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Mundo real vs mundo virtual: deve haver limites? /Estilo Enem/
JuGoes
Boa tarde!! Antes de começar, gostaria de pontuar que sou estudante e dessa forma tenho certa limitação de conhecimentos, mas farei o melhor possível para lhe auxiliar. Vamos lá então?? Introdução “De acordo com filme “ferrugem” onde acontece um dos perigos mais comuns, as invasões nas redes e dadosLeia mais
Boa tarde!! Antes de começar, gostaria de pontuar que sou estudante e dessa forma tenho certa limitação de conhecimentos, mas farei o melhor possível para lhe auxiliar.
Vamos lá então??
Introdução
“De acordo com filme “ferrugem” onde acontece um dos perigos mais comuns, as invasões nas redes e dados privados vazados.”
Essa citação ficou estranha pela sua estrutura. Uma forma melhor de montá-la seria ” o filme “Ferrugem” representa o contexto brasileiro em relação ao meio virtual, uma vez que, lamentavelmente, são recorrentes as invasões no meio cibernético e, por conseguinte, o vazamento de informações, o que traz danos a privacidade dos usuários no contexto digital”.
Além disso, o nome do filme deve ser grafado com a inicial (f) maiúscula e a sua citação deveria ser referenciada com a realidade brasileira. Dessa forma, sempre que você citar um filme, uma obra, um pensamento filosófico, uma alusão histórica e afins, é de bom tom que eles sejam relacionados e contextualizados com a realidade do país
Posteriormente à citação do filme Ferrugem, o termo ” De maneira análoga” utilizado não foi bem empregado, já que ele significa de modo semelhante/ parecido. Seria bom se você o substituísse por “Nesse sentido”, “Diante dessa perspectiva/ cenário/ conjuntura”
Ainda, a introduçao no modelo Enem deve apresentar dois problemas que se relacionam com a problemática abordada e que serão aprofundados nos desenvolvimentos. Você até apresentou os assuntos que seriam explorados no decorrer do texto, mas eles foram muito relacionados com o que já havia citado. Assim, você poderia ter afirmado a necessidade de por limites no meio virtual e depois apresentar empecilhos que dificultam a restrição a esse meio como a dificuldade de combater os crimes virtuais (já que é difícil achar o responsável por esses crimes) e a falta de instrução da população que acaba por divulgar suas informações pessoais quase que inconscientemente.
Desenvolvimentos
D1
O que seria IBM? geralmente, é melhor escrever por extenso do que utilizar a forma abreviada.
Aprofunde a argumentação para que ela não fique muito superficial ou consista apenas em uma repetição do que já foi dito. Minha dica é explicar porque as coisas acontecem, e no que a problemática impacta.
D2
No D2, também é necessário um maior aprofundamento nos argumentos. Você poderia citar quais problemas essas invasões causam na sociedade.
Nesse trecho, nota-se que há um erro na forma verbal, que deveria aparecer no infinitivo. Portanto, substitua está por ESTAR “Sendo assim, a exposição e o desenvolvimento sobre algo que não deveria está ali”
Conclusão
Não houve a presença dos 5 elementos que são avaliados no Enem
É necessário que haja Agente, ação, meio, finalidade e detalhamento.
Aqui, eu não identifiquei a finalidade e nem o detalhamento. Minha dica para realizar o detalhamento é que você explique a função dos agentes de forma bem resumida, ou especifique o público alvo (grupo prioritário) daquela ação.
De resto, você está no caminho certo
See lessNão deixe de praticar!
A importância da Educação financeira para a economia do Brasil
JuGoes
Boa Tarde! Primeiramente, gostaria de frisar que sou apenas uma estudante e, como tal, também sou passível de erros e busco corrigir esses deslizes. Desse modo, peço que encare minhas pontuações acerca da sua redação como sugestões e conselhos. Vamos lá então? Como já foram mencionados alguns pontosLeia mais
Boa Tarde!
Primeiramente, gostaria de frisar que sou apenas uma estudante e, como tal, também sou passível de erros e busco corrigir esses deslizes. Desse modo, peço que encare minhas pontuações acerca da sua redação como sugestões e conselhos.
Vamos lá então? Como já foram mencionados alguns pontos anteriormente por outro usuário, vou apenas complementá-lo focando em algumas falhas argumentativas.
Introdução
Em relação a introdução, creio que ficou estranho “desafios da importância da educação financeira”. Sei que você deve utilizar as palavras do tema no texto, mas isso não funcionou muito bem aqui, uma vez que seriam desafios relacionados à implementação dessa educação.
Desenvolvimento
D1- Com “omissão da sociedade” no seu tópico frasal do D1, dá a entender que você irá explicar como a sociedade, por um todo, não é participativa para que o acesso a educação financeira seja garantido. Contudo, há um destaque maior para a inoperância estatal nesse parágrafo. Além disso, a ideia de John Locke, apesar de bem referenciada, não se encaixa muito aqui, pois você não explica como essa falta de ação por parte do Estado ocasiona uma situação em que o “Bem-Estar social inexiste, ou seja, como isso afeta a sociedade na prática.
D2- Para mim esse parágrafo é o mais problemático. Eu tenho muita dificuldade também em elaborar o D2, pois é recomendável que nele sejam apresentadas as ideias mais fortes, com o fito de garantir o interesse de quem está lendo. Posto isto, creio que não há muita conexão deste com o resto do texto, mas vou te explicar essa minha opinião. Bom, a princípio eu não colocaria “independente do seu gênero” porque ficou um pouco desnecessário aí na redação, já que o tema não era voltado a essa questão. Também é perceptível que em ” denúncias contra a educação financeira” você não utilizou boas escolhas de palavras, já que seria denúncias contra crimes desse cunho, como a corrupção, por exemplo, e não contra a educação em si. Portanto, ao se referir a esses crimes, há uma fuga temática já que isso não está diretamente conectado a educação financeira.
Conclusão.
Aqui está tudo ok, pois há a presença marcada dos 5 elementos!
Seu texto é bom e por isso foi bem difícil achar o que corrigir :)
Continue praticando.
Boa sorte.
See lessImportância da vacinação no Brasil
JuGoes
Boa Tarde!! Primeiramente, quero dizer que sou estudante, ou seja, ainda estou tentando melhorar e me aprimorar assim como você. Dessa forma, tudo que eu disser são apenas conselhos e observações. VAMOS LÁ? INTRODUÇÃO 1 - Já gostaria de começar te dizendo que não dá para ficar repetindo várias vezesLeia mais
Boa Tarde!!
Primeiramente, quero dizer que sou estudante, ou seja, ainda estou tentando melhorar e me aprimorar assim como você. Dessa forma, tudo que eu disser são apenas conselhos e observações.
VAMOS LÁ?
INTRODUÇÃO
1 – Já gostaria de começar te dizendo que não dá para ficar repetindo várias vezes a mesma palavra dentro de um parágrafo. Assim, note a quantidade de vezes que você utilizou “vacina” só na introdução e, a partir daí, busque utilizar pronomes ou sinônimos para não comprometer a fluidez de produções futuras.
2- No Enem, é necessário que dentro da introdução haja a contextualização e a problematização. Você até apresentou essas duas partes, mas não aprofundou a problemática levantada (como as fake news levam à baixa adesão na vacinação e quais os impactos disso) nos desenvolvimentos. Assim, o ideal é que sejam apresentados dois problemas de forma breve na parte introdutória do texto, para que, posteriormente, no D1 e no D2, esses sejam aprofundados e mais relacionados com o tema, por meio de citações de autoridade, ou outro tipo de repertório sociocultural.
3- Tome cuidado com errinhos que as vezes podem passar despercebidos, como é o caso da concordância tanto verbal quanto nominal. Isso pode ser visto no trecho ” porém a população, sem conhecimento dos efeitos da vacina, se revoltaram para não toma-lá”. Observe que “população”, apesar de se referir a um conjunto, ainda passa a ideia de singular. Dessa forma, eu substituiria “se revoltaram” por “se revoltou”. Também procure ver sobre a posição do pronome pessoal do caso oblíquo “se”, pois não sei te informar se é “revoltou-se” ou “se revoltou” (meu ponto fraco)
DESENVOLVIMENTO
1- No início do desenvolvimento, você DEVE garantir que tenha, pelo menos, dois conetivos interparagrafais. (Que diacho que é isso?) Para resumir, é necessário que sejam utilizadas palavras que estabeleçam relações entre os parágrafos. Ex: Se vc for apresentar dois pontos/argumentos distintos, seria legal usar “em primeiro lugar”, “em primeira análise” ; “Em primeira instância para o D1 e ” em segundo lugar” e afins para o D2. Ainda, se for modelo causa/ consequência, outra opção é iniciar o d2 com “deste modo”, ou “sob tal ótica”, “em virtude de”, “consequentemente” e etc. Em síntese, as conjunções e preposições exprimem diferentes ideias e são vitais para dar encadeamento lógico ao texto. Logo, meu conselho é que você anote as que tiver maior familiaridade para posteriormente adicionar em textos futuros.
2- no D1 eu trocaria “existiria” por “existe”, já que há sim uma falha no governo, uma vez que a área da saúde apresenta déficits como você expôs e “existiria” dá a ideia de que não existe por algum motivo, de que é apenas um cenário hipotético.
3- não consegui entender muito bem essa parte ” falta de evidências de muitos municípios em oferecer serviços de saúde para comunidades de baixa vulnerabilidade.” Se é baixa vulnerabilidade, são pessoas com bom status social e estabilidade econômica e, mesmo nesses casos, elas ainda tem direito ao atendimento. Tente reorganizar a estrutura, ou apenas ignore essa parte se tiver sido má interpretação minha.
4- no D2, é interessante que você esclareça qual é o site. Ao dizer site do governo, são abertas inúmeras possibilidades, como o da receita federal, o do TSE, o do INEP… Portanto se for do governo federal, lembre de dizer Governo Federal.
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
1- troque “incentivação” por incentivo!
2- como você não abordou e aprofundou sobre as “fake news” nos desenvolvimentos, explicando como ela está relacionada com a baixa adesão à vacina e como isso impacta no coletivo, acho inviável propor uma ação interventora que minimize esse problema já que ele não ganhou destaque no seu texto.
3- A última, tá acabando! :)
Prefira mil vezes uma proposta completa, do que duas propostas incompletas. A Intervenção no Enem é analisada de acordo com um modelinho. Nela deve constar: Agente, ação, meio, finalidade e detalhamento. É NÍTIDO que eles estão presentes aí no seu texto, mas cada uma está em uma proposta de intervenção diferente.
No mais, acho que você está no caminho certo
NÃO DESISTA E NEM DEIXE DE PRATICAR!
Abraços e boa sorte!
obs: fique a vontade para me ajudar corrigindo minhas redações futuras! kkkk
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See lessPobreza menstrual em questão no Brasil
Anaazeved
Introdução: Erro de concordância, correção: No documentário “ Absorvendo o Tabu” são retratados os impactos da menstruação em mulheres indianas. O verbo retratar acompanha o sujeito “impactos”. Cuidado pra não exagerar no gerundismo, pode ser usado gerúndio, mas cuide pra não exagerar. Tese bem estaLeia mais
Introdução:
Erro de concordância, correção: No documentário “ Absorvendo o Tabu” são retratados os impactos da menstruação em mulheres indianas. O verbo retratar acompanha o sujeito “impactos”.
Cuidado pra não exagerar no gerundismo, pode ser usado gerúndio, mas cuide pra não exagerar.
Tese bem estabelecida.
Frase sem sentido nenhum: “Outrossim, é a evasão escolar por problemas relacionados a esse ciclo biológico, afetando a vida principalmente de adolescentes, sendo necessário, dessa forma, pensar em medidas para solucionar este impasse.” Como assim “é a evasão?”, a oração ficou totalmente sem nexo.
É interessante colocar os dois argumentos na introdução, demonstrando organização textual e planejamento.
Parabéns pelo uso do repertório legitimado.
1° parágrafo:
Não são utilizados mais conectivos de início de parágrafo que expressam ordem: antes de tudo, primeiramente, em primeira análise, em primeiro lugar, substitua por conectivos que indicam continuidade: sob esse viés, nesse sentido, sob essa perspectiva.
Legal seu argumento, e muito inclusiva a forma como você coloca “pessoas que menstruam”, gostei bastante. No entanto, cuidado com a repetição de palavras.
Mais uma frase sem coesão e escrita de forma informal: “Sendo assim, isso reforça que é um problema de saúde pública e necessita ser solucionado urgentemente.”
Você precisa focar seu primeiro desenvolvimento em uma argumentação central, você fala sobre o tabu, depois sobre a falta de preço acessível devido aos impostos e depois da evasão escolar. Acabou que não argumentou profundamente sobre nenhum dos tópicos, por isso é tão importante colocar seu argumento na introdução, ele vai te guiar e não te deixa fugir do eixo e soltar muitas informações sem se aprofundar em nenhuma, como você fez.
O repertório é bom.
——————————————————————————————————————
2° parágrafo:
Não são usados conectivos de ordem como: segundamente, em segundo lugar… Substitua agora por “Outrossim/ademais/além disso”.
Você coloca uma pesquisa gigantesca, mas não argumenta. A redação modelo Enem é um texto argumentativo, nesse parágrafo você faz um texto expositivo (apenas expondo fatos), procure a diferença entre os dois tipos.
Você deve explicar a sigla do IBGE. É necessário que o aluno indique o nome inteiro pelo menos no momento de apresentação do órgão, por exemplo: Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),… Posteriormente, quando o candidato for retomar alguma ideia ou apresentar novos dados da mesma referência, ele pode utilizar somente as siglas, por exemplo: De acordo com o IBGE…
——————————————————————————————————————-Conclusão:
Erro de vírgulas e de concordância (plural) correção: Destarte, o Ministério da Saúde e o Ministério da Economia devem retirar os impostos adicionados aos valores dos absorventes higiênicos, para que eles se tornem acessíveis, além de promover a distribuição gratuita desse item básico de higiene nas escolas públicas…
“fazer” fica muito informal, tente “promover”
Muita repetição de “para que”
Seus períodos são muito longos, pro texto ficar coeso é legal períodos medianos, frase nem muito pequenas nem muito grandes.
Índia é com letra maiúscula, um país.
Agente: correto (ministério da saúde)
Ação: correto. (retirar impostos)
Modo/meio: correto (projeto de lei)
Detalhamento: incorreto (falta detalhes)
Efeito: correto (extinção da pobreza menstrual)
PARABÉNS POR FINALIZAR A REDAÇÃO RETOMANDO UM REPERTÓRIO DO TEXTO.
Você tem que responder 5 perguntar na sua proposta:
Quem vai resolver o problema? (AGENTE)
O que ele fará? (AÇÃO)
Como ele vai fazer isso? Através do que? (MEIO/MODO)
Quais os detalhes dessa proposta? (DETALHAMENTO)
Que objetivo tem essa ação? (EFEITO)
C1: LÍNGUA PORTUGUESA 120 (demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa) erros recorrentes de concordância e vírgula
C2: ABORDAGEM GÊNERO 200 (compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites ESTRUTURAIS do texto dissertativo-argumentativo).
C3: DEFESA E CORERÊNCIA 120 (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista) não argumenta apenas expõe fatos
C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 160 (demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação) muitas frases sem sentido e conectivos inadequados, além de frase gigantes que deixam a estética do texto menos agradável
C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 160 (elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural) falta 1 elemento.
NOTA FINAL: 760
Você escreve bem, está acima da média dos outros estudantes, vai evoluir cada vez mais, se precisar que eu corrija mais alguma redação me manda mensagem. Além disso, tente ler redações nota mil e assistir vídeos no Youtube do “CORRETOR SINCERÃO” que com certeza você vai evoluir mais ainda.
Espero ter ajudado, fiz uma redação sobre o mesmo tema, se você puder corrigir pra mim também :)
See lessO tabagismo como problema de saúde pública no Brasil [Modelo ENEM]
Anaazeved
Introdução: Erro de vírgulas, sempre tem antes do “mas”, correção: Destarte, são necessárias medidas para mudar tal realidade, fomentada não só pela omissão do Estado no que tange à saúde preventiva, mas também pelo cotidiano estressante do mundo globalizado. Os verbos, quando inseridos na expressãoLeia mais
Introdução:
Erro de vírgulas, sempre tem antes do “mas”, correção: Destarte, são necessárias medidas para mudar tal realidade, fomentada não só pela omissão do Estado no que tange à saúde preventiva, mas também pelo cotidiano estressante do mundo globalizado.
Os verbos, quando inseridos na expressão no que [verbo] a, tornam-se transitivos indiretos. Com isso, temos a junção da preposição “a” da expressão com o artigo definido feminino “a” que acompanha o substantivo feminino. Então, a forma correta é no que tange à – com crase.
Introdução impecável se não fosse pelos erros da C1. Tese bem estabelecida e você coloca os dois argumentos na introdução, demonstrando organização e planejamento textual.
1° parágrafo:
Não são utilizados mais conectivos de início de parágrafo que expressam ordem: antes de tudo, primeiramente, em primeira análise, substitua por conectivos que indicam continuidade: sob esse viés, nesse sentido, sob essa perspectiva.
Essa frase ficou totalmente sem nexo, é imprescindível que o problema do tabagismo continue a permear o Brasil? Mas o correto não é justamente abolir essa problemática? >> “Assim, é imprescindível que a problemática continue a permear o Brasil, pois é dever administrativo do governo zelar por sua população.”
Você tem bom argumento, mas não argumentou e problematizou o máximo que poderia. É recomendado usar apenas UM repertório legitimado para que sobre mais espaço para a problematização, escolha um dos dois.
Faltou aproveitar mais o espaço e argumentar com mais afinco.
——————————————————————————————————————
2° parágrafo:
Parabéns pelo uso do “Outrossim”.
Erro de concordância, correção: Paralelamente, a análise de Han torna-se base sólida para explicar a tendência ao uso de nicotina…
Tira esse “algum”, dá a impressão que não tem certeza sobre o que está falando.
Seu argumento é bom, é muito difícil relacionar o tabagismo aos transtornos psicológicos, sugiro se apegar a argumentos mais gerais. Apesar da difícil relação você se saiu bem, não tanto quanto num argumento mais sólido, mas você argumenta bem. Infelizmente na redação a criatividade não é tão pontuada como o treino e estruturas decoradas.
——————————————————————————————————————-Conclusão:
De acordo com o inep, se o texto apresentar mais de uma proposta de intervenção (assim como o seu), deve ser avaliada somente a mais completa delas.
Aconselho fazer apenas uma proposta que esteja completa. A proposta cujo o agente são as escolas não foi avaliada, então ela te daria espaço pra aprofundar seu detalhamento.
Agente: correto (ministerio da saude)
Ação: correto. (providenciar atendimento)
Modo/meio: correto (por meio de políticas)
Detalhamento: incorreto (falta detalhes)
Efeito: correto (amparar e conscientizar)
PARABÉNS POR FINALIZAR A REDAÇÃO RETOMANDO UM REPERTÓRIO DO TEXTO.
Você tem que responder 5 perguntar na sua proposta:
Quem vai resolver o problema? (AGENTE)
O que ele fará? (AÇÃO)
Como ele vai fazer isso? Através do que? (MEIO/MODO)
Quais os detalhes dessa proposta? (DETALHAMENTO)
Que objetivo tem essa ação? (EFEITO)
C1: LÍNGUA PORTUGUESA 160 (demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa) mais de 2 erros
C2: ABORDAGEM GÊNERO 200 (compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites ESTRUTURAIS do texto dissertativo-argumentativo).
C3: DEFESA E CORERÊNCIA 160 (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista) falta argumentar melhor no d1 e talvez relacionar melhor seus argumentos no d2
C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 200 (demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação)
C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 160 (elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural) falta 1 elemento.
NOTA FINAL: 880
Você escreve muito bem, está muito acima da média dos outros estudantes, vai evoluir cada vez mais, se precisar que eu corrija mais alguma redação me manda mensagem. Além disso, tente ler redações nota mil e assistir vídeos no Youtube do “CORRETOR SINCERÃO” que com certeza você vai evoluir mais ainda.
Espero ter ajudado!
See lessDesafios para diminuir as diferenças existentes entre as regiões do Brasil.
Anaazeved
Introdução: Constituição e sinônimos são com letra maiúscula: Carta Magna, Lei Magna, Constituição federal, Carta Cidadã Erro de vírgulas: Quando o “e” é utilizado com o sentido de oposição, expresso por uma conjunção adversativa (mas, porém, contudo, entretanto, todavia, etc.), utilizamos a vírgulaLeia mais
Introdução:
Constituição e sinônimos são com letra maiúscula: Carta Magna, Lei Magna, Constituição federal, Carta Cidadã
Erro de vírgulas: Quando o “e” é utilizado com o sentido de oposição, expresso por uma conjunção adversativa (mas, porém, contudo, entretanto, todavia, etc.), utilizamos a vírgula. Correção: tal princípio constitucional é identificado na teoria, e não desejavelmente na prática.
Você concorda comigo que essas orações não estão muito coesas e poderiam ser escritas de outra forma para o texto ficar mais fluido?
É um pouco difícil identificar sua tese, mas ela está ali.
Parabéns por colocar os dois argumentos na introdução, demonstrando organização e planejamento textual.
1° parágrafo:
Parabéns pelo uso desse conectivo de início de parágrafo.
Erro de vírgulas, termos explicativos ficam entre vírgulas, correção: “Resultando, em última análise, no aumento exponencial das desigualdades.”
A frase que citei acima está muito curta, é importante pra manter a estética e coesão do texto você fazer orações nem muito grandes e nem muito pequenas, seguindo um padrão.
Erro de vírgulas, correção: Tudo isso é reflexo da distribuição desigual dos recursos destinados pelo Estado, inviabilizando, por sua vez, o “bem-estar” proposto por Hobbes.
Você tem uma argumentação forte e problematiza muito bem, mas buscou reescrever esse parágrafo numa folha modelo enem? Ele parece muito grande, talvez sua letra seja pequena, mas cuidado pra não ultrapassar o número de 30 linhas ou dar a impressão de que você está “enchendo linguiça”.
Essa mini conclusão que você fez ao fim do parágrafo não é necessária, talvez você possa retirá-la.
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2° parágrafo:
Parabéns pelo uso do “Ademais”.
Você deve explicar a sigla do IBGE. É necessário que o aluno indique o nome inteiro pelo menos no momento de apresentação do órgão, por exemplo: Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),… Posteriormente, quando o candidato for retomar alguma ideia ou apresentar novos dados da mesma referência, ele pode utilizar somente as siglas, por exemplo: De acordo com o IBGE…
Eu creio que foi erro de digitação, mas mesmo assim perde pontos com essa repetição de palavras tirando toda coesão, correção: é imperativo ressaltar a falta de fomento econômico como um agente promotor do impasse.
Seria interessante um conectivo antes do dado do IBGE, além de novamente se atentar pro tamanho das orações, seu texto não está esteticamente bonito, visto que algumas frases estão gigantes e outras pequenas.
Erro de vírgulas, correção: “Constata-se, então, que tal realidade é corroborada pelo baixo fomento das relações econômicas, visto que as regiões que tem um baixo produto interno bruto também são as que mais sofrem com as mazelas da pobreza.”
Erro ortográfico e de virgula, correção: Dessa forma, é de suma importância a ajuda dos governos estaduais no que tange aos incentivos fiscais para abertura de empresas e a desburocratização das relações econômicas…
Você usa muito “já que”, repetição.
Você argumenta muito bem, mas a falta de coesão deixa o parágrafo sem clareza, tornando o argumento fraco.
Não é interessante usar muito o futuro na redação, é bom sempre usar o tempo verbal no presente, evite o passado e futuro, pois os temas do enem sempre são atuais.
——————————————————————————————————————-Conclusão:
Erro de vírgulas, nunca separe o sujeito da oração, correção: Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço do problema no tecido social brasileiro.
Brasil é com letra maiúscula.
Dois Erro de vírgulas novamente,correção: Dessarte, com o intuito de mitigar o problema, o Estado, por meio do Ministério da economia, deve criar um projeto de distribuição igualitária dos recursos entre as regiões do Brasil, bem como incentivar microempreendedores através de auxílios fiscais. Diante disso, nesse projeto estarão presentes economistas, empresários e especialistas. Desse modo, atenuar-se-á em médio e longo prazo o impacto nocivo dessa querela. Construindo-se, então, uma sociedade fiel a sua Carta Magna. (Quando o pronome possessivo é adjetivo e feminino (sua, minha, nossas, tua, etc.), o uso da crase é facultativo.)
Fica muito estranho esse tempo verbal que você ta usando, tente ler redações nota mil e se inspirar.
Agente: correto (estado)
Ação: correto. (criar projeto)
Modo/meio: correto (ministerio da economia)
Detalhamento: incorreto (falta detalhes)
Efeito: correto (atenuar o impacto nocivo)
PARABÉNS POR FINALIZAR A REDAÇÃO RETOMANDO UM REPERTÓRIO DO TEXTO.
Você tem que responder 5 perguntar na sua proposta:
Quem vai resolver o problema? (AGENTE)
O que ele fará? (AÇÃO)
Como ele vai fazer isso? Através do que? (MEIO/MODO)
Quais os detalhes dessa proposta? (DETALHAMENTO)
Que objetivo tem essa ação? (EFEITO)
C1: LÍNGUA PORTUGUESA 120 (demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa) muitos erros de virgula, crase e ortografia
C2: ABORDAGEM GÊNERO 200 (compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites ESTRUTURAIS do texto dissertativo-argumentativo).
C3: DEFESA E CORERÊNCIA 160 (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista) sua dificuldade na c4 afeta a c3.
C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 120 (demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação) atente-se ao que eu pontuei em casa parágrafo
C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 160 (elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural) falta 1 elemento.
NOTA FINAL: 760
Você escreve muito bem, está muito acima da média dos outros estudantes, vai evoluir cada vez mais, se precisar que eu corrija mais alguma redação me manda mensagem. Além disso, tente ler redações nota mil e assistir vídeos no Youtube do “CORRETOR SINCERÃO” que com certeza você vai evoluir mais ainda.
Espero ter ajudado!
See lessA importância da inclusão: o combate ao capacitismo nas escolas
Anaazeved
Introdução: “da escritora” soa meio informal, que tal: O livro “O Extraordinário”, escrito pela autora americana R. J. Palácio, retrata a história... Não é necessário colocar a nacionalidade ou muitos detalhes sobre a autora, mas é uma boa estratégia se você julga que sua introdução vai ficar muitoLeia mais
Introdução:
“da escritora” soa meio informal, que tal: O livro “O Extraordinário”, escrito pela autora americana R. J. Palácio, retrata a história…
Não é necessário colocar a nacionalidade ou muitos detalhes sobre a autora, mas é uma boa estratégia se você julga que sua introdução vai ficar muito pequena.
O uso do similarmente não está errado, mas é interessante utilizar um conectivo que demonstre a separação do que é fictício e o que é real, exemplo: “fora da ficção” “De maneira análoga à obra…” (opcional)
Sua tese está explícita e colocou os dois argumentos na introdução, demonstrando organização e planejamento textual, parabéns.
Ótimo repertório.
1° parágrafo:
Parabéns pelo uso desse conectivo de início de parágrafo.
Seria interessante colocar um conectivo antes do seu dado.
Achei muito interessante você ter colocado que ele venceu o Nobel da Paz, mas cuidado com dados muito detalhados que você pode não se lembrar na hora da prova. Todavia, se você conseguir lembrar, achei muito legal essa escolha.
Não pode colocar uma frase com letra maiúscula dessa forma dentro de um texto, seria mais fácil (e correto) você parafrasear o que ele disse e tirar as aspas para não perde pontos na c1, correção:
Ademais, de acordo com Nelson Mandela, vencedor do Prêmio Nobel da Paz, a educação é a arma mais poderosa que pode ser usada para mudar o mundo.
Você tem um argumento muito bom, que o Estado não proporciona a estrutura adequada e por isso o capacitismo é presente nas escolas. Todavia, tenho alguns pontos:
Ficou meio vaga a parte da “equipe de funcionários” e “grade curricular”, se você vai colocar no seu texto é necessário explicar, não entendi muito bem o que tem a ver a grade curricular, exemplo: talvez falar que não existem profissionais treinados pra lidar com as diversas divergências. Como eu sei que o espaço é curto, é melhor tirar ou substituir informações que você não consegue explicar.
Erro de vírgulas: o “mas” sempre tem uma vírgula antes. Correção: o sistema educacional proporcionado pelo Estado não é adaptado a essas pessoas, não só na estrutura das escolas, como também na grade curricular…
Essa oração do meio está muito extensa, é bom optar por dividir pra facilitar a leitura pro corretor e também tornar o texto mais coeso.
Seu repertório é bom e você tem argumentos fortes, faltou uma argumentação mais precisa como eu já pontuei acima.
——————————————————————————————————————
2° parágrafo:
Parabéns pelo uso do “Outrossim”.
Novamente, o mesmo erro do desenvolvimento acima, correção: Diante disso, parafraseando Albert Einstein, físico alemão, é mais fácil desintegrar um átomo do que um pensamento preconceituoso.
Muita repetição de preconceito e capacitismo.
Ótimo repertório, mas cuidado ao se limitar apenas a citações, talvez seja interessante decorar dados estatísticos. (opcional)
Ótima argumentação até citar o Ministro da Educação, você deve colocar apenas UM repertório no seu desenvolvimento e utilizar todo o resto para argumentar. Além disso, devemos pensar bastante nas críticas ao Governo nas redações, principalmente agora no Governo Bolsonaro.
Seu argumento estava muito forte, você problematiza muito bem, se tivesse tirado aquela citação do Milton e argumentado mais ficaria perfeito.
——————————————————————————————————————-Conclusão:
Você faz duas propostas, o INEP diz: “se o texto apresentar mais de uma proposta de intervenção, deve ser avaliada somente a mais completa delas”
Ambas faltam o detalhamento, justamente por ter feitos duas propostas você acaba dividindo o espaço e falta muitos detalhes, eu indico fazer apenas uma proposta e focar para que ela fique completa.
Agente: correto (governo federal)
Ação: correto. (investir no sistema educacional)
Modo/meio: correto (destinação de verbas)
Detalhamento: incorreto (falta detalhes)
Efeito: correto (ampliar inclusão nas escolas)
PARABÉNS POR FINALIZAR A REDAÇÃO RETOMANDO UM REPERTÓRIO DO TEXTO.
Você tem que responder 5 perguntar na sua proposta:
Quem vai resolver o problema? (AGENTE)
O que ele fará? (AÇÃO)
Como ele vai fazer isso? Através do que? (MEIO/MODO)
Quais os detalhes dessa proposta? (DETALHAMENTO)
Que objetivo tem essa ação? (EFEITO)
C1: LÍNGUA PORTUGUESA 160 (demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa) mais de 2 erros.
C2: ABORDAGEM GÊNERO 200 (compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites ESTRUTURAIS do texto dissertativo-argumentativo).
C3: DEFESA E CORERÊNCIA 160 (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista) melhore a argumentação através do que eu pontuei sobre cada desenvolvimento.
C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 200 (demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação)
C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 160 (elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural)
NOTA FINAL: 880
Você escreve muito bem, está muito acima da média dos outros estudantes, vai evoluir cada vez mais, se precisar que eu corrija mais alguma redação me manda mensagem. Além disso, tente ler redações nota mil e assistir vídeos no Youtube do “CORRETOR SINCERÃO” que com certeza você vai evoluir mais ainda.
Espero ter ajudado!
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Anaazeved
Introdução: Erro de concordância, correções: “Durante a Revolução Industrial, no século XIX, as condições de trabalho eram extremamente precárias e não haviam leis trabalhistas em apoio ao trabalhador” “Dessa forma” esse conectivo não é usual no contexto em que está inserido, releia e perceba. GosteLeia mais
Introdução:
Erro de concordância, correções: “Durante a Revolução Industrial, no século XIX, as condições de trabalho eram extremamente precárias e não haviam leis trabalhistas em apoio ao trabalhador”
“Dessa forma” esse conectivo não é usual no contexto em que está inserido, releia e perceba.
Gostei do repertório.
Parabéns por colocar os dois argumentos na introdução, demonstrando organização textual.
1° parágrafo:
Parabéns pelo uso desse conectivo de início de parágrafo.
Seria interessante colocar um conectivo antes do seu dado: Ademais, segundo pesquisas do Nexo Jornal…
Seu dado foi infeliz, não é uma escolha inteligente pautar toda sua argumentação em uma data, como em 2020, por exemplo. Você pode ficar preso nesse acontecimento. Além disso, tem que agir como se sua redação fosse atemporal, uma pessoa leiga do passado ou uma leiga no futuro deve ler e entender, não é interessante assumir que o leitor sabe o que está acontecendo.
Cuidado, já tinha usado o conectivo “dessa forma” antes.
Seu argumento é interessante e sua problematização está boa, melhoraria se expandisse além do contexto da pandemia, até porque o tema é algo a nível global, e o próprio nome diz: pandemia, não ocorreu em todo o mundo.
——————————————————————————————————————
2° parágrafo:
Parabéns pelo uso do “Outrossim”.
Erro de vírgulas e coesão, correção: Sendo assim, os trabalhadores informais, aqueles que trabalham sem carteira assinada e por conta própria, são os principais prejudicados, pois não possuem acesso a direitos como seguro-desemprego, licença médica e férias.
Acho que poderia ter explorado mais a falta de investimento do governo, que é o seu tema central. No entanto, você argumentou muito bem.
——————————————————————————————————————-Conclusão:
Agente: correto (Ministério da Educação)
Ação: correto. (investir no sistema educacional brasileiro)
Modo/meio: correto (ampliação de vagas nas universidades de cursos qualificantes)
Detalhamento: correto
Efeito: correto (Espera-se, com isso, inibir a precariedade do trabalho característica da Revolução Industrial)
PARABÉNS POR FINALIZAR A REDAÇÃO RETOMANDO UM REPERTÓRIO DO TEXTO.
Você tem que responder 5 perguntar na sua proposta:
Quem vai resolver o problema? (AGENTE)
O que ele fará? (AÇÃO)
Como ele vai fazer isso? Através do que? (MEIO/MODO)
Quais os detalhes dessa proposta? (DETALHAMENTO)
Que objetivo tem essa ação? (EFEITO)
C1: LÍNGUA PORTUGUESA 160 (demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa) mais de 2 erros.
C2: ABORDAGEM GÊNERO 200 (compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites ESTRUTURAIS do texto dissertativo-argumentativo).
C3: DEFESA E CORERÊNCIA 160 (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista) melhore a argumentação do primeiro desenvolvimento.
C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 200 (demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação) coloca mais conectivos e os corretos, e não repita o mesmo duas vezes
C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 200 (elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural)
NOTA FINAL: 920
Você escreve muito bem, está muito acima da média dos outros estudantes, vai evoluir cada vez mais, se precisar que eu corrija mais alguma redação me manda mensagem. Além disso, tente ler redações nota mil e assistir vídeos no Youtube do “CORRETOR SINCERÃO” que com certeza você vai evoluir mais ainda.
Espero ter ajudado!
See lessEstratégias para mitigar as problemáticas das cracolândias no Brasil. (MODELO ENEM)
Anaazeved
Introdução: Erro de concordância, correções: “No documentário “A Cracolândia” – escrito pelo cineasta Edu Felistoque – é retratado um problema...” ou “O documentário “A Cracolândia” – escrito pelo cineasta Edu Felistoque – retrata um problema...” Não seria melhor colocar “esse fenômeno” para retomarLeia mais
Introdução:
Erro de concordância, correções: “No documentário “A Cracolândia” – escrito pelo cineasta Edu Felistoque – é retratado um problema…” ou “O documentário “A Cracolândia” – escrito pelo cineasta Edu Felistoque – retrata um problema…”
Não seria melhor colocar “esse fenômeno” para retomar o que já foi dito? Você poderia incluir um conectivo também
Tese explícita, mas reflete uma visão mundial, estratégia não muito interessante, uma vez que o tema reflete apenas o Brasil.
Parabéns por colocar os argumentos na introdução. No entanto, poderia ter explicitado mais seus dois argumentos, ficou meio vago.
1° parágrafo:
É uma NORMA ENEM o uso do conectivo de começo de parágrafo, porém estão vetados conectivos que expressam ideia de ordem como: “primordialmente, em primeira instância, primeiramente, sob um primeiro olhar etc.” Você pode substituir por: Sob esse viés/Sob essa perspectiva (expressam ideia de continuidade ligando as partes do seu texto).
Cuidado com esse “isso”, pode ser considerado marca de oralidade. Correção: Sob esse viés, é válido salientar que a problemática configura um impasse para a plenitude da saúde pública.
Falta conectivos, exemplo: Sob esse viés, é válido salientar que a problemática configura um impasse para a plenitude da saúde pública. Ademais, o uso crack gera aceleração dos batimentos cardíacos…
Ficou parecendo um texto científico, seu objetivo não é informar o leitor sobre os prejuízos do crack e sim problematizar a existência da cracolândia no Brasil.
Você poderia ter usado esse dado que usou no final como repertório, mas tem que argumentar em cima e fazer relação, você não argumentou, apenas expôs fatos. Procure a diferença entre texto expositivo e argumentativo.
——————————————————————————————————————
2° parágrafo:
É uma NORMA ENEM o uso do conectivo de começo de parágrafo, porém estão vetados conectivos que expressam ideia de ordem como: “sob um segundo olhar, segundamente, em segundo plano, etc” Você pode substituir por: Outrossim/Ademais/Além disso, que expressam ideia de continuidade.
Erro de concordância, correção: Outrossim, é vultoso destacar a ineficiência do sistema de justiça brasileiro.
FALTA CONECTIVOS, CORREÇÃO: Outrossim, é vultoso destacar a ineficiência do sistema de justiça brasileiro. Nesse contexto, segundo pesquisas da…
Esse dado é muito interessante e cai muito bem com o seu argumento, só faltou argumentar. Tente reescrever esse parágrafo utilizando o dado e argumentando corretamente. Parabéns pela escolha do repertório nesse desenvolvimento.
Esse final ficou parecendo um texto jornalístico, você está fazendo tudo menos um texto argumentativo.
Seus períodos estão muito curtos, tente balancear pro seu texto ficar mais coeso, ou seja, fazer frases medianas.
——————————————————————————————————————-Conclusão:
Esse conectivo da conclusão expressa uma ideia de informalidade, tente: Portanto, conforme o exposto, é notório que medidas são necessárias para solucionar tal problemática.
Parabéns pelo uso do ”Para tanto”.
Você fez duas propostas, é interessante fazer só uma que esteja completa. Nesse caso, se não me engano, o corretor avalia apenas a primeira proposta.
Sua proposta não tem coesão alguma, releia este parágrafos, as informações ficaram jogadas e confusas.
Agente: correto (polícia?) ficou muito vago, tente “Poder Legislativo”
Ação: correto. (combata a entrada do entorpecente na região )
Modo/meio: incorreto
Detalhamento: incorreto (falta detalhes, foca em uma proposta só para preenchê-la totalmente)
Efeito: incorreto
TENTE FINALIZAR A REDAÇÃO RETOMANDO UM REPERTÓRIO DO TEXTO.
Você tem que responder 5 perguntar na sua proposta:
Quem vai resolver o problema? (AGENTE)
O que ele fará? (AÇÃO)
Como ele vai fazer isso? Através do que? (MEIO/MODO)
Quais os detalhes dessa proposta? (DETALHAMENTO)
Que objetivo tem essa ação? (EFEITO)
C1: LÍNGUA PORTUGUESA 120 (demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa) erros de concordância, vírgula, ortografia.
C2: ABORDAGEM GÊNERO 200 (compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites ESTRUTURAIS do texto dissertativo-argumentativo).
C3: DEFESA E CORERÊNCIA 80 (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista) Não argumentou apenas expôs fatos, procure a diferença entre texto expositivo e argumentativo.
C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 120 (demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação) falta conectivos e um controle do tamanho e coesão e coerência entre as frases.
C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 120 (elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural) faltou 3 elementos.
NOTA FINAL: 640
Você escreve bem, vai evoluir cada vez mais, se precisar que eu corrija mais alguma redação me manda mensagem. Além disso, tente ler redações nota mil e assistir vídeos no Youtube do “CORRETOR SINCERÃO” que com certeza você vai evoluir mais ainda.
Espero ter ajudado!
See lessPerseguição Digital no Brasil
Anaazeved
Introdução: Bom repertório. Cuidado com repetição. Sua tese não ficou tão explícita. Parabéns por colocar os dois argumentos na introdução. 1° parágrafo: É uma NORMA ENEM o uso do conectivo de começo de parágrafo, porém estão vetados conectivos que expressam ideia de ordem como: “primordialmente, emLeia mais
Introdução:
Bom repertório.
Cuidado com repetição.
Sua tese não ficou tão explícita.
Parabéns por colocar os dois argumentos na introdução.
1° parágrafo:
É uma NORMA ENEM o uso do conectivo de começo de parágrafo, porém estão vetados conectivos que expressam ideia de ordem como: “primordialmente, em primeira instância, primeiramente, sob um primeiro olhar etc.” Você pode substituir por: Sob esse viés/Sob essa perspectiva (expressam ideia de continuidade ligando as partes do seu texto).
Ficaria mais coeso substituindo o “em”, correção: “defende a obrigação do Estado de proporcionar meios que auxiliem o progresso do corpo social.”
É interessante usar apenas um repertório e focar apenas nele para embasar seu argumento, você colocou dois, ficou um texto muito mais expositivo do que argumentativo. Você coloca o repertório simplesmente para validar seu argumento, mas a parte mais importante do seu texto é a argumentação, que ficou incompleta.
Você ia falar sobre a insuficiência de leis e coloca uma lei, percebe a contradição? Talvez você deveria ter focado na irresponsabilidade das pessoas (e não do Governo, já que existe legislação vigente) e não na falta de leis se seu argumento é de que as pessoas não respeitam.
——————————————————————————————————————
2° parágrafo:
É uma NORMA ENEM o uso do conectivo de começo de parágrafo, porém estão vetados conectivos que expressam ideia de ordem como: “sob um segundo olhar, segundamente, em segundo plano, etc” Você pode substituir por: Outrossim/Ademais/Além disso, que expressam ideia de continuidade.
Argumentação boa. Todavia, poderia ter usado o espaço pra argumentar mais.
Ótimo repertório. No entanto, você coloca só filósofos e sociólogos durante todo o texto, é interessante colocar outros repertórios, como dados ou entretenimento (livros, séries, filmes,etc)
——————————————————————————————————————-Conclusão:
Ótimo início de conclusão usando os conectivos.
ERRO RECORRENTE: “onde” é usado só para lugar,substitua por “na qual”, correção: Ademais, também é de suma importância que as escolas busquem adotar a fórmula didática de Edgar Morim, por meio da incrementação da base curricular, na qual será adicionada uma disciplina voltada à utilização de redes sociais, a fim de melhorar o comportamento dos usuários.
Você colocou duas propostas, é interessante focar em apenas uma e colocar ela completa, eu vou avaliar a segunda, pois na minha opinião está mais completa. No entanto, a correção do enem avalia a primeira, se não me engano.
Agente: correto (escola)
Ação: correto. (busquem adotar a fórmula didática de Edgar Morim, )
Modo/meio:.correto (por meio da incrementação da base curricular)
Detalhamento: incorreto (falta detalhes, foca em uma proposta só para preenchê-la totalmente)
Efeito: correto (a fim de melhorar o comportamento dos usuários)
PARABÉNS POR FINALIZAR A REDAÇÃO RETOMANDO O REPERTÓRIO DA INTRODUÇÃO.
Você tem que responder 5 perguntar na sua proposta:
Quem vai resolver o problema? (AGENTE)
O que ele fará? (AÇÃO)
Como ele vai fazer isso? Através do que? (MEIO/MODO)
Quais os detalhes dessa proposta? (DETALHAMENTO)
Que objetivo tem essa ação? (EFEITO)
C1: LÍNGUA PORTUGUESA 160 (demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa) mais de 2 erros
C2: ABORDAGEM GÊNERO 200 (compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites ESTRUTURAIS do texto dissertativo-argumentativo).
C3: DEFESA E CORERÊNCIA 160 (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista) Não argumentou no primeiro desenvolvimento, apenas expôs fatos, procure a diferença entre texto expositivo e argumentativo.
C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 160 (demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação) cuidado com os conectivos blz? Pode abusar dos corretos para ficar mais coeso
C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 160 (elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural) faltou 1 elemento.
NOTA FINAL: 840
Você escreve muito bem e está acima da média da maioria dos outros estudantes, vai evoluir cada vez mais, se precisar que eu corrija mais alguma redação me manda mensagem. Além disso, tente ler redações nota mil e assistir vídeos no Youtube do “CORRETOR SINCERÃO” que com certeza você vai evoluir mais ainda.
Espero ter ajudado!
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