaticais. Nota: 160.
Competência 2: apresenta argumentação consistente com repertório sociocultural produtivo em defesa de um ponto de vista em respeito ao modelo de texto dissertativo-argumentativo. Nota: 200.
Competência 3: apresenta informações, fatos e opiniões em relação ao tema de forma consistente e organizada com autoria em defesa de um ponto de vista. Nota: 200.
Competência 4: apresenta excelente articulação entre as partes do texto com diversificado repertório de recursos coesivos.
Competência 5: apresenta uma proposta de intervenção relacionada com o tema e à discussão desenvolvida. No entanto, pecou na ausência de um detalhe da proposta de intervenção proposta. Nota: 160.
Nota final: 920.
Imprecisões gramaticais (motivos pelos quais foi descontado 40 pontos da nota da competência 1:
§1… “cultura da felicidade”, atribui as [CRASE] vítimas dessas…
§1… os estigmas associados a [CRASE] doenças mentais…
§2 Em primeiro lugar [POSSIBILIDADE DE INTERPRETAÇÃO DE PLEONASMO: É ÓBVIO QUE É EM PRIMEIRO LUGAR, CASO CONTRÁRIO, NÃO SERIA O PARÁGRAFO SEGUINTE DA INTRODUÇÃO. E OBVIEDADES SÃO CONSIDERADAS COMO PLEONASMO], o …
§2…papel do Estado [USO INDEVIDO DE LETRA MAIÚSCULA] …
§2…o Governo [USO INDEVIDO DE LETRA MAIÚSCULA] …
§3… o filósofo Sigmund Balmam dicertou… [GRAFIA: TERMO CORRETO: “DISSERTOU”].
§3…Assim, enquanto alguns indivíduos tentam de adaptar [REGÊNCIA. TERMO ADEQUADO: “SE”]
Motivo pelo qual foi descontado 40 pontos da competência 5:
§4 … instruir a população a respeito da saúde mental, por meio da disciplina de biologia – que já estuda doenças físicas – para que preconceitos infundados não se proliferam… [FALTOU DETALHAR COMO ESSA INSTRUÇÃO SERIA VIÁVEL]
Detalhe que eu particularmente gostaria de destacar por ser estudioso de filosofia:
See less§2…A exemplo, o filósofo Sócrates afirmou que… [É IMPOSSÍVEL DETERMINAR O QUE SÓCRATES AFIRMOU, POIS ELE NUNCA ESCREVEU UMA OBRA. “O SÓCRATES” VULGARMENTE CONHECIDO PELO SENSO COMUM, NO GERAL SE APRESENTA COMO UMA PERSONAGEM DE DIÁLOGOS DE AUTORIA DO FILÓSOFO PLATÃO. ASSIM SENDO, É IMPOSSÍVEL DETERMINAR O QUE SÓCRATES DISSE OU NÃO, SOMENTE SERIA POSSÍVEL DETERMINAR AQUILO QUE SÓCRATES, ENQUANTO UMA PERSONAGEM DE PLATÃO AFIRMOU. ENTÃO, A MANEIRA MAIS APROPRIADA DE FAZER A CITAÇÃO SERIA: “…A EXEMPLO, A FIGURA DO FILÓSOFO SÓCRATES AFIRMOU QUE…]
Estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira (analisem em forma do Enem)
Victor Mateus
Competência 1: Apresenta domínio mediano da escrita formal por apresentar diversos desvios gramaticais. Nota: 120 Competência 2: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente a partir de um repertório sociocultural produtivo e bom domínio sobre o modelo textual dissertativo-argumentativo. NLeia mais
Competência 1: Apresenta domínio mediano da escrita formal por apresentar diversos desvios gramaticais. Nota: 120
Competência 2: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente a partir de um repertório sociocultural produtivo e bom domínio sobre o modelo textual dissertativo-argumentativo. Nota: 200. Ainda assim, poderia ter deixado a tese mais clara.
Competência 3: Apresenta informações, fatos e opiniões sobre o tema proposto em defesa de um ponto de vista de maneira consistente e organizada. Nota: 200.
Competência 4: Apresenta partes do texto com poucas inadequações e apresenta um repertório diversificado de recursos coesivos. Nota: 160.
Competência 5: Apresenta com detalhes uma proposta de intervenção relacionada ao tema e à discussão levantada. Nota: 200. Ainda assim, poderia ter evitado a imprecisão destacada.
Nota: 880.
Seria uma excelente nota. Parabéns!
Abaixo segue as comentários da redação em letras maiúsculas com destaque aos desvios gramaticais:
Promulgado pela Organização das Nações Unidas em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, [PRESENÇA DE VÍRGULA INEXISTENTE] defende a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação e garante a todos os indivíduos o direito à saúde e ao bem-estar social. No entanto, no cenário brasileiro atual, observa-se justamente o contrário, quanto à questão do estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira [AUSÊNCIA DE VÍRGULA E RECURSO COESIVO] impede o pleno exercício desse direito. Nesse sentido, percebe-se a configuração de uma grave problema [DESVIO DE CONCORDÂNCIA] de contornos específicos, em virtude da má influência midiática e da falta de consciência sociais [TERMO MAIS PRECISO: “CONSICÊNCIA SOCIAL”].
See lessSob uma primeira análise, pode-se apontar como um impedimento à consolidação de uma resolução [RESOLUÇÃO DO QUÊ?], a má influência midiática. Conforme Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nesse perspectiva [DESVIO DE CONCORDÂNCIA], pode-se analisar que a mídia, em vez de promover debates que elevem o nível de informação da população, influência [GRAMÁTICA: INFLUÊNCIA (SUBSTANTIVO) ≠ INFLUENCIA (VERBO) – O USO CORRETO NESSE CASO SERIA DO VERBO (SEM ACENTO)]na afirmação do obstáculo [QUAL OBSTÁCULO?].
Outro ponto relevante, [PRESENÇA DE VÍRGULA INEXISTENTE] nessa temática, é [APÓS VÍRGULA NÃO USE VERBOS] a falta de consciência sociais [CONSICÊNCIA SOCIAL]. De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polenés [POLONÊS], a [PALAVRA CORRETA SERIA “HÁ”] falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas e a [… E ECONÔMICAS NAS…] características da “Modernidade Líquida” vivida no século XXI. Nesse contexto, essa liquidez que influi sobre a questão das cicatrizes relacionadas às doenças mentais na sociedade brasileira funciona como um forte empecilho para sua solução [QUAL SOLUÇÃO?].
Portanto, é necessário que especialistas no assunto [QUAIS ESPECIFICAMENTE?], [PRESENÇA DE VÍRGULA INEXISTENTE] tem [MESMO SE A PALAVRA CORRETA FOSSE “TEM”, NESSE CASO ELA VIRIA ACENTUADA COMO: “TÊM”. CONTUDO, A PALAVRA CORRETA NESSA ORAÇÃO SERIA “TENHAM” …] o apoio do governo, [VÍRGULA INEXISTENTE] em parceria com o Ministério de Educação, [DE MODO QUE FINANCIEM…] financie projetos educacionais sobre as marcas comparadas às doenças mentais na sociedade do Brasil nas escolas, através de uma ampla divulgação midiática, que inclua propagandas televisivas, entrevistas em jornais e debates entre os professores e alunos. Sendo assim, o intuito de tal medida deve ser o diagnóstico das carências de cada ambiente escolar e […E A… (AUSÊCNIA DE ARTIGO)] erradicação do estigma associado às doenças mentais na população brasileira [IMPRECISÃO: DIAGNÓSTICO NÃO É SOLUÇÃO PARA PROBLEMA ALGUM. ENTÃO, DE ONDE VIRIA A ERRADICAÇÃO DO PROBLEMA?]. Enfim, essa problemática será gradativamente eleminado [ELIMINADO], pois, segundo Gabriel O Pensador:”Na [NÃO HÁ LETRA MAIÚSCULA] mudança do presente a gente molda o futuro”.
Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
Victor Mateus
Nota: 760 Competência 1: apresenta poucos desvios gramaticais sem reincidência. Nota: 200 Competência 2: apresenta argumentação consistente com respeito ao modelo de texto dissertativo-argumentativo, mas não apresenta um repertório sociocultural de forma clara. Nota: 160 Competência 3: apresenta opiLeia mais
Nota: 760
Competência 1: apresenta poucos desvios gramaticais sem reincidência. Nota: 200
See lessCompetência 2: apresenta argumentação consistente com respeito ao modelo de texto dissertativo-argumentativo, mas não apresenta um repertório sociocultural de forma clara. Nota: 160
Competência 3: apresenta opiniões e informações com indício de autoria em defesa de um ponto de vista de forma quase perfeitamente organizada. Nota: 120
Competência 4: articula as partes do texto de forma mediana por não utilizar recursos coesivos de maneira diversificada. Nota: 120
Competência 5: apresenta uma proposta de intervenção bem relacionada com o desenvolvimento do texto, mas não há detalhamento. Nota: 160.
Os estigmas associados as doenças mentais na sociedade brasileira
Victor Mateus
A intenção desta correção não é apontar defeitos, nem sequer apontar um possível resultado da correção oficial do INEP (os métodos que utilizei são diferentes dos métodos que serão utilizados na correção oficial). O único objeto é apontar pontos que poderiam ser refinados, sem a atribuição de uma noLeia mais
A intenção desta correção não é apontar defeitos, nem sequer apontar um possível resultado da correção oficial do INEP (os métodos que utilizei são diferentes dos métodos que serão utilizados na correção oficial). O único objeto é apontar pontos que poderiam ser refinados, sem a atribuição de uma nota. A correção consiste no destaque de 6 imprecisões em diversos pontos da redação ao lado de comentários. Além disso, também há uma “redação ideal”, com os pontos destacados “corrigidos”.
Imprecisão 0: uso incorreto de crase
Imprecisão 1: ausência de especificação de ideia
Imprecisão 2: pleonasmo em potencial
Imprecisão 3: vírgula
Imprecisão 4: presença de palavras de frases alternativas durante a redação da própria redação
Imprecisão 5: incoerência
Os estigmas associados as 0[crase: “às”] doenças mentais na sociedade brasileira
Sabe-se [quem sabe?]1 que a depressão é uma das principais doenças causadoras do suicídio e do desemprego entre jovens e adultos [no intuito de expressar a ideia de “desemprego entre jovens e adultos no Brasil”, não há necessidade de especificar “jovens e adultos”, tendo em vista que o ideal da sociedade brasileira juridicamente, é que toda a sua população infantil e idosa esteja desempregada – em síntese, há o risco de pleonasmo ao escrever “desemprego entre jovens e adultos, pois ao se falar de desemprego, a expectativa é que ele atinja exatamente jovens e adultos]2 no Brasil. Segundo a OMS com mais de 11,5 milhões de brasileiros com a doença3 [“Segundo a OMS, no Brasil há mais de 11,5 milhões de cidadãos com a doença, assim,”] o país e4 [erro bobo (não existe esse “e”), dica para evitar: sempre leia antes de entregar] lidera o ranking [poderia perguntar qual, mas ele praticamente fica implícito com informações no final da frase, então, não há imprecisões, mas poderia ser evitado] com a maior população depressiva da América Latina. 2[ao dizer que o país lidera o ranking, isso significa que ele é o top um, ou seja, o superlativo (a maior). Assim sendo, apesar de não ser a intenção, pode ser interpretado como um claro pleonasmo a frase “o país lidera o ranking com maior…”
O suicídio é visto pelos que sofrem1 [aqueles que sofrem do quê? Eu sei o que é, mas o autor deve deixar as informações claras] como a última saída1 [última saída para o quê?]. Para chegar a esse nível, muitos passam por bullying na escola, podendo causar o afastamento ou a rejeição da Criança5 [coerência: no parágrafo anterior, foi citado jovens e adultos, o que excluí crianças] e do jovem com qualquer instituição; a exclusão social e familiar, passando na sensação de desprezo e solidão; e a pressão psicológica dos responsáveis ou de si próprio para concluir os estudos ou até mesmo arrumar um bom emprego. os sinais da depressão são simples de reconhecer, podendo começar com choros, falta de ar, alterações de humor, podem também interferir na saúde com a falta de apetite, automutilação e por fim o suicídio.
Os padrões que a sociedade impõe sobre essas pessoas1 [quais padrões são esses? Há padrões diferentes para os indivíduos que sofrem de depressão? Falta especificar] estão além do senso comum de qualquer cidadão2e4 [senso comum está diretamente relacionado com o conhecimento em comum entre os cidadãos. Pleonasmo: senso comum de qualquer cidadão. Incoerência: além do senso comum de qualquer de qualquer cidadão], são pessoas frágeis por conta de traumas e tentativas frustradas1e4 [tentativas frustradas do quê?] e que acabam perdendo seus empregos e viram uma estatística ao invés de receber apoio e ajuda de empresas onde trabalhavam.
Muitos1[muitos quem?] acham as demonstrações uma frescura, quando o doente só procuram por ajuda 4[errinho simples: “o doente só procuram”], e dispensam a pessoa sem nenhum incentivo para sua melhora.
É de extrema importância o reconhecimento da doença e a compreensão das pessoas que estão no cotidiano desses jovens e adultos, seja na escola ou em seu local de trabalho [informação desnecessária]. [ausência de conectivo de adição] Também essencial procurar um profissional de saúde psicológica para melhores administrações de medicamentos [seria melhor escrever “profissional de saúde mental”, porque apenas psiquiatras podem receitar medicamentos, ou seja, nem psicólogos, nem psicanalistas se aplicariam à ideia original], e o apoio de todos para que isso passe e que o Brasil venha ser menos depressivo.
Redação ideal:
Estatísticas [convém citar a fonte dos dados estatísticos (geralmente, há esse tipo de informação no texto de apoio) quanto antes possível. Contudo, não é exatamente necessário especificar as estatísticas da pesquisa] comprovam que a depressão é uma das principais causas do suicídio e do desemprego na população brasileira. Segundo a OMS, no Brasil há mais de 11,5 milhões de cidadãos com a doença, assim, o país lidera o ranking […da taxa de depressão populacional… ou de taxa de suicídio…? – não ficou clara essa informação] entre os países da América Latina.
See lessO suicídio é visto por aqueles que sofrem de depressão como a única solução da problemática que sua situação mental implica. Como um possível causa deste efeito, os indivíduos que passam por tal problema podem ter sofrido por situações traumáticas na infância ou adolescência, como bullying e rejeição familiar; o que gera sensação de desprezo e rejeição. Isto, aliado à pressão da problemática família e da sociedade em relação à formação e à carreira profissional, pode atenuar o quadro dessas sensações. Sensações nas quais são as primeiras causas do quadro de depressão, que pode ser facilmente percebido por conta de respostas fisiológicas, biológicas e psicológicas involuntárias, como choros, falta de ar e alterações de humor, ausência de apetite, automutilação e até mesmo suicídio. [IMPRECISÃO LEVE: foi proposto explicar o porquê a depressão causa o suicídio, e apenas foi dito como a depressão é causada, e não as causas da depressão em si – no geral, não é um problema muito grave, porque está tudo muito próximo até mesmo ao se considerar a lógica modal: Se S→P (S implica em P), e P→A, então, praticamente S→A].
Os padrões que a sociedade impõe [especificar quais seriam esses padrões, dessa vez nem imagino o que seria] sobre essas pessoas se revelam como expectativas mais altas do que esse grupo pode atender, por conta de serem pessoas frágeis devido aos traumas. Estas altas expectativas fazem com que as pessoas que sofrem de depressão sejam vistas como indivíduos que não precisam de ajuda, ao contrário, como pessoas que precisam mostrar bons resultados em relação às
Para o (a) [especificar quem], os sinais da depressão podem ser vistos como mera frivolidade, e não como um pedido de ajuda (o que seria o ideal para pessoas que sofrem de depressão).
Portanto, é de extrema importância o reconhecimento de que pessoas com depressão, ao invés de serem obrigados a apresentar bons resultados à formação e à carreira profissional por conta própria. Além disso, também é essencial o reconhecimento por parte dos agentes daquelas pressões de que, para esses resultados sejam alcançados, convém que os indivíduos que sofrem de depressão sejam auxiliados a superar as dificuldades de seu quadro clínico com a ajuda de um profissional da saúde mental. Desse modo, o Brasil poderia ter um resultado melhor no ranking […da taxa de depressão populacional… ou de taxa de suicídio…? – não ficou clara essa informação] entre os países da América Latina.