Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira (ENEM 2020 – tentem estimar minha nota)
carloscruz
No entanto, muitas pessoas insistem em desmerecer e tratar como frágeis "OS" indivíduos com transtornos mentais como ansiedade e depressão. Haverá meios de reverter esse quadro? - acredito que falte uma preposição em "frágeis indivíduos", trouxe ambiguidade Em uma primeira análise"""",""" é válido rLeia mais
No entanto, muitas pessoas insistem em desmerecer e tratar como frágeis “OS” indivíduos com transtornos mentais como ansiedade e depressão. Haverá meios de reverter esse quadro?
– acredito que falte uma preposição em “frágeis indivíduos”, trouxe ambiguidade
Em uma primeira análise””””,””” é válido ressaltar…
– vírgula separando adjunto
Isso evidencia como “””,”””nesse mundo atual”””,””” a saúde mental está mais suscetível a alguns transtornos.
– vírgula
…por ter vivido em um contexto histórico e social diferente, na maioria.
– na maioria do que? Faltou complementar o raciocínio
*** o 3ª parágrafo tem uma abordagem interessante, mas ficou ambíguo e pouco aprofundado.
*** na proposta de intervenção, procure aprofundar uma perspectiva antes de adicionar outra. Faltou ressaltar de que modo as campanhas e propagandas abordariam o impasse.
=== em resumo, dê uma olhada em pontuação e procure usar mais conectivos, além de trabalhar um pouco melhor sua argumentação. Procure não deixar tantas pontas soltas, pois pode trazer um entendimento errado por parte do examinador.
See less“o problema do uso excessivo da tecnologia entre os brasileiros e suas consequências.”
carloscruz
Articulou bem o texto, proém, com alguns erros de pontuação, regência e gramática, esses eu acredito terem ocorrido na digitação, já aqueles merecem mais atenção. O segundo parágrafo está ok, mas poderia ter ficado melhor. Acredito que, na sua abordagem, caberia escrever: "...discursos de ódio e, PRLeia mais
Articulou bem o texto, proém, com alguns erros de pontuação, regência e gramática, esses eu acredito terem ocorrido na digitação, já aqueles merecem mais atenção.
See lessO segundo parágrafo está ok, mas poderia ter ficado melhor. Acredito que, na sua abordagem, caberia escrever: “…discursos de ódio e, PRINCIPALMENTE, da circulação de informações falsas e superficiIS…”; para deixar o parágrafo mais de acordo.
A proposta de intervenção está completinha, mas tente, quando puder, adicionar uma proposta de apoio, não precisa ser tão elaborada quanto a primeira, mas que ajude no fechamento da ideia.
Num modelo ENEM, acredito que sua nota ficaria entre os 800 e 900 pontos.
A Leitura Necessária para o Progresso
carloscruz
O texto está bom, argumentação embasada e de fácil entendimento. Mas alguns aspectos trazem certo empobrecimento a ele, e, em alguns pontos, causam certa confusão. Há vários erros de regência e crase, além de alguns no aspecto concordância. Ou seja, cuidado com a norma culta. Na primeira linha do teLeia mais
O texto está bom, argumentação embasada e de fácil entendimento. Mas alguns aspectos trazem certo empobrecimento a ele, e, em alguns pontos, causam certa confusão.
See lessHá vários erros de regência e crase, além de alguns no aspecto concordância. Ou seja, cuidado com a norma culta.
Na primeira linha do texto, há a conjunção “logo”, que por mais que não esteja 100% errada (há gramáticos por aí) causa confusão no entendimento do período, eu trocaria por “portanto”.
Erros na ortografia de palavras também, mas isso pode acontecer durante a digitação, salvo quando usou-se “trás” no lugar de “traz”, isso acredito ter sido erro, atenção.
Na conclusão, abordar o Estado como agente único deixa ela imprecisa, tente atribuir a resolução a um órgão mais específico (Ministério da Educação, etc), além de deixar a própria proposta vaga. Tente, também, atribuir um meio de introduzir isso diretamente na sociedade, e o resultado real esperado.
C1: 80
C2: 120
C3: 140
C4: 100
C5: 80
Exclusão social dos deficientes no Brasil
carloscruz
O texto em si está bom, só precisa de alguns ajustes que com certeza vêm com a prática. Ao abordar a Constituição, parece que ela assegura só o que você escreveu, adicione algo como "dentre outros, o direito de ir e vir...". Na citação do segundo parágrafo, do jeito que você colocou, não necessita dLeia mais
O texto em si está bom, só precisa de alguns ajustes que com certeza vêm com a prática.
See lessAo abordar a Constituição, parece que ela assegura só o que você escreveu, adicione algo como “dentre outros, o direito de ir e vir…”.
Na citação do segundo parágrafo, do jeito que você colocou, não necessita das aspas.
Acredito que a medida proposta não seja, diretamente, uma atribuída ao Ministério da Economia, pode envolvê-lo, mas acredito que poderia ter citado o Ministério da Educação, principalmente por ter dado um enfoque no âmbito de ensino.
Por fim, é isso, não encontrei erros semânticos e gramáticos, apresenta bom uso de palavras e coerência textual.
Acredito que num modelo ENEM, fique acima dos 850 pontos.
Tabagismo no século XXI.
carloscruz
No geral, está bem escrita, com alguns erros de gramática e ortografia, mas a maioria dá pra entender ter ocorrido na digitação. Bons conectivos, bons argumentos, boas citações e estatísticas. 1. creio que dizer "em Machado de Assis" seja errado, pois esse era o escritor, talvez: "segundo Machado" sLeia mais
No geral, está bem escrita, com alguns erros de gramática e ortografia, mas a maioria dá pra entender ter ocorrido na digitação.
See lessBons conectivos, bons argumentos, boas citações e estatísticas.
1. creio que dizer “em Machado de Assis” seja errado, pois esse era o escritor, talvez: “segundo Machado” seria mais adequado.
2. no 2º parágrafo, erro na conjugação do verbo “ir” – iram = irão
3. no 3º parágrafo, “indiscriminado”
Agora, acredito que não seja adequado terminar o texto com uma citação desse tipo, procure adicioná-la no seu desenvolvimento, e deixar a conclusão para, simplesmente, a proposta de intervenção e um meio de retornar à sua tese: “Dessa maneira, visa-se escapar da problemática trazida pelo universo de Stranger Things.” – simples exemplo.
Procure, também, não se estender muito na conclusão, tenha uma proposta principal e outra de apoio, traga o detalhamento para a principal: agente, meio, modo…
Comp. 1 = 170
Comp. 2 = 190
Comp. 3 = 180
Comp. 4 = 160
Comp. 5 = 160
Eu sou meio xarope em dar nota, além de sempre jogar um pouquinho pra baixo, afinal, não sou corretor e pode haver mais erros… mas, em tese, é isso.
Segurança Publica no Brasil
carloscruz
Varios erros de pontuação, principalmente, e concordância também. Na conclusão, o verbo "há" deveria ter sido usado. Procure não iniciar o parágrafo de conclusão com "conclui" principalmente. O texto está sem argumentação, no geral, só exposição da Constituição, basicamente. Dá uma lida em alguns edLeia mais
Varios erros de pontuação, principalmente, e concordância também. Na conclusão, o verbo “há” deveria ter sido usado. Procure não iniciar o parágrafo de conclusão com “conclui” principalmente. O texto está sem argumentação, no geral, só exposição da Constituição, basicamente.
See lessDá uma lida em alguns editoriais de revista pra ter uma ideia do modo a estruturar uma redação, e procure revisar pontuação, principalmente.
Cibercondria: a doença das redes sociais
David017
C1 - 80. Muitos erros gramaticais: "No livro de John Green (vírgula) “tartarugas até lá em baixo”, (a personagem) Aza (vírgula) motivada pela sua mente hipocondríaca (vírgula) acredita na letalidade até de pequenos gestos, como beijos. Com o avanço da internet e a facilidade de se obter vastas inforLeia mais
C1 – 80. Muitos erros gramaticais:
See less“No livro de John Green (vírgula) “tartarugas até lá em baixo”, (a personagem) Aza (vírgula) motivada pela sua mente hipocondríaca (vírgula) acredita na letalidade até de pequenos gestos, como beijos. Com o avanço da internet e a facilidade de se obter vastas informações (vírgula) surgiu uma nova vertente para essa problemática: a cibercondria, que se caracteriza pela preocupação exagerada de se obter (em adquirir) alguma doença grave baseado em “consulta(s)” em ferramentas de pesquisa. O que se deve em grande parte a (crase) falta de equidade ao acesso a saúde e ainda o comodismo da população.”
“..recorrem primeiramente a internet ao se depara(r) com algum problema de saúde”. Em primeira instância, o sistema único de saúde (sus em maiúsculo) vigente no pais é precário e de difícil acesso, o que influencia uma parcela da sociedade que, sem condições de pagar por uma consulta particular, acabam por recorrer ao “Dr. Google” em casos de algum sintoma. Ampliando (vírgula) assim (vírgula) outra problemática hodierna da nossa sociedade (dois pontos) a automedicação.
Segundo o escritor estadunidense Ralph Waldo (vírgula) “a maior riqueza é a saúde “. Em segunda instância o comodismo social (vírgula) aliado ao pensamento de que ”tem tudo na internet” e ainda a falta de tempo da maioria da população (vírgula) transformou a web..
Portanto, é mister que o Estado tome providências para mudar o cenário atual. Pra (para) isso, o Ministério da saúde deve elaborar um plano de combate a (crase) cibercondria no brasil, melhorando o atendimento em postos públicos e disponibilizando médicos especialistas para a população. (ponto incorreto) Além de (vírgula) junto com o ministério da educação (vírgula) promover palestras e campanhas em escolas e universidades sobre a importância com o (importância do..) cuidado do (com) seu bem estar..”
C2 – 120
No primeiro parágrafo faltou informações que sustentassem o seu argumento. Invés de trazer o dado dos 26%, seria melhor trazer algo que mostre a precariedade do SUS, já que seu parágrafo fala disso. Seu terceiro parágrafo ficou bem controverso. O problema não é a preocupação exagerada com a saúde? Então como isso contraria a frase que você trouxe?
C3 – 120
Você expressa bem seus argumentos mas tem os problemas que falei na C2. E você não discorre sobre as consequências que a cibercondria pode fazer, como a automedicação por exemplo que você apenas citou. Tratar sobre a desinformação da população (causa da preocupação desnecessária) seria melhor.
C4 – 80
Você acabou colocando os conectivos no lugar errado. Coloque “em primeira instância” no início do parágrafo, e não depois. Comece sempre com uma introdução ao parágrafo e não com uma citação. Você fez isso no terceiro parágrafo também. Veja como ficaria melhor:
“Em primeira instância, é válido ressaltar que o sistema único de saúde (sus) vigente no pais é precário e de difícil acesso. Como disse Pitágoras: “Os números governam o mundo”. Nesse contexto, segundo uma pesquisa feita pelo Google, “26% dos brasileiros recorrem primeiramente a internet ao se depara com algum problema de saúde”. Desse modo, a situação precária do SUS influencia uma parcela da sociedade que, sem condições de pagar por uma consulta particular, acabam por recorrer ao “Dr. Google” em casos de algum sintoma. Ampliando assim outra problemática hodierna da nossa sociedade a automedicação.”
Faltou mais uso de conectivos intraparágrafos (ex: desse modo, de fato, assim, nessa perspectiva, por consequência…)
C5 – 160
Sua primeira proposta foi boa mas acho que não tratou muito do tema, já que você fala de “palestras e campanhas em escolas e universidades sobre a importância com o cuidado do seu bem estar”; não achou muito genérico? A problema é que pessoas desinformadas acabam se automedicando sem necessidade e acham que já estão cuidando do bem-estar, então a proposta que trouxe não faz sentido. Falar sobre os prejuízos da auto-medicação e de confiar apenas na internet seria melhor.
Espero que tenha te ajudado, valeu!
Políticas afirmativas e sua eficácia no Brasil.
carloscruz
Falta de pontuação no primeiro parágrafo, além de uma afirmação que pode não fazer sentido para todos, da maneira que você abordou. Erros gramaticais também, concordância, regência, ortografia. Falta de coerência também, exemplo: [3ª parágrafo] "a fome era levada a sério, já hoje é levada mais a sérLeia mais
Falta de pontuação no primeiro parágrafo, além de uma afirmação que pode não fazer sentido para todos, da maneira que você abordou.
See lessErros gramaticais também, concordância, regência, ortografia.
Falta de coerência também, exemplo: [3ª parágrafo] “a fome era levada a sério, já hoje é levada mais a sério”
Na proposta de intervenção, não a teve, somente uma abordagem do bolsa família. Procure “inventar” uma maneira de resolver o problema que você abordou nos seus argumentos, adicionando agente (quem faz), meio (onde), modo (como), detalhamento.
Grande parte do texto, parece uma mistura de uma notícia com um poema de visando se revoltar contra a situação. A abordagem do tema, de fato, foi boa, porém, faltou colocá-la num texto dissertativo-argumentativo.
Na correção ENEM, devido ao que foi abordado acima, acredito que sua nota ficaria entre os 500 e 600 pontos.
Ciberativismo: eficaz ou supérfluo?
carloscruz
Boa abordagem ao tema, porém, com vários erros no uso da língua portuguesa, tais como: regência, crase, concordância, ortografia, pontuação. Acredito que teria sido mais eficiente ter aprofundado a temática no desenvolvimento e trabalhar a conclusão de forma mais sucinta, abordando melhor a propostaLeia mais
Boa abordagem ao tema, porém, com vários erros no uso da língua portuguesa, tais como: regência, crase, concordância, ortografia, pontuação.
See lessAcredito que teria sido mais eficiente ter aprofundado a temática no desenvolvimento e trabalhar a conclusão de forma mais sucinta, abordando melhor a proposta de intervenção proposta.
No geral, o tipo de erro que mais chama a atenção corresponde à norma culta da língua portuguesa, com alguns detalhes no que se trata da coerência e abordagem ao tema, como citado acima. Procure tentar conectar melhor seus argumentos.
As citações são boas, e cabem no tema, muito criativo, inclusive.
Num ponto de vista ENEM, acredito que a nota ficaria em torno dos 750 pontos.
Espero ter ajudado de alguma forma!
O consumismo e a sustentabilidade no Brasil contemporâneo
carloscruz
Argumentação válida e explícita, com citações a se considerar. Entretanto, cuidado ao isolar muitas expressões no período, em certos casos pode demonstrar domínio da norma culta, em outros pode causar desconforto na leitura. No primeiro parágrafo, letras maiúsculas para o nome do documentário. No seLeia mais
Argumentação válida e explícita, com citações a se considerar. Entretanto, cuidado ao isolar muitas expressões no período, em certos casos pode demonstrar domínio da norma culta, em outros pode causar desconforto na leitura.
See lessNo primeiro parágrafo, letras maiúsculas para o nome do documentário.
No segundo parágrafo, a revolução industrial não ocorreu no século XVIII, ela teve início aí e continua acontecendo até hoje, iclusive,é por isso que vivemos numa sociedade deficitária na questão da sustentabilidade (dica de abordagem para o tema).
Na conclusão, acredito que a troca do termo “deve” seria interessante, por outro de valor aproximado e contextualizado: “espera-se diminuição dos conflitos…”
No geral, está muito bom, demonstra conhecimento dos recursos textuais e aceca da língua portuguesa, com as ressalvas feitas acima.
Acredito que a nota, num ponto de vista ENEM, ficaria entre os 820 e 950 pontos.