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A IMPORTÂNCIA DA VISIBILIDADE DA MULHER NO ESPORTE
Thamirysbds
Oi! Vi que você colocou 2 redações, vou dar uma olhada nessa e espero que, de alguma forma, possa ajudá-la com os possíveis erros da outra. Desde já, peço que me corrija, caso eu erre em algum ponto, ok? ;) INTRODUÇÃO -- Sobre a estrutura nesse parágrafo, não há muito o que falar, fez corretamente.Leia mais
Oi! Vi que você colocou 2 redações, vou dar uma olhada nessa e espero que, de alguma forma, possa ajudá-la com os possíveis erros da outra. Desde já, peço que me corrija, caso eu erre em algum ponto, ok? ;)
INTRODUÇÃO —
Sobre a estrutura nesse parágrafo, não há muito o que falar, fez corretamente. Entretanto, percebi 3 erros quanto à gramática:
-> Ausência de vírgula: “No filme “Mulan”[,] a personagem…” a preposição “no” pede a vírgula
-> Vírgula desnecessária: “…bem como[,] a carência…” a vírgula em “bem como” você só coloca antes do termo
-> Uso do ‘mesmo’: “gera a desvalorização do mesmo.” o termo ‘mesmo’ é adjetivo de igualdade, jamais o use para retomar palavras/termos anteriores, pois é gramaticalmente errado.
Tenho 2 observações:
-> Você repetiu “personagem”
-> Adjunto adnominal deslocado com 3/+ palavras você coloca entre vírgulas: “no exército[,] disfarçada de homem[,] para substituir…” deixa o texto e a leitura mais organizada.
D1 —
É fato que um parágrafo pequeno, principalmente os de argumentação, não dá pra você defender sua ideia com “unhas e dentes”. Por outro lado, um parágrafo enorme, cansa o leitor e dá a impressão que você está “enchendo linguiça”, em outras palavras, tá enrolando. Então, é sempre bom um parágrafo de tamanho mediano, cuja fundamentação seja a maior parte.
Não há muito o que falar sobre a estrtura, está correta, só está vazia. Você discorreu de forma enxuta sobre o assunto, tão enxuta que eu não consegui ligar a invisibilidade (dito na introdução) com o problema salarial (dito no presente parágrafo). Em uma argumentação mais elaborada, eu tenho certeza que você teria atingido seu objetivo, mas, infelizmente, não foi o caso.
Outro problema foi seu tópico frasal. Acredito que você saiba que o tópico é o “coração” do parágrafo, se você trouxer um tópico falando que 1+1 = 3, vai ter que discorrer e provar isso durante todo o seu parágrafo, trazendo fatos de outras áreas (C2) e, lógico, sua opinião (C3). Seguindo, você começou falando que a mídia não cobre os jogos femininos, porém, na hora de defender isso você acabou trazendo outro assunto, a falta de investimento salarial. Discrepância nítida. Ambos os assuntos têm a ver com a invisibilidade da mulher no esporte, mas faltou fundamentação, ou seja, conexões. Como fazer tais conexões? Simples, basta argumentar mais, defender seu ponto e sua opinião, mostrar ao corretor o que passa na sua cabeça, é isso que o Enem (ou a FGV) vai pedir de você.
Erros:
-> Adjunto adverbial deslocado: “midiática não cobre[,] em horários nobres[,] jogos femininos”
-> Concordância: “entre [a] seleção masculina e [a] feminina”
-> Concordância: “que é refletid[a] em várias áreas” o que é refletida? ‘a diferença de investimento’
D2 —
Aqui cabe tudo que eu falei sobre o D1
Seu tópico, o modo como você escreveu, está sem sentido. ‘Outrossim’ significa “igualmente”, esse “é” logo após não é necessário, ficou parecendo que você queria falar alguma coisa, mas desistiu no meio da frase e encerrou ela logo.
Cadê a tese? Foi ótima a citação de Freud, mas onde que eu leio a parte que você coloca seu ponto de vista? Seu maior problema é a quase ausência de opinião, procure trabalhar mais esse aspecto para poder subir a C3.
Erros:
-Vírgula: “e, por isso, são mais”, no meio da frase, você isola os termos conclusivos
-Uso do ‘mesmo’
CONCLUSÃO —
Completa.
Observação:
-> Coloca ‘atravessar’ no lugar de ‘através’ e veja se faz algum sentido, porque é isso que a palavra significa. O Enem releva tal erro, mas o correto seria “por meio/intermédio de”.
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 200
= 880
Bons estudos!
See lessImpasses no Desafio de uma Intervenção Educativa Financeira no país
LaísAlm
Intro -" As crises políticas e financeiras são recorrentes no cenário mundial. Em consequência disso, a depender de diversos fatores, o Brasil pode ser atingido pela instabilidade monetária. NESSE CONTEXTO, tal colapso seria amenizado com educação financeira, CONTUDO, MEDIDAS INEFICAZES E INSUFICIENLeia mais
Intro
-” As crises políticas e financeiras são recorrentes no cenário mundial. Em consequência disso, a depender de diversos fatores, o Brasil pode ser atingido pela instabilidade monetária. NESSE CONTEXTO, tal colapso seria amenizado com educação financeira, CONTUDO, MEDIDAS INEFICAZES E INSUFICIENTES, BEM COMO A FALTA DE RECURSOS AINDA ASSOLA O PAÍS. LOGO, PERCEBE-SE QUE há impedimentos para implementação desse ensino.”
> poucas coisas para corrigir, eu apenas coloquei um conectivo, pois estava um tanto seco, e dei uma pista do que vc irá falar no seu texto. Quando os corretores veem que vc deu uma pista na introdução, isso quer dizer que vc sabe o que vai falar antes de escrever. Eles o chamam “planejamento de texto”, mas não se importe muito com isso.
D1
-“Primeiramente, é mister mencionar que, embora o MEC tenha incluído obrigatoriamente o ensino de educação financeira NA GRADE CURRICULAR DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, a referida medida ainda é insuficiente e ineficaz, pois está inserido apenas na matéria de Matemática, quando na verdade, DEVERIA SER EM MODALIDADE APLICADA NO COTIDIANO, DE FORMA A FORNECER ensinamentoS NA ÁREA de economia e finanças, para efetivo cumprimento das Diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. ISSO É EVIDENCIADO NO (…), QUE COMPROVA A INEFICÁCIA DE ALGUMAS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS, ASSIM COMO OCORREU NA INSERCÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO TÓPICO OBRIGATÓRIO.”
> Não podemos simplesmente abrir a boca e colocar na mesa nossos argumentos, é necessário que tenhamos legitimadores, ou pelo menos algo que mencione/perpasse tal fato. Pode ser um dado (56% dos alunos se sentem despreparados em relação ao assunto, de acordo com o estudo realizado por…), pode ser uma série/filme/livro (Isso é evidente na série/ filme/obra de Fulano de Tal, que mostra a negligência por parte do Estado para com seus cidadãos.”, pode ser uma teoria científica/ menção/ citação de algum filósofo/sociólogo/geógrafos/professores/economistas….
D2
-“Ademais, outro fator impeditivo para implementação da educação financeira é a escassez de recursos, ou seja, faz-se necessário investimentos, precisamente, destinação de verba específica, bem como fiscalização da aplicação destes valores para que haja minimamente uma mitigação dessa disfunção educacional brasileira, que por sua vez, maximizar-se-á com os resultados das vivências dos discentes. O QUE É MOSTRADO NO DOCUMENTÁRIO TAL TAL TAL, DO CINEASTA FULANO QUE, A PARTIR DE IMAGENS, CONSEGUIU TRANSMITIR O QUE É A OMISSÃO DO ESTADO E COMO ISSO ESTÁ INTRÍNSECO NA SOCIEDADE BRASILEIRA….
>Esse foi ótimo, atenção! Falta de repertório sociocultural. Se vc não coloca, eles pensam que vc não tem conhecimento algum de mundo.
CONCLUSÃO
-“Diante do que fora apresentado, percebe-se que, resolvendo os retro citados impasses, será dado um grande passo no ensino, como o aprendizado de controle financeiro, rentabilidade, aplicações, melhor uso dos serviços financeiros, investimentos, de modo a diminuir drasticamente o índice do déficit financeiro na comunidade e, vencendo de fato, mais um desafio no país com a retratada intervenção educativa.”
> Para mim ela ficou perfeita, contudo, alguns vestibulares e enem pedem uma “conclusão completa”, que precisa possuir AGENTE, MODO, MEIO, DETALHAMENTO E FINALIDADE, se vc colocar os 5 muito provavelmente vc tirará notas altas nessa competência. Eu tinha um coordenador de repetia “A REDAÇÃO DO ENEM É UMA RECEITA DE BOLO”, de repente, quando vc domina, se torna até chato…
FInalizando…
Parabéns, escreve muito bem, sua redação ficou ótima, não cometeu tantos erros de gramática, ou não pude percebê-los. Boa!
Não sou corretora, logo, os pontos que coloquei cabe a vc achar que é pertinente ou não.
Parabéns novamente, muito sucesso e continue escrevendo, é a única forma de melhorar.
P.S. NÃO SE ESQUEÇA DE COLOCAR OS CONECTIVOS E REPERTÓRIOS SOCIOCULTURAISSSSSS!!!!!!
See lessSuperando a realidade paralela do mundo virtual
LaísAlm
Intro: - Bela introdução, pessoalmente, eu sempre gosto de fechar o parágrafo, logo, faria algumas alterações na ordem dos períodos e algumas expressões: "Embora os avanços tecnológicos tenham facilitado a vida cotidiana, como a comunicação, as reuniões de trabalho, o ensino e transferências bancáriLeia mais
Intro:
– Bela introdução, pessoalmente, eu sempre gosto de fechar o parágrafo, logo, faria algumas alterações na ordem dos períodos e algumas expressões:
“Embora os avanços tecnológicos tenham facilitado a vida cotidiana, como a comunicação, as reuniões de trabalho, o ensino e transferências bancárias, o crescimento e domínio da internet também tem gerado impactos negativos, como vícios, danos físicos e psicológicos. Logo, percebe-se que o mundo virtual tem se expandido demasiadamente, a ponto de criar uma realidade paralela ao mundo real. Diante disso, convém analisar alguns fatores que colaboram para tal polarização.”
D1
-para usar “em virtude disso” vc deve dar algum contexto antes, logo, essa expressão não pode vir primeiro. por exemplo. “Fui à feira e atropelei um doguinho, em virtude disso, fui presa”, sacou?? precisa ter um contexto antes.
Então, para começar seu parágrafo vc deve usar algo que dê início como “primeiramente, em primeira instância, em primeiro lugar, antes de tudo…”
Outro ponto, vc deu uma proposta para resolver sem contextualizar antes, ficou meio estranho, e como se eu dissesse: “Em virtude disso, preciso tomar remédio, eu não consigo dormir”. Vc concorda que seria melhor ” Não consigo dormir, em virtude disso, terei de comprar remédio”. é apenas uma inversão, mas ajuda muito na hora de fazer a redação e entender as conjunções quando vc coloca normal a ordem das palavras.
Logo, eu deixaria assim:
” Em primeira instância, é necessário ter em vista que a maioria das pessoas são controladas pela internet, principalmente pelas redes sociais, já que depositam sua credibilidade em notícias apelativas e sucessos de vidas alheias. De forma a fazer uma constante comparação para com sua própria vida. E, como são expectativas baseadas em fatos que não verdadeiros, acabam por se frustrar. Corroborando assim, o desejo de modificação do corpo e de interesses, bem como mudanças bruscas de personalidade. Esse poder de influência é verificado no documentário “O Dilema das Redes”, o qual apresenta especialistas e profissionais da área alertando sobre o poder devastador das mídias sociais na democracia e na humanidade, fortalecendo o mantra: “se o serviço é de graça, o produto é você.”
– Outro ponto: Marília, cadê seu repertório?? Na redação vc deve colocar repertórios socioculturais que se relacionem com a temática, no exemplo acima eu coloquei um documentário que eu tinha visto. Eles querem saber o seu conhecimento de mundo, então não basta falar, tem que ter um legitimador.
Por exemplo: “as pessoas estão cansadas”
Tá, só isso?? quem vai acreditar?? como base em que vc diz isso?? quem é vc para dizer isso??
Agora: “As pessoas estão cansadas do rotina moderna. De acordo com uma pesquisa do Correio Brasiliense, 87% das pessoas entrevistas de definem como exaustas e que não veem a hora de ir à praia”
” As pessoas estão cansadas da rotina moderna. Isso já foi tema de sociólogos como Zagmunt Bauman, que discorreu acerca da modernidade líquida” >>> isso é uma teoria, pesquise e saiba mais sobre teorias filosóficas e sociolóficas
” No livro ” Sociedade do Cansaço” do filósofo Byung-Chul Han, é descrito como a sociedade se comporta perante a modernidade e os avanços tecnológicos..”>> vc deve manjar de teorias, e ler muitos livros, saber sobre os autores e saber explicá-los. Com isso, o corretor fica feliz “olha só! esse aluno lê e estuda muito”
D2
– Pude perceber que vc fez dois desenvolvimentos com base no “causa-consequência” então seguiremos, eu trouxe aquela frase que vc usou no D1
“Em virtude do que foi mencionado, faz-se necessário impor limites para que a realidade virtual não venha se sobrepor ao mundo real. Logo, recomenda-se o controle de horário de uso da internet, através da gestão do tempo e da procura de fonte fontes confiáveis de notícias, para que assim, o indivíduo não torne-se massa de manobra política e alienado. Convém, também, que o sujeito separe tempo para absorver conteúdos relevantes ou que tenham alguma utilidade, bem como questionar-se sobre acontecimentos importantes ao seu redor. Dessa forma, tais limitações poderão surtir efeito se o indivíduo valorizar a si mesmo e buscar desenvolvimento pessoal, através de cursos de capacitação e novos aprendizados, como idiomas ou música.”
Olhe eu tirei expressões como: “questionar e se abster de assuntos ou exposições fúteis que nada têm a acrescentar.” Pois, se as pessoas vivem a se abster totalmente de idiotices, elas se tornam robôs, deixam de lado momentos divertidos e/ou sentimentais. Pense, eu posso sair com meu amigo, que nada tem a acrescentar, ele é mais burro do que eu, mas gosto dele, ou eu fico em casa estudando?? Eu sempre estudo, então sair um dia ou outro para curtir, falar e fazer besteira, não irá me “contaminar”, nos precisamos relaxar, ser produtivo cansa, pode te levar a estados clínicos irreversíveis, pesquise sobre esses distúrbios de produtividade, é legal para colocar como repertório também. Se não tornaremos a “Sociedade do Cansaço” mais real do que já é.
Conclusão:
– Como vc já fez causas e consequências, e já colocou as possíveis soluções, resta agora apenas fazer uma retomada da sua tese ( a tese é o que vc acha, no seu caso, que o domínio da tecnologia é prejudicial), retome seus argumentos e feche o texto, contudo, vi que sua conclusão ficou meio pequena, é legal que os parágrafos tenham mais ou menos o mesmo número de linhas, logo, fica meio estranho 3 parágrafos enormes e 1 de duas linhas. Tente inventar, posso dar uma sugestão:
“Por fim, pode-se observar que o mundo virtual tornou-se tão crível que, hoje, é capaz de estabelecer realidades paralelas. De forma que, essas outras realidades conseguem facilmente seduzir o indivíduo a ponto de que ele esqueça de sua essência. Logo, é preciso reconhecer o lado ilusório da internet e admitir que somente desenvolvendo a si mesmo, o cidadão poderá somar à sociedade e melhorá-la para que o virtual não supere o mundo real.”
Pronto, graças a deus.
Ficou grande mas vamos as considerações finais.
Cara, quero dizer, Marília, vc escreve muito bem mano. Meus parabéns, sua escrita é muito objetiva e impessoal, sem grandes erros gramaticais ou de sentido.
Como sou aluna, e ainda não tenho formação académica, isso tudo que escrevi para vc é apenas sugestão, vc decide se é necessário ou não, se é pertinente ou se vc concorda.
Ademais, senti falta de conectivos durante o texto. Colocamos conectivos para dar liga ao texto, gosto de exemplos vamos a ele:
“Comprei bananas. Fiquei sem money”
Objetivo não?? Agora colocando conectivos:
“Comprei bananas. De forma que, depois disso, fiquei sem money”
Pesquise por conectivos para redação, e não tente memorizá-los, e só vc usar na redação, dessa forma, (viu o conectivo??) vc irá se lembrar dele depois, por já ter usado antes.
Senti falta de repertórios socioculturais, sabe, não podemos sair dizendo o que bem achamos, precisamos legitimar tudo isso, pode ser com filmes, documentários, contos, músicas, textos…”
Leia muito, vc adquire repertório e ainda garante um bom entretenimento ;)
Tenha uma boa tarde, não me mande xingamentos, pois me sinto triste.
Não pare de escrever, só nos tornamos bons em algo quando repetimos muito, aí ninguém pode peitar a gente, justamente por sermos mestres nisso.
Parabéns e obrigado.
See lessO excesso da tecnologia na infância na era da cibercultura
LaísAlm
--"A dopamina é um componente essencial para o corpo humano, que é gerada por atividades prazerosas, mas quando produzida em excesso ocasiona o vício do indivíduo por aquela atividade." > Tudo OK nessa estrutura. --"Sob esse viés*, sabe-se que** o mal do século que*** vem prejudicando****" > ÓLeia mais
–“A dopamina é um componente essencial para o corpo humano, que é gerada por atividades prazerosas, mas quando produzida em excesso ocasiona o vício do indivíduo por aquela atividade.”
> Tudo OK nessa estrutura.
–“Sob esse viés*, sabe-se que** o mal do século que*** vem prejudicando****”
> Ótima colocação de conectivo, contudo houve repetição de “que” e gerundismo, ao utilizar “vem prejudicando”. Tenha certeza! “ISSO TRÁS PREJUÍZOS SIM, E SÃO INÚMEROS” kkk.
–“Sob esse viés, sabe-se que o mal do século que vem prejudicando ,principalmente, as crianças é o vício digital e os jovens por produzirem muita dopamina por causa desse vício, acabam por ficarem dependentes dessa tecnologia.”
> Há um excesso de informação nessa primeira estrutura, vc coloca que sabe-se que o mal é o vício, e que prejudica e, mais importante, um grupo determinado, depois vc coloca a causa do vício, aborda outro grupo e diz a consequência. Isso tudo de forma bem aleatória. Tente seguir uma linha de raciocínio, pois assim o leitor acaba por perder-se no mar de informações. É necessário apenas reorganizar. Posso dar um exemplo?
” Sob esse viés, o vício digital pode ser entendido como mal do século, visto que prejudica, principalmente, as crianças e os jovens. Os quais, ao produzirem dopamina em demasia tornam-se, rapidamente, dependentes da tecnologia.”
–“Tal situação é preocupante, pois essa dependência da população infantil pela tecnologia causa o sedentarismo, bem como, prejudica o desempenho social do indivíduo.”
> Perfeito, contudo, eu aconselho um fechamento de parágrafo, pois vc já preparou os argumentos e já os colocou na mesa, agora, cabe a vc concluir, e isso pode ser feito de maneira bem genérica, algo como:
“Logo, convém a análise dos fatores que favorecem esse quadro” / “Com isso, percebe-se o caráter negativo proporcionado pela tecnologia”
Isso é mais como um adicional, algo como “apresentei e agora let´s go falar sobre o problema”
Concluindo…
See lessParabéns pela introdução, conseguiu abordar tudo de importante que ela deve conter, trouxe uma tese bem explícita. Ademais, termine logo essa redação! Quero corrigirrr!
Vc escreve muito bem, não notei erros de escrita. Esses são apenas pontos que, no meu ver, merecem atenção. Não sou formada em Letras ou algo do tipo, sou apenas estudante. Logo, cabe a vc levá-las em conta ou não.
Novamente, introdução muito boa, parabéns e sucesso nos estudos.
:)
Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
LaísAlm
D2 -" Isso acontece devido ao conceito de "Cidadania mutilada" do geógrafo Milton Santos ", como é um conceito atribuído ao geógrafo, eu colocaria com letra maiúscula e entre aspas. D3 -"Outro fator que corrobora para a problemática é a negligência midiática (,) que perpetua o desconhecimento acercaLeia mais
D2
-” Isso acontece devido ao conceito de “Cidadania mutilada” do geógrafo Milton Santos “, como é um conceito atribuído ao geógrafo, eu colocaria com letra maiúscula e entre aspas.
D3
-“Outro fator que corrobora para a problemática é a negligência midiática (,) que perpetua o desconhecimento acerca da necessidade de documentação pessoal”> vírgula
Conclusão
-” que contará com campanhas para emissão de documentos nas áreas rurais e urbanas das cidades brasileiras” > A área urbana chama-se “cidade” logo na cidade não existe área urbana e rural, pois a cidade é apenas a parte urbana de um município ou região.
-” a fim da diminuição de brasileiros sem a documentação apropriada” > esse “a fim” ficou descolado, a fim de que? diminuição de brasileiros? vão matá-los? poderia ser substituído por ” VISANDO a diminuição da TAXA de brasileiros…”, “com o ESCOPO de diminuir os ÍNDICES de brasileiros sem…”
-” Programa em rede nacional com o intuito de atrair mais interessados” > apenas os interessados?? se a pessoa não tem nem conhecimento sobre a importância dos documentos ela vai se mostrar interessada??? considere colocar ” em rede nacional com o intuito de DIFUNDIR cada vez mais a informação”, “FACILITAR a difusão da informação” “atingir até mesmo áreas remotas, para que assim todos possam exercer sua cidadania…”
-“Espera-se que, a partir de tais medidas, histórias tais quais a retratada em Vidas Secas fiquem restritas à ficção.” > Repetição de “tais”, para mim ficou bom mas alguns corretores são enjoados com a repetição de palavras no mesmo parágrafo, pois acham que vc não possui diversidade vocabular, isto é, palavras diferentes para uma mesma coisa. Tente substituir por “espera-se, com tais medidas, que histórias como a retratada em Vidas Secas fiquem restritas à ficção.”
FINALIZANDO.
Cara sua redação tá incrível, todos os repertórios que vc usou encaixaram perfeitamente, sua escola de palavras e o modo como abordou o assunto foram sublimes.
O modo como vc se utilizou de legitimadores para concordarem com sua argumentação foi estupendo! Quero muito ler esse livro Vidas Secas, é bom?
De qualquer forma, sua escrita é muito boa, de verdade. Eu normalmente procuro redações ruins para corrigir, para ajudar quem tá começando. Quando comecei a ler a sua quase desisti, vi que iria ser boa, e foi mesmo. Parabéns.
Como sou estudante, não tenho confiança para atribuir notas ou coisa do tipo, além de que, os pontos que chamei atenção ali em cima é para ser feito apenas se vc achar pertinente, claro, se vc concordar com o “erro”.
Bons estudos, não continue assim, fique cada vez melhor e não se contente com isso, busque cada vez mais. Sucesso!
See lessA família contemporânea e o que ela representa na sociedade
LaísAlm
Na intro: -"as formações das famílias que antes eram compostas por um único modelo ideal, protagonizado pelo pai, mãe e filhos">>> Creio que o correto seria "protagonizado por pai, mão e filhos" porque a palavra "pelo" seria usada apenas para se referir ao pai, porém tem mais gente na históLeia mais
Na intro:
-“as formações das famílias que antes eram compostas por um único modelo ideal, protagonizado pelo pai, mãe e filhos”>>> Creio que o correto seria “protagonizado por pai, mão e filhos” porque a palavra “pelo” seria usada apenas para se referir ao pai, porém tem mais gente na história.
-além disso, não é necessário a palavra “as formações”, apenas “as famílias” já dá pra entender, porque vc diz “compostas” então é lógico se vc está se referindo às formações familiares.
-“protagonizado pelo pai, mãe e filhos, agora é visto os variados tipos de união familiar.”
são OS VARIADOS, no plural, então vc deve colocar “são vistos” e não “é visto”. Isso é concordância plural e singular, todas as palavras devem concordar em número e tempo verbal.
-” Neste contexto, a multiplicidade que ela é caracterizada precisa ser mais debatida no meio social e políticas públicas sobre essa questão e o que ela representa na sociedade devem ser efetivadas”
* essa parte ficou realmente difícil de entender. Vc está dizendo que é necessário conversar mais sobre os diferentes tipos de família, certo? E que, além disso, políticas públicas sobre os diferentes tipos de família devem ser efetivadas, como assim? quais políticas??? políticas em relação à que?? normalmente isso é abordado na proposta de intervenção, e vc trouxe isso de maneira muito subjetiva. Além de mencionar que “o que ela representa devem ser efetivadas” como assim?? então, diga-me, o que as nova formação familiar representa?? Isso deveria ser a sua tese, em momento algum vc trouxe o que ela representa pra vc, o seu parecer sobre isso. vc só falou que algo deve ser efetivado, e nem esclareceu esse algo.
– De repertório vc trouxe a Constituição, porém essa parte não se relaciona diretamente com os diferentes tipos de família, poderia se relacionar com a parte sobre “liberdade de escolha” mas nada em relação ao direito a vida ou algo do tipo.
no D1:
-“que muitas das vezes não é bem assim,” Isso é muito coloquial, isso nós falamos com nossos amigos ou no dia a dia, acho prejudicial vc colocar “ah mais não é bem assim”, tente mudar para algo mais culto, como “muitas vezes, isso não ocorre/ não é o que acontece”
– tudo o que vc disse nesse paragrafo foi “devemos respeitar as famílias”, não identifiquei uma argumentação grande o suficiente para guiar um parágrafo, achei somente um “devemos respeitar” além de uma enorme proposta de intervenção. Não sei como é seu vestibular, mas no ENEM a proposta de intervenção, que é a solução do problema, é abordada no final do texto, lá na conclusão. Poh, vc já colocou proposta de intervenção na introdução e fez outro parágrafo com isso novamente?? Falta de argumentos, dados, e legitimadores…
no D2:
-“Ademais, é mister uma posição mais energética do governo para efetivar essa realidade.” Qual realidade??? vc não deixou claro no D1 e aborda de novo uma proposta de intervenção do D2??? Tem como efetivar uma realidade??? porque se é uma realidade, é algo que já está ali. Efetivar é tornar efetivo, fazer aquilo se tornar uma realidade. Como que nós tornamos a realidade uma realidade???… Complexo isso que vc colocou…
– Certo, nesse segundo parágrafo, novamente não há argumentação, apenas proposta de intervenção…
– Bom, pelo menos o repertório do padre foi algo positivo para a redação…
na Conclusão:
-” o Ministério Público deve proporcionar políticas de conscientização na mídia e redes sociais e centros de apoio para as famílias que se sintam oprimidas, por através de liberação de verbas e participações de profissionais capacitados e”
conte quantos “e” vc colocou ai. Muitíssimos, tente trocar por “além disso”, ” e ainda”, “não só isso”, “não apenas isso, bem como”, ” soma-se a isso”
-” caberá a população terem um pensamento mais aberto e consciente perante essa nova realidade,” Então, cabe a população DO NADA falar ” vou respeitar” e eles conseguem??? Albert Einsten dizia ” é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito” Entenda, para mudar uma cultura, para mudar algo enraizado, é necessário muito tempo e esforço, existe preconceito! e não é porque me cabe não ser preconceituoso que eu vou mudar do dia para noite sacou??? vc não acha que para mudar isso o Estado, ou qualquer outro agente deve fazer um esforço para mudar a cabeça da população??. Bom, se vc confia na população sozinha para mudar, boa sorte…
*** “caberá a população terem”. A população não terem, a população TEM. a população, por mais que se refira a muitas pessoas, está no singular. Logo, o correto é TEM. O plural de população é populações, ai sim poderia usar ” as populações terem…”
-” essas ações são para o objetivo de que” . Vc pode trocar por ” essas ações visam…”, “essas ações têm por fim…” “essas ações objetivam…”. são apenas expressões alternativas pra vc.
-“Por fim espera-se que o Brasil se torne” faltou uma vírgula, deveria ser “POR FIM, ESPERA-SE QUE….”
Finalizando…
See lessBom, desculpe-me se pareceu meio grosseiro, tentei resumir os pontos. Isso que pontuei, são coisas que eu realmente acho que merecem atenção, merecem ser revistos, pois pude perceber que vc escreve bem, quase não identifiquei erros ortográficos e sua lógica foi bem linear, vc está no caminho certo, continue escrevendo.
Lembrando que, eu não sou formada em Letras ou algo do tipo, logo, não tenho propriedade alguma para corrigir erros. Cabe a vc levar essa consideração em conta ou não…
Acho que se perdeu um pouco da estrutura de DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA, pois não consegui identificar sua tese, algo crucial em uma redação. Sem contar que TODOS os parágrafos, incluindo a introdução, tem propostas de intervenção, CUIDADO, normalmente no ENEM e vestibulares isso é cobrado apenas no último parágrafo. Além do que, pouco percebi sua argumentação, faltou argumentos, faltou seu parecer pela tão mencionada realidade.
De resto, redação muito boa, percebe-se que teve um planejamento. Muito boa sua escrita. Parabéns pelo trabalho.
Consequências da busca por padrões de beleza idealizados
LaísAlm
Na intro: -" No entanto, observa-se a irresponsabilidade de parte da sociedade no que concerne à busca de seus indivíduos em enquadrar-se sob padrões de beleza idealizados" À BUSCA DE SEUS INDIVÍDUOS, vc já disse que era "parte da sociedade" e, se são parte da sociedade, seria óbvio que vc está se rLeia mais
Na intro:
-” No entanto, observa-se a irresponsabilidade de parte da sociedade no que concerne à busca de seus indivíduos em enquadrar-se sob padrões de beleza idealizados”
À BUSCA DE SEUS INDIVÍDUOS, vc já disse que era “parte da sociedade” e, se são parte da sociedade, seria óbvio que vc está se referindo a cidadãos, pessoas, indivíduos. Logo, não há motivos pra repetir. Creio ser suficiente apenas —–> ” No entanto, observa-se a irresponsabilidade de parte da sociedade no que concerne à busca incessante* em enquadrar-se nos padrões de beleza idealizados.”
* coloquei “incessante” apenas para passar a ideia de intensidade
no D1:
– Ótimo, incrível a forma como vc abordou o problema da mídia e legitimou isso com um posicionamento sociológico. Muito completo, teve argumentação e legitimador, juntamente com repertório. Parabéns.
no D2:
– Ótimo, perfeito, assim como no D1 vc foi capaz de trazer argumentação e legitimador. Agora, pessoalmente falando, eu nunca li o livro (pretendo ler) mas se Fabiano, em decorrência da falta de educação, tem dificuldade de se expressar SOCIALMENTE, isso não necessariamente se relaciona com a “falta de noção” das pessoas em buscar os padrões estéticos. Claro, assim como vc falou, essa omissão da instituição de ensino realmente traz consequências, só não sei se esse Fabiano seria um bom exemplo a ser dado, diante da questão discutida.( Bom, isso é algo mais pessoal, não necessariamente interfere na sua redação, que por sinal está um chuchu )
na Conclusão:
– Conclusão perfeita! Não sei se com vc, mas comigo sempre bateram muito na tecla de que “conclusão deve ter os cinco elementos e blá blá blá…) Bom, eu não consegui identificar os cinco elementos de maneira eficiente (em parte porque não me lembro quais são, acho que agente, detalhamento, fim… essas coisas). Mas na sua conclusão tudo ficou muito bem, explicado e objetivo, além de ótima proposta de intervenção.
– eu reforçaria a ideia de responsável, na última linha, para reforçar ainda mais sobre o que estamos falando, algo como >>” sociedade mais responsável e ciente das consequências em buscar padrões de beleza idealizados”, repetiria mesmo! para dá na cara do corretor que eu entendi a proposta, mas o seu está ótimo,
Finalizando…
See lessCara, sua redação está incrível, eu não tenho formação acadêmica superior ou algo do tipo, muito menos propriedade para falar de qual nota no ENEM vc ganharia. Contudo, vc escreve muito bem, consegue expor suas ideias de forma clara, sempre usando conectivos que dão continuidade ao texto, sempre de forma objetiva. Sensacional, acho que renderia uma ótima nota para o ENEM ou qualquer outro vestibular. Continue assim, vc está no caminho certo.
Parabéns, não consegui identificar algum erro gramatical, tudo perfeito!
Brincadeiras de Luta Devem Ser Estimuladas ou Evitadas?
Thamirysbds
Oioi :) Intro- "se reúnem para lutarem como uma forma de terapia." eu achei a construção da frase meio estranha, ficaria melhor "homens usam a luta como uma forma de terapia". Enfim, acredito que não há erro, apenas uma má colocação. Olha, Thiago não te aconselho a terminar o parágrafo dizendo "convLeia mais
Oioi :)
Intro-
“se reúnem para lutarem como uma forma de terapia.” eu achei a construção da frase meio estranha, ficaria melhor “homens usam a luta como uma forma de terapia”. Enfim, acredito que não há erro, apenas uma má colocação.
Olha, Thiago não te aconselho a terminar o parágrafo dizendo “convém analisar os motivos…” e pipipi popopo. Sim, é uma forma não errônea de estruturação, entretanto não é indicada. A “magia” da introdução é você fazer com que o leitor antes mesmo de ler seus desenvolvimentos já saiba do que ambos irão tratar. Se isso facilita pro leitor, imagine pro corretor.
Ah, “levam a evitar…”
D1-
A princípio (não é conectivo, mas você não perdeu pontos)
Concordância: “DanoSS físicoSS e psicológicoSS”
Evita a repetição [diversas]: “bem como, outras incentivando”
Vírgulas:
-> “apenas uma brincadeira[,] existe a possibilidade” (‘locução conj. concessiva “mesmo que”)
-> “na internet[,] causando danos” (assindética, normalmente antes de gerundio tem)
Tempo verbal: “o que deveria ser…” (a construção da frase exige o futuro do pretérito, por ser algo que deveria acontecer, mas não acontece). Ao usar o “devia” (pretérito perfeito) você estar se referindo a algo que aconteceu e foi inacabado.
Sua argumentação está ótima, mas acredito que faltou um “tikinho” de informação para explicar onde exatamente a ansiedade/depressão entra nisso.
D2-
” e alcançaram os mesmos…” você sabe que ta errado, eu sei que sabe, foi apenas um deslizÃO da sua parte
“fisicamente e mentalmente.” quando tiver assim, você escreve assim: “físico e mentalmente” o primeiro termo normal e o segundo com a terminação, senão causa o famigerado eco sonoro.
Argumentação excelente.
Conclusão-
” que serviram para educar…” ai ai Thiago…
ÃO: futuro | servirÃÃÃÃÃOOOO
M: passado | SERVIram
Crase: “ensino as artes marciais”: às artes
C1: 160
See lessC2: 200
C3: 180
C4: 200
C5: 200
= 940
Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado (ENEM 2011)
Thamirysbds
Oi, Ângelo! Intro- Cara, a introdução ficou bem boa, sem muitos erros e com um excelente tamanho e estrutura. O que tenho a dizer é: toda palavra estrangeira vem entre aspas, é regra: "Hollywood Arts" e "The Slap". Outra coisa, faltou uma crase em "leva à obsessão" D1- Tenho certeza que você colocaLeia mais
Oi, Ângelo!
Intro-
Cara, a introdução ficou bem boa, sem muitos erros e com um excelente tamanho e estrutura. O que tenho a dizer é: toda palavra estrangeira vem entre aspas, é regra: “Hollywood Arts” e “The Slap”. Outra coisa, faltou uma crase em “leva à obsessão”
D1-
Tenho certeza que você coloca “Segundo fulano de tal” e não “Segundo o fulano de tal”, então, por que seria “Segundo [uma] pesquisa?”. O correto é “Segundo pesquisa da…”
Olha só, quase deixei passar esse erro de concordância verbal: “tendo em vista que seu conteúdo de notícias e informações podem ser acessados”.
-O que mesmo que “podem ser acessados?”
-> o conteúdo [singular] :)
Correto: “tendo em vista que seu conteúdo de notícias e informações pode ser acessado”
Cara, você conhece a estrutura da redação, eu sei disso. Entretando, porém, todavia, lê essa sua tese de fechamento do D1 de novo. Parece que você tá concluindo o pensamento do parágrafo ou acrescentando novas informações? Pois é, você não concluiu nada, cuidado com isso, principalmente pelo uso do “por isso”, que exige um fechamento.
D2-
Erro de colocação pronominal: “que mostrou-se exemplar”. Há partícular que “puxam” a próclise, isto é, o pronome oblíquo antes do verbo e uma dessas partículas é o uso do “que” (e demais pronomes relativos). Então, o correto seria: “que se mostrou exemplar”
Eu te aconselho a pegar essas aspas de “furando” e colocar em “exemplar” -visto que logo após você “desmente” isso- e trocar aquele por “infringir”, não precisaria de mais aspas e é de uso formal.
Outra coisa, nem todo mundo sabe o que é “exposed” -ou até mesmo cancelamento- visto que é um termo/expressão bastante atual. Não é um erro pavoroso, claro que não, nem é um erro, basicamente, mas, para que fique completo, eu aconselho a você trazer uma breve (MAS BREVE MSM) explicação só para “matar” qualquer dúvida que possa surgir ao leitor.
E, por último, senti falta de uma problematização maior hein, tem muita citação. Lembra que o que mais conta é sua argumentação e seu poder de persuasão, a citação é só para ti dar uma moralzinha mesmo.
Conclusão-
Completa e bem elaborada. Só uma coisa, antes desse “a fim” é uma vírgula, cuidado com o truncamento hein.
Vou te dar uma nota só para fins avaliativos, não tenho competência ou autoridade para isso, mas caso queira:
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 200
= 880
Ótima redação, parabéns! Bons estudos, se precisar, só chamar. =)
See lessComo combater o abuso de autoridade do agente policial?
Thamirysbds
Hello, Thiago! quem é vivo sempre aparece né?!?! Não vou repetir as observações de Willyans, ele pontuou bem. Vou falar apenas o que ele deixou escapar. INTRODUÇÃO --- -> Se você pegar um corretor chatão, ele tiraria pontos até desse "fim" com letra maiuscula, pq não tem necessidade. -> "paraLeia mais
Hello, Thiago! quem é vivo sempre aparece né?!?!
Não vou repetir as observações de Willyans, ele pontuou bem. Vou falar apenas o que ele deixou escapar.
INTRODUÇÃO —
-> Se você pegar um corretor chatão, ele tiraria pontos até desse “fim” com letra maiuscula, pq não tem necessidade.
-> “para ser perfeita” o Brasil será perfeita? Desvio de concordância
-> Sua introdução está boa e dentro do padrão. Entretanto, se fosse pra mudar, eu te aconselho a mudar a parte “analisar as principais maneiras de combater essa atitude” para algo que enfatize que tais coisas são o problema:
“convém analisar aque tais atitudes são reflexos de problemas como a falta de punições mais efetivas…”
—-> Isso por que a parte de combater o problema é na conclusão
D1 —
-> Se me permite uma dica, tente evitar citações diretas, as indiretas mostram mais autoria
-> olha o erro de paralelismo quase despercebido “poder nas abordagens, principalmente, da polícia militar.” -> […] principalmente, NAS da polícia militar. [‘nas’ o que? abordagens da pm]
-> Carlos Lacerda: citação 1 | consequências: citação 2 | argumentos? esse problema acarreta oq na sociedade? Faltou o seu posicionamento nesse parágrafo.
D2 —
-> “é necessário uma reestruturação” reestruturação é uma mocinha: necessária
-> olha o isolamento: “e, diante das inúmeras filmagens de abordagens, é possível”
-> evita essa locução “acaba (verbo no gerundio)” você não ta acabando com nada ne
-> “acabam resultando em um trabalho” aprenda: resultar com sentido de acarretar, é VTD, ou seja, não tem preposição:
resulta um trabalho | acarreta um trabalho
-> isolamento: “agente, como a do abordado, em risco.”
-> “melhora” é mais pra paciente, prefira “melhoria”
-> “treinamento do policial(,) que conta…” pq teve a vírgula? pelo simples fato de vc estar se referindo ao conjunto de policiais, todos nessa mesma situação -com poucas horas de curso e pouca eficácia-, caso fosse a um grupo especifico de policiais, vc não precisaria da vírgula, seria uma restrição. Assunto, caso precise: OS Adj.
CONCLUSÃO —
-> truncamento sintático: “novas medidas. Afim de desenvolver melhores”, se você ainda não completou o pensamento (vc ainda ia falar da finalidade), pq vc fechou o período? Não faz isso, corta o pensamento bem na metade. Caso queria encerrar o período e deixar a finalidade separada, puxe à ideia anterior:
” Tal ação será feita a fim…” [acho que já comentei isso com o senhor]
Afim = afinidade | Comprei banana, maçã, uva e afins. (outras frutas)
A fim = finalidade.
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