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Discurso de ódio nas redes e o fenômeno do linchamento virtual
SheilaAlvesGonçalves
Oi Abigail, tudo bem? Bom... Gostei bastante do seu texto. Você colocou bem seus argumentos e soube contextualizar bem, você articulou bem seus parágrafos, seu texto estava com boa coerência e coesão, gostei do fato de você ter utilizado bem sinônimos, não encontrei erros de norma culta, utilizou beLeia mais
Oi Abigail, tudo bem?
See lessBom… Gostei bastante do seu texto.
Você colocou bem seus argumentos e soube contextualizar bem, você articulou bem seus parágrafos, seu texto estava com boa coerência e coesão, gostei do fato de você ter utilizado bem sinônimos, não encontrei erros de norma culta, utilizou bem os conectivos e sua conclusão ficou muito boa.
E é isso, espero ter te ajudado.
Continue escrevendo, você vai longe.
Entraves do ensino a distância no Brasil
SheilaAlvesGonçalves
Olá, tudo bem? Espero que sim. Bom... Na sua introdução eu acredito que nessa parte "...mesmo sendo a distância, no entanto, este novo modo de estudo ainda não é muito bem visto hodiernamente." você poderia ter colocado um ponto final após a palavra distância e colocar o restante como outro período,Leia mais
Olá, tudo bem? Espero que sim.
Bom…
Na sua introdução eu acredito que nessa parte “…mesmo sendo a distância, no entanto, este novo modo de estudo ainda não é muito bem visto hodiernamente.” você poderia ter colocado um ponto final após a palavra distância e colocar o restante como outro período, ficando assim “mesmo sendo a distância. No entanto, este novo modo de estudo ainda não é muito bem visto hodiernamente.”
Acredito que você usou bem a citação e soube contextualizar bem.
No seu desenvolvimento 1 eu acredito que o “uma vez que” deveria estar entre vírgulas e poderia ocorrer uma pequena mudança na frase, ficando assim: “Este é um dos entraves da educação remota, uma vez que, a desigualdade social faz com que os mais vulneráveis não tenham acesso a educação”
Já nessa parte: “Desse modo faz-se necessária reformulação dessa postura estatal urgente.” cabe uma vírgula após o “Desse modo” e colocar “uma” ou “a” antes de “reformulação”, ficando assim: “Desse modo, faz-se necessária a reformulação dessa postura estatal urgente.”
No seu desenvolvimento 2 eu percebi um pequeno errinho de concordância ao usar a palavra “recebe” ao invés de “recebem”.
Além disso, eu não entendi o porque do uso da palavra “gere”, acho que caberia, na verdade a palavra “gera”.
Com a correção ficaria assim: “De tal modo que, os professores que não são acostumados com esse método de ensino não recebem um curso para saber como usar essas ferramentas tecnológicas, ou seja, na maioria das vezes ,eles são obrigados a se adaptar a nova realidade sem ao mesmo saber usar esses recursos tecnológicos, e isso poderá vir a dificultar no ensino do aluno, e consequentemente, gera a evasão escolar.”
Na sua conclusão você utilizou a sigla MEC sem ter falado antes o o significado todo dela em outro momento do texto. Eu sei que se refere ao Ministério da Educação, mas é sempre bom deixar as coisas explícitas.
Acredito que você poderia ter feito de duas formas.
Na primeira não cabia o uso da palavra “agir”.
Deveria haver uma vírgula antes de “por meio”.
Houve a repetição da palavra “deve”.
Faltou uma concordância no uso da palavra “ajuda” pois ao meu ver ela concordaria com a palavra “cursos” que está no plural. Sendo assim, ficaria “ajudassem” ou “ajudem”.
Acredito que a parte “mesmo a distância” deveria estar entre vírgulas.
Forma 1:
“A partir disso, o Ministério da Educação ( MEC ) deve, por meio de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, através das escolas promover cursos que ajudassem os professores a operarem as ferramentas tecnológicas, com intuito que eles, mesmo a distância, consigam ensinar os seus alunos através da tecnologia, fazendo com que ela se torne uma aliada no ensino.”
Forma 2:
“A partir disso, o Ministério da Educação ( MEC ) deve agir por meio de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e, através das escolas, promover cursos que ajudassem os professores a operarem as ferramentas tecnológicas, com intuito que eles, mesmo a distância, consigam ensinar os seus alunos através da tecnologia, fazendo com que ela se torne uma aliada no ensino.”
Achei que ficou um pouco grande sua conclusão, mas ficou legal.
Você retomou o que tinha falado antes, isso é bom.
Consegui identificar o AGENTE, o MEIO, o DETALHAMENTO, a FINALIDADE e a AÇÃO. Isso te dá os 200 pontos da competência 5.
E é isso.
See lessEspero ter ajudado.
O Trabalho Escravo nos Dias de Hoje (se possível por nota)
Maria Do Carmo
Eae, tudo bem? Não sou corretora, sou apenas uma aluna assim como você, então veja esse comentário mais como uma "dica" do que como uma correção de fato. Competência 1: não posso falar, pois também não sei o suficiente. É possível tenha alguns erros, mas não me atrevo a entrar nessa área pq eu tambéLeia mais
Eae, tudo bem? Não sou corretora, sou apenas uma aluna assim como você, então veja esse comentário mais como uma “dica” do que como uma correção de fato.
Competência 1: não posso falar, pois também não sei o suficiente. É possível tenha alguns erros, mas não me atrevo a entrar nessa área pq eu também não sei.
obs: acho que aqui faltou o “ser” para dar mais sentido a frase. 3 linha, 1 parágrafo.
“que foi feito de objeto ao submetido a vários experimentos em sua época (…)”
*Aqui faltou o plural de “negra” linha 5, primeiro parágrafo.
“negra e indígenas principalmente, são forçadas ao trabalho escravo e sem escolha de revidar(…)”
Enfim, achei o desenvolvimento um pouco expositivo, mas isso é algo que você pode resolver facilmente com aulas e prática. Você usou bons dados, gostei, o uso deles é esperado na redação, fora a alusão histórica com a Lei Áurea que também foi boa.
Gostei da conclusão. Eu achei os 5 agentes. Acho que você pegaria os 200 pontos dessa competências.
Ademais, não posso contribuir mais, pq também estou aprendendo.
See lessBons estudos ;)
Caminhos para a universalização do saneamento básico no Brasil – Deêm nota fazendo favor
Gazela
Olá! Parabéns pela redação, ótimo estrutura, mas percebi alguns errinhos de coesão como a repetição de "Nesse viés", "Perante ao exposto". Ou vc poderia usar outras conjunções coordenativas conclusivas, ou poderia tentar dar continuidade sem usar tantas conjunções. Exemplos de conjunções: logo, poisLeia mais
Olá! Parabéns pela redação, ótimo estrutura, mas percebi alguns errinhos de coesão como a repetição de “Nesse viés”, “Perante ao exposto”. Ou vc poderia usar outras conjunções coordenativas conclusivas, ou poderia tentar dar continuidade sem usar tantas conjunções.
See lessExemplos de conjunções: logo, pois, então, assim, por isso, de modo que, em vista disso.
Fora isso, não percebi erros gramaticais. Parabéns!
Alfabetismo funcional no Brasil
Gazela
Olá! Gostei muito da proposta do seu texto, porém tenho algumas ressalvas a fazer. No primeiro parágrafo, a palavra "onde" foi repetida muitas vezes. Alguns erros gramaticais, como "des de","da aquelas","disigualdade" e "estado" já que vc está falando do governo teria que ser "Estado". E, "corre" éLeia mais
Olá! Gostei muito da proposta do seu texto, porém tenho algumas ressalvas a fazer.
See lessNo primeiro parágrafo, a palavra “onde” foi repetida muitas vezes.
Alguns erros gramaticais, como “des de”,”da aquelas”,”disigualdade” e “estado” já que vc está falando do governo teria que ser “Estado”. E, “corre” é um vocabulário informal.
No terceiro parágrafo, vc usou o “mais”, que na verdade é um advérbio de intensidade, o certo seria “mas”, já que a sua ideia era expor uma ideia contrária a que foi dita anteriormente.
E o último parágrafo ficou um pouco confuso, mas vc pode usar assim: Diante dos argumentos supracitados é dever do Estado se colocar no lugar das crianças que não têm acesso ao conhecimento, e criar um plano para ajudá-las a ter uma qualidade de vida melhor.
Os impactos da Pandemia na educação brasileira
Neeh
Oii Tudo bem? Sua redação ficou incrível,teve citações,argumentos,e um ótimo domínio da língua portuguesa. A única coisa que achei fora do padrão da redação do ENEM(30 linhas),foram a quantidade de linhas dos parágrafos. A introdução modelo ENEM pode ter entre 6-7,a sua teve 7; Os desenvolvimentos mLeia mais
Oii
See lessTudo bem?
Sua redação ficou incrível,teve citações,argumentos,e um ótimo domínio da língua portuguesa.
A única coisa que achei fora do padrão da redação do ENEM(30 linhas),foram a quantidade de linhas dos parágrafos.
A introdução modelo ENEM pode ter entre 6-7,a sua teve 7;
Os desenvolvimentos modelo ENEM podem ter entre 7 a 8 linhas(cada um) o seu primeiro desenvolvimento teve 11,e o segundo 9;
E por fim a conclusão pode ter para um tamanho ideal de 8-9 linhas;a sua teve 9.
Totalizando então-36 linhas,o que de fato faltariam 6 linhas.
O Hábito de Leitura entre os Jovens
Neeh
Olá,tudo bem? Primeiramente,gostaria de dizer que sua redação está muito boa. Só um ponto,que não é considerado negativo,mas no início da sua redação,você citou que o hábito da leitura entre os jovens brasileiros,está abaixo da média,digamos assim.Você meio que generalizou todos os jovens,o que de fLeia mais
Olá,tudo bem?
See lessPrimeiramente,gostaria de dizer que sua redação está muito boa.
Só um ponto,que não é considerado negativo,mas no início da sua redação,você citou que o hábito da leitura entre os jovens brasileiros,está abaixo da média,digamos assim.Você meio que generalizou todos os jovens,o que de fato é uma mentira,pois muitos tem o hábito da leitura.
No quarto parágrafo também teve uma generalização referente ao incentivo da leitura,nas escolas/faculdades/cursinhos…Os professores incentivam esse hábito.
Desafio do tabagismo entre os jovens
Yaradias
Introdução - bem apresentada, contextualizada -possui problematização -teses explícitas Desenvolvimento 1 - possui tópico frasal - falta repertório de sustentação - possui argumentação autoral -possui fechamento Desenvolvimento 2 - possui tópico frasal - contém argumentação autoral -possui repertóriLeia mais
Introdução
– bem apresentada, contextualizada
-possui problematização
-teses explícitas
Desenvolvimento 1
– possui tópico frasal
– falta repertório de sustentação
– possui argumentação autoral
-possui fechamento
Desenvolvimento 2
– possui tópico frasal
– contém argumentação autoral
-possui repertório e fechamento
Conclusão
See lessPossui todos os 5 elementos
Atente-se ao tópico frasal, na conclusão vc precisa retomar brevemente o tema
O impacto das fake news
Yaradias
Introdução - possui contextualização - possui problematização - gostei muito da sua introdução porém, faltaram as teses, o que te tiraria ponto, uma vez q elas direcionam seu texto Desenvolvimento 1 - falta o tópico frasal - falta o uso de conectivos - faltou desenvolver melhor a parte autoral -possLeia mais
Introdução
– possui contextualização
– possui problematização
– gostei muito da sua introdução porém, faltaram as teses, o que te tiraria ponto, uma vez q elas direcionam seu texto
Desenvolvimento 1
– falta o tópico frasal
– falta o uso de conectivos
– faltou desenvolver melhor a parte autoral
-possui um bom fechamento
Desenvolvimento 2
-falta o tópico frasal
– de onde você tirou essa informação sobre eleição dos Estados Unidos? Precisa colocar
-parágrafo foi muito pouco desenvolvido, você apenas utilizou o repertório para faze-lo, falta fazer a argumentação autoral, fechamento adequada do parágrafo
Conclusão
See less– faça um tópico frasal retomando brevemente tema ou que foi dito anteriormente.
-não possui os 5 elementos (agente, ação, meio, finalidade, detalhamento)
A desvalorização do SUS
SheilaAlvesGonçalves
Olá Guga7895, tudo bem? Espero que sim. Bom... Vou destacar alguns pontos da sua redação. Sua introdução ficou boa, você soube como colocar, contextualizar e relacionar os dados com o tema e apresentou bem sua tese, de forma clara. O seu desenvolvimento 1 ficou menos que sua introdução, isso pode teLeia mais
Olá Guga7895, tudo bem? Espero que sim.
See lessBom… Vou destacar alguns pontos da sua redação.
Sua introdução ficou boa, você soube como colocar, contextualizar e relacionar os dados com o tema e apresentou bem sua tese, de forma clara.
O seu desenvolvimento 1 ficou menos que sua introdução, isso pode te tirar pontos, você relacionou bem com seu repertório, seus períodos estão muito grandes, são apenas dois em um parágrafo.
Seu desenvolvimento 2 não apresentou uma fonte para o repertório e também ficou desproporcional em relação à introdução que geralmente é menor que qualquer parágrafo de desenvolvimento.
Sua conclusão ficou muito boa, apresentou quase todos os elementos necessários para obter os elementos necessários para obter os 200 pontos na competência 5
Nota: 760
E é isso, espero ter te ajudado
Continue escrevendo, você vai longe